Rumor

Rumor Leonardo Torres

Resenhas - Rumor

Clarissa (@proximaprimavera) 20/09/2017

Super real e envolvente!
Dalila é uma ex vencedora de um programa de modelos que era bem famoso na TV e sofre com a pós fama. Não pelo assédio. Nada disso. Sofre por ser esquecida. Quantas vezes isso não aconteceu na mídia? Inclusive: tudo que sobe desce. Dalila fez tanto sucesso que foi chocante quando a nova vencedora do programa pegou o lugar dela e passou a estampar todos os veículos. Devo destacar que a cada página eu via o compromisso com a realidade que o autor fez questão em ilustrar. Com um golpe do destino, Dalila vai até o Fasano ao mesmo tempo em que Zac Cullum está passando sua estadia no Brasil por lá. Uma estrela de rock no mesmo hotel que uma ex vencedora de um programa de modelos famoso? Hm. Bomba! Saiu em todos os sites de fofoca, e falando nisso, a estrelinha do livro que adoraaava esses bafos falsos me lembrou bastante o Hugo Gloss. Não que ele fale calúnias, mas o jeito... Imaginei o Hugo sempre que lia as notícias bombásticas pelo livro.

Como previsto, o Brasil inteiro vira queridinho do novo casal. Dalila e Zac já são o casal do momento e nem se conhecem! Claro que era uma oportunidade inegável para Dalila que passou a ressurgir da mídia e com ajuda de seu assessor, vai atrás de coisinhas que alimentem o rumor. O improvável aconteceu, Dalila realmente se encontra com Zac e começa e esconder o fato de estar com ele por interesse. Por puro golpe de marketing. Que nem Selena Gomez e Zedd promovendo I Want You To Know. Teorias de fá sim, mas poxa. E sim, sei uns babados porque vivo em colunas de entretenimento e vai que eu vá pra esse lado no Jornalismo? Aí tudo se complica de verdade, Dalila tem que lidar com sua rival-última-vencedora-do-programa Chandra, com seu ex e com Zac Cullum. Mesmo com tantas indecisões e problemas, Dalila chega ao caos e aí a coisa complica na vida dela. A fama realmente seria uma salvação? Valia a pena arriscar tudo pelo topo e por desfiles e festivais?

Achei Rumor um livro bem envolvido com a mídia e eu inclusive li algumas partes na própria aula de História da Mídia. Bem rebelde mesmo, mas meu vício com o livro se arrastou até que eu conseguisse terminá-lo em uma madrugada aí. Pode perguntar a minha roommate. A única parte que não passou despercebido por mim foi o relacionamento de Dalila com os personagens secundários. Achei algumas relações muito rápidas e outras sem muitas explicações e sua história com o ex parecia pra mim tão importante, mas ficou ao mesmo tempo um pouco desconexo com o fim, por mais que eu tenha achado super digno. Mas nada tira a qualidade da história e eu parabenizo o Leonardo, porque senti realmente que tudo que foi abordado no livro faz parte da vida real dos artistas que estão no topo da Billboard nesse momento.

site: http://www.proximaprimavera.com/2017/03/resenha-rumor-leonardo-torres.html#more

Refúgio Literário 10/06/2017

Uma mentira, pode se tornar uma verdade?
Dizem que quando uma mentira é contada várias vezes acaba se tornando verdade. Você acredita? Dalila, nossa personagem em rumor, sentiria na pele a prova de que esta sentença não era verdade.
Rumor, segundo livro do jornalista Leonardo Torres (Autor de Condenáveis – Uma história de pai e filho), traz-nos uma modelo em decadência, que precisa urgente conseguir alguma forma de voltar à mídia e com a ajuda do seu amigo e fã insano Abimael, ela encontra essa forma. O que melhor do que ser namorada de um grande cantor de rock internacional? De uma hora para outra, Dalila se vê envolvida em várias fofocas que à apontavam como o novo affair de Zac Cullum, um grande cantor internacional em turnê pelo Brasil, tudo por conta de um rumor. A partir daí uma grande trama começa a se desenrolar, e Dalila fará de tudo para aproveitar essa oportunidade. Mas o que ela não esperava, era ver que o que parecia uma pequena mentira se tornaria uma grande bola de neve.
Publicado pela Modo Editora, o livro nos traz uma historia divertida e leve, sem uso de muitos clichês e com alguns bastidores do mundo da moda e dos famosos. O autor, que é colunista em um dos maiores sites do mundo pop e dos famosos em geral, o POPLINE, usa de seus conhecimentos do glamour e segredos desse universo para trazer um enredo com toques de realidade. Será que quando nos tornamos fãs de alguém, não estamos venerando apenas um personagem e não uma pessoa real? Será que aquele cantor, cantora, ator, atriz ou modelo era na vida real o que mostrava ser na frente das câmeras? Rumor veio desmistificar o mundo dos famosos, onde nem tudo e o que parece ser, e que a verdade nem sempre é o que os sites de fofocas nos mostram.
Narrado em primeira pessoa, por Dalila, conhecemos os mais profundos sentimentos daquela modelo que só não queria perder sua fama conquistada, nem que para isso tivesse que inventar uma vida totalmente falsa. Mas a fama e o dinheiro, realmente eram mais importantes que sua felicidade? Mais ainda que o amor de sua vida? Que sua avó?
Não há como não se apaixonar por Dalila, que mesmo algumas vezes sendo egocêntrica , nos cativa pela sua maneira de ver a vida e lutar pelo que deseja, mesmo tropeçando e fazendo algumas coisas erradas as vezes. O leitor torcerá pela felicidade desta personagem, e para que ela enfim consiga se encontrar verdadeiramente.
Leonardo Torres, em seu segundo livro, mostra um amadurecimento em sua escrita. Ele conseguiu mesclar em único enredo a emoção, a comédia e o drama, trazendo uma grande lição para seu leitor. Percebi como o livro foi minuciosamente trabalhado, e Leonardo conseguiu usar seu conhecimento para trazer uma história bem estruturada e que nenhum momento perde o foco central. Os personagens centrais ou coadjuvantes tem seu papel relevante em cada momento do enredo, e tem seu desenvolvimento gradativo capitulo a capitulo.
Rumor, com suas 452 páginas e uma diagramação com uma capa lindíssima, mescla o humor e a emoção. Traz ao leitor o real significado da felicidade, do amor e da amizade. É um bom livro para nos entreter e sair da rotina de clichês, que estão sendo constantemente espalhados em nosso meio literário.

site: http://saotantas.blogspot.com/2017/06/resenha-33150-rumor-de-leonardo-torres.html

Ana Luiza 10/04/2017

Divertido e crítico!
A HISTÓRIA

Aos 19 anos, Dalila Arce já atingiu o auge e o fundo da sua carreira. Um ano antes, a vitória em um reality show de modelos a colocou em todas as capas de revista e sites de fofocas, e a deu um apartamento com vista para o mar, prestígio social, dinheiro e fãs. Mas, agora tudo se foi. Enquanto Chandra, a ganhadora da segunda temporada do programa que Dalila ganhou, é o centro das atenções do mundo da moda, Dalila está esquecida e falida. Sem qualquer trabalho a vista, ela deixa seu maior e único fã, que agora mora com ela e trabalha como seu assessor, Abi, a convencer ouvir uma proposta sobre posar nua, o que a daria algum destaque na mídia e, claro, dinheiro.

“Eu estava falida e esquecida. Não havia fãs, paparazzi ou jornalistas, mas o pior é que não havia dinheiro. Minha agenda de contatos? Ninguém me atendia mais. Perdi meus amigos e meu prestígio social exatamente um ano após tê-los ganhado.” Pág. 9/10

Dalila não quer posar nua de maneira alguma, mas acaba indo ao encontro com o editor da revista em um hotel chique do Rio de Janeiro. A reunião não vai nada bem e Dalila resolve não aceitar posar nua, contudo aquele dia estranho acaba mudando a vida de Dalila. Ao ser fotografada por paparazzis na saída do hotel, um rumor de que ela estaria namorando um cantor americano de rock, Zac Cullum, rapidamente se espalha pela internet e, novamente, Dalila está famosa! Todos querem saber mais da relação de Dalila e Zac: para mídia, eles estão prestes a se casar, enquanto na vida real, a modelo nem mesmo conhece o cantor.

Dalila logo pensa em desmentir o boato, mas, quando surgem novas propostas de trabalho por causa desse rumor, ela acaba aceitando a sugestão de Abi e levando essa mentira para frente. É incrível ter paparazzis e fãs de novo ao seu encalço, mas a vida de Dalila complica quando o convite para desfilar no Fashion Rio vem atrelado a responsabilidade de fazer Zac cantar no evento. Assim, Dalila começa a bolar jeitos de se aproximar do cantor, mas a vida dá uma ajudinha e Zac entra na vida dela como um furacão. De repente, Dalila se vê indo a todos os lugares com Zac, sendo fotografada ao lado dele, indo aos bastidores de seus shows e muito mais! A relação dos dois provoca um alvoroço na mídia, que só fala da modelo e do cantor e que os perseguem para todos os lados, além de inventar as notícias mais malucas sobre eles.

No meio dessa loucura midiática, Dalila convence Zac a cantar no Fashion Rio e garante seu retorno as passarelas. Contudo, passar tanto tempo ao lado do roqueiro acaba mexendo com Dalila. Ela logo percebe que Zac é um cara estranho e muito dedicado a carreira, mas também um homem atencioso e gentil. Dalila se surpreende que seu namoro de mentirinha acabe dando início a sentimentos de verdade, mas, será que ela e Zac podem ter realmente alguma coisa? Na frente das câmeras, ele é o par romântico perfeito, mas, por trás delas, não parece nem um pouco interessado em Dalila. E os sentimentos dela por Zac só complica as coisas conforme Dalila é sugada para uma rede de mentiras e fofocas e precisa aprender a diferenciar o que é real e o que não é. É bom ter fama e dinheiro de novo, contudo, tudo isso vai cobrar um preço e Dalila vai enfrentar as situações mais divertidas, malucas e perigosas, tudo isso por causa de um simples rumor...

A LEITURA: NARRATIVA, TRAMA E CRÍTICAS DE RUMOR
Eu estava com altas expectativas para Rumor e a obra não me decepcionou. Desde as primeiras páginas, somos cativados pela escrita bem-humorada e leve do autor. A partir da perspectiva da Dalila, Leonardo Torres constrói uma narrativa em primeira pessoa gostosa de ler e que flui bem. Algo que amei foi que, entre os capítulos, encontramos notícias de um site de fofocas fictício, que narra as situações mais malucas e, a maioria delas falsas, sobre a vida de Dalila. Além de provocar boas risadas, essas notícias incrementaram bastante as críticas do livro, ao mostrar como muitos veículos de fofocas e notícias sobre celebridades distorcem a realidade e divulgam coisas falsas e absurdas como verdade só para chamar a atenção do público.

E esse é o ponto interessante de Rumor. Esse chick-lit com grandes pitadas de romance, algumas também de mistério e drama, proporciona uma história divertida e crítica sobre o mundo da fama e do jornalismo de celebridades. O livro mostra como um rumor bobo pode transformar a vida de uma pessoa (para o bem e para o mal) e como é fácil se deslumbrar com a fama e o dinheiro, e acabar se deixando levar em uma vida de mentira e de aparências. Rumor também nos leva para os bastidores do mundo da moda, mostrando como, por trás das roupas glamourosas, há modelos que passam fome para se manterem magras e bonitas e disputam ferozmente oportunidades de trabalho, que levam mais em conta não o profissionalismo da modelo, mas sua beleza física e, principalmente, sua fama e status na mídia.

“Quanto mais pensei, mais desesperada fiquei. Estava sem saída. Eu tinha conseguido tudo o que eu queria, mas não poderia desfrutar de nada, por causa de mentiras. Não conseguia nem sentir pena de mim. Eu era culpada e estava ferrada.” Pág. 37

É bem legal pensar como a história de Rumor conseguiu ser, ao mesmo tempo, fantasiosa de uma forma divertida e realista de uma forma crítica. A protagonista se mete nas situações mais malucas e inesperadas e, logo, engraçadas, mas todas soam reais e trazem um pouco de como é o mundo da fama de verdade. O autor me surpreendeu com suas descrições bem realistas sobre os pormenores da vida de uma modelo, assim como do mundo das celebridades e das pessoas que vivem na mídia, o que prova que ele fez uma extensa pesquisa para a obra. A trama de Rumor é bem amarrada e surpreendente, o final fugiu bastante do que eu esperava – algo muito bom, claro!

(...)

CONCLUSÕES FINAIS

Divertido do início ao fim, Rumor é um chick-lit surpreendente, mas também bastante crítico. Com uma leitura gostosa e leve, a obra consegue criticar a superficialidade do mundo da fama, assim como o sensacionalismo da mídia sobre celebridades. Com toques de humor, romance, drama e mistério e personagens que nos causam uma montanha-russa de sentimentos, Rumor nos faz rir e pensar bastante. Uma obra alto-astral, rápida e gostosa de ler. Mais que recomendo Rumor e estou curiosa para ler mais obras do Leonardo Torres.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2017/04/resenha-rumor-leonardo-torres.html