Sangue de Tinta

Sangue de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sangue de Tinta

-Koraline 05/09/2021

Arrastado
Em Sangue de Tinta, segundo volume de Coração de Tinta, acompanhamos as aventuras de Meggie no mundo de tinta, quando a menina lê a si mesma para dentro do livro, a fim de salvar Dedo Empoeirado. Estava ansiosíssima para finalmente conhecer o universo do livro, e é realmente um mundo extremamente encantador, mas confesso que alguns aspectos deixaram a desejar. Primeiramente, apesar de vários acontecimentos, o livro é basicamento composto por desencontros e não segue uma narrativa linear, ou seja, a cada vários capítulos a história mudava completamente de rumo, sem ter um objetivo final. Em segundo lugar, o universo foi bem explorado nas questões dos personagens e na política interna de soberania, mas toda a magia das ninfas e os segredos das florestas que foi mencionado no primeiro livro quase não apareceram, e eram um aspecto que eu gostaria muito que fosse abordado na conclusão. O final dessa história destruiu meu coração, e ao que parece o último livro terá apenas um grande objetivo, que será reverter a tragédia de Sangue de Tinta. Estou ansiosa para saber a conclusão.
Beatriz3396 25/06/2023minha estante
Considero o melhor livro da trilogia!
O desenvolvimento do novo universo que é apresentado é extremamente envolvente e isso faz com que a leitura seja viciante.
O livro me fez derramar lágrimas no final, mas não darei spoilers do acontecimento.
Os pequenos momentos de romance aquecem o coração em meio a confusão e correria da trama principal.
Resumindo: 10/10

Aline MSS 19/10/2023

Boa sequência! O mundo se expandiu demais!
A sequência é mto boa, apesar do livro ser um pouquinho cansativo. Mtos personagens foram inseridos e o mundo se expandiu DEMAIS. Gostei!

O diferencial desse livro em relação ao primeiro é a quantidade de reviravoltas. O primeiro livro teve uma insistência no mesmo plot e nesse segundo a autora teve mais personagens pra desenvolver e desenrolar a historia.

Oq me fez gostar dessa trilogia é a quantidade de vilões e como suas histórias se entrelaçam. É uma história infanto-juvenil, mas é mto bem construída e merecia ser adaptada por um desses milhares de serviços de streaming. ?

O final foi TRISTE (de tristeza msm e ñ pq foi ruim) e ficou em aberto...terei q ler o próximo. ??
Fabio 20/10/2023minha estante
Ótima resenha, como sempre, Aline!???

Aline MSS 20/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Livro do meio de trilogias é sempre méh pra resenhar.?

Fabio 20/10/2023minha estante
Eu te entendo, mas a resenha ficou impecável!

Aline MSS 21/10/2023minha estante
Obg. ???

Dear.Manoel.Neto 24/09/2020

Por dentro do Mundo de Tinta
Dando um salto temporal de 1 ano, percebemos que agora a casa de Elinor serve de moradia para Mo, Resa, Meggie e Darius, porém, os seres mágicos que permaneceram no mundo real, foram aos poucos desaparecendo, e assim a vida deles voltava aos poucos ao normal, dessa maneira o desejo de Meggie de vivenciar as maravilhas relatadas pela mãe no Mundo de Tinta, só crescia.

Basicamente neste livro vamos adentrar no universo de Coração de Tinta, conhecer mais personagens que habitam naquele mundo e como a saída de personagens do livro, afetou na história que agora está sendo contada.

Iremos conhecer bastante da mitologia dos seres mágicos, sempre com uma narrativa envolvente que te faz entrar dentro da história e quase se sentir um personagem.

Apesar de apresentar um mapa do local, Infelizmente perdemos tempo ambientando cada lugar, em vez de focar na real trama que vai se seguir, e quando a história vai começando a ficar mais cheia de ação e pontos de vistas de diferentes personagens, vai ficando mais interessante, porém o embate final é rápido de mais para um livro tão longo, além de que, devido à introdução de diversos personagens, alguns ficam de lado e particularmente me fizeram falta.

Por fim aqui temos um amadurecimento dos poderes de Meggie, mais respostas sobre os Línguas Encantadas, além de um gancho dramático e triste para o próximo livro dessa saga.

@josymsds 29/06/2021

Ótima continuação super indico você vai entra literalmente junto com a meggie e Farid dentro do mundo de tinta ??
Joyce Evelyn 29/06/2021minha estante
To louca pra ler!!!

@josymsds 29/06/2021minha estante
Você vai amar

Evy 24/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Infanto Juvenil / Mês: Janeiro (Livro 2)
Mais uma vez sinto dificuldades para começar a resenha. São tantas coisas a dizer sobre esse livro que fica difícil saber por onde começar. Sangue de Tinta é a seqüência de Coração de Tinta e assim como ele, uma obra cheia de magia, encantamento e muitas palavras. Palavras que condenam, palavras que salvam, palavras perigosas e preciosas ao mesmo tempo. O que me encanta em toda essa história é como ela nos passa a importância das palavras, da tinta no papel, dos livros que carregam consigo conhecimentos redentores ou terríveis. E tratar desse assunto, ainda mais com o capricho e magia de Cornélia Funke, para uma bibliotecária é como dar doce para criança. Estou simplesmente apaixonada.

Neste segundo livro a história consegue ficar mais emocionante ainda. Acho tão difícil numa trilogia ou em séries mais longas os próximos livros superarem o primeiro, que fico encantada quando isso acontece. E realmente aconteceu com Sangue de Tinta, onde a história continua num encantamento sem fim. Dedo Empoeirado finalmente consegue encontrar um leitor que o envia de volta ao Mundo de Tinta, mas deixa Farid e Gwin, sua marta, para trás. Farid, inconformado de não ter conseguido ir junto de Dedo Empoeirado, vai atrás de Meggie e Mo para que eles o mandem para lá também.

Meggie descobre que além do dom de trazer à vida personagens dos livros que lê em voz alta, também consegue se ler para dentro da história. E é exatamente isso que ela faz, indo finalmente conhecer as maravilhas do Mundo de Tinta ao lado de Farid, apesar das recomendações e pedidos de Mô, que sabe muito bem que não só de maravilhas é feito esse universo.

O Mundo de Tinta, criado por Fenóglio, é cheio de magia, encantamento, animais fantásticos, fadas, gigantes e muitas outras maravilhas com as quais Meggie sempre sonhou. Mas também é um mundo cruel e cheio de tristezas, com vilões e castelos de arrepiar. Meggie conhece o povo colorido, Roxane, a mulher por quem Dedo Empoeirado é apaixonado e que nesta história é bastante presente e os ajuda muito, Cosme, o Belo, as fadas, os duendes, os elfos de fogo, maravilhas e cores inimagináveis. Cornélia foi muito feliz em suas descrições de cenários e personagens e nos faz sentir vontade de conhecer tudo e todos assim como Meggie.

Mas não só de cores é feito o Mundo de Tinta e Meggie também se vê diante de Cabeça de Víbora, um vilão cruel, e de seu Castelo da Noite, um lugar sombrio com muros escorregadios de lágrimas e sangue. E mais uma vez, Meggie e todos os personagens apaixonantes criados por Cornélia, vão enfrentar desafios e muitas aventuras na busca incessante de criar um final feliz para esta história.

A autora foi tão caprichosa com as palavras neste livro como em seu primeiro. Montou uma nova história encantadora e me vejo na obrigação de mencionar mais uma vez minha admiração pelas citações escolhidas para iniciar todos os capítulos: um detalhe que valoriza sua ótima narração. Leitura recomendadíssima.
Sandra de Oliveira 11/01/2011minha estante
adorei a resenha!
obrigada pela ótima dica!

icekilmer 11/01/2011minha estante
Conhecia apenas o filme e não fazia ideia que se tratava de uma série de livros. Adorei sua resenha, o suficiente pra me deixar interessado em ler toda a série.

Gabi Pescarolo 18/01/2011minha estante
AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu PRECISO ler esse livro, pelo amor de Deus, e você, sua desalmada, vem e faz vontade nos pobres coitados que não podem lê-lo. QUE ÓDIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :@

Karine547 29/01/2012minha estante
Faça das palavras da Gabi, as minhas.

Renata 29/09/2012minha estante
Sinceramente gostei mais do Coração de Tinta. Não consegui nem acabar de ler. Decepção ... O diálogo não conseguiu prender a minha atenção. =(

Fah 31/01/2014minha estante
É um livro que quando acaba você sente a necessidade de ler o próximo, Cornelia nos faz viver no Mundo de Tinta e apaixonarmo-nos pelas suas personagens.
É uma história rica em detalhes, ela não deixa nenhuma brecha aberta para dúvida e apontamentos.
Vale a pena ler.

Bia 07/10/2020

No mundo de tinta
Fiquei incomodada por Meggie querer ir por mundo de tinta , sendo que tava vivendo tão bem com a família ( mais eu acho que iria fazer a mesma coisa kkkk ) .

Pra mim foi melhor que o primeiro, os personagens são incríveis , não gostei de Elionor não aparecer muito ( dou várias risadas com ela ) e o final foi triste . Agora só ler o próximo pra entender as pontas soltas.
Bpo 08/10/2020minha estante
O próximo é SENSACIONAL ?

Bia 08/10/2020minha estante
Ansiosa pra ler ?

Thaisa 11/10/2023

Se em "Coração de Tinta" conhecemos uma história focada na realidade com alguns toques de elementos mágicos, aqui a magia é constante: no primeiro livro da trilogia "Mundo de Tinta" acompanhamos Mo Folchart, um encadernador, e sua filha, Meggie, sendo sequestrados por um terrível homem de nome Capricórnio. É assim que saberemos que Mo tem um poder especial que consiste em, ao ler um livro em voz alta, ser capaz de trazer, aleatoriamente, personagens da história para o mundo real e, em troca, pessoas acabam parando dentro do livro. Foi assim que, quando Meggie era pequena, ele acabou perdendo sua esposa e trazendo vilões da obra "Coração de Tinta" para nosso mundo.
Já em "Sangue de Tinta", Meggie, que herdou o dom do pai, resolve se ler para dentro do livro afim de conhecer esse universo tão mágico... e extremamente perigoso.
Trilharemos as ruas de Ombra, veremos as apresentações dos saltimbancos, conheceremos elfos de vidro - tudo ao lado de personagens incríveis e amados, enquanto fugimos de grandes vilões que buscarão conquistar o poder de todas as formas.
Esse sempre foi o meu livro favorito da trilogia e continua sendo; no entanto, a primeira surpresa que eu tive foi não favoritar essa obra, pois o final apressado tirou um pouco do impacto de todas as reviravoltas que acontecem. Ainda assim, que leitura maravilhosa e, principalmente, necessária: se nas vezes anteriores que li "Sangue de Tinta" me encantei com esse mundo, dessa vez eu entendi os seus horrores... Há temas extremamente pertinentes como a forma com que os mais poderosos tratam o povo, as minorias, os pobres, as mulheres, tornando esta uma fantasia que vai bem além, trazendo dezenas de reflexões.
Outras temáticas fortemente representadas foram a saudade e a morte - ambas bem trabalhadas e multifacetadas, me emocionando bastante (e com frequência) durante a leitura.
A escrita de Funke continua fascinante e brilha ainda mais aqui, em um universo tão rico onde ela explora aspectos positivos e negativos da sociedade, de cada indivíduo e até do dom das palavras. A narrativa é fluida, bela e carrega uma melancolia enorme ao lidar com a figura do duplo de diversas formas ao longo do enredo.
Li e reli esse livro muitas vezes ao longo da vida, me apaixonando, cada vez mais, por "Sangue de Tinta"; agora, adulta, com mais bagagem de vida, essa paixão continua fortíssima, não por causa da magia fantasiosa, mas pela realidade que, hoje, conversa diretamente comigo.
Não é a toa que tenho uma tatuagem vinda de uma ilustração encontrada nessas páginas, representando meu amor pelo duplo, pela literatura e por essa história tão importante na minha vida: o "Mundo de Tinta" sempre esteve lá por mim quando eu mais precisei - e posso dizer, com o coração aberto e cheio de felicidade, que ainda está.

saintastes 26/10/2020

Essa foi a minha primeira experiência lendo um livro de fantasia que se passa em um universo próprio, e não poderia ter sido mais favorável. Tive dificuldades em visualizar alguns dos cenários descritos no decorrer da trama, mas nada que atrapalhasse ou tirasse a magia da leitura.

Gostei muito da expansão dos personagens e de suas relações entre si nesse livro, mesmo achando que algumas delas (aka Meggie e Farid) não tiveram tempo o suficiente para serem bem trabalhadas e acabaram ocorrendo de forma acelerada e não muito natural.

Tirando esses pequenos episódios, tive uma leitura agradável e satisfatória.
Lyedson.Enrique 26/10/2020minha estante
Eu só li o 1, mas quero muito começar o 2

Julinho 08/08/2023

Assim como em "Coração de tinta", me encantei por "Sangue de tinta". A escrita de Funke é lindíssima - marquei e anotei uma infinidade de passagens de ambos os livros - e é muito identificável como ela fala dos livros, com muita sinceridade e amor (também sou um humilde leitor e quis estar em alguns dos universos que li, não todos).
Uma das críticas à obra de Funke é a falta de complexidade de seus personagens, principalmente os vilões. De fato, Capricórnio e Basta são personagens bem planificados, o que não é um demérito, levando em conta o que a história espera deles. Mortola e cabeça de víbora eu já acho que ambos tem o seu vislumbre cada, de um pouco de complexidade: o amor pelo filho (morto) da gralha e o medo da morte do outro. Orfeu não sei ainda se pode ser considerado um vilão, mas dentro do que foi apresentado até aqui, têm também seus vislumbres de claridade em sua escuridão.
Mas realmente, complexo e cheio de camadas, é o nosso anti-herói dedo empoeirado: impossível não se emocionar com sua relação com Farid, seu amor por Roxane e os sentimentos pela família de Meg. E o que descobrimos no segundo livro, trouxe novas dimensões à suas ações no primeiro livro da trilogia. O final deste livro é arrebatador!

Geo 19/07/2021

Que livro, que mundo, que escritora sensacional. Não consegui parar de ler até chegar na última página. Mal chorei, juro!

Manassés Vieira 09/04/2021

E se você pudesse viver a sua história favorita?
Após um ano dos acontecimentos do livro anterior, somos apresentados a um novo cenário: Mo, Resa e Maggie agora vivem com Elinor e Darius, mas por pouco tempo.
Encantada com as histórias contadas pela mãe, Maggie sonha em um dia conhecer as florestas e demais lugares de Coração de Tinta e essa vontade só aumenta com a chegada de Farid, que diz que Dedo Empoeirado encontrou um jeito de voltar para o livro e que precisa de ajuda para ir atrás dele.

A escrita da Cornélia Funke é maravilhosa! Com um tom poético, somos levamos a outros mundos até mesmo quando a história está se tratando da realidade.
O que mais gostei desse livro foi como a autora abordou outra vontade de todos os leitores: e se você pudesse participar da história que mais gosta? Pra muitos seria um sonho, mas até a página dois. Todas as aventuras se fazem reais, e a beleza presente nas aventuras medonhas e repletas de sangue e morte acaba virando um pesadelo.
Toda a história de Coração de Tinta está mudada e incoerente com aquilo que Fenoglio escreveu um dia e isso trouxe problemas piores para as personagens. Há uma nova lenda sobre um salvador desconhecido que está sendo procurado pelo reino todo. Personagens que não deveriam morrer morrem. E Mortimer também corre risco de morte.
Com um foco maior em Maggie, podemos ver como ela cresceu ao longo da narrativa, porém não foi tudo a respeito dela que me agradou. Houve o nascimento de um romance que, sinceramente, achei meio forçado e desnecessário. Mas adorei as novas personagens que foram introduzidas e como a história lembrou uma fantasia medieval.
Sangue de Tinta é uma continuação tão boa quanto o primeiro, porém ela inicia um novo arco dentro dessa trilogia. Com um cenário novo e novas personagens, Cornélia Funke nos promete um desfecho sensacional pro próximo livro.

Dani 23/01/2022

O fogo dançava para ele
Mn, o surto q dei com esse livro e cada grito q me pergunto como ñ sai gritando até na rua, ñ aceitei o final kkk e já vou me enfiar no 3° e último livro.

Ajude-o Farid.
Rafael Kerr 23/01/2022minha estante

Andreia Santana 15/10/2011

Alma de palavras, carne de papel e sangue de tinta
As palavras são vivas, pulsam, sentem, têm manias, um grande poder e são portais por onde entramos em outras dimensões. Quem defende e acredita nesta máxima, nos levando a compartilhar da mesma paixão, é a escritora alemã Cornelia Funke, autora de Coração de Tinta, que está de volta com a continuação Sangue de Tinta – lançamento recente da Cia das Letras -, livro que ela dedica ao ator Brendan Fraser. No cinema, em 2008, ele deu vida ao herói da história, Mortimer “Mo” Folchart.

Segundo episódio da trilogia Mundo de Tinta – o terceiro e último volume, Morte de Tinta, ainda não chegou ao Brasil -, Sangue de Tinta continua a narrativa iniciada no primeiro livro, quando o encadernador e restaurador de livros raros, Mo Folchart e sua filha, Meggie, descobrem ser dotados de um poder especial, capaz de dar vida aos personagens dos livros quando eles leem qualquer história em voz alta. Sem querer, Mo envia a esposa Resa para dentro do seu livro favorito e tira de lá três personagens: o saltimbanco cuspidor de fogo Dedo Empoeirado (Paul Bettany na versão cinematográfica), e os vilões Capricórnio e Basta.

Em Sangue de Tinta, Dedo Empoeirado tenta retornar para o seu próprio mundo dentro do livro. Para isso, conta com a ajuda de um outro leitor dotado do mesmo poder de Mo e Meggie, Orfeu. Só que Meggie e o pai também acabam dentro da história e a ação se transfere do ”mundo real” para a fábula. Metonímia: um livro que conta a história de outro livro, e metáfora perfeita do fascínio que o maravilhoso sempre exerceu sobre nós humanos, “o único animal dentre todos que é capaz de contar histórias”.

Cornelia Funke, que já manifestou o desejo de que Sangue de Tinta também vire filme (embora ainda não exista nenhuma pré-produção neste sentido) e que Brendan Fraser continue encarnando Mo Folchart, mostra com esta obra que é discípula – mesmo que não de forma consciente – de outro exímio contador de histórias: Salman Rushdie (autor do polêmico Os Versos Satânicos e do belíssimo O Chão que Ela Pisa). Ao menos, suas crenças e as de Rushdie quando o assunto é literatura, bebem na mesmíssima fonte: o mar de fios de histórias que tece a teia de todas as grandes narrativas da humanidade. Rushdie afirma que existe uma única e grande história universal que se reconta infinitas vezes, reinventada por autores em diversas línguas e estilos.

Sangue de Tinta comprova a teoria do autor, pois o Mundo de Tinta redesenha-se a cada reviravolta, moldado pela voz melodiosa e hipnótica de Mo e Meggie, ou ainda pela lira de Orfeu, um caprichoso aprendiz de poeta, egoísta, egocêntrico e capaz das vilanias que tornam esse universo fabuloso tão encantador e ao mesmo tempo tão tenebroso quanto o mundo fora dos livros. Além de Orfeu, diversos outros personagens novos entram na trama: os príncipes Porcino, Cosme, o Belo, e Cabeça de Víbora. Roxane, a saltimbanco, mulher de Dedo Empoeirado; Urtiga, a velha curandeira; e Principe Negro, o rei do povo colorido (os saltimbancos), com seu urso amestrado. Sem esquecer ainda as fadas azuis, ninfas, elfos de fogo e das ajudantes da Senhora Fria (a morte), as temidas Damas de Branco.

Classificado como literatura infanto-juvenil, Sangue de Tinta ensina muito mais aos adultos e constitui-se em narrativa deliciosa para qualquer idade. A maneira de Cornelia Funke contar histórias é ágil, poética, delicada como a canção de um trovador e intensa como um bom duelo de espadas em meio a florestas de árvores tão antigas quanto o tempo. O cenário medieval, descrito com maestria pela autora – e aqui ela mostra que é discípula do mestre Tolkien –, serve de pano de fundo ao desenrolar das tramas de amor, traição, disputa de poder e magia na dose certa, que é muito mais o encanto e o temor despertado pelas palavras do que necessariamente o brilho das varinhas de condão.

A trilogia Mundo de Tinta é uma das mais belas declarações de amor à literatura feitas por um autor contemporâneo. As citações de obras que vão do clássico ao pop, escolhidas com esmero pela autora para abrir cada capítulo de Sangue de Tinta, mostram que Cornelia Funke cresceu cercada do poder arrebatador da palavra escrita. Talvez por isso, muitos de nós, leitores, tenhamos um pouco da bibliófila Elinor Loredan, a tia-avó de Meggie, ansiosa para que os livros abram o portal e a deixem entrar no universo de encanto.

Quem é Cornelia Funke – Cornelia Funke já foi assistente social, ilustradora de livros infantis e quando era menina, queria ser astronauta e piloto de avião. Ela nasceu em 10 de dezembro de 1958, em Dorsten (Alemanha), e se formou em pedagogia na Universidade de Hamburgo. A compulsão por contar histórias surgiu depois que passou três anos trabalhando com crianças carentes e reparou que, para fugir da dureza da vida real, a meninada inventava universos paralelos e histórias mirabolantes. Além da trilogia Mundo de Tinta, é autora também dos best-sellers infanto-juvenis O Cavaleiro do Dragão e O senhor dos ladrões, livros premiados que ficaram meses na lista dos mais vendidos do New York Times. O senhor dos ladrões foi adaptado para o cinema em 2006, sob direção de Richard Claus.
spessoto 23/02/2010minha estante
Parabéns pela resenha! Me deixou ainda mais ansioso para ler a sequência de Coração de Tinta =)

Andreia Santana 26/02/2011minha estante
Acredito que você vai gostar muito do livro, Spessoto. Abs!