All Systems Red

All Systems Red Martha Wells

Resenhas - All Systems Red

Kuroo0 06/03/2024

Murderbot.
That?s why I left you, Dr. Mensah, my favorite human. By the time you get this I?ll be leaving Corporation Rim. Out of inventory and out of sight.
Murderbot end message.

CARA QUE ÓDIO DESSE LIVRO

Ahem, vamos as minhas considerações;
A escrita da Martha é muito boa, mesmo pra uma pessoa que nunca leu ficção científica na vida(o meu máximo foram distopias lá de 2013(?)). Não é uma escrita complicada, sem muitas palavras difíceis (na medida do possível) e é bem rapidinha de ler.

Quanto aos personagens, eu já tinha me apaixonado pelo murderbot na primeira página (ele é engualzinho eu kk), ele é e não e complexo ?assim como todos os outros personagens ? eu queria saber mais sobre ele, com mais detalhes sobre o (insira aqui fato) que levou ele a hackear o sistema dele, queria saber mais sobre esse preservation sei lá das quantas pq é tudo muito interessante.

Única coisa que eu acho que o livro pecou bastante, foi o fato der ser tão pequeno então a autora não teve tempo de desenvolver melhor o universo, a história completa do murderbot ou a história do grupo que eram clientes dele. Mas, tirando isso, o livro foi uma experiência muito gostosa e cativante

Com toda a certeza vou ler os outros 14? livros o mais rápido possível
Recomendo pra todos???

BrunnagR 02/03/2024

Murderbot
Livro curtinho, pra ser lido em um dia. Adorei esse robozinho que se autointitula Murderbot, mas tá mais para Confusobot kkk

Milena 27/01/2024

Esse livro tem tudo que eu mais gosto em ficção científica. Exploração espacial, uma equipe diversa e com história, e um robô com personalidade. A narração de Murderbot é o toque final que deixa tudo melhor ainda, e o formato mais curto e em torno de um único acontecimento funcionou muito bem. No início fiquei um pouco confusa com quem era quem e precisei consultar a Wiki (e o tumblr) pra entender, mas depois que descobri que a série tem 7 volumes entre novellas e romances fiquei mais tranquila, em algum momento vou lembrar de todos.
Já deixei o próximo na lista, me identifiquei um pouco demais com um robô assassino e viciado em séries.

Moringan 24/01/2024

"As a heartless killing machine, I was terrible failure"
Há meses que estou encafifada com Martha Wells e sua série de novelas nomeada "The Murderbot Diaries".

Ingenuamente,  pensei que poderia esperar pela tradução para o português, mas era claro que isso nunca aconteceria; pois para algo incerto e sequer mencionado por qualquer editora no mercado atualmente, era óbvio que eu nunca a leria se continuasse esperando.

Em "All Systems Red", Murderbot, um andróide de segurança designado para proteger cientistas em um planeta desabitado, narra suas aventuras. Ao contrário de outros andróides de segurança, Murderbot hackeou seu módulo de controle e conquistou o que poderíamos chamar de "livre arbítrio".

"Odeio ter emoções sobre a realidade; eu prefiro muito mais tê-las sobre Sanctuary Moon."

Muderbot detesta ter que interagir com os humanos. Ele os considera imprevisíveis, emocionais e perigosos. Por isso, prefere ficar sozinho, assistindo a filmes e séries.

"EU PODERIA TER ME TORNADO um assassino em massa depois de hackear meu módulo de controle, mas então percebi que podia acessar o feed combinado de canais de entretenimento transmitidos pelos satélites da empresa. Já se passaram mais de 35.000 horas ou mais desde então, ainda sem muitos assassinatos, mas provavelmente, não sei, um pouco menos de 35.000 horas de filmes, seriados, livros, peças de teatro e música consumidos. Como uma máquina de matar sem coração, fui um fracasso terrível."

Mesmo que a novela passe pouco tempo explorando os demais personagens, é possível notar que eles são bem desenvolvidos e possuem características próprias. Isso é possível graças à perspectiva do Murderbot, que nos fornece insights sobre eles.

O texto é fluido e envolvente, com um ritmo ágil que não deixa o leitor desinteressado. O mistério é bem construído e mantém o suspense até o final, mas a resolução é um pouco abrupta, deixando a sensação de que algumas peças faltam. No entanto, as últimas páginas fecham o livro de forma satisfatória, dando um bom encerramento à história com um gancho para próximo volume.

All Systems Red, é uma novela curta e divertida, apresenta um protagonista cativante que nos arranca sorrisos e risadas com sua personalidade sarcástica e observadora. A escrita fluida e tranquila, torna a leitura um prazer.

"Sim, fale com o Murderbot sobre seus sentimentos. A ideia foi tão dolorosa que minha eficiência caiu para 97%."

José Vitor - @paginas_literarias 01/01/2024

3,5 estrelas.
Para missões planetárias e espaciais, uma empresa fabrica e distribui robôs humanoides, para acompanhar os humanos e fazer a segurança deles, eles são chamados de SecUnit (Unidades de Segurança). Esses robôs acabam sempre tendo que responder aos lideres da missão, ou seus donos, mas o personagem principal conseguiu hackear o próprio sistema e se livrar dos comandos dos humanos.
Mas isso não faz com que ele vire uma maquina assassina, por mais que ele se autointitule como "Murdebot". Ninguém pode saber que ele hackeou o próprio sistema e consegue fazer o que bem entender, então ele mantem isso em segredo, e continua vivendo a sua vida. Até que uma missão começa a acontecer coisas estranhas.

"All Systems Red" faz parte de uma série de novelas sobre esse robô. São livros super curtinhos de sci-fi.

Eu curti bastante a escrita da Martha Wells, mas tive umas dificuldades quanto ao sci-fi. Esse não é um gênero literário que tenho costume de ler, então sempre que leio, acabo não entendendo algumas coisinhas.

Consegui compreender grande parte da história, mas nos momentos de termos mais técnicos do universo, fiquei um pouco perdido.

Adorei o personagem principal. Ele tem um senso de humor muito legal e que combina com a história. O fato da trama ser bem rápida, também foi um ponto positivo.

Apesar da leve dificuldade, estou curioso para continuar essa série e saber o que vai acontecer com o Murderbot, pois o final deixa um gancho muito bom para poder explorar mais desse mundo criado pela autora.

Fe.fer 02/10/2023

Que livro bom, eu me diverti tanto lendo, sério, me fez muito feliz, eu gosto da história , os personagens são legais, eu amo o murderbot, eu amo os diálogos, foi engraçado, me fez não querer largar o livro até eu acabar, amo que amo.

9/10

Amanda 20/09/2023

Sci-fi de respeito.
Pura ficção científica. Não queria enrolação. São somente cenas em cima de cenas - o que achei ótimo -, então não existe perda de tempo.
Um robô muito do diferente e intrigante. Lerei o próximo.

Nominável 07/09/2023

Tem potencial para melhorar
Minha pontuação ficou baixa pelo simples motivo da incompletude da história. Tudo bem que é uma novela, logo, veremos só um núcleo específico de cientistas indo coletar amostras em um outro planeta, e contrataram o robôssassino como seu guarda. A parte de tecnologia de ponta parece fascinante, temos o conceito de humanos biomodificados, e do robô em si que não dá pra saber muito se era um ciborgue ou um androide, porque embora androide combine mais com as descrições, ele se tornou senciente, e em nada difere de um humano (apesar de só ter consumido programas de TV, por umas 35 mil horas = 4 anos?) hackeou seu próprio sistema operacional e consegue ocultar que pode tomar suas próprias decisões. Logo de início ele precisa lidar com uma criatura extraterrestre e faz ela comer bala e ver capim nascer pela raiz. Só que isso não foi aprofundado, o que mais há ali no planeta? Ok, outra equipe distante que inclusive ele deita bots a torto e a direito... Terminei o livro com mais perguntas do que respostas e querendo ler mais sobre ele. Tenho grande expectativa do que vem pela frente. Isso aqui é Isaac Asimov na perspectiva do séc XXI. Bem mais louco.

Douglas 25/06/2023

Adorei
É uma leitura bem rápida e consideravelmente gostosa, comecei e terminei em um dia kkk. Tem algumas partes que são confusas, por causa da escrita e do "narrador" ser um "robo", mas nada que atrapalhe.

Não é um favorito nem a melhor história/leitura, mas super recomendo... é um livro pra quem quer ser distrair lendo sem ter que começar uma série ou ler 700 paginas kkk(pelo o que eu vi, tem 7 livros, mas esse teve um final completo... não sei se os demais serão histórias diferentes ou se darão continuidade)

Túlio 20/03/2023

Llivro pra ler em um dia.
Ótimo protagonista. A história poderia ter se desenvolvido melhor, mas aí fugiria da proposta de ser uma história curta e dentro desse propósito ela foi sensacional com um bom enredo, bons personagens e deixou excitato pra ler mais da história desse personagem. Ansioso pra ler os outros livros.

Mariottoni 06/03/2023

Gosto mt da premissa dessa série, e por serem novelas pretendo continuar lendo, msm q esse primeiro n tenha me pegado tanto assim acho q tem potencial, ent quero continuar lendo

Godoy Ambrozio 26/01/2023

Muito interessante
Me senti representada pelo Murderbot em alguns momentos... Sem paciência para alguns humanos, viu.
Gostei bastante dele e achei a história muito bem escrita. Só que por ser tão curto, não consegui me conectar com os outros personagens ou entrar demais no universo.
Maasss... achei bom o suficiente para me deixar com vontade de ler mais.

paulaadeamorim 17/01/2023

É a minha primeira vez lendo um livro em inglês e, nesse aspecto, eu achei que a obra tem uma linguagem simples (exceto os termos do próprio universo) e fácil de entender. Porém, a história em si é extremamente sem graça e os personagens são pouco desenvolvidos.

Helô 08/11/2022

achei ok? a premissa é interessante, e o modo como a história foi desenvolvida foi bem legal. acho que se o livro fosse mais longo eu teria aproveitado mais a história