Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de Uma Interpretação Histórico-Metodológica Marilda Villela Iamamoto

Resenhas -

Nathan Oak 28/07/2021

Políticas e o povo
O livro é de Serviço Social, como este se desenvolveu no Brasil e como está inteiramente ligado às relações de classes no país. A maneira como a profissão se desenvolveu é espelho dos aspectos político-culturais da sociedade brasileira e de suas instituições de políticas públicas, especialmente assistenciais. O fazer das relações sociais no Brasil atual, na ótica da autora, se construiu, em meados do século XX, em meio a extremos, entre trabalhadores e empresários; operários e governantes; funcionários e suas famílias e setores da igreja e lideranças políticas. Tomado como um todo, este cenário, considerado historicamente, descreve as relações sociais entre as classes sociais em sua efervescência do mundo pós-industrial, o que virá a formar a sociedade brasileira dos dias atuais. Além de ser um livro de suma importância para a profissão de Serviço Social no Brasil, o trabalho traz subsídios para a compreensão das contradições entre as classes sociais na sociedade brasileira.

Sara277 31/12/2021

Relações Sociais e Serviço Social no Brasil
Finalmente concluí essa leitura. Estou me propondo a ler os clássicos do Serviço Social brasileiro e esse é um dos mais importantes.