Cartas de Elise

Cartas de Elise Luis Ernesto Lacombe

Resenhas - CARTAS DE ELISE

CPF1964 03/04/2021

Opinião
Livro escrito pelo conhecido jornalista Luis Ernesto Lacombe.

Narra de forma fluida a saga de sua família de origem alemã.

Guerra. Nazismo. O Rio de Janeiro no início do século XX.

Aletheia (@almaletrada) 21/04/2022

Pra quem é mãe, é duro demais!
Revisitar as atrocidades cometidas durante a segunda guerra mundial através de cartas trocadas entre mãe e filho, nos traz um sentimento de revolta e impotência frente aos horrores desse período!

Guei 04/02/2024

O terror do nazismo
Os livros que tratam da 2ª guerra me atraem absurdamente, não pela guerra em si, mas pelo o mal que o nazismo significou para a humanidade. Neste relato real, vemos exatamente isto - A descrição de uma família judia, que viveu a 2ª guerra na Alemanha e no Brasil e o que isso gerou até os dias atuais em seu descendentes. Leitura rápida, envolvente e empolgante

Guiga 05/03/2017

Envolvente
Não tem como ler Cartas de Elise e não se envolver com os personagens, não gostar daquelas pessoas e não se emocionar com os acontecimentos.

Além disso, o livro faz pensar em nós mesmos: a trajetória de Ernst, ao mesmo tempo em que e delineada pelo nazismo e pelas dificuldades financeiras e emocionais decorrentes de tudo o que acontece, também é fruto de escolhas pessoais que às vezes o gratificam (seu casamento, filhos e netos), às vezes o machucam (a culpa, o abandono da vocação).

Gostei muito também do trabalho de pesquisa feito pelos irmãos Lacombe, além do texto, muito fluido e envolvente, e do passeio pela história, desde a Alemanha nazista ao Rio de Janeiro do início do século XX.

sulapiesan 24/07/2021

Atraída pela pesquisa genealógica
"Cartas de Elise - Uma história brasileira sobre o nazismo" é um livro que recomendo entusiasticamente. Tenso e muitas vezes angustiante, o enredo contém exemplos de amor, entrega, força , determinação e esperança. A linda e comovente narrativa do autor é resultado de complexa pesquisa realizada ele sua irmã, a partir da surpreendente descoberta de cartas muito bem ocultadas por sua avó até a morte. Escrito com muita sensibilidade, o livro traduz em suas páginas toda a emoção das descobertas. As raízes genealógicas germânicas e judias do escritor, que todos conhecemos e admiramos, permeia toda história, revelando o que foi a vida de seus ascendentes sob o horror nazista. Eu que já gostava demais do famoso Lacombe, passei a gostar dele ainda mais , não apenas por seu profissionalismo, ética e boa educação, qualidades muito transparentes no seu desempenho como repórter, mas agora também por sua natureza interior, desnudada nesta obra literária.
O percurso de muitas lutas dos familiares, cuja história ele próprio desconhecia até então, certamente contribuiu para que ele seja quem é.
Sem dúvida, esses irmãos, ele como escritor e sua irmã como tradutora e pesquisadora das cartas, tiveram muitas surpresas e fortes emoções, nessa empreitada pela busca das raízes familiares, todas generosamente compartilhadas com o leitor.
Obrigada, Lacombe, adorei cada palavra lida , vibrei com as conquistas e, também chorei com você.
Parabéns.