Um olhar além do espelho

Um olhar além do espelho Girotto Brito

Resenhas - Um olhar além do espelho

><'',º> 07/12/2017

“Um limite tênue é estabelecido entre a loucura e a sanidade, um delírio e realidade. Como discernir a verdade, quando ela parece tão impalpável? Eis aqui um livro intenso que nos absorve para suas páginas e só nos deixa largá-lo ao término de sua narrativa, até lá, a angústia do narrador-personagem cresce-nos e nos devora. Girotto Brito brinca com o absurdo, dando aquele nó cego na cabeça do leitor, vão-se as páginas lidas, fica-nos o mistério da história. Seu romance de estreia também traz cenas cruéis, mostrando-nos que a loucura está no mundo, não nos loucos. É mesmo um livro fabuloso, vale muito a pena a leitura!”
SAMANTHA DE SOUSA (Professora e Escritora)

“Gostei do diálogo que há entre personagens e narrador, correlacionando com questões históricas e filosóficas. Há também uma preocupação social no que concerne no que é moral, ética, ser normal e ser louco. Tudo sendo narrado por personagens que tentam sobreviver numa sociedade injusta, hipócrita e viciada. Uma narrativa verdadeira que busca mostrar uma intertextualidade explícita citando a obra de Machado de Assis, revelando a nossa realidade de maneira mais criativa pelo Girotto. Vale a pena conferir a obra! É interessante e muito curioso!”
LEONARDO GO ITADANI (Professor)

“Fiquei com o tablet nas mãos até terminar o livro. Adorei a construção do personagem principal. Fantástico!”
SILVANEY SILVA (Professor e Escritor)

Luly @projetocabeceira 29/05/2022

Um livro curto que da pra ler em algumas horas. Uma historia em que o personagem, como uma Alice através do espelho, se vê no limite da loucura e se dépara com situações dramáticas e trágicas com pessoas da sua família, apenas como espectador, sem nada poder fazer, mas isso desencadeia uma série de pensamentos e filosofadas sobre a vida e a razão das coisas.

Tais203 19/09/2022

Uma leitura estranhamente interessante.
Acompanhamos o protagonista, anônimo, que acorda numa sala estranha e descobre estar aprisionado do outro lado do espelho do consultório psiquiátrico onde seu irmão é paciente. Durante sua busca para tentar descobrir um meio de voltar "ao mundo real", passeia pelas outras salas existentes fora da sala onde está, em que, cada uma possui um espelho, que o permite ver diversos acontecimentos com pessoas próximas, o que no fim da história se mostrarão relevantes para o inesperado desfecho.

📚Sobre sua experiência, o protagonista diz "pude ver de algum lugar dentro de mim, através de espelhos, o desfilar do tempo e dos acontecimentos, como num turbilhão de cenas que se sucederam anacronicamente. Pude andar pelos jardins mortos de minhas esperanças, de sala em sala, de espelho em espelho, observando o que acontecia enquanto estava parado diante do meu próprio reflexo", uma referência ao personagem Brás Cubras, de Machado de Assis.

▪️Por meio de uma linguagem simples e direta, a narrativa dialoga sobre
temas psicológicos, sociais e filosóficos através de um personagem em primeira pessoa, usando o tom de impessoalidade, causando ainda mais desconforto ao leitor ao descrever cenas fortes e inquietantes.

🛑Possíveis gatilhos: suicídio, drogas, violência física e sexual.

Gisinha 28/09/2022

Visceral e ainda assim necessário.
Esse é o primeiro livro em prosa que leio do autor, mas ele superou minhas expectativas quando a escrita. Girotto Brito conseguiu me cativar e ainda me fez gostar de uma leitura que normalmente evitaria.

Um olhar além do espelho sai da zona de conforto (minha e do autor) ao relatar uma experiência sensorial de um professor, cujo nome não é mencionado na narrativa. Ele experimenta estar em vários espaços diferentes semelhantes a quartos acolchoados de sanatórios, observando a vida dos familiares, amigos e do psiquiatra que tratava do irmão, com diagnóstico de esquizofrenia. A situação o fez viver situações que mexeram com seu equilíbrio emocional a ponto de, no fim, ele mesmo se tornar um paciente psiquiátrico, mesmo sem um diagnóstico adequado.

A narrativa, mesmo poética, causa muito incômodo ao leitor, além de mexer com a gente de uma forma muito inesperada.