A verdade é teimosa Miriam Leitão

Resenhas - A verdade é teimosa

PITUCALELE 24/03/2024

A verdade é teimosa
Gosto da forma simples que Miriam Leitão aborda sobre política, fica relativamente fácil de entender os caminhos complexos e por vezes obscuros da política. Este é um compilado de algumas crônicas escritas para um jornal contando passo a passo sobre o governo Dilma até o seu impeachment

emanoelle.santos1 08/10/2023

A verdade é teimosa
Esse livro é escrito pela jornalista Miriam Leitão e traz algumas das coluna escritas por ela entre os anos de 2010 a 2016.
Trata das crises que o Brasil passou, perpassa pelo incidente de Mariana até chegar ao impeachment da ex-presidente Dilma.

Jon 10/12/2022

Um verdsdeiro registro histórico
Mirian Leitão nos apresenta uma continuação de sua previsão do futuro explicando o motivo pelo qual aquele futuro pontado por ela não aconteceu. Um diário cronistico da maior crise que o país passou(?).

sirlani.lopes 17/09/2022

Muito interessante
Apesar da temática bem fora da minha zona de conforto gostei bastante da leitura. Falando da crise econômica do Brasil de como tudo se deu.

Katiusca 05/07/2022

Crises em todos os aspectos
A crise de 2015 e 2016 foi a pior na história do Brasil, ler este livro me fez perceber o quão frágil é a economia de um país com tantos recursos

Matheus Oliveira 20/06/2020

Bom livro
O livro é uma coletânea de artigos da jornalista, e não economista (risos), Miriam Leitão em sua coluna semanal no jornal ?O Globo?. Sempre gostei da Miriam, mesmo com muitas posições diversas, e respeito a sua história como uma das pessoas que estavam na linha de frente na luta pela democracia.

A proposta do livro é mostrar pra presidenta Dilma que ela foi avisada da iminência da crise.

Ao meu ver, a jornalista torturada pela ditadura não conseguiu perceber a aversão democrática de alguns operadores financeiros e de operadores do Direito na construção da queda de Dilma. Isso não significa dizer que a presidenta fez um bom governo, muito pelo contrário, suas políticas de subsídios a grandes empresários, redução dos investimentos em infraestrutura, menor evolução dos gastos sociais desde Itamar, a criatividade contábil para disfarçar o superávit sem enfrentar a raiz do problema foram atitudes seríssimas longe de justificar o circo do Impeachment.

Do ponto de vista econômico, Miriam traz pontos muito bons, discordo, conquanto, da narrativa feita por ela que tratou a crise como fruto de gastos exacerbados de Dilma. Na verdade, não foi o fato de gastar demais, mas sim o fato de gastar mal que levou a segunda maior crise da nossa história (Miriam chama de maior crise, mas é uma improcedência, na verdade tem sido a mais longa, o que ela não sabia na época da escrita do livro, porém na década de 80 tivemos uma redução um pouco maior do PIB).

Vale como consulta da visão de uma parcela da sociedade mutuamente influenciada pela jornalista e também para o bom debate.

Cristiano.Goes 04/04/2020

A VERDADE É TEIMOSA
Li o livro de Miriam Leitão e pude fazer uma retrospectiva da crise do Governo Dilma Rousseff. Os muitos erros são relatados, bem como parte dos acertos dos governos do PT. A crise foi principalmente pelos erros na condução da economia, as quais contagiaram o meio político, conforme relata a jornalista. É interessante ver uma análise antagônica aos adeptos de que foi um golpe político.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha do livros: A Verdade é Teimosa publicado pela Editora Intrínseca
Lembro que há um tempo fiz uma resenha falando que me surpreendi (muito) com um livro. A dita cuja era sobre Faca de água, do autor Paolo Bacigulapi, publicado pela editora Intrínseca (leia aqui). E nesta mesma vibe, quando recebi a lista da editora há uns dias, bati os olhos em um título que me intrigou: A verdade é teimosa.

Eu pensei: “Ah, esse livro deve ser muito ‘massa’. Deve ser uns lances sinistros de suspense, etc, bem no estilo do Sheldon. No máximo, se for sobre política, deve ter várias referências, dados importantes e outras coisas pra entender o que a gente vive hoje. Quero ler”. E, realmente, o livro era sobre política (para minha primeira decepção).

Só que o que ele não tem é objetividade.

Para entender mais sobre ele, basta ler a sinopse que o acompanha:

Não há governo que pare de pé quando o governante provoca uma grave crise econômica. Nos últimos dois anos, o Brasil passou por uma recessão severa, com um rombo inédito nas contas públicas. Depois de mais de vinte anos, a inflação voltou a visitar o patamar de dois dígitos. Em agosto de 2016, quando o Congresso afastou definitivamente a presidente Dilma Rousseff, o desemprego abatia mais de 12 milhões de brasileiros. Para a jornalista Míriam Leitão, a crise estava anunciada havia muito tempo, pois o governo fechou os ouvidos a todos os alertas e a todas as críticas, enquanto fazia escolhas desastrosas.
O colunismo diário obriga o jornalista ao esforço de tentar ver além dos acontecimentos imediatos. Em A verdade é teimosa, encontram-se 118 textos produzidos desde 2010, quando falar em crise econômica parecia um verdadeiro atrevimento, até novembro de 2016, quando o governo Temer atravessava momentos de grande instabilidade política. Em linguagem clara, Míriam examina os antecedentes que levaram à recessão, à desordem fiscal e à inflação, bem como aos momentos mais agudos da crise em si. O passar do tempo demonstra que não adianta brigar com os fatos, porque a verdade é teimosa e aparece mesmo depois de ser encoberta por malabarismos estatísticos ou retóricos. O texto de Míriam joga luz sobre o passado recente do país, sem perder a esperança no futuro.

Eu preciso dizer que o livro é totalmente partidário?

Até então, não conhecia a Mírian Leitão (#mejulguem). Mas bastou completar a leitura com a apresentação do livro para ter ideia do que estaria por vir.

Tá, eu concordo, como já disse lá em cima, que ver o outro lado da história é sempre bom, principalmente para entender o cenário político atual em que estamos vivendo. O que eu não concordo é em escrever um livro que fala de política, mas que pinta o outro como sendo o pior dos governantes, sem levar em consideração as ‘boas obras’ que ele fez.

Interessante é que eu li o livro na mesma época em que cursava uma disciplina na faculdade que denunciava justamente isso dos jornalistas: a parcialidade. Nessa área, não existe essa de não tomar partido. A própria decisão de escrever sobre algo condena: você escolhe sobre o que falar, o que noticiar e mostrar ao público. E Mírian Leitão fez muito bem. Só não rolou o lance da imparcialidade.

Vejo, porém, alguns méritos no trabalho. Os dados que a autora traz são de grande relevância. Se você é acostumado a ler (apenas) notícias de Facebook, vai se surpreender com a quantidade de informações sobre economia que o livro traz. Muitas delas são bem importantes para se ter ideia do cenário atual em que estamos imersos. Outras tantas, tenho minhas dúvidas. Além disso, ela apresenta possíveis estratégias de como resolver o problema da crise com certa tom de esperança. Um ponto para a obra.

Apesar de tudo que me incomodou, o apanhado geral é aceitável para quem gosta de política. Eu, como não sou desses, me abstenho. Prefiro, ao contrário das palavras de Dumbledore, viver no mundo de sonhos. A política não é, de verdade, a minha praia.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-livros-verdade-e-teimosa-publicado-pela-editora-intrinseca/

Rodrigo 23/04/2017

A verdade é teimosa
Que leitura saborosa. A Miriam escreve com leves de conhecimento brilhante. Sua analisar da economia trás um traço de politica que parece que sabe fazer politica. E os últimos 7 anos trouxeram uma instabilidade muito bem camuflada, chegando ate o impeachment da Dilma. Porque não foi tomado nenhuma atitude há 6 anos pra mudar esse cenário pra não chegar na crise. Aprendi mais sobre politica económica com o livro, do que com os 13 anos do PT no poder. Esse é um ótimo livro de cabeceira.