A Última Carta do Tenente

A Última Carta do Tenente William Douglas

Resenhas - A Última Carta do Tenente

Larissa 22/12/2023

A última carta do tenente
Peguei pra ler esse livro porque porcalhona motivo tava de bobeira aqui em casa e ele é bem pequenino, e iria aumentar a minha lista de livros lidos esse ano. apesar de ter lido bem rapidinho e ter achado um pouco chatinho nao deixa de ser um livro bom e um pouco melancólico, mas bom

Acaui 31/03/2023

Que livro lindo...
O autor coloca tanto sentimento nessa carta que é difícil não se emocionar, eu quase chorei no final.

giubs 11/12/2022

a ultima carta do tenente
Uma amiga minha me recomendou esse livro, e eu não esperava NADA dele, mas uau, esse livro é uma belezinha.
É um livro de 128 paginas com a diagramação enorme, que voce lê em uma tarde, e é surreal de bom. te traz tantas reflexões sobre a vida e te faz pensar tanto, você se comove durante a historia todinha, vale super a pena ler!!

lari 17/08/2022

simplesmente o último dos românticos ?a carta é a coisa mais fofa do mundo sofri junto com ele enquanto lia as coisas q ele escreveu p mulher dele

Déa 03/07/2022

Poucas páginas que me marcaram para sempre
Li tem muito tempo, mas mesmo assim deixo aqui minha impressão sobre o livro.

Apesar de pura ficção, me fez acreditar que era uma carta real. O texto toca de um modo muito profundo, e transmite sentimentos genuínos e verdadeiros.

Foi uma excelente leitura, e penso em ler novamente para reacender o que foi dito com tanta veracidade.

AmadoThriller 12/02/2022

O começo do livro é maravilhoso onde fala do submarino, os testes com mísseis e o acidente, porém na parte da carta, apesar de ter trechos emocionantes, eu esperava que ele descrevesse a situação dele e dos outros marinheiros, ele não diz como eles estão fisicamente nem como é a sala onde estavam presos, e isso me decepcionou um pouco, mas foi uma despedida linda para a esposa dele.

Emilly 27/12/2021

Esse livro passa uma mensagem muito bonita e profunda, uma leitura rápida mas que ao mesmo tempo te prende até o final.

kaiocesr_ 14/11/2021

E se?
?Se voltasse, se o ferro boiasse, se o mar secasse, se tudo mudasse, e se??

Um livro que traz muitas reflexões sobre a vida.

Inspirado pelo desastre com o submarino nuclear russo, que aconteceu em 2000 e deixou 118 marinheiros mortos no fundo do mar de Barents, William Douglas recria o que poderia estar na carta encontrada no bolso do uniforme de um dos tripulantes, que reflete sobre a sua vida, erros e acertos e tudo o que poderia viver, se não tivesse metros de água oceânica sobre a sua cabeça.

?Hoje é um ótimo dia para estar vivo. Amanhã também seria.?

Bruh 02/11/2021

Apenas algumas horas para de pensar o que foi sua vida, o que aprendeu, o que fez certo ou errado, qual seria o verdadeiro sentido de tantos acontecimentos....

Lore 06/10/2021

E se você tivesse uma segunda chance?
O livro é a recriação de uma carta encontrada no bolso de um dos tripulantes do Submarino Kursk; que no ano 2000 sofreu um acidente e afundou no mar Barents com 118 marinheiros, ela foi escrita por um tenente e por respeito ao conteúdo pessoal nunca foi divulgada. Magistralmente, William Douglas escreve o que poderia estar naquela carta, suas últimas horas de vida valeriam tal ato?

Durante todo o processo de leitura do livro eu tentava me colocar no lugar do tenente e todas as vezes que tentei fiquei angustiada. Se eu tivesse consciência que teria O2 somente por 12 horas; será que eu escreveria uma carta falando sobre meus arrependimentos? Teria reclamado da minha situação? Suplicaria por um milagre? Lamentaria da vida que eu poderia ter se não fosse a morte pendente?

Nós precisamos viver mais, amar mais, aproveitar esse dom da vida que foi concedido por Deus. Talvez pra se dar conta disso é preciso estar acamado, em uma situação de risco iminente. POR QUE SOMOS ASSIM? Eu me perguntei várias vezes, se ele o tenente e seus companheiros tivessem sido resgatados a tempo, teriam feito algo diferente? E se eles tivessem uma segunda chance?

É um livro brillhante, toca no fundo da alma e te faz mudar de perspectiva acerca da vida em questão de minutos. Se você se sente acabado(a), cansado(a) da sua rotina, totalmente desmotivado(a) este é o livro que você precisa ler.

Cris ¤ 16/07/2021

Daria até mil estrelas
Eu não sei me expressar bem quanto a esse livro, pois NUNCA li algo parecido. Essa foi a minha primeira leitura "fora da caixa", e amei em mil línguas diferentes.

Esse livro me deu mais clareza a mim mesma e ao mundo a meu redor. Fez com que eu me torna-se mais leve e apreciadora.

O livro não é uma autoajuda, quem diz isso não entendeu nada do livro. O personagem mesmo diz
que aquela carta não é para dar concelhos, que você deve tomar suas próprias decisões e viver a vida como quiser (desde que não prejudique ninguém).

A questão do livro ter as ondas subindo para simular que o submarino está quase sem ar foi muito perspicaz no meu ver. Assim da pra sentir a sensação de "estou prestes a dizer boa noite".

A melhor leitura do ano sem dúvidas.

@jana450 29/05/2021

Super vale a pena
Lindíssimo! Uma declaração de amor sem igual, apesar de ser apenas uma conjectura do que teria na carta de tivesse existido é simplesmente MARAVILHOSA.

Karoline 15/06/2020

Leitura rápida! William Douglas conjectura qual seria o conteúdo da carta encontrada no bolso de um dos tripulantes a bordo do submarino russo que afundou, e nos traz reflexões sobre a efemeridade da vida.

Luzia.Monteiro 02/04/2020

Angustiante
Me coloquei na pele desse homem e senti arrepios. Também parei para fazer uma reflexão de como a vida pode se findar num abrir e fechar de olhos e nós não termos tempo de falar coisas importantes para quem amamos.