A Última Carta

A Última Carta William Douglas

Resenhas - A Última Carta do Tenente

isa cury 08/04/2024

Que livro lindo!!! Só me caso se for com um cara romântico desse jeito, essa foi uma declaração maravilhosa. Eu só esperava que ele contasse um pouco mais de como estava a situação dele lá dentro.

Larissa 22/12/2023

A última carta do tenente
Peguei pra ler esse livro porque porcalhona motivo tava de bobeira aqui em casa e ele é bem pequenino, e iria aumentar a minha lista de livros lidos esse ano. apesar de ter lido bem rapidinho e ter achado um pouco chatinho nao deixa de ser um livro bom e um pouco melancólico, mas bom

Acaui 31/03/2023

Que livro lindo...
O autor coloca tanto sentimento nessa carta que é difícil não se emocionar, eu quase chorei no final.

giubs 11/12/2022

a ultima carta do tenente
Uma amiga minha me recomendou esse livro, e eu não esperava NADA dele, mas uau, esse livro é uma belezinha.
É um livro de 128 paginas com a diagramação enorme, que voce lê em uma tarde, e é surreal de bom. te traz tantas reflexões sobre a vida e te faz pensar tanto, você se comove durante a historia todinha, vale super a pena ler!!

lari 17/08/2022

simplesmente o último dos românticos ?a carta é a coisa mais fofa do mundo sofri junto com ele enquanto lia as coisas q ele escreveu p mulher dele

Déa 03/07/2022

Poucas páginas que me marcaram para sempre
Li tem muito tempo, mas mesmo assim deixo aqui minha impressão sobre o livro.

Apesar de pura ficção, me fez acreditar que era uma carta real. O texto toca de um modo muito profundo, e transmite sentimentos genuínos e verdadeiros.

Foi uma excelente leitura, e penso em ler novamente para reacender o que foi dito com tanta veracidade.

AmadoThriller 12/02/2022

O começo do livro é maravilhoso onde fala do submarino, os testes com mísseis e o acidente, porém na parte da carta, apesar de ter trechos emocionantes, eu esperava que ele descrevesse a situação dele e dos outros marinheiros, ele não diz como eles estão fisicamente nem como é a sala onde estavam presos, e isso me decepcionou um pouco, mas foi uma despedida linda para a esposa dele.

Emilly 27/12/2021

Esse livro passa uma mensagem muito bonita e profunda, uma leitura rápida mas que ao mesmo tempo te prende até o final.

kaiocesr_ 14/11/2021

E se?
?Se voltasse, se o ferro boiasse, se o mar secasse, se tudo mudasse, e se??

Um livro que traz muitas reflexões sobre a vida.

Inspirado pelo desastre com o submarino nuclear russo, que aconteceu em 2000 e deixou 118 marinheiros mortos no fundo do mar de Barents, William Douglas recria o que poderia estar na carta encontrada no bolso do uniforme de um dos tripulantes, que reflete sobre a sua vida, erros e acertos e tudo o que poderia viver, se não tivesse metros de água oceânica sobre a sua cabeça.

?Hoje é um ótimo dia para estar vivo. Amanhã também seria.?

Bruh 02/11/2021

Apenas algumas horas para de pensar o que foi sua vida, o que aprendeu, o que fez certo ou errado, qual seria o verdadeiro sentido de tantos acontecimentos....

Lore 06/10/2021

E se você tivesse uma segunda chance?
O livro é a recriação de uma carta encontrada no bolso de um dos tripulantes do Submarino Kursk; que no ano 2000 sofreu um acidente e afundou no mar Barents com 118 marinheiros, ela foi escrita por um tenente e por respeito ao conteúdo pessoal nunca foi divulgada. Magistralmente, William Douglas escreve o que poderia estar naquela carta, suas últimas horas de vida valeriam tal ato?

Durante todo o processo de leitura do livro eu tentava me colocar no lugar do tenente e todas as vezes que tentei fiquei angustiada. Se eu tivesse consciência que teria O2 somente por 12 horas; será que eu escreveria uma carta falando sobre meus arrependimentos? Teria reclamado da minha situação? Suplicaria por um milagre? Lamentaria da vida que eu poderia ter se não fosse a morte pendente?

Nós precisamos viver mais, amar mais, aproveitar esse dom da vida que foi concedido por Deus. Talvez pra se dar conta disso é preciso estar acamado, em uma situação de risco iminente. POR QUE SOMOS ASSIM? Eu me perguntei várias vezes, se ele o tenente e seus companheiros tivessem sido resgatados a tempo, teriam feito algo diferente? E se eles tivessem uma segunda chance?

É um livro brillhante, toca no fundo da alma e te faz mudar de perspectiva acerca da vida em questão de minutos. Se você se sente acabado(a), cansado(a) da sua rotina, totalmente desmotivado(a) este é o livro que você precisa ler.

Cris ¤ 16/07/2021

Daria até mil estrelas
Eu não sei me expressar bem quanto a esse livro, pois NUNCA li algo parecido. Essa foi a minha primeira leitura "fora da caixa", e amei em mil línguas diferentes.

Esse livro me deu mais clareza a mim mesma e ao mundo a meu redor. Fez com que eu me torna-se mais leve e apreciadora.

O livro não é uma autoajuda, quem diz isso não entendeu nada do livro. O personagem mesmo diz
que aquela carta não é para dar concelhos, que você deve tomar suas próprias decisões e viver a vida como quiser (desde que não prejudique ninguém).

A questão do livro ter as ondas subindo para simular que o submarino está quase sem ar foi muito perspicaz no meu ver. Assim da pra sentir a sensação de "estou prestes a dizer boa noite".

A melhor leitura do ano sem dúvidas.

@jana450 29/05/2021

Super vale a pena
Lindíssimo! Uma declaração de amor sem igual, apesar de ser apenas uma conjectura do que teria na carta de tivesse existido é simplesmente MARAVILHOSA.

Karoline 15/06/2020

Leitura rápida! William Douglas conjectura qual seria o conteúdo da carta encontrada no bolso de um dos tripulantes a bordo do submarino russo que afundou, e nos traz reflexões sobre a efemeridade da vida.