Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Vica 13/12/2017

Melhor livro do anZzzzZzzzZZZZzzZzZzZ
Mais uma vez fui levada pela hype das redes sociais e a decepção foi gigantesca.
Este livro foi meu primeiro contato com o gênero ficção científica e, se todos os outros forem iguais a este já garanto que passarei bem longe!
A narrativa começa boa, me envolvo rapidamente, mas, logo estranho o exagero de frases dramáticas e de como todas as quebras de capítulo terminam com uma frase de efeito poética e exagerada. Para um livro de embasamento científico, esperei muita ação, teorias e vários problemas... e os que aqui encontrei foram soterrados sobre um romance desesperado e digno do gênero YA. Ok, o cara está perdido de sua família, mas o drama poderia ter sido enxugado e substituído por narrativas mais completas e aprofundadas sobre o multiverso que a estória aborda.
A escrita do autor me incomodou IMENSAMENTE. Parecia com preguiça de escrever! Dá para contar nos dedos quantos parágrafos bem desenvolvidos e com mais de 5 linhas existem no livro. Páginas e mais páginas de frases únicas em cada linha, sem desenvolvimento de nada! Diálogos rasos e infantis, muita frase de efeito, muita lenga lenga!!!!!
Classifiquei com 3 estrelas porque em determinado momento me vi bastante interessada no desenrolar da trama, mas o final digno de filme de sessão da tarde me perdeu completamente.
Chato. Chato. Chato.
Esdras 13/12/2017minha estante
MDS.kkkkkkk.
Eu gosei bastante do livro.
Não é o "melhor do ano" para mim, como muitos estão classificando. Longe disso!
Mas curti muito.

Esdras 13/12/2017minha estante
Que pensa que não gostou tanto assim.rs

Ana Roncon 13/12/2017minha estante
Miga n desista da ficção científica por causa desse livro!!!

NancYamada 14/12/2017minha estante
Bom saber! Já sou bem restrita quanto a gostar de ficção científica... se esse não foi tão bom assim.. nem arrisco.. Mas se investir em outros do gênero e aprovar.. nos avise! Rs

Philipe 14/12/2017minha estante
Não desista de ficção científica. Esse livro só tenta pegar hype train das scifi e não consegue desenvolver apesar do plot ser até interessante. Leia Arthur C Clarke e Asimov!!!

Lary.Momentolitera 31/12/2017minha estante
Nossa. E você estava tão empolgada para ler quando ele chegou kkkkk

Hellen Martins 17/01/2018minha estante
A escrita tbm me incomodou bastante, e embora a leitura fosse rápida pelos ridículos parágrafos curtos, demorei para terminar o livro. Tbm achei um pouco óbvio demais...

@giovanalves 26/01/2018minha estante
Vi seu vídeo de unboxing e hj e vi esse livro falei: -Coitada, se ela soubesse a decepção que teve.. ?

@kauelivros - kaue_leonardo 22/05/2019minha estante
Se não gostou deste livro, sugiro ir direto para os grandes autores de sci-fi para ter outra referencia, já que o genero tem uma variedade imensa de temas, modo de escrita e abordagens, tais como
Carl Sagan: Contato
Asimov: O fim da Eternidade, Fundação, Cavernas de Aço, Eu robô
Arthur Clarke: O fim da infancia, 2001
Pierre Boule: Planeta dos macacos
Huxley: Admiravel mundo novo (distopia + ficção cientifica)
Phillip Dick; Ursula Le Guin;
Aí sim se vc não gostar é sinal que não gosta de ficção cientifica

Rafael C. Barbo 31/05/2020minha estante
Três estrelas ainda foi muito! Tive esse mesmo sentimento ao ler, de preguiça do autor em desenvolver melhor a história. E que final nada a ver, esperava bem mais tbm.

Gle Beff 26/06/2020minha estante
Também me decepcionei com Recursão.

Léo 27/08/2020minha estante
Meu Deus! Descreveu tudo que eu achei desse livro kkkkk. Livro péssimo. Passo longe de qualquer coisa desse autor. Mas esse livro não é nem o melhor entre os piores de sci-fi kkk

Clarice Adriana 07/10/2020minha estante
Não desista da ficção científica!! Leia Philip K. Dick, Asimov, Frank Herbert... Os clássicos ainda são os melhores!

Eric Rocha - Ersiro 03/04/2021minha estante
É que na verdade este livro é muito mais um thriller que usa elementos da ficção científica, por isso o autor não aprofundou em temas sobre o multiverso, matéria escura, sobreposição etc. Como um thriller, é um livro sem falhas, feito pra envolver e ser devorado, não trazer tanta reflexão.

Arthur 25/06/2021minha estante
eu tava tão animado pra ler esse livro?. ):

Mari 23/09/2023minha estante
Eu gostei, mas muitas coisas me incomodaram.. e esse final pareceu uma alternativa pra o autor não ter que pensar em uma forma de resolver esse caos dos Jasons do multiverso. fica aí na nossa cabeça pra imaginar.. e senti falta de uma conclusão melhor pra Amanda também. Queria muito saber o que aconteceu com ela depois que eles se separaram.

Fernando Lafaiete 07/07/2017

Matéria Escura: Um dos melhores do ano!

Começo dizendo que este livro é excelente e extremamente envolvente. É impossível parar de lê-lo até chegarmos no final. A narrativa é dinâmica, frenética, viciante, desesperadora e surpreendente!

Jason Dessen é um cientista que dá aulas, casado com uma artista plástica e juntos possuem um filho de 15 anos. Um belo dia Jason vai ao aniversário de um dos seus melhores amigos e na volta para casa algo acontece com ele. Não posso dizer muito mais do que isto, pois o bacana é embarcar na leitura sem saber muita coisa. O que você precisa saber é que ele se encontra do nada em uma situação bem louca... onde ele não é mais casado, não possui um filho e ninguém mais o reconhece.

Logo no início o problema apresentado pelo autor é bem mais do que desesperador. E ao começar a leitura, nunca imaginei que a situação fosse ficar pior do que já estava. Mas é óbvio que me enganei. Tudo vai piorando em um nível tão extremo que eu já estava ficando louco junto com o protagonista.

Blake Crouch foi um gênio e em um determinado momento, eu achei que nem o autor seria capaz de achar uma solução para o problema que ele mesmo havia criado; tamanho o absurdo pelo qual o personagem central se encontrava.

Mas o livro é perfeito?

Longe disso... o livro tem problemas os quais me incomodaram. O primeiro deles é o filho do personagem central. Eu fiquei o tempo inteiro bem incomodado com o desenvolvimento deste personagem. No começo eu achei que ele tinha autismo. Mas como o autor não faz nenhuma menção à isso, eu acabei deduzindo que era coisa da minha cabeça. Mas terminei a leitura com a sensação de que ele não era um adolescente como os outros. Se você já leu este livro; qual foi a sua impressão quanto a ele? Se a intenção de Crouch era criar um adolescente "normal" (não quero ser ofensivo, apenas não encontrei um termo melhor), ele deixou muito a desejar e o desenvolvimento de Charlie (o filho) foi péssimo! E se o referido personagem tinha algum problema de saúde, o autor pecou também em não entregar nenhuma explicação sobre isto ao leitor. A segunda coisa que não me agradou, foi o "final" de uma importante personagem. Não citarei o nome dela aqui, porque é legal conhecê-la conforme ela vai ganhando destaque na narrativa. Mas chega um ponto em que o autor a descarta. Isso me deixou bem irritado, até porque eu me apeguei muito à ela e queria muito que ela tivesse um final mais digno. Infelizmente isso não acontece!

Referências? ***Se quer ler este livro sem ter qualquer noção do que irá encontrar, então NÃO LEIA o parágrafo abaixo. Ele não contêm spoiler do livro, mas cito um filme e uma série cujo Matéria escura me lembrou.****

Em alguns momentos Matéria Escura me lembrou a trilogia Tempest da Julie Cross. Mas não se preocupe, a explicação dada é bem diferente e o livro é bem mais adulto. O livro me lembrou também apenas em um determinado momento o filme O 6° dia de 2000 protagonizado por Arnold Schwarzenegger.
Vocês podem até começar a criar teorias, mas acho difícil vocês acertarem tudo que acontece nesta história. Mesmo que você já tenha assistido o filme que eu citei e lido a trilogia da Julie Cross, o caminho que Blake Crouch escolheu é muito melhor e as explicações científicas muito mais envolventes. Este livro não aborda viajem no tempo e não fala sobre clonagem como em o 6° dia. Portanto, não me venham dizer que dei spoiler. Vou repetir... o livro apenas traz situações semelhantes.

******************************************************

Termino dizendo que eu mais do que indico esta obra e informo que os direitos para produzir um o filme já foram comprados. Tudo indica que teremos um filme dirigido por Roland Emirich, diretor da continuação de Independence Day. Se você está lendo esta minha resenha no futuro, eu só espero que o filme já tenha sido lançado e que tenha sido uma adaptação decente.

Façam um favor a vocês mesmos e leiam este livro!
Esdras 07/07/2017minha estante
Uow! Ótima resenha. Vontade maior de ler.rs

Fernando Lafaiete 07/07/2017minha estante
Leia mesmo Esdras. Gostei demais deste livro!! Queria ter escrito uma resenha mais detalhada do porque de eu ter amado. Mas este é o tipo de livro que tudo se torna spoiler. Curioso pra saber se você vai gostar tanto quanto eu!

Esdras 07/07/2017minha estante
Suas resenhas são perfeitas! Quanto eu crescer quero fazer resenha asism.rs.

Fernando Lafaiete 08/07/2017minha estante
Muito obrigado Esdras... Rsrs

Amycolaco 08/07/2017minha estante
Estava esperando, showwww! Já vou adicionar a meta de leitura :))))

Fernando Lafaiete 08/07/2017minha estante
Leia mesmo Amycolaco. Muito bom!!

Helder 09/07/2017minha estante
Comecei a ler sua resenha e parei. Melhor ler o livro no escuro. Está na fila. Em breve volto aqui pra ver o que vc achou e dar minha opinião.

Fernando Lafaiete 10/07/2017minha estante
Volte mesmo Helder... espero que goste tanto quanto eu. E não se preocupe, não dou spoiler. E leia o quanto antes Rsrs...

arlete.augusto.1 27/09/2020minha estante
Concordo plenamente com vc em relação ao Charles, também tive essa impressão que o menino era autista. Quando o Jason fala do filho desenhando, imaginei um menino de 6 anos, daí ele diz que o garoto tem 15! Estranho... Acho que faltou desenvolver esse personagem. Também não gostei dele ter simplesmente desaparecido com a Amanda, numa realidade alternativa, vc não acha que terminariam juntos? Eu até gostaria de ter lido essa estória.
Achei ótimo o livro, mas não gostei do final, daquela multiplicidade de vc sabe o quê, e do desfecho, por isso, dei 3,5.

Fernando Lafaiete 13/10/2020minha estante
Então Arlete, eu também gostei demais deste livro, mas tive ressalvas mesmo. Cheguei a relê-lo e continuo com a mesma impressão em relação ao filho. Tenho esperanças de ainda ver uma adaptação cinematográfica.

Niájera 18/11/2019

Impactada.
Leiam esse livro! A Sinopse por si já chama a atenção e realmente é mais do que esperamos....quando começamos a ler é impossível não ser tomado pela adrenalina do personagem e queremos saber o que vai acontecer. É quase certo que será um livro de leitura rápida porque ficamos dependente do e agora? e agora? e nisso a leitura flui muito rápido. Que o filme que já está prometido consiga captar a emoção que a leitura consegue.
Silvana Lima 18/11/2019minha estante
Fiquei curiosa...

Niájera 18/11/2019minha estante
Silvana leia! É muito angustiante e a gente não consegue parar de ler. Que história!

Carla 18/11/2019minha estante
Exatamente isso:) muito envolvente, adoro livros assim!!

Silvana Lima 20/11/2019minha estante
Valeu pela dica! :)

Khadija.Slemen 25/11/2019minha estante
aiiiiii, não tortura Niajera rs rs, vai eu caçar o livro agora rs

Niájera 25/11/2019minha estante
Khadija pelo amooooor, vc tem que ler tipo hoje kkkkkk

Khadija.Slemen 25/11/2019minha estante
Então...desespero gente! rs, infelizmente não consegui baixar no kindle como queria, então foi pro tablet e pro celular mesmo rs, vou terminar primeiro (se eu conseguir rs) o Primo Basílio pq Eça de Queiroz tá merecendo rs, depois parto pro Escuro kk

Khadija.Slemen 08/12/2019minha estante
Começando....rs

Niájera 08/12/2019minha estante
Khadija depois me contaaaas

Alane.Sthefany 07/03/2022

Matéria Escura ? Blake Crouch
Jason considera sua vida simples, tranquila e de fato feliz. Ele é um homem casado, com Daniela, o amor da sua vida, também tem um filho, chamado Charlie, que está para completar 15 anos. Ademais, é professor em uma boa universidade. No entanto, uma parte dentro de si, ainda se pergunta: como seria a sua vida, se Daniela não tivesse engravidado em uma época tão decisiva para a sua carreira, já que ele era apenas um jovem, sonhador e um físico bastante talentoso; pensando sobre como seria a vida de ambos, dele e de sua esposa.
Em uma outra realidade, totalmente diferente da dele, Jason não casou-se com Daniela e também não teve um filho, entretanto, conseguiu realizar uma das maiores descobertas científicas, provando a teoria de que existem infinitas realidades paralelas e alternativas no mesmo ponto
espaçotemporal ? em que a cada escolha que uma pessoa faz, cria-se uma bifurcação na "estrada", que leva a um mundo
totalmente diferente, uma espécie de multiverso.
E Jason descobre isso da pior forma possível: sendo roubado da sua realidade e tendo que assumir, mesmo amedrontado e confuso, o lugar de outro Jason, que ele nem imaginava existir. Agora Jason precisa descobrir a qual realidade ele pertence e quer pertencer, e lutar contra o tempo e contra ele mesmo, para voltar para a sua vida anterior, e para a sua família.

[...]

"Você é feliz com a vida que tem??
"O que você faria de diferente em sua vida?"
"Você possui algum arrependimento por ter (ou não) feito algo ?"
"Você já se arrependeu de alguma decisão/escolha durante a sua vida?"
"O que você mudaria?"
"Será que sua vida seria melhor ou pior, se você tivesse o poder em suas mãos de alterar suas decisões e escolhas tomadas desde quando nasceu?"
"Quais seriam as consequências? Estaria desposto(a) a enfrentá-las ?"

Esse livro faz você pensar sobre todas essas perguntas.

Amo livros que me fazem refletir sobre outras possibilidades, porque sempre me vem esses pensamentos: E se eu não tivesse feito isso, falado aquilo, ido naquele lugar (naquele EXATO momento), conhecido aquela pessoa, ...

É tantos "e se ..."

Que muitas vezes, chego a imaginar que as coisas seriam melhores, se não fossem as minhas escolhas irracionais, realizadas no calor do momento, em uma época de insensatez ou imaturidade, ...

Bate aquele arrependimento, e aquela vontade de voltar atrás, apagar meu caminho já traçado, e ir em outra direção, que me levaria para outras novas possibilidades.

Entretanto, essas perguntas, mesmo se tivéssemos esse domínio em nossas mãos, são infinitas, e nunca acabam por aí, só te fazem pensar no passado, em coisas que não voltam mais, e que também já não importam nesse momento que é o "AGORA".
Te fazendo ficar refém do passado, além disso, o impedindo de viver, por ficar estagnado em algo que já "não é e nem será", como o filósofo Sêneca diz:

A vida divide-se
em três períodos: o que foi, o que é, e o que há de ser. Destes, o que vivemos é breve; o
que havemos de viver, duvidoso; o que já vivemos, certo.

Dito isso, não importa como seria, se você tivesse tomado outra decisão em sua vida, seguido outro caminho ou tivesse agido de outra forma.

O importante é a sua vida de agora, com suas escolhas que o tornam quem você é HOJE.

Um pensamento do Jason, resume praticamente o que eu aprendi lendo esse livro:

"Acho que tudo se resume a querer o que não tive. Aquilo que poderia ter
tido se tivesse feito outras escolhas.
Mas a verdade é que eu fiz essas outras escolhas.
(...)
viveu todas as vidas que se possa imaginar.
Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas
escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum
modo na matemática da nossa identidade.
Mas nenhum dos outros Jasons importa.
Não quero as vidas deles.
Quero a minha.
Porque, por pior que sejam as coisas, não há nenhum outro lugar no mundo
onde eu preferiria estar senão com esta Daniela e com este Charlie. Se um único
pequeno detalhe fosse diferente, eles não seriam as pessoas que eu amo."

Trechos Preferidos ?? ? ??
. ?? Spoiler ??

Para todos aqueles que já se perguntaram como teria sido sua vida
se tivessem pegado a outra estrada.
O que poderia ter sido e o que foi
Apontam para um único fim, sempre presente.
Passos ecoam na memória
Pelo caminho não escolhido
Rumo à porta que nunca abrimos.

? T. S. Eliot, ?Burnt Norton?
Aqui neste momento, feliz e ligeiramente embriagado em minha cozinha, nem
imagino que hoje à noite tudo isso acabará. Será o fim de tudo que conheço, tudo que
amo.
Não há avisos quando tudo está prestes a mudar, a ser tomado de você. Nenhum
alerta de proximidade, nenhuma placa indicando a beira do precipício. E talvez seja
isso o que torna a tragédia tão trágica. Não é apenas o que acontece, mas como
acontece: um soco que vem do nada, quando você menos espera. Não dá tempo de se
esquivar ou se proteger.

(..) será que vou morrer esta noite?
Caso eu sobreviva, levarei uma nova revelação pelo resto de meus dias, a de que deixamos esta vida da mesma forma como chegamos: completamente sozinhos,
despojados.
Naquele momento eu percebi que você não tinha aparecido para
correr atrás do tempo perdido e, sim, para se despedir. Então você começou a falar
sobre como a nossa existência é feita de escolhas e que você tinha feito algumas
escolhas erradas, mas que nenhuma tinha sido tão errada quanto abrir mão de
mim. Você disse que lamentava por tudo.

? Todos nós vivemos, dia após dia, totalmente alheios ao fato de que fazemos
parte de uma realidade muito maior e mais estranha do que se pode imaginar.

Fazia muito tempo que Daniela não via o marido tão apaixonado, tão seguro de
si.
É um Jason radiante, com a paixão pela vida reacesa.
(...)
? Pensando em quê? ? pergunta ele.
? É uma pergunta perigosa.
? Vou correr o risco.
? Estou pensando em você.
? Em quê, exatamente?
? Parece que você está tentando me levar pra cama. ? Ela ri. ? O que eu quero
dizer é que parece que você está empenhado numa conquista quando já conquistou. A
gente é casado há muito tempo, e eu sinto como se você estivesse? hum?
? Seduzindo você?
? Isso mesmo. Não me leve a mal, não estou reclamando. Longe de mim! Está
sendo incrível. Só não entendo de onde está vindo tudo isso. Você está bem? Tem
alguma coisa errada que você não quer me contar?
? Não tem nada errado.
? Então isso é tudo porque dois dias atrás você quase foi atropelado por um táxi?
? Não sei se foi a minha vida passando diante dos meus olhos ou o quê, só sei
que, quando cheguei em casa, tudo parecia diferente. Mais real. Você, principalmente.
Mesmo agora, é como se eu a estivesse vendo pela primeira vez, e vem até aquela
dorzinha nervosa no estômago. Eu penso em você a cada segundo. Penso em todas
as escolhas que trouxeram a gente até esse momento. Nós dois juntos aqui, nesse
lugar lindo. E aí eu penso em todos os possíveis incidentes que teriam impedido esse
momento de acontecer e tudo parece, sei lá?
? O quê?
? Muito frágil. ? Ele fica em silêncio por um instante, pensativo. ? É assustador
pensar que cada ideia que a gente tem, cada escolha que a gente faz se ramifica num novo mundo. Hoje, depois do jogo de beisebol, fomos ao Navy Pier, depois viemos
jantar aqui, certo? Mas isso é só uma versão do que aconteceu. Numa realidade
diferente, em vez do píer, fomos a um concerto de música clássica; em outra, ficamos
em casa. Numa terceira, sofremos um acidente fatal na Lakeshore Drive e nunca
chegamos a nenhum outro lugar.
? Mas essas outras realidades não existem concretamente.
? Na verdade, elas são tão reais quanto a que estamos vivendo agora ? diz
Jason.
? Como isso seria possível?
? É um mistério. Mas existem evidências. A maioria dos astrofísicos acredita
que a força que mantém as estrelas e as galáxias unidas, aquilo que faz todo o
universo funcionar, vem de uma substância teórica que não se pode medir nem
observar diretamente. O que eles chamam de matéria escura. E essa matéria escura
compõe a maior parte do Universo conhecido.
? Mas o que é exatamente essa matéria escura?
? Ninguém sabe ao certo. Há tempos os físicos tentam formular novas teorias
que expliquem o que é e como se originou. O que se sabe é que ela tem gravidade,
assim como a matéria comum, mas que deve ser feita de alguma coisa que ainda
desconhecemos completamente.
? Uma nova forma de matéria.
? Exato. Alguns teóricos das cordas veem nisso um indício da existência do
multiverso.
Daniela fica pensativa por alguns segundos.
? E todas essas outras realidades? onde elas estão?
? Imagine que você é um peixe, nadando num lago. Você pode ir para a frente e
para trás, para um lado e para o outro, mas nunca para fora da água. Se tiver uma
pessoa na beira do lago, olhando para você, você não vai nunca saber que essa
pessoa está ali. Para você, esse pequeno lago é o universo inteiro. Agora imagine que
esse alguém se abaixa e tira você da lagoa. E você vê: aquilo que parecia ser o
mundo inteiro é só um laguinho. Você vê outros lagos. Árvores. O céu. E percebe que
faz parte de uma realidade muito maior e muito mais misteriosa do que jamais
sonhou.
Daniela se recosta na cadeira e toma um gole de vinho.
? Então, todos esses outros milhares de lagos estão em volta da gente neste exato
momento, a gente só não consegue ver?
? Isso mesmo.
(...)
? Você acha que em algum desses outros lagos existe uma versão sua que
continuou com a pesquisa? ? pergunta ela. ? Algum Jason Dessen que seguiu em
frente com os planos que você tinha aos vinte anos, antes de a vida atrapalhar seu
caminho?
Ele sorri.
? Isso já me passou pela cabeça.
? E será que tem uma versão minha que virou uma artista famosa? Que trocou
tudo isso por aquilo?
Jason se inclina para a frente, afasta os pratos para esticar os braços sobre a mesa
e pega as mãos dela.
? Se existe um milhão de lagos lá fora ? responde ele ?, com versões de você e
de mim em vidas semelhantes e outras diferentes da nossa, nenhuma delas é melhor
do que esta, a que temos aqui e agora. Não tenho certeza maior nesse mundo.

Eu me sinto envergonhado, como se tivesse perdido uma corrida para um
adversário infinitamente melhor. Um homem de visão épica construiu esta caixa.
Uma versão melhor e mais inteligente de mim mesmo.
(...) quando olhamos para o céu à noite
e vemos estrelas cujo brilho percorreu cinquenta anos-luz para alcançar
nossos olhos. Ou quinhentos. Ou cinco bilhões. Não estamos apenas olhando
para o espaço, estamos olhando para trás no tempo.
(...) e se nossa linha de mundo for apenas uma entre um número infinito
de linhas de mundo, algumas apenas ligeiramente diferentes da vida que
conhecemos, outras drasticamente diferentes?
A interpretação dos Muitos Mundos postula que todas as realidades
possíveis existem. Que tudo que tem a possibilidade de acontecer está
acontecendo. Tudo que poderia ter ocorrido em nosso passado ocorreu, só
que em outro universo.
E se isso for verdade?
E se vivemos num espaço de probabilidades pentadimensional?
E se realmente habitamos o multiverso, mas nosso cérebro evoluiu de
modo a nos equipar com uma barreira que limita o que percebemos a um
único universo? Uma única linha de mundo? Aquela que escolhemos,
momento a momento? Faz sentido, se pararmos para pensar. Não teríamos a
capacidade cognitiva de observação simultânea de todas as realidades
possíveis.
Então, como ter acesso a esse espaço de probabilidades em 5D?
E, se tivermos acesso, aonde isso nos levará?

? O que você acha que aconteceu lá em cima? ? pergunta ela.
? Um supervulcão. Um asteroide. Uma guerra nuclear. Não dá para saber.
? Estamos no futuro?
? Não, a caixa só nos leva a realidades alternativas no mesmo ponto
espaçotemporal. Mas imagino que em algumas dessas realidades o mundo pareça
no futuro, caso tenham ocorrido avanços tecnológicos que não aconteceram no nosso
mundo.

Vamos supor que o multiverso tenha
começado com um único evento: o Big Bang. Esse é o ponto de partida, a base do
tronco da árvore mais gigantesca e mais elaborada que se pode imaginar. Com o
passar do tempo e com a matéria começando a se organizar em estrelas e planetas
em todas as permutações possíveis, brotaram galhos dessa árvore, e dos galhos
brotaram ramos, e assim por diante, até que, catorze bilhões de anos depois, meu
nascimento fez brotar um novo ramo. E, a partir desse evento, cada escolha que fiz
ou que não fiz e cada ação externa que me afetou, tudo isso deu origem a mais
ramos, até existir um número infinito de Jasons Dessens vivendo em mundos
paralelos, alguns muito parecidos com o que chamo de meu, outros
assustadoramente diferentes. Tudo que pode acontecer vai acontecer. Tudo. Quero
dizer, em algum ponto desse corredor existem versões de nós dois que não
conseguiram entrar na caixa quando você tentou me ajudar a escapar. Que estão
sendo torturadas ou já morreram.

Quando você escreve, concentra toda a sua atenção naquilo. É quase
impossível escrever uma coisa pensando em outra. O ato de escrever mantém as
intenções e os pensamentos organizados.

Penso em todas as noites em que nos sentamos nesta varanda. Bebendo. Rindo.
Jogando conversa fora com os vizinhos que passavam enquanto os postes de luz do
quarteirão se acendiam.
Neste momento, meu mundo parece muito seguro e perfeito. Agora eu vejo:
nunca dei o valor devido a todo aquele conforto. Era tão bom, e havia tantas
maneiras de desmoronar?

Meus olhos se enchem de lágrimas.
Mal consigo enxergar o suficiente para continuar dirigindo.
? Jason, este não é seu mundo. Aquela não era sua esposa. Você ainda pode
voltar para casa e encontrá-los.
Racionalmente, sei que ela tem razão, mas aquilo me destruiu.
Fui programado para amar e proteger aquela mulher.

É impossível negar a realidade de nossa impotência.
Além de um ao outro, esta caixa é a única constante que temos.
Um barco muito pequeno no meio de um oceano imenso.
É nosso abrigo.
Nossa prisão.
Nosso lar.

Não tem nenhum Jason Dessen que ensine física na Lakemont College nem em
outra faculdade local, mas não posso deixar de me perguntar se existo em algum
lugar por aí.
Outra cidade.
Outro país.
Talvez vivendo sob um nome diferente, com uma mulher diferente, fazendo um
trabalho diferente.
Nesse caso, se passo meus dias numa oficina mecânica, debaixo de carros
enguiçados, ou fazendo obturações num consultório de dentista em vez de dar aulas
de física para universitários, será que ainda serei o mesmo homem, no nível mais
fundamental?
E qual é esse nível?
Sem todos os acessórios de personalidade e estilo de vida, quais são os
componentes fundamentais que me fazem ser quem sou?

? Não sei quanto a você, mas meu antigo mundo me parece cada vez mais
fantasmagórico. Como um sonho, que perde a cor, a intensidade e a lógica quanto
mais a gente se distancia. A conexão emocional com aquilo vai desaparecendo.
? Você acha que vai conseguir esquecer completamente? ? pergunto. ? Seu
mundo?
? Sei lá. Mas acho que pode chegar um ponto em que ele não pareça mais real.
Porque não é. A única coisa real neste momento é esta cidade. Este quarto. Esta
cama. Você e eu.

? Daniela?
? Oi?
? Eu sinto tanto sua falta...
? Aconteceu alguma coisa, Jason?
? Nada.
? Você está estranho. Fale comigo.
? Eu estava indo para o metrô e me dei conta de uma coisa.
? O quê?
? Que não tenho dado valor ao tempo que a gente passa juntos. Saio pela porta e
já estou pensando no meu dia, na aula que eu vou dar ou no que quer que seja, e eu
só? Quando entrei no metrô, tive um momento de lucidez sobre o quanto eu te amo.
O quanto você significa para mim. Porque a gente nunca sabe.
? Nunca sabe o quê?
? Quando tudo isso pode acabar. Enfim, eu tentei ligar para você, mas meu
celular estava sem bateria.
Por um longo instante há apenas silêncio do outro lado da linha.
? Daniela?
? Estou aqui. E sinto o mesmo por você. Você sabe disso, não sabe?
Fecho os olhos, emocionado.
Pensando: eu poderia atravessar a rua agora, entrar e contar tudo a ela.
Estou tão perdido, meu amor...
Daniela se levanta e vai até a janela. Ela está usando um longo suéter cor de
creme sobre uma legging. Seu cabelo está amarrado no alto e ela segura uma caneca
do que suponho ser chá de uma loja local.
Ela embala a barriga, avolumada por um bebê que cresce ali dentro.
Charlie ganhará um irmãozinho.
Sorrio sob as lágrimas, imaginando o que ele estará achando disso.
Isso meu Charlie não teve.
? Jason, tem certeza de que está tudo bem?
? Claro.
(...)
Não quero que ela desligue. Preciso continuar ouvindo sua voz.
? Jason?
? Oi.
? Eu te amo muito.
? Eu também te amo. Você não faz ideia.
? Vejo você de noite.
Não, você verá uma versão de mim que não imagina a sorte que tem.
Ela desliga.

Volta para a escrivaninha.
Guardo o celular no bolso, trêmulo, meu pensamento indo nas direções mais
loucas, rumo a fantasias obscuras.
Vejo o trem em que estou indo para o trabalho descarrilar.
Meu corpo mutilado, irreconhecível.
Ou jamais encontrado.
E me vejo entrando nesta vida.
Não é exatamente a minha, mas talvez seja próxima o suficiente.

À noite, ainda estou sentado no banco em frente à casa que não é a minha, vendo
nossos vizinhos voltarem do trabalho e da escola.
Que milagre é ter pessoas para as quais voltar para casa todos os dias.
Ser amado.
Ser esperado.
Pensei que apreciasse cada momento, mas sentado aqui, no frio, sei que não dava
o devido valor. E como poderia ser diferente? Até tudo desabar, não fazemos ideia do
que realmente temos, de como tudo se encaixa de maneira tão precária e tão perfeita.

? Onde é que você estava?
Ela me mantém imprensado contra a porta.
? Fiquei o dia inteiro sentado num banco em frente à minha casa.
? O dia inteiro? Por quê?
? Não sei.
? Aquela não é a sua casa, Jason. Aquela não é a sua família.
? Eu sei disso.
? Sabe?
? Também segui Daniela e Jason quando eles saíram.
? Como assim?
? Fiquei do lado de fora do restaurante onde eles foram comer.
Fico envergonhado em dizer isso.
(...)
Depois, eles foram ao cinema. Segui os dois até lá dentro. Sentei atrás deles.
? Ai, Jason...
? Também fiz mais uma coisa idiota.
? O quê?
? Usei um pouco do nosso dinheiro para comprar um celular.
? Por que você precisou de um celular?
? Para poder ligar para Daniela e fingir ser o Jason dela.
(...)
? Pela primeira vez, acho que entendo por que o Jason que você conhece fez o que
fez comigo. Tenho tido umas ideias terríveis.
? Nossa mente não é feita para lidar com isso. Ver todas essas diferentes versões
da sua esposa? não consigo nem imaginar.
? Ele deve ter me seguido durante semanas. No trabalho. Quando saí à noite
com Daniela. Devia estar sentado naquele mesmo banco, observando a gente dentro
de casa, imaginando como seria comigo fora de cena. Sabe o que quase fiz hoje?
? O quê?
Ela parece ter medo de saber.
? Imaginei que eles guardassem a chave reserva no mesmo lugar que a gente.
Por isso, saí do cinema antes. Eu estava disposto a encontrar a chave e entrar na
casa. Queria me esconder num armário e observar a vida deles. Ver os dois
dormindo. É doentio, eu sei. E sei que provavelmente o seu Jason esteve na minha
casa várias vezes antes da noite em que finalmente reuniu coragem para roubar a
minha vida.
? Mas você não fez isso.
? Não.
? Porque é um homem decente.
? Não me sinto muito decente agora.

? A gente não está saindo do lugar.
? Não concordo. Pense em onde a gente começou. Você não se lembra do
primeiro mundo em que entramos, aquele com os edifícios desabando em volta da
gente?
? Perdi a conta de quantas Chicagos já visitamos.
? Estamos chegando mais perto da minha?
? Nós não estamos chegando mais perto, Jason. O mundo que você está
procurando é um grão de areia numa praia infinita.
? Isso não é verdade.
? Você viu sua esposa ser assassinada. Morrer de uma doença horrível. Não
reconhecer você. Viu sua mulher casada com outros homens. Casada com muitas
versões de você mesmo. Até quando você acha que vai aguentar antes de sofrer um
surto psicótico? Seu estado mental atual não está muito longe disso.
? Não é uma questão de aguentar ou não. Eu preciso encontrar minha Daniela.
? Sério? Era isso que você estava fazendo sentado lá o dia inteiro? Procurando
sua esposa? Olhe para mim. Temos só mais dezesseis ampolas. Estamos ficando
sem alternativas.
Minha cabeça está latejando.
Rodando.
? Jason. ? Sinto as mãos dela no meu rosto. ? Você sabe qual é a definição de
insanidade?
? Qual?
? Fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes.
? Da próxima vez?
? O quê? Da próxima vez você vai encontrar sua casa? Como? Vai escrever na
caderneta de novo hoje? Isso faria alguma diferença? ? Ela pousa a mão no meu
peito. ? Seu coração está disparado. Você precisa se acalmar.

(...)
Fecho os olhos, pensando nas cinco cadernetas empilhadas na mesa de cabeceira.
Quase todas as páginas estão preenchidas com minha caligrafia, que fica cada vez
mais bizarra. Continuo pensando que, se escrever o suficiente, se for específico o bastante, talvez consiga compor uma imagem completa do meu mundo, que
finalmente me leve para casa.
Mas isso não está acontecendo.
Amanda tem razão.
Estou à procura de um grão de areia numa praia infinita.

Há dias em que sinto minha sanidade vacilar.
Amanda disse uma vez que seu mundo original começava a lhe parecer
fantasmagórico, e acho que sei o que ela quis dizer. Associamos a realidade ao que é
tangível ? tudo o que podemos experimentar com os sentidos. E, embora eu
continue dizendo a mim mesmo que existe uma caixa no South Side de Chicago que
pode me levar até um mundo onde eu tenho tudo o que quero e de que preciso, já não
acredito que tal lugar exista. A cada dia mais, minha realidade tem sido este mundo.
Onde não tenho nada. Onde sou um sem-teto, uma criatura imunda cuja existência
evoca unicamente compaixão, piedade e repugnância.
Aqui perto, vejo outro sem-teto em pé no meio da calçada, falando sozinho.
Penso: será que sou muito diferente dele? Não estamos nós dois perdidos em
mundos que, por razões que fogem ao nosso controle, não mais se alinham com
nossa identidade?
Os momentos mais assustadores são os que parecem estar ocorrendo com uma frequência cada vez maior.
Momentos em que a ideia de uma caixa mágica soa para mim como os delírios
de um louco.

Bebo quase meio litro de um uísque barato.
Então, me vejo de pé no quarto principal da casa número 44 da Eleanor Street,
olhando para Jason e Daniela adormecidos na cama sob um emaranhado de
cobertores.
O relógio na mesa de cabeceira marca 3h38, e, embora a casa esteja silenciosa,
estou tão bêbado que sinto o pulsar do meu coração nos tímpanos.
Não consigo juntar as peças do processo mental que me trouxe até aqui.
Só consigo pensar que isto era meu.
Em outros tempos.
Este belo sonho de vida.
E, neste momento, com o quarto rodando e as lágrimas escorrendo sem parar
pelo meu rosto, realmente não sei se aquela minha vida era real ou imaginária.
Dou um passo em direção ao lado que Jason ocupa na cama e meus olhos
começam a se ajustar à escuridão.
Ele dorme tranquilamente.
Desejo o que ele tem com tanta intensidade que chego a sentir o gosto na boca.
Eu faria qualquer coisa para ter a vida que ele tem. Para ocupar seu lugar.
Imagino matá-lo. Asfixiá-lo ou meter uma bala em seu crânio.
Vejo-me tentando ser ele.
Tentando aceitar esta versão de Daniela como minha esposa. Este Charlie como
meu filho.
Será que algum dia terei a sensação de que esta casa é minha?
Conseguirei dormir à noite?
Conseguirei algum dia encarar Daniela sem pensar no medo no rosto de seu
verdadeiro marido dois segundos antes de ser morto?
Não.
Não.
A clareza retorna num estrondo ? dolorosa, vergonhosa, mas no momento
exato em que é desesperadamente necessária.
A culpa e todas as pequenas diferenças transformariam minha vida aqui num inferno. Seriam um lembrete não apenas daquilo que eu fiz, como também do que
ainda não fiz.
Este jamais seria meu mundo.
Não sou capaz disso.
Não quero isso.
Não sou este homem.
Eu não deveria estar aqui.
Enquanto cambaleio para fora do quarto e atravesso o corredor, percebo que até
mesmo considerar a ideia seria o mesmo que desistir de encontrar minha Daniela.
O mesmo que dizer que a estou deixando ir embora.
Assumir que ela não é alcançável.
E talvez isso seja verdade. Talvez eu não tenha a menor chance de encontrar meu
caminho de volta para ela, para Charlie e para meu mundo perfeito. Para aquele
único grão de areia numa praia infinita.
Mas ainda tenho duas ampolas e não vou desistir até que elas se acabem.

O multiverso existe porque
cada escolha que a gente faz cria uma bifurcação na estrada, que leva a um mundo
diferente. Naquela noite, quando você me contou que estava grávida, não aconteceu
só do jeito que a gente lembra. Aquilo se desdobrou numa infinidade de permutações.
Em um dos mundos, este em que estamos agora, você e eu decidimos construir uma
vida juntos. Nos casamos. Tivemos Charlie. Construímos um lar. Em outro, decidi
que me tornar pai aos vinte e tantos anos não era o que eu queria. Tive medo de meu
trabalho se perder, de abandonar meus objetivos.
?Então, existe uma versão da nossa vida em que a gente não teve um filho.
Charlie. Em que você seguiu em frente com a sua arte, eu segui com a minha ciência,
e a gente acabou se separando. Essa versão de mim com quem você conviveu no
último mês? foi ele quem desenvolveu a caixa.?
? Que é uma versão maior daquela coisa em que você estava trabalhando
quando a gente se conheceu? O cubo?
? Isso mesmo. E, em algum momento do caminho, ele se deu conta de tudo de
que abriu mão quando deixou que o trabalho fosse a parte mais importante da vida
dele. E se arrependeu da escolha que fez quinze anos atrás. A caixa não pode levar
para o passado nem para o futuro, só consegue conectar todos os mundos possíveis,
no mesmo momento, no presente. Então, ele ficou procurando até encontrar meu
mundo. E trocou a minha vida pela dele.

? Como ela era? ? pergunta Daniela.
? Ela era você sem mim. Sem Charlie. Ela estava meio que namorando Ryan
Holder.
? Ah, pelo amor de Deus. E eu era uma artista de sucesso?
? Era.
? Você gostou da minha instalação?
? Era brilhante. Você era brilhante. Quer que eu conte mais?
? Adoraria.
Descrevo o labirinto de acrílico, o que senti ao atravessá-lo. Falo sobre as
imagens surpreendentes. O design espetacular.
Seus olhos se iluminam.
Ela parece triste.
? Você acha que eu era feliz? ? pergunta.
? Como assim?
? Depois de ter aberto mão de tudo para ser aquela mulher.
? Não sei. Foram só quarenta e oito horas que eu passei com ela. Acho que,
assim como você, como eu, como todo mundo, ela tinha arrependimentos. Acho que
às vezes acordava no meio da noite se perguntando se o caminho que seguiu foi o
certo. Com medo de que não tivesse sido. Perguntando a si mesma como teria sido
sua vida se tivesse ficado ao meu lado.
? Às vezes eu me pergunto essas coisas.
? Vi tantas versões de você? Comigo. Sem mim. Artista. Professora. Designer.
Mas, no fim das contas, tudo isso é só a vida.

? Não importa o que aconteça, você me terá de volta.
? Mas vai ser alguma outra versão de você. É isso o que você está me dizendo,
não é? E se ele for que nem esse babaca que arruinou nossa vida? E se ele não for
bom como você?
Desvio o olhar e contemplo o lago, tentando conter as lágrimas.
? Por que você se sacrificaria para que outra pessoa ficasse comigo?
? Todos nós vamos ter que nos sacrificar, Daniela. Esse é o único jeito de
preservar você e Charlie. Por favor. Só me deixe fazer com que a vida de vocês em
Chicago seja segura de novo.

Estar com Daniela não é como estar em casa.
Estar com ela define o que é estar em casa.

Não tem sido
assim desde que Jason2 apareceu. Você não é substituível. Nem por você mesmo.
De todas as versões
do Jason, foi você quem inventou de fazer aquela loucura no restaurante, de forçar a
própria prisão, o que fez a gente se reencontrar num lugar seguro.
? Então você está dizendo que é o destino.
Ela sorri.
? Acho que estou dizendo que encontramos um ao outro pela segunda vez.

? O lugar onde moramos, nossos amigos, nossos empregos? tudo isso define
quem somos.
? Isso não é tudo o que nos define. Enquanto eu estiver com você, vou saber
exatamente quem sou.
? Daniela, eu não quero nada além de estar com você, mas se eu não fizer aquilo
amanhã, você e Charlie nunca mais vão viver em paz. E, não importa o que
aconteça, você ainda terá a mim.
? Eu não quero outra versão de você. Eu quero você.

? Eu tinha um plano para proteger Daniela ? digo.
? É, eu li seu plano. Mas não vou me sacrificar para outra pessoa ficar com
minha esposa e meu filho. A calça jeans também.

Desabotoo a calça, pensando que cometi um erro de julgamento. Não somos
todos iguais.

? Quantos de nós você matou hoje? ? pergunto.
? Quatro. E vou matar mil, se for preciso.

Ele (Jason2) se volta para Daniela. ? Eu tinha tudo o que sempre
quis, menos você. E isso me assombrava. Imaginar o que poderia ter sido. Foi por
isso?
? Então você devia ter ficado comigo quinze anos atrás, quando teve a
oportunidade.
? Eu não teria construído a caixa.
? E por que isso seria tão terrível? Olhe em volta. O trabalho da sua vida teve
outro resultado além de dor?
? Cada momento, cada respiração, contém uma escolha ? diz ele. ? Mas a
vida é imperfeita. Fazemos escolhas erradas. Então, acabamos vivendo em perpétuo
arrependimento. Não existe nada pior que isso. Construí algo que realmente pode
acabar com o arrependimento. Que vai deixar você encontrar mundos onde fez a
escolha certa.
? Não é assim que funciona. Você vive e aprende com suas escolhas. Não
podemos enganar o sistema.

Um pensamento muito estranho me ocorre, como uma nuvem passageira de
verão.
Estamos tão claramente no fim. Tudo o que construímos ? nossa casa, nossos
trabalhos, nossos amigos, nossa vida coletiva ?, tudo isso acabou. Não temos mais
nada, exceto um ao outro, mas mesmo assim estou mais feliz do que nunca.

Penso em todas as noites em que fiquei deitado na cama, imaginando como as
coisas poderiam ter sido diferentes caso eu não tivesse escolhido o caminho que me
tornou pai e também um professor de física medíocre, em vez de um luminar da
minha área. Acho que tudo se resume a querer o que não tive. Aquilo que poderia ter
tido se tivesse feito outras escolhas.
Mas a verdade é que eu fiz essas outras escolhas.
Porque eu não sou apenas eu.
Minha noção de identidade foi despedaçada. Sou apenas uma faceta de um ser infinitamente facetado chamado Jason Dessen que fez todas as escolhas possíveis e
viveu todas as vidas que se possa imaginar.
Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas
escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum
modo na matemática da nossa identidade.
Mas nenhum dos outros Jasons importa.
Não quero as vidas deles.
Quero a minha.
Porque, por pior que sejam as coisas, não há nenhum outro lugar no mundo
onde eu preferiria estar senão com esta Daniela e com este Charlie. Se um único
pequeno detalhe fosse diferente, eles não seriam as pessoas que eu amo.
.Ju 07/03/2022minha estante
esse livro é incrível

Alex 07/03/2022minha estante
Kkko o livro todo logo

.Ju

Amei, adoro essas lombras (viagens).
Favoritadíssimo ???

Alex

Pior, kakakakakaka ???

Durante a leitura, eu fico fazendo marcação de partes que eu viajo em pensamentos, me fazendo refletir sobre minha própria vida ???

Eu amei demais esse livro, nossa, sem palavras ??

A primeira coisa que coloco, são os trechos que mais gostei, e pelo visto, quase o livro inteiro mesmo ??
Mas ainda irei fazer uma resenha.

Alex 07/03/2022minha estante
Kk tbm marco, comecei a ler ele, e parei pq ele é bom demais pra ler no celular, não achei físico pra comprar

Alane.Sthefany 07/03/2022minha estante
Nossa, leia o mais rápido possível.
Eu gostei, li Recursão (do mesmo autor), e as pessoas disseram que era muito parecido, no entanto, que Matéria Escura era mais inferior, porém, eu amei os dois, e esse livro, me ganho desde o início.

Acho que vc irá gostar tbm.
Super indico ??

Fátima Carvalho 09/03/2022minha estante
Quero ler esse tbm ???? AAAAAAAAAA

Alane.Sthefany 09/03/2022minha estante
Fátima,

Eu gostei muito, pelo visto, além de romance, eu estou amando o gênero de ficção científica ???

Luan 11/09/2017

"Livro de exatas" mas com discussões bastante humanas e psicológicas, Matéria Escura é um livro que surpreende
Nem toda ficção científica é exatamente chata ou de difícil compreensão. E foi isso que mostrou Blake Crouch, através o livro Matéria Escura, publicação da Intrínseca neste ano de 2017. O livro sci-fi traz vários ingredientes conhecidos do gênero, mas foca especialmente numa trama muito bem construída e com o objetivo de trazer uma discussão cada vez mais comum nos dias de hoje: a felicidade. Você é feliz pessoal e profissionalmente? E se você tivesse a chance de alterar o tempo para mudar isso?

Jadson Dessen é um importante profissional formado em física, brilhante na sua área, mas que deixou a carreira de lado para se dedicar à família. Diante disso, hoje ele é apenas um professor universitário. Em um determinado dia, ele comemorar uma importante conquista de um amigo e na volta para casa, é raptado. Ele não volta mais para casa. Pelo contrário, ele vai se deparar com um importante avanço científico: o trânsito por diversos universos. A partir daí muitas reviravoltas e situações estranhas, acompanhadas de muita aventura, vão ditar o rumo do livro.

A maior parte dos livros de ficção científica são sempre muito bem construídos e trazem consigo histórias até fascinantes. Mas a maioria peca pelo excesso de informações técnicas que normalmente não acrescentam em nada à leitura ou ao leitor mais leigo do assunto. Em Matéria Escura, este não é o problema. O autor conseguiu criar um sci-fi de qualidade, com ótimos embasamentos técnicos, mas de fácil compreensão para qualquer leitor – como é o meu caso. A trama que ele construiu é muito maior do que a porção científica, e talvez aí esteja o acerto e o sucesso da obra.

É importante frisar que a história é muito maior do que citei acima, com mais camadas e complexidades. Mas acredito que cada novo detalhe vá estragar a experiência de leitura com a descoberta de várias situações bizarras – no melhor sentido da palavra. Além de muitas reflexões, o livro traz um ritmo alucinante de acontecimentos. A construção dos personagens principais foi muito bem pensada pelo autor. O protagonista tem carisma, o que vai fazer o leitor torcer por ele e acompanhar a corrida "universal" para desfazer um grande mal.

O livro tem muita ação, como já disse, e não causa marasmo. As situações criadas pelo autor, bem como a criação de mundo, são detalhadas. Alguns dos acontecimentos chegam a causar um "tilt" na cabeça de quem lê, que gera um estouro nos neurônios - pela complexidade e pela agilidade na história. Como já puderam perceber, achei a história ótima. Mas existem as imperfeições. Há uma situação no meio do livro, uma "viagem" do protagonista com outro personagem, que se prolonga demais e em dado momento se torna um pouco cansativa. Há alguns clichês ao longo das páginas, o que torna parte da história, em alguns momentos, previsível. Outro aspecto é o sumiço de um personagem importante que convive boa parte da história com o protagonista. É uma mulher, que de repente some e não aparece mais. Senti falta de um final para ela.

A escrita de Blake é, ao mesmo tempo, simples mas de muita personalidade. É uma escrita fácil de entender, o que torna a leitura muito rápida e fluída, além de diálogos naturais e precisos. Em se tratando de ficção científica, onde é comum haver uma dificuldade ou lentidão um pouco maior, aqui, não. Matéria Escura é de muito fácil entendimento e te leva a reflexões profundas e psicológicas sobre as decisões que você toma no dia a dia e que impactam profundamente no seu futuro. Que decisões tomamos para nosso bem? E para o bem dos outros? Elas são certas ou erradas? Talvez esse seja o maior achado do livro. Uma obra ligada ao gênero mais técnico trazendo reflexões mais humanas do que em muitos livros que achamos por aí.
Fernando Lafaiete 11/09/2017minha estante
Amo este livro. Me prendeu desde o início e o desenvolvimento é excelente!!

Luan 11/09/2017minha estante
Também gostei. Mas senti um probleminha no meio dele, quando o Jason e a Amanda estão "viajando". mas nada q atrapalhe o todo

Ander 11/09/2017minha estante
5? uau rs

Luan 11/09/2017minha estante
sim, mereceu mesmo com uns probleminhas

Gabrielle | @portrasdascapas 14/09/2017minha estante
Luan, qual probleminha que você achou? Eu achei um, que me dei conta só depois de terminar a leitura, e queria saber se mais alguém concorda comigo...

Luan 14/09/2017minha estante
Vc se refere ao problema que citei no desenvolvimento, sobre a parte da "viagem"?

Gabrielle | @portrasdascapas 14/09/2017minha estante
Não... vou te mandar mensagem privada, pode ser?

Luan 14/09/2017minha estante
claro

SaBCouto 02/07/2022

é ficção científica né...
A historia é gostosinha de ser lida, escrita fácil, rápida, sem muito detalhamento, nem nada que torne mais cansativa ou dificultosa. Ótimo pra voltar a ler quando se está a muito tempo parado. A curiosidade em saber o que vai acontecer ajuda a te manter lendo, mas sei lá, o final é meio blé, não dá pra acreditar que seria assim, não da pra acreditar que terminaria assim.
bruno 02/07/2022minha estante
o final estragou o livro demais

SaBCouto 02/07/2022minha estante
SIIIIIIIIIM, eu fiquei "UÉ É ASSIM ENTÃO?TÃO TA...É ASSIM....TUDO ISSO PRA QUE?"

bruno 05/07/2022minha estante
tem um momento que o livro claramente se perde, e depois disso nada salva mais, vai tudo por ladeira a baixa, lembro que quando eu li eu fiquei bem revoltado kkkkkk, mas o recursão dele é bem melhor

SaBCouto 05/07/2022minha estante
jura??? tinha até tirado dos meus próximos depois do desastre que foi esse... acho que vou recolocar então

bruno 05/07/2022minha estante
simm, muito bom, até favoritei o outro

Disotelo 10/07/2022minha estante
Concordo com o Bruno, tanto de achar que o livro se estraga depois de uma certa parte como de achar Recursão melhor... Eu tava gostando no começo, mas naquela parte da perseguição eu tava querendo dizer pro escritor "amado, pra que fazer isso com seu livro?" , eu fico pensando que o livro era melhor originalmente, mas deve ter surgido pressão editorial por mais reviravoltas no enredo...

Disotelo 10/07/2022minha estante
O enredo de Recursão lembra Efeito Borboleta, só que numa versão mais bem elaborada, tipo, muito melhor mesmo, tem um trecho onde o autor perde um pouco a mão, mas não chega a estragar. Daria pra dar uma melhorada no enredo e transformar em um ótimo seriado.

SaBCouto 10/07/2022minha estante
é bom saber que não fui a única achar que o livro foi decaindo. Tava tão bom, ai parece que o escritor ficou com pressa se acabar.... vou seguir o conselho de ambos e ler o outro

Aline Planellas 03/02/2020

Uma boa premissa, mas...
Eu gostei muito da ideia do livro, mas infelizmente parou por aí.

A leitura flui bem, decorrente da forma que foi trabalhado o texto no livro. Então não nos rouba muito do tempo.
Mas os acontecimentos não conseguiram me convencer, por conta da forma que tudo se desenvolveu.
O protagonista não me conquistou, principalmente por sua forma de agir.
Existiram acontecimentos desnecessários e personagem pouco aproveitado.

Eu esperava mais.
variascristinas 05/04/2020minha estante
cara, teu nível de exigência é surreal. to em choque kkkkk

Aline Planellas 05/04/2020minha estante
Você gostou dele?
Kkkkk

variascristinas 27/06/2020minha estante
Eu ainda não li, mas em absolutamente, todo lugar só vejo o povo elogiando esse livro

Aline Planellas 27/06/2020minha estante
Mais duas do grupo concordaram comigo.. já é alguma coisa para se levar em consideração, né? Kkkkkkkkkkkkkkkk

Mês que vem vamos ler o outro dele.. medo kkkkk

variascristinas 27/06/2020minha estante
Vc influencia a opinião negativa das pessoas, lembro de um livro do clube que eu dei quatro estrelas e meia e dp do debate contigo baixei pra 3. kkkkkkkk

variascristinas 27/06/2020minha estante
Inclusive, saudades de clube do livro contigo

Aline Planellas 27/06/2020minha estante
Kkkkkkkkk
Calúnia kkkkkk

Saudade.. o nosso acabou :(

Cris0201 17/02/2021minha estante
Realmente. O livro não é ruim, é envolvente até certo ponto, mas não consegui me importar com os personagen e no final só queria q acabasse logo.

Fabio.Nunes 18/12/2023

Sci-fi de responsa
Matéria Escura - Blake Crouch
Editora: Intrínseca, 2017

Esse livro foi recomendação do amigo Max, a quem agradeço desde já.

Já pensou que pode haver um universo diferente para cada decisão que você não tomou na vida? Que a cada decisão que você toma, as importantes e as simplórias, inúmeros outros universos são criados, onde versões de você mesmo tomaram rumos diferentes?
E se uma versão de você mesmo fosse capaz de construir uma máquina de superposição quântica e pudesse acessar esses universos?
E se essa versão sua de outra realidade te banisse forçosamente para uma outra realidade - vivendo, então, em seu lugar?
É assim que Blake Crouch nos suga para sua história. Suga, pois é uma leitura tão envolvente que você não sente vontade de parar.
Nela, acompanhamos Jason - um professor de física medíocre, casado, pai de um menino de 15 anos - que é sequestrado e enviado para uma outra realidade onde vivia uma outra versão de si, de onde tenta desesperadamente encontrar uma forma de voltar ao seu próprio mundo e a recuperar sua própria vida.
Neste processo, Crouch nos apresenta de forma muito didática inúmeros conceitos da física, como matéria escura, superposição quântica, espaço existencial 5D, e de posse desses conceitos cria uma narrativa intensa onde Jason passa a conhecer inúmeras versões de si mesmo em universos diferentes, na busca pela sua casa.
É um livro que fala sobre a vida, sobre o que de fato define nossa identidade, sobre nossa capacidade de atribuição de valores, sobre perdas.
Fiquei com medo de a história descambar para um clichê melodramático mas nem de longe foi isso que senti. É uma obra que guarda semelhanças com "A biblioteca da meia-noite", do Matt Haig, então se você leu esse livro, curtirá este aqui.
Sci-fi do bom e que tu lê num dia se der mole.
Recomendo muito.
Vanessa.Castilhos 18/12/2023minha estante
Resenha maravilhosa, Fabio!!???

maltchik/ 18/12/2023minha estante
Minha próxima leitura ?

AndrAa58 18/12/2023minha estante
Arrasou na resenha. Vou ter que ler ?

Obrigado Van.

Fabio.Nunes 18/12/2023minha estante
Não vai se arrepender maltchik.

Obrigado Andréa!

Max 18/12/2023minha estante
Ótima resenha! Feliz por ter gostado... ufa!?

Kkkk

A Leitora Compulsiva 27/01/2024minha estante
Mulheeeeeer, se gostou desse livro não deixe de ver Recursão.

Segue o mesmo curso frenético, mas em um assunto diferente!

Vou por na listinhaa

A Leitora Compulsiva 28/01/2024minha estante
Se ajuda: lemos agora no mês de janeiro, no grupo de leitura privado. Não teve ninguém que saiu tranquilo da leitura: todo mundo na camisa de força ?

bubuletta 28/01/2024minha estante
Grupo de leitura só presta assim hahaha ?. A primeira resenha que aparece deu um dois pra ele, pq???

A Leitora Compulsiva 28/01/2024minha estante
Acho que foi um erro do Skoob amiga, porque o Blake é meu autor favorito ?

No dia que eu der um zero ou nota baixa pra ele, mas fácil eu me jogar pela janela KKKKKKKKKKK

A Leitora Compulsiva 28/01/2024minha estante
Lembro que quando publiquei a resenha, o Skoob tava duplicando as publicações

bubuletta 28/01/2024minha estante
Eu sou nova aqui, ele é cheio de erro, mas não achei outro APP com a interface fluida e interativa como ele

A Leitora Compulsiva 28/01/2024minha estante
Isso é verdade, ele tem alguns bugs muito chatos que os desenvolvedores estão aos poucos retirando. Mas é o único que encontrei também com essa fluidez e união da comunidade leitora brasileira.

Eu moro aqui, é minha casinha de conforto ?

Gi.Mendes.Ap 23/11/2023

Genial
Jason é um professor universitário, que vive com sua esposa e seu filho. Após voltar da festa de comemoração de um amigo, Jason é raptado e acorda desorientado em um mundo onde ele é um gênio que teve sucesso em sua pesquisa sobre física quântica. A partir disso, ele começa uma série de eventos para tentar entender o que fez sua vida virar de cabeça para baixo, colocando até sua sanidade à prova.

O ritmo desse livro é absurdamente rápido. Não dá vontade de parar de ler. A narrativa possui bastante ação e não nos dá nem uma pausa para respirar.

A abordagem do multiverso, as consequências de cada escolha que realizamos e que podem nos levar a destinos diferentes, é genial!

O livro todo é redondinho, além de construir a relação entre os personagens e suas motivações de forma bem real, fazendo com que o leitor sinta as emoções junto com o personagem e torça para ele encontrar sua família.

PS: Só queria saber onde foi parar a pobre da Amanda.

?É assustador pensar que cada ideia que a gente tem, cada escolha que a gente faz se ramifica em um novo mundo.?
Henrique Sanches 23/11/2023minha estante
Mais um sci-fi pra conta... parabéns!!!

Gi.Mendes.Ap 23/11/2023minha estante
Aos poucos vou aumentando essa lista, Henrique! ?

Uhuuuuu

Henrique Sanches 23/11/2023minha estante
Se quiser dicas de sci-fi nacional, tenho umas boas...

Gi.Mendes.Ap 23/11/2023minha estante
Quero sim, tenho lido pouco nacional.

Fabio 28/11/2023minha estante
UM dos melhores livros Sci-fis que já li... simplesmente viciante!

Gi.Mendes.Ap 28/11/2023minha estante
Aqui entrou para a lista de favoritos, Fabio!

Helenapessoa 26/03/2021

Não sei se comecei o livro com muita expectativa, mas eu me decepcionei um pouco com a leitura? esperava um plot muuuito louco que me fizesse surtar e tal... Mas não achei tão interessante assim.

Espero gostar de Recursão....
isapoirot 26/03/2021minha estante
???

??

Marcus 26/03/2021minha estante
Esse livro não me conquistou em quase nada. Você também notou incoerências na trama ou algum furo de roteiro?

Helenapessoa 26/03/2021minha estante
Eu achei que o autor embolou vários universos e acabou não explicando nenhum. O livro tinha muito potencial, mas acho que a abordagem da história não foi das melhores! Achei o plot bem mais ou menos. Só a última página q eu achei legal, mas é previsível. Achei furos tb! Em uma hora ele fala que não quer ir pra outro universo por causa do filho, e no outro pede pro menino abrir a porta (???) Enfim, não gostei muito nao

Marcus 26/03/2021minha estante
Eu tô aqui tentando entender como foram tantos Jasons pra primeira Chicago, porque eu penso que se fosse assim, era pra ter vários Jasons2 que também conseguiu criar o cubo? E se for assim, quem garante que aquela Daniela realmente é a do primeiro Jason, sendo que há 15 anos a vida desses outros Jasons eram a mesma? Olha não me desceu ter só um Jason que criou o cubo e vários que foram sacaneados por esse único num mesmo universo. O bicho só tinha 100 ampolas de droga, tem uma hora que nas mensagens aparece um Jason 147 sei lá, um número maior que 100. Fez sentido?

isapoirot 26/03/2021minha estante
mas as possibilidades sao praticamente infinitas. so a parcela dos jasons que foram afetados a partir do desastre que invadem o mundo do jason original. os outros jasons que criaram outros cubos não necessariamente se cansaram daquela vida e fugiram p outro universo. se o autor fosse abordar detalhadamente cada possivel ?furo? ia ficar gigante e monótono

Helenapessoa 26/03/2021minha estante
Faz sentido amg! Mas concordo com o Marcus sobre ter outros mundos quase iguais e ele na vdd ter achado que aquele era o dele... Sla não me desce a lenga lenga de "quando olhei pra ela vi que era a minha Daniela"

Thaí 10/12/2023

Um poema para um livro!
"Quem escreverá a história do que poderia ter sido o irreparável do meu passado;
Este é o cadáver.
Se a certa altura eu tivesse me voltado para a esquerda, ao invés que para direita;
Se em certo momento eu tivesse dito não, ao invés que sim;
Se em certas conversas eu tivesse dito as frases que só hoje elaboro; Seria outro hoje, e talvez o universo inteiro seria insensivelmente levado a ser outro também."

Fernando Pessoa

Esse livro é incrível, leiam!!!
Naraliz 28/01/2024minha estante
Amg esse livro é pesado? Quais são os gatilhos? Procurei mas não descobri. Ele tem hot?

Oii, não tem hot
Tem um pouco de violência, mas não é doméstica, é difícil falar sem dar spoiler kkkkk
É um cara com aquela eterna pergunta... E se?

Thaí 28/01/2024minha estante
Ele tem a chance de viver outras vidas

Naraliz 28/01/2024minha estante
Entendi, muito obg!! ?

Thaí 28/01/2024minha estante
Eu lembrei agora que tem hot bem leve, mas é insignificante na história do livro, se vc gosta de ficção científica e multiverso vale a pena ler?

Adna31 15/04/2024minha estante
Decidi ler por causa dessa resenha

Thaí 15/04/2024minha estante
Adna, que bom!
Achei que esse poema encaixou perfeitamente com a história, espero que goste ?

ELIZ 23/08/2022minha estante
Parei no primeiro parágrafo! ? Coloquei na minha lista! Vou atrasar minha cópia!

Brujo 23/08/2022minha estante
Hehe ... Faz bem, Eliz !!

Suely.Fernandes 06/09/2022minha estante
Tive as mesmas percepções do final. Te deixa com uma pulga na orelha, mas fica sendo a cereja do bolo, cada um aprecia a sua!

bardo 02/12/2022minha estante
Ao contrário de vc comecei por esse,eu não diria que Recursão é melhor, mas os dois para mim são páreo a páreo, ainda que talvez de para dizer que a construção de personagens em Recursão é um tanto mais elaborada do que aqui. No mais doido para que lancem logo o novo livro dele por aqui ;-)

Renan.Menchik 03/01/2023minha estante
Bela resenha !

Brujo 03/01/2023minha estante
Valeu, Renan!!! Bom ver que voltou !!

Renan.Menchik 04/01/2023minha estante
Estou de volta! 2023 seja o ano de boas leituras e belas resenhas !

joania 18/05/2021

Matéria Escura: Frenético e Instigante.
Jason é um professor de física que tinha um futuro promissor como cientista, mas que desistiu da carreira para poder aproveitar a vida com Daniela, sua esposa e Charlie, seu filho. Entretanto, em uma noite, Jason acaba sendo sequestrado por um homem e acorda em um mundo completamente diferente: sua família não existe e ele é um pesquisador de grande sucesso. O que é real? Como ele pode voltar para casa? É assim que o autor e roteirista americano Blake Crouch nos apresenta Matéria Escura.

Este livro é um daqueles que você quer ficar horas comentando sobre, mas que quanto menos você sabe antes de iniciar a leitura, melhor. Com uma escrita em parágrafos curtos, fluída, narrada em grande parte em primeira pessoa, na visão do protagonista e com alguns poucos capítulos na terceira pessoa, Blake cria uma atmosfera frenética, repleta de cenas de ação e plots bem escritos, não permitindo que a história fique massante em momento algum.

Apesar de não ter quase nenhum contato com o gênero de ficção científica, as explicações objetivas e simples das teorias abordadas foram o suficiente para me situar dentro do enredo, não me senti perdida, muito pelo contrário: me vi fascinada pelas possibilidades dos mundos paralelos e totalmente imersa na história.

É o amor pela família dele que influencia Jason em todas as suas decisões, a partir do momento que o seu mundo muda. Foi realmente emocionante acompanhar ele narrando sobre seu filho e sua esposa e me trouxe reflexões sobre como devemos aproveitar o momento que vivemos com quem amamos, porque não sabemos quando tudo vai ruir.

Porém, algo que me fez tirar 0,5 pontos
do livro foi o final, porque eu realmente esperava algo mais detalhado, senti que foi tudo muito corrido e desfecho em aberto me deixou curiosa e parecendo que faltava algo. Mas isso não estragou a experiência única que eu tive com o livro.

De forma geral, foi uma leitura incrível e com certeza uma das mais surpreendentes do ano. Recomendo demais para quem gosta do gênero ou até mesmo para quem quer se aventurar em temas novos, com certeza vale a pena.
Lunoir 18/05/2021minha estante
n sei se leio esse primeiro ou recursão

joania 18/05/2021minha estante
olha, muita gente fala que recursão é melhor, mas que é mais complexo. eu resolvi começar com matéria escura porque não tenho muito contato com ficção científica e não me arrependi, a leitura foi ótima e me deu muita vontade de ler recursão :)

Lunoir 18/05/2021minha estante
vou começar por esse tambem,é melhor para eu não ficar boiando kkk

joania 18/05/2021minha estante
boa leituraa, espero que você goste tanto quanto eu ?

obg ?

tefe 18/05/2021minha estante
ícone resenhista qur fez colocar mais um livro na minha meta literária

joania 18/05/2021minha estante
@tefe amo a lenda que sabe apreciar bons livros

Kléver 27/02/2020

Simplesmente Incrível
"Matéria Escura" me cativou pela sinopse.

Logo eu apaixonado por Física, me vi mergulhado em uma história fantástica, bem construída e cheia de descobertas.

A forma como todos os pontos se encaixam é fantástica.

Recomendo muito a leitura.
Amoo mg

Mr

Muito ??

joanice.oliveir 27/02/2020minha estante
Um livro que deveria ganhar as telonas.

@injoyce_ 27/02/2020minha estante
Verdade. É maravilhoso demais. Fiquei viciada no autor e comprei pines, ainda não li, espero gostar também.

Kléver 27/02/2020minha estante
Eu nem quis falar muito para não tirar as surpresas de quem for ler. Mas eu amei de uma forma muito grande esse livro, inclusive procurarei mais obras do autor.

joanice.oliveir 27/02/2020minha estante
Já coloquei no carrinho o novo livro dele. Vou esperar entrar na promo haha