Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Ingrid 24/08/2021

Livro fantástico! Te faz refletir de verdade...
Comecei a ler Matéria Escura porque me recomendaram quando terminei de ler Recursão (outro livro do mesmo autor).

Recursão continua sendo meu preferido, mas Matéria Escura não fica muito atrás.

É complicado explicar do que se trata o livro sem acidentalmente soltar um spoiler, mas o que posso dizer é que ele me fez refletir muito sobre as escolhas que fazemos, arrependimentos que sentimos e sobre o quão importante cada escolha mínima que fazemos é pra nossa história como um todo.

Eu recomendo esse livro para todos os amantes de ficção científica que também gostam um pouquinho de refletir sobre essas questões da vida.

Amei!

Douglas 02/11/2021

Livro insano
Este é um dos melhores livros de ficção científica que já li. Extremamente empolgante com uma leitura fácil e que não te cansa. Um Sci-fi" de respeito.

Gisllany 28/02/2024

MATÉRIA ESCURA conta a história de Jason Dessen e os seus esforços para retornar à sua realidade através do aterrador multiverso de vidas que ele poderia ter vivido. Nesse labirinto infinito de mundos, ele embarcará em uma jornada alucinante até encontrar sua verdadeira família e salva-los de um inimigo impossível de derrotar: ele mesmo.

Thiago 26/08/2021

Simplesmente excelente
Todo seu enredo se encaixa com perfeição, sem deixar pontas soltas ou dúvidas.
A construção dos personagens é envolvente, você absorve os sentimentos do Jason, sofre, sente ansiedade, medo e ira junto ao protagonista. Um livro leve, fluido e envolvente, que não termina sem nos deixar curiosos sobre como nossas escolhas estão refletindo no multiverso...
DeBem 19/01/2023minha estante
Livro impecável... perfeito

Kah 20/07/2020

Novidade pra mim, ler um livro de ficção científica e mais novidade ainda, gostar como gostei! Personagens, mundos, linguagem, narrativa, escrita...só não dei cinco estrelas, pq gostaria que o final fosse mais completo, pra qual mundo foram...quem leu vai entender, se eu falar muito será spoiler!
Arthur Coelho 21/07/2020minha estante
Uai po, tu deu 5 estrelas kkkkk

Kah 21/07/2020minha estante
Dei? Pra mim tá aparecendo quatro e meia kkkkkk mas enfim, o livro é muito bom!

Arthur Coelho 21/07/2020minha estante
Agr apareceu 4,5 kkkkk, ele é bom mesmo? To procurando um gênero de livro pra focar nele

Kah 21/07/2020minha estante
Olha, eu não gosto de ficção científica, mas falaram tanto desse livro, que não era tão absurdo...resolvi ler e amei. Linguagem de fácil entendimento (o que é difícil em livro de nerd kkkkkk), vc consegue entender facilmente, montar teorias, descobrir as tramóias...só o final que eu gostaria que ele tivesse escrito mais um parágrafo ou dois...

Kléver 27/02/2020

Simplesmente Incrível
"Matéria Escura" me cativou pela sinopse.

Logo eu apaixonado por Física, me vi mergulhado em uma história fantástica, bem construída e cheia de descobertas.

A forma como todos os pontos se encaixam é fantástica.

Recomendo muito a leitura.
Amoo mg

Mr

Muito ??

joanice.oliveir 27/02/2020minha estante
Um livro que deveria ganhar as telonas.

@injoyce_ 27/02/2020minha estante
Verdade. É maravilhoso demais. Fiquei viciada no autor e comprei pines, ainda não li, espero gostar também.

Kléver 27/02/2020minha estante
Eu nem quis falar muito para não tirar as surpresas de quem for ler. Mas eu amei de uma forma muito grande esse livro, inclusive procurarei mais obras do autor.

joanice.oliveir 27/02/2020minha estante
Já coloquei no carrinho o novo livro dele. Vou esperar entrar na promo haha

Sa | @umadose.de.literatura 02/12/2021

Livro de explodir a cabeça!
Eu simplesmente amei esse livro! Essa teoria do Multiverso simplesmente explodiu minha mente e, diferente do que eu achei no início da leitura, ela não me deixou bad por pensar demais, na verdade esse livro me confortou bastante. Sou alguém que pensa muito nos "E se..." e saber que existem vários Eus vivendo todas as possibilidades existentes me deixa bem feliz haha.
Gaby 02/12/2021minha estante
Simmmm
depois q eu terminei de lê-lo eu fiquei em uma pira sobre todas as escolhas q eu fiz e como seria se tivesse acontecido de outro jeito
E como seria se eu me encontrasse com essa versão diferente de mim
Kkkkkskskkkk amooo esse tipo de livro

Sa | @umadose.de.literatura 03/12/2021minha estante
Eu todaa hahah Fiquei muito tempo pensado nas infinitas realidades que poderia viver, é muito louco!

Ageneu 22/01/2021

Cada escolha uma renúncia
Um livro surpreendente e que me fez refletir sobre muita coisa.

Inicialmente o livro conta uma história até comum mas que já seria muito boa só pela forma como o autor nos mostra a história e o desenrolar da trama em sí.

Porém oque mais me chamou àtenção e oque de fato me fez gostar tanto desse livro são os questionamentos que o personagem principal passa para quem o lê, em diversos momentos me peguei pensando sobre minhas escolhas e como elas afetaram minha vida hoje, tudo pelo que ja passei bom ou ruim foi oque criou o indivíduo que sou.

Termino fazendo um questionamento a você que está lendo, o mesmo que me fiz praticamente o livro todo: existe algum acontecimento na sua vida que foi tão determinante que caso fosse alterado mudaria não só toda a sua perdonalidade mas também a vida das pessoas ao seu redor?

Resumo: livro com uma história/conclusão muito boa atrelados a questionamentos densos.

Viviane.Fonseca 06/11/2020

Perfeito!
Nossas escolhas indicam para onde iremos. Matéria Escura aborda a temática dos multiversos através do personagem Jason, o qual se confronta com diversos mundos e seus vários "eus". Quem somos de verdade? O que conquistamos até o presente? Para onde nossos arrependimentos podem nos levar?
Um livro eletrizante, que te prende do início ao fim.

art. 28/09/2020

Um livro para explodir a sua mente!
Que livro fascinante!!!

A história se baseia na de Jason Dessen, que é sequestrado e desorientado e assim acorda, mas em um mundo meio diferente

O início é um pouco lento (porém a escrita fluida ajuda essa "demora" passar um pouco mais rápido), apresentando a realidade do personagem principal, mas quando você chega no final é possível entender o porque desse início bem detalhado.

Esse livro faz você pensar que: se coisa uma acontecesse diferente nas nossas vidas, tudo poderia ser diferente?

Uma coisa que me pegou foi que não tive um apelo tão grande um apelo tão grande com o personagem principal, mas nada que estragasse a experiência.

Estou louco para ler recursão, pois tenho certeza que vai explodir minha cabeça novamente :)

Haime 13/11/2020

Matéria escura!
Favorito sim !
Escrita super fluída. Comecei e não conseguir parar .
Um excelente livro para começar leitura ficção científica , leve porém profundo.

O autor trabalha bem dentro da ficção científica os vários eu que temos dentro de nós, ou seja que diferentes rumos suas decisões muda sua vida atual ?
Bruna 13/11/2020minha estante
Ler Pines dele é tão bom quanto. Blake Crouch não decepciona.

Mirely.Aline 17/10/2023

Gostei demaisss! Vim com as expectativas altíssimas, confesso que foram um pouco quebradas, mas nossa bom demais mesmo assim. Gostando mto de ler sobre multiverso mas não na pegada ficção-científica mas sim sobre reflexões, arrependimentos, possibilidades

Gustavo | @guh_santtoos 24/04/2021

Uma proposta boa, porém mal executada!
Raptado por um homem mascarado, Jason Dessen é deixado inconsciente e, quando acorda, descobre estar em um novo mundo, onde leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor em uma universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito impossível.

A Proposta é simplesmente explorar o lado dos Multiversos, mas o autor deixa isso de lado e foca mais no Romance entre os personagens que acaba desfocando o lado científico do livro.

Quem ler Recursão primeiro vai sentir falta de tais explicações de dar um nó na cabeça. O ritmo continua bom, fluiu bem demais e conseguiu me prender a todo momento, mas fiquei decepcionado com a parte científica do livro... ?

Caroline.Martins 27/06/2020

No chão
Definitivamente esse livro é a fora da minha zona de conforto, sempre procurei e ensaiei livros de ficção científica pra começar nesse mundo, mas nunca fluiu. Aproveitei o hype e os trocentos vídeo de Geek Freak enaltecendo ele e me despertou a vontade de ler, furei a tbr da maratona e eis que pisquei e já terminei haha.
Fiquei com medo de ser muito difícil a leitura e me surpreendi bonito rs, a escrita é fácil, fluída e ele te prende do começo ao fim.
O livro é cheio de ação e mesmo com toda a construção de mundos ele não te entedia porquê tem outras coisas acontecendo; a medida que foi chegando no final a minha expectativa ia aumentando e ele não me decepciou.
O final me emocionou, não importa quantas outras versões existem de você mesmo, as pessoas que vc ama sempre serão únicas.
Marcelo Magalhães 04/07/2020minha estante
Olha ,essa sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro ,esse ano eu li Pines deste mesmo autor e tbm achei incrível ,vou ver se consigo pegar esse livro este ano ainda pra ler ,rsrs ,obrigado por me deixar mais interessado e depois vou ver esses vídeos que vc falou do geek freak aí. Abração

Paloma 17/08/2021

Somos o conjunto de todas as nossas escolhas.
"Imagine que você é um peixe, nadando num lago. Você pode ir para frente e para trás, para um lado e para o outro, mas nunca para fora da água. Se tiver uma pessoa na beira do lago, olhando para você, você não vai nunca saber que essa pessoa está ali. Para você, esse pequeno lago é o universo inteiro. Agora imagine que esse alguém se abaixa e tira você da lagoa. E você vê: aquilo que parecia ser o mundo inteiro é só um laguinho. Você vê outros lagos. Árvores. O céu. E percebe que faz parte de uma realidade muito maior e muito mais misteriosa do que jamais sonhou."
_

Sempre tenho muito receio de ler sci-fi. Tenho medo de não compreender nada e acabar deitando em posição fetal e chorar pela minha burrice. ?

Então arriscar em Matéria Escura, foi uma nova proposta para mim. E por ser um gênero que não estou habituada a ler, ele me conquistou completamente! Consegui acompanhar tudinho, sem nenhum problema. A escrita do Blake Crouch foi de fácil compreensão, cativante e objetiva. Os capítulos curtos ajudou muito também na leveza da narrativa.

Adorei todas as reflexões que ele instiga. Acabou revelando quantos 'E se?' eu possuia dentro da minha mente e até me fez sentir mais confortável com todas as escolhas 'erradas' que tomei na vida. Tudo é aprendizado!

Só não darei cinco estrelas por causa do seu final. Achei tudo tão corrido. Pareceu que o autor estava ansioso demais para finalizar... pois seria incrível ler mais 100 a 200 páginas desse trama tão delicioso. Queria um desfecho melhor. :(

_

"É assustador pensar que cada ideia que a gente tem, cada escolha que a gente faz se ramifica num novo mundo."
Heliton 19/08/2021minha estante
Os livros do gênero sf variam mt de um para o outro, assim como de qualquer gênero literário que exista, uns são mais fáceis que ler, enquanto outros podem ser bem maçantes ou bastante complicados (por grande maioria ser assim é que se cria esse receio de ler). Mas eu amo; pena q ainda n tive a chance de ler este livro e nenhuma outra obra desse autor. Futuramente quem sabe.

Paloma 19/08/2021minha estante
Exatamente isso, Héliton!

Espero que quando tiver a oportunidade de ler esse, aproveite muito também. ?

Heliton 19/08/2021minha estante
Obg! qnd esse dia chegar vou aproveitar sim ;)