Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Desiree.Dornelles 18/04/2024

Gostei bastante, mas infelizmente casa plot eu já imaginava umas 20 páginas antes. O final da história eu já tinha pensando umas 50 páginas antes haha gostei mesmo assim

Wolpim 18/04/2024

Uma Jornada Alucinante pelos Limites da Realidade!
Em Matéria Escura, Blake Crouch nos presenteia com uma obra de ficção científica que desafia todas as expectativas. Desde as primeiras páginas, somos imersos em um mundo onde a linha entre o possível e o impossível se dissolve diante de nossos olhos. A narrativa magistralmente tecida nos leva em uma viagem através das complexidades do multiverso, onde cada escolha desencadeia uma infinidade de realidades alternativas. Acompanhar Jason Dessen em sua jornada tumultuada é uma experiência emocionante e enriquecedora, repleta de reviravoltas que deixam o leitor sem fôlego.

Crouch não apenas nos cativa com sua habilidade de criar suspense e tensão, mas também nos faz questionar nossa própria existência e as escolhas que moldam nossas vidas.

Matéria Escura é uma obra-prima da imaginação, uma verdadeira montanha-russa de emoções que ecoa muito além das páginas finais.

Tai 17/04/2024

Matéria escura
Um livro interessante, achei a história com uma vibe filme de ficção científica dos anos 80. O texto é fluído e que faz ser uma leitura rápida.

GabrielaBr 16/04/2024minha estante
MAIORAAAALLL

VitAria928 16/04/2024

Não achei extraordinário, mas me entreteve o bastante. Acho que o principal trunfo que me fez conectar melhor com a leitura é a forte ligação do protagonista com as pessoas que ama, a determinação para reencontrá-las, grande destaque para ele e a Daniela. Só assim consegui me importar com o que aconteceria com ele e a jornada de volta para casa. De resto, é um bom livro pra pensar na vida, nas nossas escolhas; despertou alguns gatilhos rs.

EduardoHelmer 16/04/2024

E se...
O livro, acima de tudo, trata sobre o tema do "e se?"

Jason é um homem que, contra a sua vontade, tem a possibilidade de experimentar uma realidade onde o "e se?" não é apenas um desejo ou um motivo de ansiedade, mas uma opção real. Com o desenvolver da história, fica claro o quão precioso e imutável é o 'agora', mas não o 'agora' no sentido temporal, mas no sentido da aceitação do ser, da realidade presente. O "e se" pode sim existir e existir em milhares de realidades, mas nenhuma atitude tomada aponta uma causalidade. Todos os "e se" têm a mesma probabilidade de se tornarem algo bom ou algo ruim. Então, consequentemente você poderia ser uma pessoa diferente, em uma profissão diferente da mesma forma que você também poderia ser o escritor de um Romance Paranormal Gay com Gravidez Masculina de Dragão. A questão apresentada é que, além de não existirem escolhas certas ou erradas, os efeitos e consequências dessas ações não são certos; o karma não existe. O livro traz a filosofia do ser além do questionamento do "e se".

"E talvez eu possa abrir mão da dor e do ressentimento do caminho não trilhado, porque o caminho não trilhado não é apenas o inverso do que sou. É um sistema infinitamente ramificado que representa todas as permutações da minha vida."

Yuyu 16/04/2024

"Que viagem é essa, vei?" Puro suco do sci-fi
Se fosse em outras circunstâncias talvez eu não teria lido pq geralmente esse tipo de história não faz meu estilo, mas eu amei!

Não esperava ter tanta ação assim, oq foi ótimo pra me prender. Me senti muito burra sem entender as explicações de física quântica kkkkk mas não precisa entender pra aproveitar a história

Escrita maravilhosa, com detalhes que fazem você mergulhar na história. E consegue ao mesmo tempo ser um livro sobre família, sobre escolhas e autenticidade.

Mateus.fariadc 16/04/2024

Mais um livro que trabalha a questão do multiverso, e como cada escolha de nossas vidas cria diversas ramificações de universos em que tomamos diferentes decisões, e no impacto grande ou pequeno que elas podem ter no nosso presente e futuro.
Assim como na minha leitura de biblioteca da meia-noite, em certo ponto os multiversos ficaram meio cansativos pra mim, uma repetição chata quando já havia o suficiente para entender a mensagem exposta pelo autor, mas, como eu gosto mais de um mistério acabei sendo cativado mais por esse livro que me fez devorar a história em poucos dias, e um sentimento de não posso parar de ler até obter todas as respostas.
Eu gostei do final em aberto, a situação em si era tão absurda e complexa que fez mais sentido mesmo, mas tenho certeza que eles conseguiram ir para um mundo onde Jason, Daniela e Charlie puderam viver suas vidas com aquilo que mais importava para eles no seu mundo.

Natália Holanda 16/04/2024

Livro previsível, falta de inovação e uma construção dos personagens. O livro não convence. Escrita ok

Raquel_sandrade 14/04/2024

Uma historia intrigante
Esse livro me prendeu do inicio ao final.
Cada detalhe colocado, tem um motivo.

Muito bem escrito e amarrados, os personagens são cativantes.

Várias reviravoltas que te deixa angustiado, com medo.
Amei! 10/10

Paula 13/04/2024

Tem uma proposta interessante, mas ao longo do livro a leitura fica cansativa e algumas partes se tornam previsíveis e clichês.

Henry 12/04/2024

Você precisa arcar com as suas escolhas.
Quando estamos crescendo, sempre vêm a mente a possibilidade de um "e se". "E se eu tivesse entrado naquela faculdade", "e se eu tivesse com fulano", "e se eu tivesse aceitado aquele emprego".
São boas perguntas, e e eu acho que é interessante fazer isso de vez em quando. Mas também é muito legal, acompanhar o ponto de vista e a história de determinado autor (a) sobre esse assunto.

Posso dar a ideia do filme Past Lives, cujo filme não possui nenhum elemento de Ficção Científica, mas é igualmente profundo. Tudo em Todo Lugar, é uma bela história sobre aceitação e identidade, em meio a um multiverso caótico e fritado.

Pra mim, as melhores ficções científicas, são aquelas que nos ajudam a pensar. Aqui, o tema do multiverso é bastante abordado. Mas é menos sobre um conceito legal, e mais uma ferramenta de uma narrativa envolvente. A viagem pelo multiverso tem uma razão narrativa para ser assim. E isso nos ajuda a entender os personagens.

Por fim, fica uma bela meditação sobre escolhas, consequências e arrependimentos. E um livro que te faz pensar, é um excelente livro pra levar pra vida inteira