Mar Grande

Mar Grande Geferson Santana




Resenhas - Mar Grande


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Maria Ferreira / @impressoesdemaria 17/01/2017

As águas que correm
Romance de estreia do jovem autor, Geferson Santana.
Lito, o personagem principal é uma criança que mora em Beira Mar, um distrito da cidade de Maragogipe, no Recôncavo baiano. Filho de pescador, deseja seguir os mesmos passos do pai, que é contra por querer que o filho estude para ter uma profissão que dê dinheiro, para que seu destino não seja viver na mesma pobreza como ele e sua esposa vivem.

A construção de uma usina hidrelétrica afetou muito a pesca na região e consequentemente a economia local, que é majoritariamente movimentada pela pescaria, de modo que os moradores tiveram que procurar por outras formas de trabalho. As mulheres, marisqueiras e ceramistas, atividades tradicionais, se veem na necessidade de executar trabalhos domésticos nas casas dos mais ricos, muitas vezes para ganhar menos do que o merecido.

Sensível como Lito é, quando não está brincando com seus amigos, aproveita para escrever poesias. Curioso, faz perguntas e aprende muito com sua avó sobre a história da região em que vive, imerso numa realidade em que as religiões de matriz africana se fazem presentes na vida e nas narrativas.

Nesse livro, o autor traz questões que são caras à cultura local, faz uma crítica social ao expor a realidade de pessoas que ainda são exploradas, chama atenção para o tema da sexualidade, que ainda é tabu nas comunidades ribeirinhas, de modo que o final deixa no ar uma curiosidade instigante.

A narrativa segue uma linha de prosa poética com uma leveza que chega a mexer com os sentidos de quem lê. É como se sentíssemos o toque das águas, o cheiro das comidas ou aquela sensação de plenitude quando aprendemos algo novo.
É uma leitura importante para abrir os olhos para o novo, para o outro e outras realidades.
Fica a minha indicação de que mergulhem nesse Mar Grande.


site: http://minhassimpressoes.blogspot.com.br/2017/01/mar-grande-geferson-santana.html
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR