Feminino e Masculino

Feminino e Masculino Leonardo Boff
Rose Marie Muraro

Resenhas - Feminino e Masculino

Tatá 02/03/2020

Rico em muita informação!
Leonardo Boff começa esse livro trazendo informações riquíssimas principalmente no que concerne o mundo das religiões com relação ao gênero. Dá pra perceber que é uma análise que perpassa muito pelo campo da Teologia, enquanto Rose Muraro vai pelo caminho da psicologia, criticando de forma contundente o conservadorismo freudiano acerca de determinismos biológicos com relação a gênero. Com muita perspicácia a autora passa por questões gerais, mesmo o foco dessa discussão sendo gênero: ela fala da bissexualidade, da transexualidade, cita brevemente como o patriarcalismo precisa do racismo e do machismo para sobreviver e entra até na questão da androginia: se as pessoas fossem mais andróginas em termos de vivências cotidianas, o mundo seria melhor.
Ao meu ver, por mais que ambos tenham citado que gênero não se refere à questão do sexo biológico, senti falta de mais dedicação dentro dessa problemática. Também percebi que Muraro traz uma solução que pra mim não é a real: defende um Estado Novo, com princípios distintos do patriarcalismo e voltado na ancestralidade feminina no poder. Ela também crê que isso se dará de forma pacífica. Ambas as coisas são coisas que não fazem parte daquilo que acredito: Estado e justiça são coisas ao meu ver, antagônicas. E revolução pacífica soa extremamente impossível diante de nossa realidade.
No mais, livro riquíssimo em informações, vale a leitura.
Gilvany.Souza 12/05/2021minha estante
Alguém tem esse livro em pdf preciso fazer um trabalho urgente

@ciduart 18/02/2023

Muito ainda há de ser compreendido, tive dúvidas, trechos ainda sem entender e algumas reflexões? ?A espiritualidade nos faz entender a morte como parte da vida, como o seu momento alquímico de transmutação.?

Jocélia 26/10/2015

A que, finalmente, homem e mulher são chamados? Partindo dessa indagação, os autores motivam os leitores a pensarem sobre novos padrões de relacionamento e de integração ao que se refere a guerra dos sexos. Analisando os discursos que se firmaram sobre a diferença entre os princípios masculinos e femininos, durante a leitura, os autores apontam para a situação de emergência do reconhecimento de ambos como agentes capazes de inaugurarem uma nova aliança de valorização da alteridade e apreço da reciprocidade na garantia de um futuro esperançoso para a humanidade.
’’...esperança de um novo patamar de civilização não mais estigmatizado pela dominação de gênero”(Boff)

Marita13 10/06/2021

Caminhos para uma sociedade com mais equidade
O livro feminino e Masculino fala sobre caminhos para equidade entre o feminino e o masculino. Primeiramente em uma visão teológica na qual eu não entendi muita coisa e não fiquei tão interessada. Mas o segundo ponto que é baseada na psicanálise, mas com críticas ao Freud eu compreendi bastante coisas.
Rose Marie Muraro fala sobre formação do inconsciente do homem e suas fases libidinais e tbm formação do inconsciente da mulher e como ela é perversa polimorfa. Ademais Rose delineia se há possibilidade do determinismo biológico de Freud ser igual ou "funcionar" para todas as classes econômicas. Há também explicações de classe e saber- Poder com intertextualidade com seu outro livro "Sexualidade da Mulher Brasileira".
Por fim sem me prolongar, recomendo a leitura, é uma ótima fonte de estudos.

Dumalis 25/04/2023

Leitura muito interessante
É, de fato, uma leitura que só tem a acrescentar no conhecimento e cultura. Entender sobre as ?energias? feminina e masculina e como a história, ciência e costumes interferem nesse contexto foi uma experiência maravilhosa.
Recomendaria a leitura.