Ciclo EARA

Resenhas - Ciclo EARA

1 | 2 | 3 | 4

Gleyton0 17/04/2024

Excelente como sempre FM
O livro é muito didático! Perfeito para quem está no início da vida de concursando, ou (como eu) já está nesta estrada há anos! A sistematização que Fernando Mesquita ajuda muito, ele apresenta um método claro e objetivo, bem passo-a-passo mesmo! Recomendo.

Danyelle22 15/05/2023

Ciclo EARA...
Li o livro e gostei demais! Recomendo!
O Ciclo EARA é uma metodologia de estudo, mas ela é pautada na adaptação aos métodos com melhores resultados para cada estudante.
Não tem "receitinha de bolo"! ?
O autor não sai do pressuposto de que "se deu certo para mim, também dará para você". Ele apresenta uma "metodologia mais aberta" em que temos uma série de opções para implementar cada etapa do método: somos seres diferentes e temos formas diferentes de absorver e manter o conhecimento. Adorei o respeito pelos indivíduos e as diferentes formas de pensar.
Vale a leitura pela mudança de paradigma e mudança de visão sobre a forma de dar manutenção no que foi aprendido.?

DindocA 16/04/2023

Uma ferramenta para estudar
Como o escritor afirma no livro ele não inventou a roda com o Ciclo EARA. O livro tem uma linguagem bem acessível e ensina etapas para qualificar os estudos rumo à aprovação de concursos públicos. No final ele afirma que o processo pode ser adaptado à vida do concursando. As etapas de Estudos, Aplicação, Revisão e Adaptação são importantes para quem está se preparando para fazer as provas e podem ser adequado à realidade de cada um. Vale muito à pena ser lido.

Ingrid 02/04/2023

"Não fui até o fim" ...Desabafo...
Nas palavras do próprio autor "O Ciclo EARA nasceu como resposta à necessidade de estrutura para os estudos, uma tentativa de responder algumas questões que nos incomodam. Aqui, tentei explorar um pouco os caminhos que podemos tomar para tornar os estudos mais eficazes." É um livro que procura a intencionalidade em cada etapa do ato de estudar para que alcemos a tão sonhada aprovação no concurso público e que para isso quer nos orientar em cada fase dos estudos.

Eu gostei muito do livro. Muito embora vivi um dilema com ele, tipo, chegou em um ponto que comecei a me sentir culpada por estar lendo um livro sobre "como estudar para concurso público" em vez de estar estudando para o concurso. Então parei de lê-lo. Eu prestei 4 provas de concurso (hoje sou funcionária pública, tenho um trabalho temporário, mesmo assim precisei fazer um processo seletivo e aqui no DF é superconcorrido), das 3 provas uma está para sair a homologação e a outra já saiu ( fui classificada, mas eliminada no número de vagas que são irrisórias, sabe? Selecionaram 11 vagas e ocupo a 30...). Enfim, meus resultados não são tão bons. A gente sempre fica naquela "deveria ter estudado mais", blá,blá,blá. " Apenas você é capaz de perseguir seus objetivos. Ninguém vai fazer isso por você" ,eu fiz o melhor que pude, sério! E não apliquei o tal ciclo, estudei do meu jeito, usei algumas técnicas, como, fazer muitas questões, ter o caderno de erros, fazer mapas mentais, porém sempre pequei nas revisões.

"Nenhuma informação é válida sem a ação correspondente", então foi meu erro, o livro é muito categórico quanto à importância das revisões, tanto que as divide em 3 tipos e eu não revisei adequadamente... "aplique as informações aqui vistas, adapte-as à sua vida e busque incansavelmente seus objetivos (...) Muitos adquiriram o livro acreditando que a simples aquisição dele faria alguma diferença", confesso que fui assim, eu me sentia segura, se tivesse algum B.O nos estudos era só procurar a solução no livro, eu pensava. Eu queria ter a técnica sem precisar sofrer, sabe?
Espero usar mais adequadamente o método EARA nas próximas provas de concurso.
" Todo o sucesso do mundo, eu desejo a você" Fernando Mesquita (eu ouvi um amém, Igreja?! rsrsrs).

Renata Nascimento 25/02/2023

É um bom livro para o propósito que tem. Linguagem de fácil entendimento e com informações super didáticas, inclusive com utilização de gráficos, o que facilita muito a compreensão.

Cecilia Dias 07/02/2023

Ótimo método de estudo
Eu já tinha lido o ciclo Eara uma vez e me ajudou na minha primeira aprovação no vestibular, agora que vi que Fernando tinha atualizado o mesmo resolvi ler novamente. A leitura continua sendo perfeita e agradável, Fernando tem uma didática excelente, vale a pena a leitura principalmente para vestibulandos e concurseiros.

Rafael 12/01/2023

Ciclo EARA
Uma leitura mt boa pra quem quer modificar o modo de estudar e alcançar um outro nível de encarar as sessões de estudo. Dá pra usar literalmente pra tudo na vida, desde faculdade ou leituras.
Fernando só usa mt exemplo e estica demais nas explicações (talvez pros que tem certa dificuldade entender né?).
De forma geral, é bem positivo no sentido de organização e táticas, não promete nada de forma ilusória como mais de 90% de materiais similares prometem. Cumpriu o que me prometeu.

Mari Duarte 28/09/2022

É sempre bom revisar um conhecimento útil de tempos em tempos. O livro explica
Uma metodologia de estudo que de fato auxilia muito a vida daqueles que realmente tem interesse em aprender.

Recomendo

Ana Beatriz 18/09/2022

Maravilhoso
O Ciclo EARA é uma obra essencial para quem quer atingir níveis elevados nos estudos. Vários paradigmas são quebrados durante a leitura, inclusive a de que estudar deve ser uma atividade maçante, cansativa e sofrida. Esse livro oferece um novo olhar sobre os estudos, uma forma sustentável e agradável de encarar essa atividade tão essencial na vida do ser humano, independente da meta que se quer alcançar.
Mais do que recomendado, o Ciclo EARA é necessário!

Roberto.Azevedo 17/09/2022

Abriu minha mente sobre como estudar de forma mais eficiente
Apesar de bons resultados nos estudos, com aprovação em concursos públicos, sempre senti que meus objetivos nessa área sempre foram alcançados mais na base da “raça” e da “força bruta”, sem muita técnica e planejamento. Eis que, pesquisando sobre estudos e como otimizar o tempo quando se trabalha, me deparei com a obra de Fernando Mesquita.
O método proposto por ele, que coleciona inúmeras aprovações em concursos dos mais concorridos do país, consiste em quatro etapas: Estudo, Aplicação, Revisão e Adequação. Todas ocorrendo concomitantemente em cada Sessão de Estudo.
O livro me abriu os olhos para diversas técnicas de organização e planejamento, como Ciclos ou Cronogramas, Sessões cronometradas e Registro das Atividades. A adoção dessas ferramentas demonstram resultados muito mais efetivos que apenas a leitura de livros, lei secas ou materiais digitais.
Em resumo, o autor defende que em cada Sessão, de aproximadamente 1 hora, o estudante deve realizar as quatro atividades, com 45 minutos de estudos ativos com a elaboração concomitante, 10 de resolução de questões, 5 minutos de revisão pelo mapa do que foi realizado e o posterior registro das atividades para adequação futura quanto aos pontos fortes e fracos do aluno e identificação de platôs para que seu desempenho melhore.
Outro ponto bastante abordado pelo professor Mesquita é a importância das revisões periódicas dos assuntos. Costumeiramente deixada de lado por quem se dedica a concursos e vestibulares na ânsia por vencer mais assuntos e terminar as disciplinas do edital, as revisões são fundamentais para aplacar os efeitos da curva de esquecimento no cérebro humano e massificar o máximo de conteúdos possíveis, melhorando sensivelmente o desempenho.
Deveria ser leitura obrigatória para todo estudante que tenha provas para enfrentar, seja Enem, Residências Médicas, Concursos ou Exames de Ordem. Meus índices de acertos em questões e simulados vêm melhorando consistentemente e espero colher mais aprovações em breve. O mais triste de tudo é perceber quanto tempo perdemos estudando de modo errado e sem atingir os resultados desejados.

Camyla 16/09/2022

É basicamente tudo que alguém que está começando a estudar pra concurso precisa saber. Mas recomendo a leitura a todos, pq sempre tem algo que a gente não sabe

Clarinhaa 07/08/2022

Cumpre o que promete.
Sempre tive vontade de ler esse e-book, via muitas pessoas falando sobre o método. Eu conhecia um pouco porque sigo o autor nas redes, mas lendo a obra completa foi possível absorver mais e realmente é muito interessante e aproveitoso, creio que se conseguir colocar em prática pelo menos 70% do que é dito a aprovação vem hahah... é o que esperamos, né kkkkk. Uma parte que me chamou atenção foi a "promiscuidade editalícia" estava prestes a cair nela kkkk, valeu, Fernando.

Poliana 01/08/2022

Para quem quer estudar está aí um livro que não pode faltar
Para quem quer estudar está aí um livro que não pode faltar. essa frase define tudo nesse livro, somos apresentados ao ciclo EARA que nada mais é do que um ciclo do que você precisa fazer para ter um estudo eficiente, e posso dizer que funciona mesmo.

Layara7 06/07/2022

Livro excelente!
De forma bem direta e clara o autor ensina a como estudar de forma efetiva. Mostrando como estudamos errado ao ignorarmos as revisões e simulados.

killthistaylor 10/05/2022

Otimo
Acompanho o Fernando há alguns anos e finalmente li o seu livro. Conhecia muitas das técnicas que ele ensinou mas a leitura me fez perceber e consolidar a importância. Vale a pena a leitura

1 | 2 | 3 | 4