Machamba

Machamba Gisele Mirabai

Resenhas - Machamba

Delirium Nerd 21/08/2018

Conheça a obra de Gisele Mirabai, que venceu o 1ª prêmio Kindle de Literatura
A história de uma mulher que sai em viagem pelo mundo como forma de conhecer a si mesma e curar alguma dor não é um tema necessariamente novo na Literatura – pelo contrário, ela é recorrente, uma vez que a jornada rumo ao “eu interior” é a base de muitas narrativas. O diferencial de Machamba, da escritora mineira Gisele Mirabai, que por esta obra ganhou o 1.º Prêmio Kindle de Literatura, no ano passado, é a forma pela qual esta história é contada – uma narrativa poética e construída com afinco, por meio de uma narradora de poucas palavras, por vezes indelicada e de pouco trato social, que simboliza a história de vida de inúmeras mulheres.

Machamba é uma mulher jovem, da qual não se sabe o verdadeiro nome nem a idade. No início da obra, logo no primeiro capítulo, a leitora é apresentada a expressões como o Tempo Pequeno, Tempo Grande, Dia do Antes, Dia do Depois e Elo Perdido, assim como toma, pela primeira vez, conhecimento de nomes como Daniel, Luís, João e Joana. Machamba oferece pequenos vislumbres de um lugar amado, a fazenda onde nasceu e que simboliza uma espécie de paraíso.

É logo aí que a autora começa a prender a atenção de quem lê, ao soltar aos poucos, como pequenos spoilers, informações que, ao final da obra, se encaixarão a dezenas de outras pequenas informações, formando o grande quebra-cabeças que é sua protagonista.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/02/20/machamba-gisele-mirabai/

Alexandra50 30/10/2022

Machamba
Um modo diferente de ler uma história de amor!
Machamba viaja e nós leitores vamos com ela, pro futuro e pro passado, tentando entender o motivo do vazio no peito.