The Book of the Unnamed Midwife

The Book of the Unnamed Midwife Meg Elison

Resenhas - The Book of the Unnamed Midwife

JuLuzReiz 15/02/2023

São muitos gatilhos perturbadores para um livro com poucas páginas
Deixo avisado aqui alguns dos gatilhos do livro: violência, mutilação genital, assassinado, tráfico sexual, pedofilia, estupro, abuso psicológico, morte fetal (natimorto), entre outros.

Facilmente um dos livros mais perturbadores que eu já li. Me fez refletir e repensar muitas a respeito de muitos assuntos, principalmente a facilidade com que os homens deixam sua humanidade de lado e como mulheres se tornam propriedade no instante em que o mundo desaba, no momento em que não há ninguém para garantir o seguimento das leis.

Ler sobre uma doença que eliminou 98% da população mundial me deixou muito desconfortável, principalmente sobre uma febre que eliminou, em maioria, as mulheres, as tornando algo raro. “Algo” digo no sentido de objeto mesmo, pois foi isso que elas se tornaram. Objetos de troca, escravas sexuais, a última esperança da humanidade.

A personagem central da história, que não possui um nome, fez a coisa mais esperta nesse cenário: se veste de homem e tenta sobreviver ao máximo que pode. Ao vagar por aí buscando um lugar para permanecer sozinha, ela encontra outras mulheres em situações desumanas e busca ajudá-las fornecendo métodos contraceptivos, evitando que engravidem de seus violadores e morram no parto.

No decorrer de sua jornada, onde ela encontra vários tipos de comunidades e pessoas, ela descreve suas experiências e ocorridos em um diário. Em muitos capítulos, vê-se seus pensamentos (e de outras personagens) através de suas escrituras. Em muitos momentos, nada de especial acontece, não há um grande “plot twist” para engatar o livro, o que não o deixou lento. O livro é mais sobre a jornada de uma sobrevivente e seus relatos pessoais sobre o que encontrou pelo caminha. Poderia ter sido maçante em várias partes, mas não foi. Terminei esse livro tão rápido que me surpreendi. Me apeguei a ela e só queria saber se ela terminaria bem ao final.

A honestidade brutal desse livro é chocante. A escrita nua e crua deve ser um alerta aos desavisados. Não é um livro recomendado para aqueles de estômago fraco. A história não planeja ser misericordiosa com seu leitor. Mas gostei mesmo assim. Imergir nessa realidade visceral e impiedosa para toda e qualquer mulher foi uma experiência de abrir mentes. Não é um livro perfeito, mas é muito bom.

Definitivamente, não gostaria de viver em um mundo pós-apocalíptico. A sociedade atual já é assustadora o suficiente.