O perfume das tulipas

O perfume das tulipas Maura Palumbo

Resenhas - O Perfume das Tulipas

Deise.Maria 19/07/2019

" Cultive os melhores sentimentos e as melhora tulipas"
Quando tudo parece normal dentro de uma familia tipicamente judia de Berlim, vem uma grande guerra e acaba com todo o futuro e o planejamento de uma vida. A familia Von Hart é atingida em cheio a essa triste realidade, Berlim ainda se recuperava das consequências da primeira guerra, maes ainda chorava a perda de seus filhos comp foi o caso da tio de Helga Von Hart, Davi, E quando foi mansamentw palco de um dos maiores terrores e de onfe nasceu um dos piores crimes do mundo, o nazismo, lentamente e com riqueza zá de detalhes a autora nos descreve como esse partido Nacional socialista, se valeu da situacao abatida da Alemanha para protagonizar im dos piores massacres etinicos e racias mais conhecidos no mundo: o Holocausto!
Em meio a tudo isso a familia de Helga tenta sobreviver com o mínimo de esperança possível ate que em uma tentativa de fugir a familia é separada, Helga foge para a Holanda enquanto seu irmão Benjamim ja envolvido desde cedo em atacar o partido comunista pelos jornais e vivendo um amor proibido com a filha de um dos remidos nazista é preso e levado para um campo de concentração. Em busca de refugio e do paradeiro de seu irmão, Helga tem a sorte de parar em um campo mas logo é salva por sua amiga e namorada de Benjamim, Gerda. Mas a vida para Helga nao se torna fácil pq logo descobre que Gerda que engravidou de seu irmão esta casada com um monstro que atormentou seu passado, Klaus, um oficial nazista que a trata de forma cruel e covarde, tornando sua vida um verdadeiro inferno psicológico. Mas Helga nao desisti de lutar para sobreviver e contando com a generosidade das pessoas e do destino, Helga em uma trama formada pelo próprio Klaus e com a morte de Gerda ela assume o seu lugar de esposa. Tudo isso faz com que Helga passe a usufruir de todo o prestigio que ser a esposa de Klaus garanta, ela passa a planejar como espacar das mãos dele e de fugir com o homem que realmente ama, Alan que de aliou a resistência para salvar judeus de toda parte.
A trama é envolvente e de uma intensidade constante, as reviravoltas na história de Helga nos prende a leitura, e a roquexa de detalhes históricos são excelentes!! Ficou claro que a autora queis realamente mostrar que muitos romances baseados nesse período de guerra comprova que muitos sobreviventes nao se dignificaram a fazer de suas vidas sobras apesar de suas perdas, eles mas sim uma história.
No caso de Helga que sonhava em ser atriz ela usou de todo seu talento para sobreviver, vivendo entre lobos e sob tortura ela perdeu sua familia mas nao desistiu de recomeçar e foi ate o fim, e quando alcancou sua liberdade na Suíça foi onde pode reescrever uma nova história ao lados daqueles que viveram para poder iniciar.

Hester1 17/07/2018

Achei legal! Nada de excepcional. Uma estória dentro da história. Foi bem baseado, bem pesquisado e consegue nos passar os fatos reais de maneira simples e didática. Pela descrição dos fatos reais eu gostei muito.

@jeanflamel 25/08/2017

"Um dia todos sentirão o perfume das tulipas."
Como posso descrever essa obra de arte? Quando eu comecei a ler essa maravilha, não consegui mais parar , um romance que prende o leitor de uma forma comovente.
Fico pensando como isso pode ter acontecido , como judeus pode ter sofrido tanto, cada brutalidade que os nazistas faziam contra eles, eu sentia ódio ,raiva. Queria estar lá e de algum jeito milagroso ter salvado todos. Sei que os personagens são fictícios , mas foram baseados em fatos reais, mas só de pensar no que ocorreu naquele tempo me deixa atordoado . Hitler era um verdadeiro psicopata e toda rua raça ariana.

Parabéns , Maura Palumbo , pelo seu lindo trabalho, tão delicado, tão expressivo.

Marcela Melo 25/01/2017

O Perfume das Tulipas
Resenha- O Perfume das Tulipas

Por Mateus Machado

A Obra

Li recentemente O Perfume das Tulipas, romance histórico ambientado na Alemanha no início do Século XX, passando pelos traumas deixados pela Primeira Guerra Mundial e culminando no nascimento e desenvolvimento do nazismo até o fim da Segunda Guerra Mundial. Publicado durante o inverno de 2016. Quero relatar aqui a minha experiência como leitor e o prazer que a leitura deste livro me ofertou.

No início do romance temos o casamento de uma moça judia e um rapaz alemão protestante, Ruth e Franz, os avós da protagonista Helga, em uma Alemanha pré-guerra em que os sonhos ainda eram possíveis.

De fácil leitura e encantamento, as páginas do livro se insinuavam e me prendiam conforme o enredo se tornava mais dinâmico. A autora Maura Palumbo conseguiu a dosagem ideal, se não perfeita, para transitar entre a delicadeza e a brutalidade vivenciada por Helga, a protagonista, ao lado de seus familiares e amigos, dentro de uma narrativa estruturada em fatos e locais históricos, personagens reais e fictícios, revelações inusitadas e cenas de muita tensão e suspense.

A trama é bem amarrada e as personagens bem construídas. Os diálogos, que como escritor considero algo extremamente difícil, são relevantes e convincentes. Apenas uma observação muito particular, me arrisco a dizer; os heróis da história são representados pela imaginação; são dotados de sensibilidade, de intuição, de sonhos, ligados às artes, ao senso de proteção, à receptividade e outras características que também fazem parte da energia yin, feminina.

Enquanto que os vilões, e temos aí personagens reais, representam a dura realidade, a disciplina, a violência, a frieza, a cega obediência, a competição entre outras características mais afins com a energia Yang, masculina, tão em desarmonia até os dias de hoje. Claro que tal observação está dentro de um conceito mais ocidentalizado, perdendo muito da essência original do conceito.

No romance, realidade e imaginação se completam; é quando o limiar entre os dois estados deixa de existir. Pela imaginação se pode vivenciar os fatos. E quanto mais intenso é o nosso mergulho no romance mais sentimos que vivenciamos aquela época e lugar. E nosso cérebro registra como verdade.

Se por um lado nos apegamos à esperança de sentir o Perfume das Tulipas, como a promessa de tocar os pés na Terra Prometida, por outro lado dá para sentir o cheiro forte do couro dos coturnos pisoteando suas vítimas e do chicote na mão dos carrascos das SS.

Embora o enredo centralizado na história de Helga e sua família seja apenas um exemplo (fictício) entre milhares de histórias (reais) de famílias que viveram o inferno na terra sob as mãos do regime nazista; lares que foram destruídos, perseguição, torturas, morte, traumas pós-guerra. Enfim, o romance supera qualquer lugar comum. Nos encanta e nos surpreende. E eu lanço um desafio a qualquer um que se aventurar em prever o desfecho da história.

A Autora

Através da protagonista Helga a escritora Maura Palumbo nos insere dentro daquele capítulo traumático da história, em Berlim, na Alemanha nazista, com tal realismo que é possível sentir na pele a tensão e os conflitos dos dias que se seguiram após a fatídica “Noite dos Cristais” (Kristallnacht); que ocorreu no dia 09 de novembro de 1938, em vários lugares da Alemanha e da Áustria, quando todo o patrimônio judeu foi destruído, além das violentas agressões contra o povo judeu seguidas de morte.

A sensibilidade da autora nos arrebata. Talvez dotada de algum sortilégio, Maura Palumbo tem esse dom, que poucos escritores iniciantes tem; o de transportar e inserir o leitor dentro da história de tal forma que se cria uma simbiose, não apenas entre leitor e personagens, mas entre leitor e autor.

E se o objetivo da autora era trabalhar em cima dos relacionamentos, dos laços familiares e principalmente entre os laços de amizade entre seres humanos, independentes de sua nacionalidade e crenças, ela conseguiu com a maestria de uma escritora nata.

A Pesquisadora

Até onde sei Maura Palumbo vem estudando e pesquisando sobre a Segunda Guerra Mundial, suas origens, consequências e suas nuances. Ela trata de temas instigantes, não apenas para os aficionados pela história da Segunda Guerra Mundial, mas para qualquer um que deseja saber um pouco mais sobre esse fato histórico, ainda que seja apenas por curiosidade.

Seu primeiro livro, O Perfume das Tulipas, é também fruto dessa intensa pesquisa. Certamente ela dará à luz outros livros. Assim espero. Assim esperamos.

Sobre o Perfume das Tulipas

Sabemos que a tulipa, flor originária da Turquia e que veio para a Europa no século XVI, é uma flor inodora. E apesar de não ter fragrância, ela é dotada de beleza e simplicidade. Aqui, a escritora Maura Palumbo, talvez pelas artes alquímicas, através da personagem Zacharias Von Hart, transmuta em sensação olfativa a metáfora do perfume das tulipas, como símbolo do amor, da amizade e da paz entre os homens de boa vontade.

* Mateus Machado é Escritor e Poeta. Astrólogo, Tarólogo e Conferencista de temas diversos relacionados à Literatura, Poesia, Mitologia, Ciências esotéricas, arquétipos e símbolos.

site: http://facebook.com/mateusmachadoescritor
Carla 25/01/2017minha estante
O livro é realmente encantador! Nos prende do início ao fim, com um desfecho totalmente surpreendente.Resenha excelente,

@jeanflamel 25/08/2017minha estante
Pra mim , foi um dos melhores livro que eu li até agora.