We Should All Be Feminists

We Should All Be Feminists Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

Jubis 27/03/2024

Necessário
Gosto muito do ted talk dessa autora e esse livro, por ser uma representação da fala dela nesse evento, foi muito interessante para mim.
Li por conta da aula, mas gosto muito dos pontos levantados por ela e pela forma que ela trabalha esses pontos durante a sua fala. Muito bem desenvolvido.

Raquel622 06/01/2024

Introdução ao Feminismo
As diferenças entre os gêneros não podem justificar discriminações nem privilégios.
Como em Seja Homem, o livro propõe questões introdutórias sobre as justificativas vazias que sustentam padrões sociais misóginos e discriminatórios contra mulheres e desacreditam o feminismo negando sua reivindicação pura e simples por igualdade.
Usando experiências pessoais, especialmente da sua infância e juventude na Nigéria natal, a autora demonstra que construções culturais vendidas como fatos naturais são empregadas para suprimir ou restringir direitos básicos quando seus sujeitos são mulheres.
É curtinho também. Bom pra pensar. Bom pra meta de leitura.

Caroline 20/10/2023

Bem explicativo
É uma escrita fácil e às vezes dolorosa para nós apresentar a realidade de como é ser mulher. Um livro poderoso pro seu pequeno tamanho. Me incomodou bastante vários exemplos serem baseados em relações heterossexuais.

Nic 28/04/2022

Perfect.
Um livro de leitura muito rápida, já havia lido em português e agora li em inglês para poder discutir em aula.
Um livro importante e fácil de ler, recheado de exemplo pessoais da Chimamanda (o conteúdo do livro é originário de um TED que a autora fez).
Explica o porquê devemos ser feministas, e os grandes, e as vezes pequenos detalhes que fazem a diferenciação entre os gêneros na sociedade, diferenças estas que a grande maioria dos homens nem se dá conta que existe.
Para quem assina o Prime da Amazon, é possível baixar o livro gratuitamente em português para e-book.

Érika 11/02/2022

Curtinho
Ensaio bem curtinho sobre o feminismo no século XXI e a importância ainda hoje deste movimento. Achei bastante superficial. Interessante mas não muito.

jatz 10/10/2021

pra quem está começando a pensar o feminismo
a mim parece que o livro trata bastante superficialmente de algumas questões do feminismo que representam mais os sintomas do problema do que ele em si.

além disso, várias ideias não contemplam a comunidade lgbtqiap+ e suas especificidades em relação à opressão por ideias de gênero.

sobretudo, é um livro breve e pode ser interessante para quem quer apenas começar a acender uma centelha de questionamento sobre o funcionamento da misoginia na nossa sociedade.

Zops 07/06/2020

Interessante
Me ajudou a observar novos pontos de vista sobre ter o feminismo.

@kiev 02/04/2020

Sejamos Todos Feministas
um livro ótimo como introdução ao feminismo!