O que é História Cultural?

O que é História Cultural? Peter Burke

Resenhas - O que é História Cultural?

Gustavo.Henrique 13/11/2020

extremamente esclarecedor e instigante, burke consegue com sua narrativa clara tracar as principais mudanças no âmbito dos trabalhos sobre cultura, um excelente guia

Suzane.Madruga 17/01/2024

Uma luz nos estudos históricos
Neste livro, Burke trata do surgimento dos estudos em História Cultural e seus desdobramentos. Apresenta as possibilidades de relacionar as correntes da história cultural com outras áreas do conhecimento. De forma clara e objetiva, expõe as possibilidades, os desafios e os problemas do campo. Leitura recomendada por quem se interessa pelos estudos históricos.

Luís 29/06/2022

Eu gosto bastante da escrita do Burke, é sempre muito fluida e concisa, e de maneira geral o livro é uma ótima introdução ao campo da história cultural e também apresenta vários caminhos para quem queira se aprofundar em temas mais específicos.

Dieicy 17/07/2020

Perfeito para se entender a formação da estrutura de conceitos como cultura, civilização. Além de abordar a transição para a nova história.

JRT 10/04/2022

Uma introdução válida.
Manual que busca apresentar um largo panorama do que "é", foi, vem sendo e pode vir a ser a "história cultural", nos seus temas, fontes, métodos e problemas. Resulta disso um "guia" que se mostra interessante e esclarecedor (embora traga mais questões do que respostas), contando com uma revisão bibliográfica aparentemente bem útil para novos pesquisadores.

Joy 28/08/2022

A escrita de Peter Burke é simples, concisa e a organização do livro monta uma espécie de linha do tempo da história cultural, com um grande resumo sobre suas raízes, principais autores e os paradigmas que nela se fazem presentes. Uma ótima leitura!

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O que é História Cultural?" apresenta a história cultural como uma abordagem recente na história que tem como objetivo principal compreender a cultura como um processo histórico em constante transformação. Burke explica como a História Cultural surgiu como uma resposta às críticas às abordagens anteriores, que muitas vezes eram consideradas limitadas por se concentrarem em questões políticas e econômicas. Segundo o autor, a história cultural enfatiza a importância da cultura popular, a diversidade cultural e a história das mentalidades, em oposição à cultura de elite e às grandes obras literárias.

O livro também explora os métodos da história cultural, que incluem a análise de fontes como pinturas, música, literatura, arte, objetos e costumes populares, além de outras manifestações culturais. Através dessas fontes, o historiador cultural busca compreender a cultura como um processo histórico em constante transformação, bem como as diferenças culturais que existem em diferentes sociedades.

Outro aspecto abordado no livro é a relação entre a história cultural e outras disciplinas, como a antropologia, a sociologia e a história da arte. Burke destaca a importância da interdisciplinaridade na história cultural, e como ela pode ajudar a compreender melhor a cultura em sua complexidade e diversidade.

Por fim, o autor destaca algumas questões importantes que a história cultural deve considerar, como o papel da cultura na formação de identidades e a relação entre a cultura e o poder. Ele também aborda a questão da globalização e como ela afeta a cultura em diferentes partes do mundo.

Conclusão:

Em "O que é História Cultural?", Peter Burke apresenta uma introdução clara e acessível à história cultural como uma abordagem recente e importante na história. O livro destaca a importância de compreender a cultura como um processo histórico em constante transformação, e como a história cultural pode ajudar a compreender melhor as diferenças culturais em diferentes sociedades. Através de exemplos concretos e métodos de análise, o autor mostra como a história cultural pode contribuir para uma compreensão mais rica e diversa da história.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Jimmy 11/06/2016

Com uma linguagem acessível, este livro de Peter Burke cumpre a função de definir e sistematizar brevemente as principais transformações ocorridas no campo da história cultural desde o século XIX. Inicialmente, Burke procura definir que conceito de cultura mudou no tempo, isso implica dizer que a história cultural praticada há 100 anos não é a mesma de hoje, pois mudaram as concepções teórico-metodológicas e o campo de atuação vem se expandindo consideravelmente. Para o historiador cultural não há assuntos banais, pois tudo é passível de interpretação e constituem facetas do real que denunciam as formas de construção da realidade pelos grupos e indivíduos.

Burke acredita que a história cultural em muito contribuiu para dar uma visão de conjunto à ciência histórica, o autor se define como um dos praticantes dessa vertente historiográfica e aponta ao longo do livro outras tantas sub-vertentes como a história cultural tradicional, a antropologia histórica, a micro-história e a nova história cultural, esta última para o autor já está definhando e necessita de oxigenação. Burke deixa claro que um mesmo historiador pode transitar entre essas subdivisões da história cultural em seus trabalhos e que as fronteiras entre elas são porosas, permitindo um contato positivo entre as abordagens.

O capítulo 6 é sem dúvida o mais interessante, porque aborda algumas perspectivas do autor sobre o futuro da história cultural. Nele, Burke define alguns possíveis caminhos ainda pouco explorados e defende a releitura dos clássicos como Burckhardt e Huizinga sob um outro olhar, isto é, investigar aquilo que eles representam e em que medida a cultura letrada ou erudita fora percebida ou absorvida pelos indivíduos da cultura popular ou iletrada. Os encontros culturais são um bom caminho de análise para os historiadores culturais. O fato é que a história cultural deixou marcas indeléveis na História, fazendo com que entendêssemos menos literalmente documentos, gestos, comportamentos. Essa é para Burke a maior contribuição da história cultural para a História.

Paulo Silas 16/01/2017

Peter Burke busca explanar as origens daquilo que veio a ficar conhecido como "nova história cultural". Não apenas isso, mas também discutir ponto a ponto o que propõe esse novo paradigma de observação e análise da história. Para tanto, explana sobre as bases e outras formas de estudos da história, além de narrar a evolução desses meios através de um farto referencial teórico. É um intuito que é visivelmente alcançado pelo autor, quando a pergunta constante no título da obra é satisfatoriamente respondida no decorrer do livro. É sobre a história cultural, portanto, que o autor se debruça e esmiúça no presente livro.

A expressão "nova história cultural" surgiu no final de 1980, a qual passou a ser a "forma dominante de história cultural", vez que se pautou num paradigma (no sentido utilizado por Kuhn) novo e próprio. Esse novo tipo de história cultural estaria em progresso, por mais que o autor também reconheça que poderia estar chegando ao fim de sua trajetória. Seria "uma parte necessária do empreendimento histórico coletivo", pois diante da impossibilidade de uma "história total", cada campo específico da história merece ser levando em conta. A história cultural possui o seu próprio chão ao considerar que o seu objeto destacado na análise da história é a cultura. O seu surgimento veio justamente da necessidade de preencher um aspecto/viés vazio que até então se tinha no estudo da história. Haviam estudos históricos pelo viés da economia, por exemplo, os quais analisavam o processo histórico por uma perspectiva própria. Faltava a perspectiva da cultura, justificando assim o nascimento da história cultural. Benesses e problemas desse forma de análise são expostas por Peter Burke.

Como menciona o autor na introdução da obra, o propósito do livro é "explicar não apenas a redescoberta, mas também o que é história cultural" e "o que os historiadores culturais fazem". A forma utilizada para tanto é explicar inicialmente a grande tradição do processo e análise históricos, debatendo e expondo os problemas da história cultural, ou seja, parte-se da base da história da história a fim de situar o leitor no progresso do próprio estudo da história. Desta forma, o autor consegue explicar de maneira bastante compreensível a questão proposta. Uma das questões bem delineadas é sobre o que seria a cultura. O termo, como explica o autor, é bastante problemático, pois passou por grandes transformações com o passar do tempo. O que antigamente era utilizado para se referir às artes e ciências, atualmente se diluiu de tal forma que pode ser usado para se referir a qualquer coisa. São as culturas em diversas manifestações nos segmentos da sociedade. É, quiçá, também sobre tal expansão que a análise da história pela perspectiva da cultura visa se pautar.

O referencial é farto. As citações de autores e exemplos são diversas em todo o livro, demonstrando a sintonia e intimidade que o autor possui com a matéria, vez que também professor do tema. O progresso histórico da própria história e suas perspectivas analíticas estão presentes no livro, o que dá amparo ao autor para que explane sobre aquilo que vem a ser a história cultura. Elucidativo. Vale conferir!

licaet 19/11/2018

A cultura
Livro interessante em que o autor fala de alguns teóricos importantes das ciências sociais. Livro curto mas para introdução dos autores e muito bom. Pode ser consultado sempre.

Prim 25/05/2020

Ótima contextualização
É um bom livro para contextualização do tema. Trata de forma simples e prática a evolução da História Cultural e apresenta uma ótima seleção bibliográfica para aprofundamento. Cumpre, também, com a sua proposta inicial de discutir o que é a História Cultural e em que pé ela se encontra no meio da dinâmica passagem do século XX para o século XXI.

Matheus Bonfim 04/10/2020

Uma excelente introdução para os estudos culturais
A escrita do Peter Burke é maravilhosa, a leitura é tão gostosa. Esse livro é incrível, o autor nos apresenta de maneira bem geral mas interessante, o que é história cultura, como ela era trabalhada e no que se tornou e nos apresenta novos rumos de como lidar com a disciplina.

Tathy 14/12/2023

Burle é um autor.muito claro e tranquilo de ler. Nessa obra ele traça os paralelos entre História Cultural, História das Ideias e História da Filosofia, mas destacando o papel e a especificação idade da História Cultural.

Gilvania4 12/02/2024

Interessante
Este livro fala da história da cultura, passando por costumes, linguagem, moda, etc., frisando que não são apenas costumes ou o passado que vem de gerações anteriores que formam a cultura de uma cidade ou de um povo e sim o conjunto geral.

Vitor 28/03/2024

Enciclopédia historiográfica
Quem procura esse livro é porque se interessa por história. Mais que isso, é porque se interessa por estudar a história e a historiografia.

"O que é História Cultural?" foi a minha primeira leitura de Peter Burke, autor ao qual desejo estudar alguns outros escritos.

É, sobretudo, um levantamento de cânones da historiografia sobre os quais Burke afirma terem possuído influência ao que chama de " (Nova) História Cultural. Sim, aparentemente ele foi capaz de ler centenas de obras sobre os mais diversos assuntos para nos agraciar com seu estudo.

Sobre essas leituras, Burke nos apresenta os métodos utilizados pelos autores em. questão, como estes inovaram em trabalhar com as fontes e com seus objetos e sobre como se desvencilhavam daquela história que ele chama de "tradicional", de origem positivista, que dava ênfase aos documentos escritos e aos grandes homens.

É uma obra imprescindível para quem cursa História e deseja aumentar seus conhecimentos sobre a teoria historiográfica. Um livro curto e gostoso de ser lido, leve e que nos apresenta várias pesquisas interessantes (e várias entediantes, como tudo na história).