Mindset

Mindset Carol S. Dweck

Resenhas -

Fabia.Castro 22/06/2017

Mindset
Livro novo! Sugiro aos amigos coaches, líderes, professores, gestor de pessoas, etc ?

Adorei um vídeo que vi da autora/ pesquisadora (Carol Dweck) no TED sobre o poder do esforço na aprendizagem e como as pessoas que se dispõe a aprender o novo conseguem mais sucesso. Falava no vídeo tb sobre o poder da palavra "ainda": Vc "ainda" não aprendeu, passou, venceu, foi reconhecido, etc.

Achei bonitinha a ideia e to vendo no livro que vai bem além de uma simples ideia. A pesquisa dela mostra que existem dois tipos de pessoas, dois tipos de mindset : mindset fixo e mindset de desenvolvimento.
Ela reconhece talento, vocação, as tais "facilidades" que alguns tem em certos aprendizados, mas defende que o que determina o sucesso não é isso. É o modelo mental de que esforçar-se e dedicar-se em aprender é importante. Essas são as pessoas com mindset de desenvolvimento.

Muita gente com talento se perde por achar que é bom em algo e se dedicar pouco a melhorar ou se colocar vaidoso e não buscar evolução. Ou mesmo por se acomodar com o sucesso.
Outras, se desafiam, encaram o esforço como algo normal, se expõe aos possíveis fracassos sem medo, encaram o novo, as possíveis críticas, feedbacks e estão sempre abertos a aprender com erros e acertos. Esses, trabalham bem em equipe, aprendendo verdadeiramente com o outro sem esquiva.
ESas pessoas são os melhores líderes? (Jack Welch por exemplo), os que constroem os melhores ambientes pra se trabalhar, são aqueles vencedores que chegam ao topo e não se sentem melhores que ninguém por isso.

O livro é bastante rico. Ela fala tb sobre processo de aprendizagem em escolas, como lidar com crianças e adolescentes que precisam aprender a fracassar, sobre os mindsets e relacionamentos (?), amizades, timidez, perdão, depressão, preconceito, questões de gênero, fala de mindset das organizações e, o que achei mais legal, ela reflete sobre o imediatismo do nosso tempo: "Quem pode se dar o luxo de crescer quando tudo está em jogo no instante presente?"

No último capítulo ela ensina como mudar seu mindset caso você seja como eu, que claramente tenho mindset fixo ?. Ela dá aula de Cebrologia e a ajuda a todos a melhorarmos nessa vida. #vaidarcerto #mindset #gestaodepessoas #coaching #liderança #aprendizagem # caroldweck #cebrologia
Irineu 26/06/2017minha estante
Adorei a resenha, Fabiana.

Thiago 23/07/2018minha estante
Parabéns por sua resenha!!!

Lara 26/07/2020minha estante
Sua abordagem foi perfeita esse livro é realmente muito bom.

Paulo Augusto 24/12/2020minha estante
Que legal. Espero poder lê-lo em breve

Lu saporetti 12/01/2021minha estante
Amando esse livro!

Jana 21/03/2021minha estante
Muito bacana seu fedeeback! Espero poder ler logo também;)

Daniela.Lobato 10/04/2022minha estante
Pela sua indicação, assisti a palestra da Carol Dweck, achei muito interessante sobre o poder da palavra.

Amandacoutox 04/05/2022minha estante
Estou gostando demais do livro! Recomendo a leitura

Aline164 08/12/2022minha estante
Ainda estou lendo o livro, mas sua resenha resumiu muito bem os pontos do livro! Parabéns!

Mirely Letícia 07/01/2023minha estante
MINDSET

O MINDSET é mais importante do que o talento;
Técnica e disciplina superam o Talento.

De crescimento
- [x] Não é afetado pela estereotipação
- [x] Adequação pode acontecer, pois a pessoa acredita que tem capacidade de aprender e evoluir
- [x] Opinião alheia não afeta pessoas de MINDSET de crescimento
- [x] Pensar em aprender e se desenvolver
- [x] Os elogios podem ter efeito contrário (estereótipos)
- [x] Criar um ambiente de criação de MINDSET de crescimento para todos a sua volta

Fixo
- [x] A estereotipação pode desencadear o baixo desempenho
- [x] Causam prejuízos quando as pessoas sentem que estão no lugar errado, exemplo uma mulher fazendo curso de Matemática
- [x] MINDSET de um Campeão: prisioneiro de seu talento real; não saber lidar com o fracasso; desespero por falhar; O talento natural não requer esforço (errado); não pensava em fracasso;

Danielle.Araujo 12/01/2023minha estante
Livro ótimo pra quem acredita na lei da atração q não é o meu caso

Evelyn246 01/03/2023minha estante
Como o sucesso é visto nesse livro?

Sarah587 14/11/2023minha estante
Aonde aperto para ler??

Jacke.Perobelli 28/01/2024

Gosto como esse livro traz uma ideia de que podemos fazer o que quisermos. A autora apresenta diversos casos sobre o Mindset fixo e o Mindset crescente, mostrando os benefícios do segundo, em que o indivíduo acredita que não nasceu com suas habilidades já aprendidas e pré-definidas, se dispondo a desenvolvê-las através do estudo e prática. Seria o caso de alguém passar a infância toda dentro de casa desenhando e, quando sai com os amigos para jogar boliche, diz que não tem dom para a mira: acontece que essa pessoa não praticou sua mira, não que “nasceu sem”.

No geral, acho a ideia do livro muito legal e os conceitos muito interessantes (serve até como motivador para vc que quer aprender algo novo), mas achei que tem uma quantidade excessiva de exemplos que torna cansativo. Eu mesma pulei muitas partes desse livro sem o menor peso na consciência, pq no final era só um monte de exemplos repetitivos que queriam chegar no mesmo lugar. Poderia facilmente ser uma publicação mais concisa, mas é um conceito que todos deveriam ter contato, seja para desenvolver a si mesmo, ou seja para saber como encorajar o próximo (sério, ótimo livro para os pais)

Elcimar.Matos 30/05/2023

Um interessante estudo sobre a mente.
"Mindset: A nova psicologia do sucesso" é um livro escrito por Carol S. Dweck, uma psicóloga que explora o conceito de mindset e seu impacto no alcance do sucesso. Ao longo da obra, a autora aborda a diferença entre o mindset fixo e o mindset de crescimento, fornecendo exemplos e estudos de caso para ilustrar suas ideias.

A principal mensagem do livro é que a maneira como encaramos nossas habilidades e talentos pode ter um impacto profundo em nossa trajetória. O mindset fixo acredita que as algumas coisas como habilidades, inteligência e personalidades são imutáveis, enquanto o mindset de crescimento acredita que podemos desenvolver e melhorar essas características ao longo do tempo.

Embora tenha gostado do conteúdo do livro, alguns pontos devem ser mencionados. Um ponto negativo é a repetição excessiva de exemplos, o que pode tornar a leitura um pouco monótona e a falta de desenvolvimento do enredo no meio do livro não é muito envolvente.

Mas é importante ressaltar que a mensagem central do livro é valiosa. A autora fornece insights sobre a importância de adotar uma mentalidade de crescimento, incentivando os leitores a enfrentar desafios, aprender com os erros e buscar o desenvolvimento pessoal e profissional.

No geral, eu recomendado o livro para quem se interessa ??em explorar o poder do pensamento e sua influência no caminho para o sucesso. Apesar de algumas limitações em termos de repetição e desenvolvimento do enredo, o livro oferece uma perspectiva inspiradora e prática sobre como cultivar uma mentalidade de crescimento para alcançar resultados positivos em diversas áreas da vida.

Zenaide.Mota 02/12/2021

Livro muito bom, muito rico e detalhado, com estudos, exemplos, dicas.
Da metade para o penúltimo capítulo achei um pouco repetitivo. Gostei do último capítulo com dicas mais valiosas.
O que fica, para mim, é que SEMPRE podemos melhorar e muitas vezes somos o que pensamos (nossa mente pode nos trair).
Virar a chave não é fácil, mas é necessário. O mindset de crescimento requer disciplina, cuidado consigo e autoavaliação todos os dias.

Rocha 14/04/2021

Mentalidade
Livro muito bom que engloba principalmente os dois tipo de mindset: o Fixo e o de Crescimento. Livro fala de como reconhecer as diferenças entre as mentalidades. E como mostrar as crianças uma forma de crescer e instiga-las a ter o mindset de Crescimento para obter mais facilidade em enfrentar as várias dificuldades que a vida trás.
Livro também fala de diversos tipos de liderança que torna ambientes mais agradáveis e produtivos.

Márcia Régia 10/08/2023

O conceito é interessante, mas a quantidade de exemplos para explicar o mesmo ponto é extremamente cansativo.
O livro explica porque alguns elogios são perigosos, podendo até piorar a autoestima. Também da exemplo dos dois mindsets no mundo dos esportes, negócios, relacionamentos, escola e em casa. No final explica como mudar o Mindset, uma tarefa difícil mais perfeitamente possível, mas ainda não consigo assimilar bem receita ou cronogramas para treinar comportamento. Sei que é possível, mas não gosto.
Matteus 11/08/2023minha estante
Terminei de ler hoje. E realmente é super repetitivo. Isso foi o que mais me encomendou. Dava pra diminuir o livro pela metade.

Guilherme 25/08/2022

Razoável
Talvez por ser o livro do momento eu tenha criado expectativas, e a expectativa é a mãe da decepção... O livro não é ruim, eu só esperava mais dele, basicamente tem uma ideia central (até válida e muito boa) e discute ela por diferentes prismas, ou melhor, áreas de relação das pessoas, como emprego, estudo, esportes, ou mesmo pessoal, isso faz o livro ficar repetitivo, o que torna a leitura agarrada. Mas enfim, eu sempre posso ter lido do jeito errado...

Laura 11/04/2021

Pensamento
O livro me fez refletir em como aprendo, como Ensino e meu conhecimento em si.
Muito bom.

Fenrir 28/10/2022

Muito bom mas , cansativo
Identificar e desenvolver seu mindset e muito bom e útil mas, o livro começa enrolar e ficar repetitivo ? deveria ter sido mais objetivo no meu ponto de vista ? recomendo a leitura.

Daiane 07/01/2023

Aprendi muito com essa leitura, acredito que todo mundo deveria em algum momento ler essa obra.
Mindset fixo e mindset de crescimento, todos nós temos um pouco dos dois, entretanto, cabe apenas a você decider qual irá ter poder sobre suas decisão e pensamentos.

"Você é quem tem de decidir se a mudança é adequada para você neste momento. Talvez sim, talvez não. Seja como for, mantenha o mindset de crescimento em seus pensamentos. Quando enfrentar obstáculos, recorra a ele. Ele estará sempre a seu dispor, mostrando um caminho para o futuro."

Francislaine Costa e Silva 07/05/2020

O livro é incrível! ensina sobre nosso Cérebro, na qual todos temos o lado de crescimento e o lado fixo, e precisamos mudar nossos comportamentos para sermos pessoas melhores, simplesmente recomendo muito o livro.
Esse livro é de desenvolvimento pessoal, ensina muito a sermos positivos.
O livro me fez lembrar do filme: Mãos talentosas, que também recomendo muito.
Felipe Lopes 24/05/2020minha estante
Bom livro mesmo. Poderia ser mais sucinto, pois dá a entender que a autora fica rodando em círculos no mesmo tema. Na prática, talvez seja difícil colocar em prática. Exige muita disciplina.

Vanessa Aragao 05/02/2024

Caverna do Dragão
Livro com excelente proposta mas a leitura torna-se cansativa e maçante. Zilhões de exemplos que terminam no mesmo ponto, finalizo a leitura na força do ódio e com a certeza de quem nem sempre os livros que estão nos top 10 são tão bons assim.
CarolOliveira6 05/02/2024minha estante
Hahahahaha Eu li um que era nessa pegada: Comunicação Não Violenta.

Tay Dezotti 05/02/2024minha estante
Concordo muito contigo, imensamente repetitivo, ainda que vc conseguiu terminar na força do ódio rs eu travei ele ?

Dani 25/02/2024minha estante
SIM! Eu estava muito empolgada com esse livro, de tanto que já tinha ouvido falar. Um decepção. Travei nele também, mas me propus a terminar tudo que começo então ele vai ser terminado na força do ódio também

Vanessa Aragao 26/02/2024minha estante
Faz parte neh ?

Bob 23/06/2022

achei que esse livro ia ser papo de coach, mas ta longe de ser isso!! tem informações muito interessantes e com certeza mudou minha forma de pensar a respeito da mente humana

Guria dos livros 13/06/2023

Esperava mais
Imaginei que haveria mais conteúdo e menos enrolação.
Claro, muita coisa foi esclarecida e bem explicada, mas metade do livro poderia ser simplesmente excluído.
Muita encheção de linguiça.

Van 16/08/2022

O segredo está na mente
Gosto de ler livros que mudam nosso pensamento e este é um dos (livros) que te mostra o caminho para ser o tipo de pessoa que vê o "copo meio cheio". O segredo do ser humano está dentro de si, dentro da sua forma de pensar.
O mindset de crescimento é simplesmente aperfeiçoar-se em tudo aquilo que você deseja. É acreditar em si mesmo, é saber que você sempre pode melhorar em algo, se você se esforçar para aquilo. O conhecimento é aberto a todos.
"O esforço supera o talento, sempre que o talento não se esforça"