Um Limite entre Nós

Um Limite entre Nós August Wilson

Resenhas - Um Limite entre Nós

Gabriel Seixas 15/04/2017

Digna de prêmios
Não é à toa que essa obra recebeu vários prêmios, seja em formato escrita ou encenada. Que clareza em colocar no papel uma história com pouquíssimos cenários e personagens com uma profundidade tão grande entre os protagosnistas. Em pouco mais de 3 horas li essa obra magnífica inteira e agora quero ver o filmão que fizeram dela!

Patty Lima 22/12/2020

Uma das minhas mais belas leituras. Muitos ensinos me deixou, Troy. Por ser um homem negro e pobre, consciente de que para esses a luta é mais ferrenha.

Anderson.Coelho 29/07/2021

Um limite entre nós
Preciso pedir desculpe a Denzel e Viola pois não assisti o filme, ainda.
Porém livro bom é assim ele desperta sentimentos! Uma certeza é que preciso ver o filme urgentemente.
A estrutura do livro é tipo um roteiro da peça muito diálogo e dividido em atos.
Não é uma estrutura ?normal? de livros.
Achei forte e reflexivo principalmente pelas questões que orbitam o meu mundo.
Enfim ótimo livro leve e rápido!
agora preciso ver o filme?
tenho planos para o final de semana ??

Jamille Madureira 10/08/2018

Devorei o livro em uma manhã. Diálogos simples e intensos ao mesmo tempo, que nos faz refletir sobre como levamos nossa vida, o significado da família, dos nossos sonhos e de como encarar no nosso dia a dia.

Fernanda 14/09/2023

O livro é a transcrição de uma peça de teatro desenvolvida por August Wilson na década de 1980, que recebeu prêmios como Tony e Pulitzer e foi protagonizada, em uma das temporadas, por Viola Davis e Denzel Washington, que também atuaram na adaptação para as telas. Está escrito em forma de roteiro teatral - eu só descobri quando comecei a ler - e traz breves descrições da história da produção, do cenário e do enredo. Está dividido em atos e as cenas são os diálogos entre os personagens, precedidos de descrições de cenário. Isso não dificulta a leitura, tanto pelo número reduzido de personagens quanto pela fluidez do texto.

Trata-se da história de uma família negra dos EUA na década de 1950. Troy Maxson amava beisebol. Na juventude fora uma promessa do beisebol, porém as oportunidades dadas a garotos negros eram diferentes das que os garotos brancos recebiam. Se tornara homem duro, para o qual ser o provedor da família era mais do que o bastante para definir um bom marido e pai. O inconformismo com as injustiças sociais o atormentava e o álcool muitas vezes era o refúgio necessário. Jamais iria compreender, por exemplo, porque só os homens brancos dirigiam os caminhões de coleta. A esposa, Rose, por um lado compreende o que fizera Troy ser como era; por outro, luta contra o preço que a família precisa pagar por isso. Quando o filho adolescente do casal recebe a proposta de um contrato, por um time de futebol americano da faculdade, os conflitos se evidenciam e crescem:

? Já falei a esse garoto sobre as coisas de futebol. Os brancos não vão deixá-lo chegar a lugar nenhum com esse futebol americano. Disse da primeira vez que ele me veio com isso. Agora você vem me dizer que ele foi e ficou amarrado nisso. Ele devia ser contratado para consertar carros ou algo com que possa ganhar a vida.?.

É uma leitura comovente, que mostra como as dores das pessoas podem ser parte de um ciclo e se perpetuar, fazendo com que se reproduza exatamente o que se quer combater. Troy faz parte dessa engrenagem e é um personagem difícil de digerir por esse motivo. Rose é a alma da família e da história. A delicadeza, a sensibilidade e a força ocupando espaços iguais dentro de uma mulher.

?Algumas pessoas constroem cercas para afastar as pessoas? e outras constroem cercas para manter as pessoas dentro. Rose quer segurar vocês todos. Ela ama vocês.?

Leitura rápida, mas nada leve. Expõe questões que ainda hoje rodeiam a sociedade com a mesma força e a mesma crueldade, em versões adaptadas aos novos tempos. O fato de as cidades em crescimento absorverem imigrantes europeus com um entusiasmo tão diverso, em forma de privilégios antecipadamente concedidos, do que era dedicado aos descendentes de africanos que foram a força motriz por trás daquela prosperidade (alguma semelhança com o Brasil?) é exemplificada na fala de Bono, amigo de Troy:

?Mas veja, eu não sabia que poderia ter algo melhor. Eu achava que somente camaradas brancos tinham banheiros e coisas dentro de casa.?.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/07/2019

Até quando permitiremos que as nossas barreiras afastem aqueles que mais amamos?
Troy Maxson é um homem difícil. Orgulhoso e acostumado a encarar o mundo com olhos de quem sempre espera por hostilidade, ele não consegue aceitar que seu filho, Cory, queira seguir carreira no esporte – sonho que também já lhe pertenceu, mas acabou se tornando a raiz de suas maiores frustrações.

Por mais que Rose, sua esposa, tente abrir os olhos do marido para lhe mostrar que o mundo já não é o mesmo de sua juventude, para Troy, negros como eles nunca serão aceitos – não importa quão bom você seja naquilo que faz.

Você pode construir uma cerca para afastar ou unir uma família.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788594900050

déb 09/06/2020

Riquíssimo!
(Algumas pessoas constroem cercas para manter as pessoas fora... e outras pessoas constroem cercas para manter as pessoas dentro.)

Poucas cenas, cenários e personagens, mas uma obra riquíssima.
Leitura super fluida. Adorei!

Devilskr_ 25/02/2022

É uma bom livro recomendo confesso que fiquei com raiva do troy em algumas partes mas ok,a peça aborda alguns assuntos interessantes sobre o racismo sobre como era a vida dos negros naquela época enfim recomendo

Jenny 30/12/2023

Fences (Cercas)
Eu li o livro na escola, achei algo confuso ou talvez tenha sido meu foco que não estava muito bom, entendi um pouco mais quando vi o filme mas é sobre a história dos afro americanos depois da luta pelos direitos civis como o pai não deixava o filho jogar em ligas profissionais porque achava que assim como ele não iriam o aceitar mesmo sendo o melhor por ser preto. A anedota das cercas era pra manter a morte do lado de fora mas eu não entendi bem a conexao com a história.

Lillian.Simas 18/02/2024

Eu sei que temos que levar em conta o contexto histórico, mas eu li o tempo todo revirando os olhos porque o Troy é intragável.