Um Limite entre Nós

Um Limite entre Nós August Wilson




Resenhas - Um Limite entre Nós


11 encontrados | exibindo 1 a 11


Gabriel Seixas 15/04/2017

Digna de prêmios
Não é à toa que essa obra recebeu vários prêmios, seja em formato escrita ou encenada. Que clareza em colocar no papel uma história com pouquíssimos cenários e personagens com uma profundidade tão grande entre os protagosnistas. Em pouco mais de 3 horas li essa obra magnífica inteira e agora quero ver o filmão que fizeram dela!
comentários(0)comente



Patty Lima 22/12/2020

Uma das minhas mais belas leituras. Muitos ensinos me deixou, Troy. Por ser um homem negro e pobre, consciente de que para esses a luta é mais ferrenha.
comentários(0)comente



Anderson.Coelho 29/07/2021

Um limite entre nós
Preciso pedir desculpe a Denzel e Viola pois não assisti o filme, ainda.
Porém livro bom é assim ele desperta sentimentos! Uma certeza é que preciso ver o filme urgentemente.
A estrutura do livro é tipo um roteiro da peça muito diálogo e dividido em atos.
Não é uma estrutura ?normal? de livros.
Achei forte e reflexivo principalmente pelas questões que orbitam o meu mundo.
Enfim ótimo livro leve e rápido!
agora preciso ver o filme?
tenho planos para o final de semana ??
comentários(0)comente



Jamille Madureira 10/08/2018

Devorei o livro em uma manhã. Diálogos simples e intensos ao mesmo tempo, que nos faz refletir sobre como levamos nossa vida, o significado da família, dos nossos sonhos e de como encarar no nosso dia a dia.
comentários(0)comente



Fernanda 14/09/2023

O livro é a transcrição de uma peça de teatro desenvolvida por August Wilson na década de 1980, que recebeu prêmios como Tony e Pulitzer e foi protagonizada, em uma das temporadas, por Viola Davis e Denzel Washington, que também atuaram na adaptação para as telas. Está escrito em forma de roteiro teatral - eu só descobri quando comecei a ler - e traz breves descrições da história da produção, do cenário e do enredo. Está dividido em atos e as cenas são os diálogos entre os personagens, precedidos de descrições de cenário. Isso não dificulta a leitura, tanto pelo número reduzido de personagens quanto pela fluidez do texto.

Trata-se da história de uma família negra dos EUA na década de 1950. Troy Maxson amava beisebol. Na juventude fora uma promessa do beisebol, porém as oportunidades dadas a garotos negros eram diferentes das que os garotos brancos recebiam. Se tornara homem duro, para o qual ser o provedor da família era mais do que o bastante para definir um bom marido e pai. O inconformismo com as injustiças sociais o atormentava e o álcool muitas vezes era o refúgio necessário. Jamais iria compreender, por exemplo, porque só os homens brancos dirigiam os caminhões de coleta. A esposa, Rose, por um lado compreende o que fizera Troy ser como era; por outro, luta contra o preço que a família precisa pagar por isso. Quando o filho adolescente do casal recebe a proposta de um contrato, por um time de futebol americano da faculdade, os conflitos se evidenciam e crescem:


? Já falei a esse garoto sobre as coisas de futebol. Os brancos não vão deixá-lo chegar a lugar nenhum com esse futebol americano. Disse da primeira vez que ele me veio com isso. Agora você vem me dizer que ele foi e ficou amarrado nisso. Ele devia ser contratado para consertar carros ou algo com que possa ganhar a vida.?.


É uma leitura comovente, que mostra como as dores das pessoas podem ser parte de um ciclo e se perpetuar, fazendo com que se reproduza exatamente o que se quer combater. Troy faz parte dessa engrenagem e é um personagem difícil de digerir por esse motivo. Rose é a alma da família e da história. A delicadeza, a sensibilidade e a força ocupando espaços iguais dentro de uma mulher.

?Algumas pessoas constroem cercas para afastar as pessoas? e outras constroem cercas para manter as pessoas dentro. Rose quer segurar vocês todos. Ela ama vocês.?

Leitura rápida, mas nada leve. Expõe questões que ainda hoje rodeiam a sociedade com a mesma força e a mesma crueldade, em versões adaptadas aos novos tempos. O fato de as cidades em crescimento absorverem imigrantes europeus com um entusiasmo tão diverso, em forma de privilégios antecipadamente concedidos, do que era dedicado aos descendentes de africanos que foram a força motriz por trás daquela prosperidade (alguma semelhança com o Brasil?) é exemplificada na fala de Bono, amigo de Troy:

?Mas veja, eu não sabia que poderia ter algo melhor. Eu achava que somente camaradas brancos tinham banheiros e coisas dentro de casa.?.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 23/07/2019

Até quando permitiremos que as nossas barreiras afastem aqueles que mais amamos?
Troy Maxson é um homem difícil. Orgulhoso e acostumado a encarar o mundo com olhos de quem sempre espera por hostilidade, ele não consegue aceitar que seu filho, Cory, queira seguir carreira no esporte – sonho que também já lhe pertenceu, mas acabou se tornando a raiz de suas maiores frustrações.

Por mais que Rose, sua esposa, tente abrir os olhos do marido para lhe mostrar que o mundo já não é o mesmo de sua juventude, para Troy, negros como eles nunca serão aceitos – não importa quão bom você seja naquilo que faz.

Você pode construir uma cerca para afastar ou unir uma família.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788594900050
comentários(0)comente



déb 09/06/2020

Riquíssimo!
(Algumas pessoas constroem cercas para manter as pessoas fora... e outras pessoas constroem cercas para manter as pessoas dentro.)



Poucas cenas, cenários e personagens, mas uma obra riquíssima.
Leitura super fluida. Adorei!
comentários(0)comente



Devilskr_ 25/02/2022

É uma bom livro recomendo confesso que fiquei com raiva do troy em algumas partes mas ok,a peça aborda alguns assuntos interessantes sobre o racismo sobre como era a vida dos negros naquela época enfim recomendo
comentários(0)comente



Jenny 30/12/2023

Fences (Cercas)
Eu li o livro na escola, achei algo confuso ou talvez tenha sido meu foco que não estava muito bom, entendi um pouco mais quando vi o filme mas é sobre a história dos afro americanos depois da luta pelos direitos civis como o pai não deixava o filho jogar em ligas profissionais porque achava que assim como ele não iriam o aceitar mesmo sendo o melhor por ser preto. A anedota das cercas era pra manter a morte do lado de fora mas eu não entendi bem a conexao com a história.
comentários(0)comente



Lillian.Simas 18/02/2024

Eu sei que temos que levar em conta o contexto histórico, mas eu li o tempo todo revirando os olhos porque o Troy é intragável.
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR