Elemental

Elemental Bianca Hubert

Resenhas - Elemental

Viih 30/08/2020

Arwen está prestes a se jogar em um vulcão é dessa maneira que conhecemos a personagem principal é nesse momento bate vários motivos possíveis para ela fazer isso. Os capítulos seguintes vai nos mostrando o desenrolar de sua vida até esse momento e posso dizer que não cheguei nem perto de acertar o motivo kkkkk.
Esse livro é de uma leitura muito rápida porque não é possível deixar de conhecer as aventuras ( que não são poucas) dela, com os piolhos e seus amigos.

Bruna 29/01/2017

Aventura, mistério, sarcasmo e muita risada: um prato cheio para quem gosta de fantasia
Por algum motivo inexplicável do nosso complexo de vira-lata, nós, brasileiros, temos uma tendência a ignorar livros nacionais ou, ao menos, não darmos tanta atenção como damos aos importados. Uma pena! Imagine a quantidade de livros como Elemental que deixamos de ler por esse pré-conceito totalmente infundado. Talvez autores talentossíssimos como a Bianca Hubert estariam muito mais à luz do mercado editorial nacional, fazendo crescer também o nome do país lá fora.

Mas vamos ao livro: Arween é uma semi-elfa, órfã, que acaba de receber uma moeda da Mãe Natureza indicando que ela foi selecionada a participar da seleção para o próximo governante do reino. Seria um motivo sem precedentes para comemorar, se Arween soubesse ao menos qual é seu verdadeiro dom elemental para poder enfrentar as provas. Para piorar, parece que uma velha briga está prestes a voltar à tona.
Recheado de aventura, mistérios, piadas, sarcasmos e até uma pitadinha de romance, Elemental chega para suprir uma área pouco explorada no Brasil: o tema fantasia. Temos sim autores nacionais renomados nessa área da literatura, mas são poucos. Os que misturam fantasia com YA então, menos ainda. E é isso que Elementa faz, traz o público mais jovem, sem deixar de agradar adultos que buscam se distrair do dia a dia.
Aos fãs de Sophie Kinsella, um prato cheio. Gosta do mundo criado por Tolkien ou de Harry Potter? Te garanto que você também vai se divertir.
Mariie 01/02/2017minha estante
Amei o livro! Uma mistura perfeita entre J. R. R. Tolkien, J. K, Rowling e Sophie Kinsella

Sassah 05/06/2020

Maravilhoso!!
Um livro engraçado, com fantasia e tudo que há de bom, na minha singela opinião, deveria ser uma religião, nenhuma pessoa poderia morrer sem antes ler esse livro, simplesmente fantástico

Mariie 01/02/2017

J. R. R. Tolkien encontra Sophie Kinsella
Elemental nos conta a história de Arwen, uma semielfa órfã de 19 anos que levava uma vida pacata, cuidando de 4 crianças no orfanato em que cresceu e trabalhando numa mina, já que seu elemento é a rocha - ou assim ela acreditava. A Natureza e o Elemento Maior - seus criadores - presenteiam os semielfos com um dom, podendo ser um dos quatro elementos principais ou algum derivado, como no caso de Arwen.

No reino de Helementare, o monarca é escolhido através de uma árdua seleção. Os participantes são escolhidos pela Natureza e o elemento maior, que os presenteiam com uma moeda. Quando a rainha decide que está na hora de abdicar do trono, ela decide convocar seus criadores e dar início à nova seleção.

É nesse ponto que nossa história começa. Arwen é presenteada com essa moeda e vê seu mundo virar de ponta cabeça. O elemento maior apenas escolhe os semielfos que possuem um dos quatro dons principais, e só os nobres possuem esses dons! E ainda por cima, é muito raro que os filhos nasçam com um desses dons se nenhum dos pais os tem! Isso quer dizer que seus pais eram nobres?

Além de todas as perguntas que surgiram na cabeça de Arwen, ela ainda tem que juntar forças para deixar o orfanato e suas crianças, se mudar para o palácio elemental, descobrir qual de fato é o seu elemento e passar pela seleção com sua sanidade intacta! É muita coisa para uma semielfa de apenas 19 anos lidar! E junte isso ao fato de que dentre os candidatos da seleção, tem um semielfo, que mesmo sendo lindo de morrer, é irritante na mesma proporção!

A autora nos transporta para um mundo perfeitamente imaginado, com uma riqueza de detalhes que deixaria J. K. Rowling orgulhosa! Sua escrita é fluida e a história encantadora! No começo, a história é um pouco devagar, já que estamos conhecendo o universo dos elfos e semielfos, o que me fez lembrar diversas vezes do primeiro livro do Harry Potter. Conforme a história vai se desenrolando, é impossível parar de ler! Os comentários sarcásticos, tão comuns e apreciados nos romances de Kinsella estão presentes em cada página do livro, tornando a leitura ainda mais gostosa.

Prestem bastante atenção no nome dessa autora, porque ainda vão ouvir muito ele.

Marcela @ler_sim_ler_sempre 10/05/2017

Fantasia cercada de Elfos, Semielfos e lendas misteriosas
@ler_sim_ler_sempre

Nesse livro conhecemos Arwen, uma semielfa,órfã que mora no reino de Helementtare. E que numa tarde de trabalho, encontra “A Moeda”.
A Moeda da Seleção.
Ou seja, ela acaba de ser convocada pela Mãe Natureza a concorrer a ser a próxima rainha de seu reino. .

E como mudança pouca é bobagem, ela também terá que lidar com os significados de seus mais novos, estranhos sonhos e com o olhar inquieto da Rainha. Que ela acabou de conhecer. .
Mas principalmente redescobrir qual é seu verdadeiro dom. .
E pra essa menina que até então só tinha o Amor de Alcarin e seus "piolhos". Ela verá sua vida mudar completamente e ainda terá que enfrentar uma possível guerra entre elfos e semielfos. .
Eu, a louca da fantasia. Me apaixonei pela premissa e pela capa imediatamente. .
E não foi diferente quando comecei a ler.
Arwen se mostrou uma menina corajosa e destemida. Enfrentando situações, sem ao menos se dar conta das conseqüências que poderiam acarretar pra ela. Pensando somente em ajudar àqueles que ela ama.
. Uma personagem que torci muito para que fosse feliz e encontrasse sua verdade.
. (...) finalmente sabia quem eu era, de onde vinha e o que eu podia fazer. Era como se todas as coisas que antes me bloqueassem não existissem mais (...) .
Todos os personagens tiveram seu papel na trama e encaixados na hora exata no enredo. O Amor dos órfãos por Arwen é de encher o coração. Ucene e seu jabuti são hilários.Ri a cada aparição desse jabuti mordedor de tapetes. .
E ao longo da leitura você percebe o quão cuidadoso foi o trabalho da autora, na construção de cada um e desse reino distópico. .
Uma obra muito bem escrita que dá vontade de ler mais e mais.
.Única ressalva foi em relação ao possível romance construído. (Sou romântica ué 🙃) .
Que me deixou com gostinho de quero mais, pois queria que tivesse sido mais bem explorado. Mas entendi que a autora quis deixar o foco na descoberta desse novo mundo para Arwen e das responsabilidades adquiridas.
.Porem dona Bia, não demora a escrever o segundo, que estou bem curiosa pra saber se Arwen, se apaixonará de verdade.😍

site: https://www.instagram.com/p/BTkUwbDlmwT/?taken-by=ler_sim_ler_sempre

Nathalia.Sabino 13/10/2017

Uma fantasia deliciosa!
Quando a rainha Eruvë decide reivindicar seu trono, A Mãe Natureza e o Elemento Maior escolhem vinte jovens para participarem de uma Seleção, onde apenas um se tornará o novo Rei ou Rainha do reino Helementarë. O que Arwen nunca imaginava era que seria uma das escolhidas. Logo ela, uma semielfa órfã com o Dom Elemental em Rocha. Apesar dos sonhos estranhos que vinha tendo, ela nem suspeitava que em um dia de trabalho iria encontrar uma moeda de ouro que significava que ela tinha sido escolhida para participar da Seleção. Sua vida a partir disso muda drasticamente e todo o seu misterioso passado, ao qual ela já tinha se conformado em nunca descobrir, é colocado em jogo e ela se vê em uma aventura onde se descobrir pode salvar não apenas a si mesma, mas todo o reino.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
Esse livro foi uma surpresa maravilhosa para mim. A história que a autora escreveu é deliciosa de se ler. Divertida e diferente, me fez ir para um outro mundo viver uma fantasia leve e original.
A autora conduziu toda a história de um jeito tão leve que era impossível parar de ler. Todo o universo mágico que ela criou, apesar de simples, foi completo, sem pontas soltas ou incoerências. Um livro super bem escrito, envolvente, tornando impossível não se apegar à história.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi que a autora não deixou o romance dominar toda a história. Ela não permitiu que o interesse romântico da personagem fizesse com que todas as outras coisas importantes da história ficassem de lado.
A personagem Arwen é uma garota muito legal. Apesar das inseguranças que as novas situações despertam nela, ela ainda se mantém amorosa e forte. Uma coisa maravilhosa de se ler, afinal, as meninas precisam ser bem representadas na literatura e ver uma autora nacional dando esse destaque a uma personagem feminina é fantástico. Histórias assim, que não se rendem aos clichês do mundo literário, merecem um destaque especial.
Esse livro é sobre autodescobrimento. Sobre amor e sobre ter coragem de seguir o seu destino e enfrentar todas as consequências que isso implica. Um prato cheio para amantes de fantasia!

site: https://www.instagram.com/p/BZwARZYFNtK/?taken-by=sobre.ler

Jessyca 07/04/2020

Minha opinião
Leitura simples e fluída....achei que os acontecimentos foram rápidos demais....e acabou misturando muitas descobertas ao mesmo tempo...quem leu entenderá!...apesar disso ....Leitura divertida...me arrancou algumas risadas!! Boa leitura!.

Je Ernst 13/11/2021

Com potencial
Gostei, é uma fantasia simples, nada tão elaborado quanto os bestsellers americanos mas interessante ao ponto de ler até o fim. Só achei que ela divaga muito e vai mais pela sorte do que por merecimento, mas é uma leitura tranquila.

Carol 10/06/2017

Favoritado!
Antes do primeiro capítulo, há um prólogo que me assustou um pouco kkk. Somos apresentados a personagem principal, Arwen e ela conta que vai pular em um vulcão. Assumo que fiquei extremamente curiosa para saber o que aconteceria.

No primeiro capítulo, Arwen tem um sonho no qual vê uma fênix e ela pega fogo junto a uma árvore. Após esse evento, passamos a conhecer um pouco mais da personagem, que é órfã e do mundo que a autora criou. A cidade é Helementtarë, que é um Reino de Semielfos. Sabemos também que ouve uma guerra entre os semielfos e os elfos e muita gente morreu por isso.

Quem está afrente da cidade é a Rainha Eruvë, porém ela decidiu que era hora de deixar outra pessoa assumir no seu lugar. Quando isso acontece, ocorre uma seleção onde os candidatos escolhidos possuem um dos quatro dons Elementais. Deixe-me explicar melhor. Quando você completa 17 anos, a Natureza lhe atribui um dom, chamado “elemento natural” e você passa a trabalhar de acordo com ele. Quem recebe um dos quatro dons elementais (água, ar, terra e fogo) são considerados nobres. Existem outros tipos de dons, que são subcategorias dos principais. Arwen tem o elemento natural rocha, porém ela não possui nenhuma afinidade com ele.

A personagem mora em um orfanato, junto com Alcarin e mais quatro crianças. Durante um dia que ela trabalhou no campo, no lugar de Alcarin (que possui como elemento natural, vegetais), ela descobre uma medalha dourada que possui a imagem de uma árvore pegando foto, exatamente como no seu sonho. Agora toda a sua vida vai mudar, porque ela foi escolhida para a seleção.

Arwen precisa descobrir qual o seu verdadeiro dom elemental e vai enfrentar diversas provas para demonstrar para a natureza que está preparada para comandar um reino.

Elemental foi um dos melhores livros que eu li esse ano. Achei a história tão bem construída e apresentada que fiquei extremamente surpresa. Além disso, eu fiquei presa na história e consegui finaliza-la em poucos dias.

Sobre os personagens, eu devo dizer que eu me apeguei a vários. Primeiro de todos, eu adorei Arwen. Ela é muito mais capaz e corajosa do que demonstra ser e ela mostra ter uma força de vontade incrível. Adoro quando aparece personagens femininas que são incríveis e fortes.

Também me apaixonei por Aeron e Pan. Ambos são nobres que estão participando da seleção. Pan é muito fofinho, daqueles garotos bem tímidos, mas que se mostram perfeitos companheiros. Aeron é filho de uma nobre marcado, ou seja, é um dos conselheiros da rainha. Quando passamos a conhece-lo melhor, eu fui me apaixonando por ele, por todo o apoio e amizade que ele cria com Arwen, que odeia ele no início. Não foi difícil saber como isso acabaria kkk

Também gostei muito da Rainha Erunë. Como não temos muito contato com ela no início da história, eu fui gostar dela mais para o final. Ela é incrível e acolhe a todos da seleção de uma forma incrível, como uma líder. Achei maravilhosa.
Outra personagem que mostra toda a sua força.

Sobre a história, achei que a autora soube trabalhar muito bem com ela. O mundo criado é muito interessante e eu não conheço nenhum outro livro que trabalhou com ele. Achei extremamente original. Sem contar que não deixa pontas soltas. Tudo foi muito bem elaborado e encaixado.

Achei genial o prólogo que a autora criou. Fiquei muito curiosa com o livro e foi o ponta pé inicial para eu ler e grudar na história. Em momento nenhum eu fiquei entediada durante a leitura, muito pelo contrário. Viciei na história e só larguei quando eu finalizei. E o final, é muito bom. Eu já tinha uma ideia do que aconteceria, mas a autora me surpreendeu trazendo um final inesperado. Amei!

Analisando de um modo geral, a história é incrível. Daquelas fantasias que prendem o leitor e que te deixam curiosos para descobrir o que vai acontecer. A Bianca está de parabéns, porque é um livro maravilhoso, que eu recomendo que todos leiam.

Queria agradecer a Bianca pela oportunidade de ler seu livro e desejo todo o sucesso do mundo para ela. Além disso, recomendo demais o livro para quem gosta de fantasia e quem quer conhecer o gênero.

site: http://deliriosliterariosdasnow.blogspot.com.br/

mabelslivros 12/06/2017

Elemental em busca das origens
Mais uma leitura findada, que gostei bastante. A história é super leve e gostosa, um primor, rica em detalhes e que conquista o leitor a cada página. Um livro que super indico para que vocês possam ler.

Em um mundo dividido entre o reino dos? elfos e semielfos, Arwen, uma semielfa criada no único orfanato do reino de Helementtarë, nunca conheceu seus pais, ela cresceu no orfanato e hoje com 19 anos ajuda Alcarin a cuidar das 4 crianças que lá moram.

Uma seleção para escolha de um novo Rei ou Rainha está prestes a começar. Arwen nunca imaginou fazer parte da seleção, pois ela acreditava que seu dom natural fosse Rocha, mesmo não tendo habilidade nenhuma. Sua surpresa não poderia ser maior quando ela encontra a moeda dourada que indica que ela havia sido escolhida para participar da seleção.

Uma nova etapa da vida de Arwen começa, muitas coisas acontecem e ela não sabe muito bem como reagir a tantas novidades. Um novo lugar para chamar de sua casa, a insegurança por não saber qual é seu verdadeiro dom Elemental, a descoberta de quem são seus pais, novos amigos, além de ter que tomar decisões que não salvará somente a ela. Arwen se prova uma verdadeira guerreira, não só dando orgulho a sua família, como também fazendo-se merecedora da oportunidade que a Mãe Natureza e o Elemento Maior lhe deram.

Elida.Marinho 30/06/2017

Resenha: Elemental- Em busca das origens-Bianca Hubert ⠀
Começo falando sobre a capa e a edição do livro, que estão sensacionais. Essa capa é maravilhosa, concordam?

A estória se passa em um Reino chamado Helementarë, um lugar mágico habitado por semielfos.Há alguns anos atrás, o reino encontrava-se em guerra com o reino dos elfos e a constante disputa entre eles começou a prejudicar a Mãe Natureza, em contrapartida disso eles cessaram a guerra e firmaram um acordo de paz entre os dois reinos. ⠀

Mas, infelizmente por causa dessas guerras a rainha Eruvë acaba perdendo o seu marido. Decide então, reivindicar o trono, convocando o Elemento Maior e a Mãe Natureza para uma nova seleção. ⠀

Cada semielfo quando chega a uma certa idade descobre seu elemento. Somente podem participar da seleção e disputar pelo trono os semielfos que contém um dos elementos principais: água, fogo, terra, e ar. A seleção é um evento raro de se acontecer, e o mesmo é o sonho de muitos semielfos.

No Reino Helementare há um orfanato próximo onde vivem cinco órfãos. Dentre eles está Arwen, uma semielfa forte, trabalhadora e dedicada. O elemento dado a ela foi o rocha, deixando-a sem esperança de participar da seleção quando a mesma foi anunciada. ⠀

Arwen gostava da vida que levava, e das pessoas as quais ela convivia diariamente. O orfanato acabou tornando-se a família dela. É notório o amor que ela tem por seus “piolhos” haha (é assim que ela chama os outros órfãos que vivem com ela) criei um caso de amor por um dos “piolhos” dela, o Deriel, ele é um semielfo muito amorzinho, dei boas risadas com ele.

A rotina de Arwen era sempre a mesma, acordava, ia trabalhar desempenhando seu elemento rocha em suas atividades diárias, e ajudava Alcarin a cuidar dos outros semielfos. Às vezes, ela também ajudava Alcarin (semielfa do elemento vegetal) nas plantações que tinham próximo do orfanato. E foi em um dia típico de outros quaisquer que ela acabou encontrando a moeda da seleção.

Partindo daí muitos questionamentos são feitos por Arwen, até porque somente semielfos com um dos elementos principais poderiam participar da seleção, essa informação acaba confundindo-a e a faz querer descobrir sobre seu passado.

Quando Arwen chega no palácio para a disputa, a preocupação de não saber seu elemento cai sobre ela, deixando-a perdida. Já não bastava ter que lidar com 19 semielfos e toda pressão da seleção, teria que lidar também com a busca de descobrir seu elemento.

Partindo desse momento, encontramos uma Arwen destemida e com propósito de desvendar os mistérios do seu passado. Percebe-se com mais clareza o quão forte e corajosa ela é. O final foi MARA e me deixou com gostinho de QUERO MAIS.

Marina Mafra 17/12/2017

Misterioso, envolvente e viciante!
"...quando temos os espíritos da natureza nos guiando tão de perto, é meio difícil acreditar na casualidade..."

Uma fantasia envolvente, engraçada, deliciosa... Uma imensa viagem, nada previsível. A autora tem um talento único. Me contou que sonhou com a história e resolveu escrever. Graças ao Elemento! haha Não dá pra explicar o tamanho da criatividade em cada detalhe. Vocês precisam conhecer e se aventurar pelos mistérios da Mãe Natureza. E a notícia maravilhosa é que terá continuação! Eu já estou na fila para ler! ??

Foi uma prazer gigante conhecer essa obra. Um trabalho impecável! Vou babar eternamente nessa capa!

Giu Moreira 14/05/2018

Uma história perdida sobre Elfos e Semielfos
Bianca Hubert escreve de uma maneira fluida e envolvente. Uma história baseada em uma civilização perdida ( ou não encontrada até hoje) onde a Mãe Natureza e o Elemento Maior são os "deuses" adorados da época. Elfos e Semielfos que viviam em paz, separados por uma guerra elemental que cortou laços entre um povo e os separou. E é ai que entra nossa personagem principal: Arwen, uma semielfa cujo Dom elemental é Rocha. Orfã, nunca conheceu seus pais, não sabe de onde veio e quem és. Arwen precisa se encontrar para seguir suad origens. Um livro de descobertas, aventuras e um quê de magia. Você vai se apaixonar e querer mais do que apenas um livro.

Releitura 01/03/2020
Como é bom visitar um livro que você já leu. Rever as histórias, muitas coisas que você não lembra mais r se apaixona de novo. Eu quero o segundo livro.

Retipatia 05/11/2018

Siga suas origens...
Arwen é uma semielfa que vive uma vida pacata no Reino de Helementtarë. Apesar de os casos de orfandade serem uma raridade por lá, já que os semielfos não abandonam suas crianças e, caso algo aconteça com os pais, os parentes sempre cuidam delas, ela é uma das poucas vivendo em um lugar assim, junto de Alcarin e dos seus quatro piolhos, leia-se, quase crianças, as quais além do grande amor que ela nutre, ajuda a cuidar.
Todos os semielfos de Helementtarë possuem grande ligação com a Mãe Natureza e o Elemento Maior, que são responsáveis por manter o Equilíbrio na Terra e daqueles que a habitam. Os semielfos possuem todos algum dom que os liga à natureza, alguns poucos, que fazem parte da nobreza do Reino, têm dons mais diretos com os elementos, como fogo, água, terra e ar e, por isso, realizam tarefas que ajudam o governante do reino na sua regência. Já outros, se relacionam de forma mais indireta com esses elementos.
Mas, em se falando de semielfos, tal razão se dá uma vez que existem também, elfos. Não no mesmo reino, mas no reino ao lado, chamado Nätiyre. Em sua totalidade, eles possuem não apenas um dom elemental, como seus vizinhos e, ambos os povos vivem em paz. Fato este que nem sempre ocorreu, já que, no passado, uma grande guerra trouxe perdas irreparáveis para ambos os povos.
O Dom de Arwen é Rocha, ou deveria ser. Isso até uma árvore em chamas e uma fênix tomar seus sonhos, para que, no mesmo dia, ela encontre uma moeda grande no meio dos arbustos. O significado disso é algo que qualquer semielfo aprende ainda na escola: ela acaba de ser selecionada pela Mãe Natureza e pelo Elemento Maior para participar da Seleção que irá ocorrer em breve no reino de Helementtarë e que será responsável por escolher o próximo governante.
Como se toda essa novidade não fosse suficiente, Arwen precisará descobrir qual é seu verdadeiro dom elemental, já que apenas os semielfos com um dos quatro dons elementais (terra, água, fogo e ar) são escolhidos para a seleção.
Numa corrida contra o tempo, ela precisará descobrir qual seu verdadeiro dom elemental, participar de uma seleção para a qual nunca se imaginou presente, disputando com mais dezenove candidatos. E sua história não terminará aqui, não quando o reino de Helementtarë está sob ameaça e a antiga guerra com os elfos parece prestes a eclodir novamente. Essa, sem dúvidas, não será uma seleção típica e Arwen precisará buscar toda a força do Elemento Maior para conseguir descobrir de onde veio, trilhar seu caminho e saber quem realmente é.
Como toda fantasia que pego para ler, abri a primeira página já cheia de empolgação. Isso porque é meu gênero literário favorito e é um pouco impossível que eu não crie expectativas. E, o que aconteceu não foi apenas uma leitura envolvente e que me manteve entretida durante todo o tempo, mas uma verdadeira paixonite com a história, o mundo e os personagens criados.
A história do Reino de Helementarë foi bem construída na trama, deixando o leitor curioso e, ao mesmo tempo, deixando espaço para a imaginação correr pelos lugares e pedaços do reino nos quais a história se passa. Apesar da minha imaginação do castelo ser simplesmente fantástica e eu ter adorado o lugar que dá vida à muitas cenas empolgantes e decisivas da história, ele não é meu favorito. O primeiro lugar é, sem dúvidas, para o Bosque dos Elementos. É um lugar mágico (com e sem sentido figurado), e, além de também ser importante para a trama, é um espaço que eu simplesmente desejei estar lá, todas as vezes que os personagens também estiveram.
Além desses lugares, Helementtarë não é um simples local sem passado, ele é personagem do livro e, tanto quanto a Mãe Natureza e o Elemento Maior, refletem não apenas bons exemplos para o povo, como também um vínculo que a humanidade (falando de nós, reles humanos), estamos em processo de reaprender (porque acredito fortemente que o ser humano faz parte de um todo maior e, com o tempo e as mudanças, muito do respeito, amor e zelo pela natureza foi perdido. A maior parte das pessoas não vê o mundo e tudo que nos cerca como parte de um todo igual, infelizmente).
E, não são apenas o lugar-personagem é cativante na histórias, as pessoas-personagens, ou devo dizer, semielfos-personagens são todos um primor. Não por serem o espelho de perfeição, mas, dentro do parâmetro de sociedade estabelecido entre os semielfos, são todos condizentes. Arwen, nossa mocinha-protagonista é, além de uma inspiradora semielfa-girl-power, alguém com quem se identificar. Não pelas orelhas pontudas - ressalte-se que eu adoraria tê-las - mas por todas as nuances que sua personalidade comporta. Não é feita apenas de extremos ou de delicadeza pura, têm defeitos e qualidades e comporta uma capacidade de crescimento perante adversidades que é admirável.
A história, apesar de seguir a linha de raciocínio e ser contada em primeira pessoa por Arwen, que é uma narradora super descontraída e cativante, ainda conta com vários personagens que vão marcar seu percurso. Temos Alcarin, que é a responsável por criar as crianças do orfanato, que é alguém reservada, mas com um grande coração; os quatro piolhos de Arwen, as crianças semielfas que vivem no mesmo orfanato que ela e que são, além de boa dose de divertimento, trazem ótima vivacidade à história; temos Eruvë, a rainha poderosa e amorosa, que sabe tão bem balancear a dose de poder e amor para cada momento; Almarvarnë, uma das ajudantes de Arwen durante o período da seleção e que é um retrato de dedicação e carinho; Ucenë que, apesar de poder parecer muito rabugenta à princípio, é alguém muito especial. E não podemos esquecer dos semielfos que estavam participando da seleção junto de Arwen e que se tornam mais do que concorrentes, mas fiéis amigos da nossa semielfa favorita: Panthael, fofo, tímido e inteligente e Aeron, que é bonitão, galanteador e, fique claro, apesar da irritação inicial, está longe de ser apenas 'mais um rosto bonito'.
A escrita da Bia Hubert é tão leve e encantadora que as páginas do ebook eram passadas com rapidez, não apenas por isso, mas porque eu queria mais. Saber mais do passado de Arwen, conhecer mais do seu futuro e de todo o enigma que foi trabalhado durante a trama. Tudo foi bem pensado e intrincado como os galhos da alta árvore dos sonhos de Arwen, que se estendem e separam, mas que, no fim, são todos advindos do mesmo local.
Especialmente por envolver elfos e semielfos, que se assemelham à ideia Tolkieniana destes seres, me deixaram ainda mais admirada com o trabalho que Bia desenvolveu para os personagens e para o pano de fundo que os circunda. Isso porque a semelhança se dá mais no que toca à aparência dos seres e, talvez, na relação que possuem com a natureza. Mas, na história, foi dada uma nova roupagem aos elfos e semielfos, dando a eles, não apenas essa divisão como também novas características e poderes. Não poderia resumir melhor em palavras do que: é mágico.
Já falei por aqui do tom descontraído da narrativa de Arwen, ela tem pensamentos dignos de pessoas com parafusos a menos, como eu, e, especialmente quando o assunto é lagartixa, a coisa toma um rumo hilário e o livro me rendeu boas risadas. Acho que o último livro que li que me trouxe essa sensação deliciosa foram os dois primeiros volumes do Guia do Mochileiro das Galáxias, que estagnei a leitura do terceiro volume, por uma razão que nem o Elemento Maior sabe informar.
Contudo, mesmo com esse tom super leve, a história não carece nem um pouco de ensinamentos valiosos e lembretes muito importantes, que vão desde amizade, crescimento pessoal, cuidar da natureza e respeito pelo próximo. É tanto uma leitura para se livrar de uma ressaca literária quanto para se apaixonar por um mundo novo, personagens cativantes e fazer refletir sobre nossas ações perante o mundo e os que nos cercam. Arwen é colocada sob prova e retirada de seu lugar comum, e dá uma verdadeira aula de altruísmo, empatia e bondade.

site: https://wp.me/p7r1pU-15V