A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas)

A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas) Pero Vaz de Caminha

Resenhas - A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas)

kellen.ssb 12/03/2020

Outras cartas adicionais
Além da carta de Pero Vaz de Caminha, que eu já conhecia, há outras duas cartas: "A Carta do Mestre João" e a "Relação do Piloto Anônimo". Achei muito interessante a do Piloto Anônimo. Nas embarcações que vieram para cá havia, além de marinheiros, escrivães e religiosos, os criminosos que seriam exilados; um deles era Afonso Ribeiro. Ele era camareiro em Lisboa e condenado à morte, cumpriu como pena alternativa o exílio aqui no Brasil.
Junto com Afonso Ribeiro foi deixado mais outro criminoso. O Relato do Piloto Anônimo aborda esse "abandono" e a atitude dos indígenas:

"E despachado o dito navio, o Capitão foi a terra e mandou fazer uma cruz muito grande de madeira e mandou cravá-la no dito espaço e também, como se disse, deixou dois degredados no dito lugar, os quais começaram a chorar. Os homens daquela terra confortavam-nos e mostravam ter piedade deles."

de Caminha, Pero Vaz. A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas): Também inclusas: A Carta do Mestre João e a Relação do Piloto Anônimo . Edição do Kindle.

Jonathas dos Santos Benvindo 23/07/2022

Outra obra da literatura de informação que pertence à história da humanidade. Esse livro apresenta o texto também no original em português arcaico, não que eu tenha entendido alguma coisa, mas é legal saber rs

R.H N'fer 03/01/2023

O registro de nascença do Brasil
Não haveria outro escrivão melhor que o ilustre português Pero Vaz de Caminha para redigir a Dom Manuel I a beleza da fauna, flora e do povo desta terra - claro, Caminha jamais sonharia ser eternizado na história com o seu breve e magistral relato, assim como não esperava ser morto com uma espadada no bucho em Calecute, meses após.

O relato de Pero Vaz de Caminha seria apenas mais um entre outros tantos enviados e largados sob o tapete do esquecimento do império Português. Dom Manuel I guardadva a sete chaves todos os relatos enviados do ''Novo Mundo'' mas, ainda assim, o destino galardeou-nos com a descoberta deste registro que após 300 anos de escrito foi de fato encontrado e publicado - claro, com partes censuradas, mas nada que mais 1 séculinho de espera (e menos censuras sociais) não resolvesse. Enfim, ''demorou mas chegou''.

''Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!''

Davi 11/01/2023

terceiro maior documento da história do brasil (atrás da certidão de manoel gomes e da const. 88)
e digo mais, deveria ser leitura obrigatória a todos brasileiros

de uma carga histórica imensurável (somada a uma descrição que beira poesia), a "certidão de nascimento do brasil" (não entrarei no embate de achamento x descobrimento, mesmo crendo a primeira ser mais adequada) aborda a visão de pero vaz sobre os primeiros contatos com os indígenas que aqui habitavam.

"Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome - o Monte Pascoal e à terra - a Terra da Vera Cruz" --> isso aqui tem mais peso que todos os livros do narloch juntos, o que não é muito difícil

"Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar" --> corta para um dos maiores genocídios já vistos na Terra

para quem não curte o português arcaico, há algumas traduções que facilitam a compreensão