A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas)

A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas) Pero Vaz de Caminha

Resenhas - A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas)

kellen.ssb 12/03/2020

Outras cartas adicionais
Além da carta de Pero Vaz de Caminha, que eu já conhecia, há outras duas cartas: "A Carta do Mestre João" e a "Relação do Piloto Anônimo". Achei muito interessante a do Piloto Anônimo. Nas embarcações que vieram para cá havia, além de marinheiros, escrivães e religiosos, os criminosos que seriam exilados; um deles era Afonso Ribeiro. Ele era camareiro em Lisboa e condenado à morte, cumpriu como pena alternativa o exílio aqui no Brasil.
Junto com Afonso Ribeiro foi deixado mais outro criminoso. O Relato do Piloto Anônimo aborda esse "abandono" e a atitude dos indígenas:

"E despachado o dito navio, o Capitão foi a terra e mandou fazer uma cruz muito grande de madeira e mandou cravá-la no dito espaço e também, como se disse, deixou dois degredados no dito lugar, os quais começaram a chorar. Os homens daquela terra confortavam-nos e mostravam ter piedade deles."

de Caminha, Pero Vaz. A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com notas): Também inclusas: A Carta do Mestre João e a Relação do Piloto Anônimo . Edição do Kindle.