Israel X Palestina: 100 Anos de Guerra

Israel X Palestina: 100 Anos de Guerra James L. Gelvin

Resenhas - Israel X Palestina: 100 anos de guerra

Suzane 07/01/2024

Para entender a guerra
Um livro muito importante que ajuda a entender essa guerra entre Israel e Palestina para não termos tantos argumentos rasos. São cicatrizes profundas e difíceis de resolver. Vale muito a pena.

regifreitas 18/12/2023

ISRAEL X PALESTINA: 100 ANOS DE GUERRA (The Israel-Palestine Conflict: one hundred years of war, 2014), de James L. Gelvin; tradução Alexandre Sanches Camacho .

James L. Gelvin é professor de História Moderna do Oriente Médio, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Aqui ele nos oferece uma análise detalhada dos últimos cem anos sobre as tensões, combates, antagonismos e divergências de um dos dilemas mais desafiadores da geopolítica mundial dos últimos anos, o conflito israelense-palestino.

Gelvin apresenta uma visão panorâmica dos principais eventos que moldaram o conflito no último século e início deste. Sempre procurando ir além das manchetes jornalísticas, desvendando as origens históricas e políticas dos fatos, ele expõe as múltiplas perspectivas sobre os atores envolvidos nesse embate.

Não é uma tarefa fácil. Sobretudo, mantendo uma relativa imparcialidade em relação à questão, o que o autor até consegue, no meu entender. Principalmente, é importante conhecer a história por trás do conflito para não cair em simplificações ou demonizações superficiais.

Creio ser este livro uma excelente introdução para se principiar a entender os últimos acontecimentos naquela região. Especialmente para não cair no discurso fácil de "mocinho" e "vilão". A situação ali é bem mais complexa e desafiadora, exigindo cuidado e responsabilidade na hora de se posicionar a favor ou contra um dos lados.

Lenas 15/02/2022

Um livro muito claro e interessante. Foi muito útil me ajudando a entender a linha do tempo dos eventos que definiram o conflito entre Israel e Palestina.

Obviamente não se aprofunda em todos os acontecimentos, negociações e leis sobre o conflito, mas acredito que dá uma visão geral e equilibrada sobre tudo, facilitando o entendimento. Um grande ponto positivo é que o autor conseguiu ser bastante imparcial, o que imagino que seja algo raro.

Recomendo para quem tem interesse de entender essa guerra que já dura tanto tempo.

Emerson_BH 13/08/2021

História de um conflito
Livro mostra a história desse conflito, que já dura décadas. O livro é bem escrito, mas às vezes confuso.

Pedro 24/11/2020

Necessário
Um livro cansativo em alguns momentos, mas necessário a todos.
Lau 26/04/2021minha estante
Tô querendo ler, mas queria saber se o autor é imparcial ou se acaba adotando um dos "lados" ao falar dos conflitos. Oq vc achou nesse sentido?

Pedro 26/04/2021minha estante
Olha. Acho que a parte do conflito em si é bem imparcial. Mas como o principal fator da guerra foi o sionismo judeu (nacionalismo - desejo de formar uma nação em território palestino, naquele momento), vai ter bastante explicação de como esse pensamento judeu foi sendo formado. Então, antes do conflito, acho que ele fala mais dos judeus, mas de forma imparcial, mais contanto sua história.

Lau 26/04/2021minha estante
Aah blz! Obrigada pela info ;)