Beethoven: Angústia e Triunfo

Beethoven: Angústia e Triunfo Jan Swafford

Resenhas - Beethoven: angústia e triunfo

Fernanda 17/10/2020

A minha mania estranha enquanto leitora é sempre ler o último parágrafo do livro antes de começar a ler ele desde o começo de fato, e foi justamente o que me conquistou.
" Examinando todo o percurso da vida de Beethoven como um homem, talvez o mais impressionante seja que ele sobreviveu ao peso de ser Beethoven. Tanta coisa o pressionava: tanta música se revolvia dentro dele, tanta raiva, tanta desilusão, tanta angústia física e mental. Não é de espantar que sua época o chamasse de sobre-humano. Mas a realidade mais triste e verdadeira é que Beethoven viveu até as últimas capacidades do ser humano, e incorporou isso em sua arte. Como uma das personalidades definidoras de uma era revolucionária, testemunhou e expressou por todos nós uma nova visão do que significa ser humano."
A experiência de leitura desse livro foi uma verdadeira jornada, comecei extremamente empolgada, por vezes desanimei, cheguei a abandoná-lo por um tempo, e por fim fui completamente envolvida por ele mesmo sendo leiga no quesito música, conhecer a história de Beethoven além do mito é muito incrível e cada vez mais percebo que as biografias estão se tornando um gênero que gosto muito.
Débora 21/08/2021minha estante
Que resenha MARAVILHOSA, comprei esse livro faz um bom tempo e acabei deixando de lado por não ter visto nenhuma resenha e ter medo de enroscar nele. Vc me deu ânimo, vou pegar ele em breve. Obrigada

Fernanda 21/08/2021minha estante
Espero que goste da leitura, eu amei?

Samuel300 30/03/2022

Angústia e Triunfo
Já admirava Beethoven antes de ler, e termino a leitura como um fã.

"Examinando todo o percurso da vida de Beethoven como homem, talvez o mais impressionante seja que ele sobreviveu ao peso de ser Beethoven. Tanta coisa o precionava: tanta música se revolvendo dentro dele, tanta raiva, tanta desilusão, tanta angústia física e mental. Não é de espantar que sua época o chamasse de sobre-humano. Mas a realidade mais triste e verdadeira é que Beethoven viveu até as últimas capacidades do ser humano, e incorporou isso em sua arte. Como uma das personalidades definidores de uma era revolucionária, testemunhou e expressou por todos nós uma nova visão do que significa ser humano."

Vitor739 01/11/2023

Um Titã em Forma de Ser Humano
(Inserir meme da Isabela Boscov) "Do meu ponto de vista pessoal, vou dizer: é uma obra-prima."

Um retrato impecável de um dos maiores (e mais conturbados) homens que já viveram, fenomenal!