Confissões de uma adolescente grávida

Confissões de uma adolescente grávida Graciela Paciência

Resenhas - Confissões de uma adolescente grávida

Sarabólica 16/02/2017

Diário de uma adolescente grávida
Pode até parecer que se trata de mais um livro sobre gravidez precoce, mas não é!
Trata-se do diário de uma adolescente que lê muito e escreve muito bem!
A autora aborda o assunto a partir da perspectiva de uma adolescente (é óbvio), por isso, muito adulto pode ler e torcer o nariz... mas algo que aprendi nessa minha vida, foi tirar algo de bom de todos os livros que leio, e NESSE caso, nem precisei me esforçar, bastou que eu me colocasse "na pele" de uma adolescente GRÁVIDA, para que o livro todo fizesse ainda mais sentido!

Bem revisado e com projeto gráfico bacana.
Deveria estar nas prateleiras das bibliotecas de ensino médio!

Lina DC 23/06/2017

"Confissões de uma adolescente grávida" é um livro curtinho, mas que aborda um tema importante: a gravidez na adolescência. A obra é narrada em primeira pessoa por Mirella, uma jovem de 16 anos de idade, que descobre que está grávida do namorado Fabrício e que, a partir desse momento, precisa mudar os planos do futuro. A história vai se desenvolvendo em forma de um diário, onde a protagonista desabafa seus pensamentos, sentimentos e dia a dia.
Mirella é uma garota tranquila, estudiosa e ajuizada, mas para o restante do mundo, começa a perceber que é vista de uma forma completamente diferente, pois agora é incluída em um grupo de jovens inconsequentes.
O conceito central do livro é mostrar para o leitor que a gravidez na adolescência não ocorre apenas com jovens desinformadas e inconsequentes ou que não tenham o apoio familiar. Mirella é exatamente o oposto de tudo isso. Seus pais a apoiam, seu namorado a apoia, ela tem consciência e conhecimento e vai preparando o "ninho" para a chegada da criança.
Os capítulos são curtos e vão fazendo referências a livros, músicas e filmes que combinam com o estado de espírito da jovem conforme a gestação avança.
Além de discutir a gravidez em si, a autora coloca outras reviravoltas na vida da protagonista que fazem com que os leitores reflitam sobre alguns problemas sociais, inclusive o preconceito.
A autora Graciela Paciência trabalhou muito bem o tema para o público alvo, deixando a temática não muito densa.
Os personagens são bem construídos. Mirella é bem responsável para a idade que em, mas também demonstra certa imaturidade em algumas ações, o que é normal. As inseguranças vão se apresentando conforme o tempo passa e suas atitudes oscilam, mas é compreensível e crível.
"Confissões de uma adolescente grávida" é um livro surpreendente, que traz uma protagonista jovem, mas determinada. É um livro que ajuda o leitor a refletir e avaliar a própria sociedade em que vivemos.

"Fiquei muito chateada. Parece que agora não sou uma boa influência para as adolescentes "corretas" da escola ou do meu bairro..." (p. 14)

O trabalho editorial foi muito bem feito. Revisão, diagramação e layout estão impecáveis. A capa é muito bonita e chama a atenção.

"Ah, o colégio... Aquele lugar que pode ser um verdadeiro inferno para os adolescentes. As aulas mal começaram, ainda estamos em fevereiro, e a notícia da minha gravidez já se espalhou. Agora eu pareço ser um ET, uma garota que sai com todos os garotos do colégio e que "teve o que mereceu". A parte mais triste é sentir os olhares julgadores por parte das próprias garotas." (p. 23)