Os Olhos da Deusa

Os Olhos da Deusa Lígia Dantas Lopes

Resenhas - Olhos da Deusa

Crisálidas de Papel 06/10/2018

Mistério e magia
Logo somos apresentados a uma lenda que envolve uma Deusa antiga e a passagem de um cometa que trás consigo mudanças e poderes que antes estavam adormecidos.

Estela é portadora de conhecimentos ancestrais e guia desde cedo os netos Rebeca e Caio a trilharem o caminho da magia, pois eles estariam destinados a vivenciar uma importante professia. O peso deste fardo é muito maior em Rebeca, a guardiã de um par das jóias chamadas Olhos da Deusa.

Os protagonistas são adolescentes e ainda frequentam o ensino médio. É fácil se identificar com os dramas vivenciados por eles, como a descoberta do primeiro amor, cotidiano colegial, intrigas e fofocas da turma. Ainda somos envolvidos em tramas mais densas, como relacionamento conturbado com pais, abuso, perdas de entes queridos e vícios.

Os personagens lidam com situações de grande desgaste emocional. Essas dores os fazem crescer e isso é visível, eles amadurecem, mudam e se desenvolvem. Uma vez li que se um personagem continua sendo o mesmo depois de um capítulo, então esse capítulo é inútil. Em Os Olhos da Deusa todos os capítulos são de suma nescessidade, pois dá para notar as mudanças que ocorrem nos personagens em cada linha bem construída da história. Nós sentimos o que eles sentem, transpomos barreiras juntos e apesar de serem muitos pontos de vista, nos tornamos sensíveis a todos eles.

Falando em pontos de vista, a princípio a escrita me deixou um tanto confusa, era como estar em uma festa sem conhecer ninguém, mas aos poucos fui me habituando e até mesmo gostando dessa forma onde em cada parágrafo se encontra um personagem diferente. A dinâmica é rápida e isso acaba deixando a leitura ágil e nada cansativa. No final do capítulo há uma situação abordada por diversos ângulos e isso permite uma visão completa da situação.

A antagonista é um caso à parte, é a típica Regina George que amamos odiar. Um pouco atrapalhada e muito impulsiva, Priscila está lá primeiramente disputando um interesse amoroso com Rebeca e depois sendo seduzida pelos poderes ocultos contidos nos Olhos da Deusa.

Outro ponto a se ressaltar são as mulheres da história, conhecemos várias e de diferentes faixas etárias. Vemos mulheres frágeis que aprenderam a ser fortes, as sábias, as que passaram por traumas e se deixaram levar, as más, as maliciosas e várias outras facetas femininas. Deusas, bruxas, sacerdotisas, colegiais, esposas, anciãs, mães, avós, amantes e vilãs. Todas elas são enaltecidas nessa história com forte empoderamento e grande influência em religiões celtas pagãs.

A dança entre fantástico e real é muito equilibrada. Em um passo da coreografia estamos dentro de um mundo misterioso, com sacerdotisas e poções mágicas, em outro passo, estamos numa escola comum do Brasil, onde as fofocas sobre quem está pegando quem são a coisa mais importante do momento. Fazemos mais um passo, e agora estamos dentro de um grande drama familiar doloroso, uma dor cruel e sentida do abandono e desamparo. Mais um passo, estamos vivendo nosso primeiro amor e sentindo na pele todo o frescor e sabor doce que ele trás. No fim o ritmo se agita, dançamos mais rápido e todos os passos se convergem num espetáculo completo.

Que tal aproveitar o mês das bruxas e embarcar nesse mundo de ocultismo e mistério?

— BC

site: https://www.instagram.com/p/Bom6qw-gQA5/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1inwhma3os1l7

Rebeca Bueno 26/06/2018

Magia urbana
Ler esta história foi um mergulho místico em rituais de empoderamento feminino. A trama aborda a história de Quatro amigos, quem vivem dilemas próprios da adolescência como a descoberta do amor mas também aborda temas mais complexos como assédio sexual, separação dos pais e depressao. Tudo isto embalado por joias místicas e poderes que cada um deles possui e tem que aprender a lidar. A antagonista Priscila é um show à parte, tentando sabotar a amiga e invariavelmente, metendo os pés pelas mãos. Recomendo!!
Ligia.Dantas 14/07/2018minha estante
Amei a resenha! Obrigada!! Saber que ganhou status de empoderamento feminino é o melhor dos elogios!!

Renata 10/07/2017

Já sinto saudades!!!
A resenha de hoje é com o livro "Os Olhos da Deusa" 🔮 da Lígia Dantas, que nos conta a história de um grupo de amigos, em específico Caio, Rebeca, Miguel e Thaís, os quatro estão ou passaram por momentos difíceis, e quando uma lenda precisa ser cumprida, precisa ser desvendados mistérios, fazendo com que os laços entre eles fiquem mais fortes e descubram um pouco mais sobre a deusa e a "religião antiga". Leva muito em conta as questões da adolescência, as decisões, as perdas, os amores, os medos. E deixa muito nítido a confusão do que é ser adolescente, todas as transições e confusões.

Esse livro eu demorei quase um mês pra ler, a leitura dele é bem demorada e eu tive que se concentrar muito porque a autora liga uma coisa com a outra, e são detalhes!
Gostei de quase todos os personagens, menos da Priscila e da Lavinia, sério! Elas são muito chatas!! Não gostei nenhum pouquinho delas!! Elas me irritaram muito, ficavam empatando meu casal favorito, e ainda colocando coisa na cabeça da Carol.
Eu estava muito ansiosa pro desfecho, pra saber logo o que ia acontecer e então isso me fez ler freneticamente, mas as vezes eu acabava voltando uns capítulos porque tinha alguns detalhes que eu havia perdido.
Mas no geral eu gostei muito do livro a autora soube deixar o mistério no ar e nós vamos descobrindo as coisas junto com os personagens.
Ele é aquele livro que quando termina a gente fica com uma dor no peito porque não vai saber da vida e dos personagens. (É uma dor enorme!!!!)Eu espero que tenha uma continuação, porque eu realmente preciso de uma!! Preciso saber o que aconteceu com eles!! (Haha) Super indico hein!!

site: https://www.instagram.com/p/BT7rH5kAvXl/?taken-by=descoberta_adolescente

Aline.Goettems 29/05/2017

Olhos da Deusa é um livro que você vai encontrar fantasia misturada com vida real, porque o que os personagens passam já aconteceu ou acontece em inúmeras famílias.

Na história o leitor é colocado na vida dos personagens, e ao passar das páginas vai aprendendo, e conhecendo eles cada vez mais, odiando uns (oi Priscila háhá) e amando todos os outros kkk.

Rebeca é irmã gêmea de Caio, ambos desde pequenos estão acostumas com a magia que a avó deles ensina, e Rebeca é uma das guardiãs dos Olhos da Deusa, Caio também está envolvido em tudo isso, e a autora conseguiu prender o leitor nesse mistério todo, que envolve todos os personagens, ou seja, todos os personagens tem papel fundamental na história, e não estão ali só por estar.

Temos também Thaís, que é a melhor amiga de Rebeca mas passou por um perda muito grande, e está lidando com tudo de uma forma não muito boa, se afastando de todos, principalmente de Rebeca.
Carol é a namorada de Caio, gostei muito da sua personalidade, mas desaprovei algumas atitudes.
Marcos e Gustavo são irmãos, e eu gostei de ambos, gostei de como tudo se desenrolou para os dois.
Priscila é um caso a parte, a única personagem que não gostei, deixou ser levada pela inveja e querer um poder que ela nem imaginava a força que tinha.
E claro, tem o Miguel, eu amei o modo como a autora fez com ele, desde o começo até o final, é um personagem que me conquistou muito, ver ele se 'perdendo' e depois descobrir por tudo o que passou, e o final, nossa, sem palavras.
Tudo começa quando uma lenda é revelada, os Olhos da Deusa vão se juntar, e a outra guardiã será revelada, quatro personagens tem um papel fundamental na descoberta de tudo isso, juntando seus 'dons'.
Enquanto isso Priscila está com sua prima em casa, que é uma 'aspirante' a sacerdotista da Deusa, e coloca Priscila em tudo isso, que conhece Perla (que possui o outro par de brincos, iguais os de Rebeca), e então que tudo começa a acontecer de verdade.
Priscila obcecada pelo poder dos brincos, junto a inveja pela Rebeca e sua 'paixão' pelo Gustavo faz com que aconteçam muitas reviravoltas, ainda mais depois que Priscila descobre que a Rebeca tem o outro par de brincos.
E sim gente, esses brincos tem poderes que eu achei o máximo, não vou contar para não dar spoilers mas a autora foi muito criativa em tudo isso.

A Deusa quer que os brincos se juntem, mas isso vai ser complicado, afinal se você não é a verdadeira guardiã algo ruim pode acontecer, e Perla descobre isso da pior forma.
Além dessa fantasia vamos acompanhar os personagens nas suas batalhas pessoais, temos muitas intrigas, mas também amizades verdadeiras, fiquei com vontade de ser amiga da Rebeca também, e do Igor, e do Caio, e bom, todos, menos da Priscila como vocês já perceberam kk.
No livro a autora também aborda assuntos como abuso, traição, pais e filhos, família, mentiras e segredos que ao serem descobertos podem mudar tudo.

No começo o livro não me prendeu, parecia que a leitura não fluía, mas logo depois da página 50 eu não conseguia mais largar, queria ler e descobrir tudo, e depois que terminei fiquei brava comigo mesma de ter lido rápido, queria mais, não queria dizer adeus aos personagens de forma alguma.
O modo como a Lígia colocou os problemas dos personagens misturados a essa fantasia faz com que a história pareça muito real, já quero ir atrás de uns brincos assim pra mim, ou não, vai que... háhá

Enfim, vou parar por aqui para não dar spoilers, confesso que essa foi a resenha mais difícil de escrever até hoje, queria falar tudo mas ao mesmo tempo deixar um gostinho de quero mais para vocês, quando a gente gosta de algo é difícil de falar mesmo;

site: http://linegoettems.blogspot.com.br/2017/05/resenha-olhos-da-deusa-ligia-dantas.html

Ligia.Dantas 01/03/2017

Fantasia, romance e mistério em um só livro
"Ocorrerá uma batalha, e ela envolverá seus netos. A Deusa não permitirá que seus poderes sejam maculados por mais uma geração. Você verá o presságio e terá que prepará-los para serem capazes de purificar a sua sabedoria. No entanto, o seu poder, Estela, será restrito, eles terão que trilhar caminhos duros e solitários, cabe a você instruí-los na magia."
Caio e Rebeca fazem parte de uma lenda sobre quatro misteriosas pedras chamadas Olhos da Deusa. Miguel e Thaís vivem situações que os afastam de seus amigos e os envolvem em misteriosas e dolorosas batalhas internas. A ambiciosa Marina e a invejosa Priscila buscam um lugar na Irmandade Secreta Filhas da Lua em que Perla é a Grã-sacerdotisa intrigante e dúbia.
As poderosas pedras Olhos da Deusa são cobiçadas e uma batalha anunciada selará seus destinos.

site: https://www.facebook.com/livroOlhosdaDeusa/

BiancaGulim 24/02/2017

Um Young Adult, com o diferencial de possuir magia e mistério.
Trata-se de um livro de fantasia, mas não daqueles em que somos arrastamos para um mundo novo. O cenário é atual e os personagens principais são jovens que estão para se formar no ensino médio, ou se formaram há pouco. Lígia Dantas aborda temas comuns no gênero Young Adult, como relacionamento conturbado com pais, abuso emocional e sexual, vida colegial, conflitos entre amigos, descoberta da sexualidade, primeiro amor, entre outros. Eu, particularmente, não gosto muito desse gênero, mas a Lígia deu seu jeitinho de deixar a história interessante ao acrescentar magia e mistério.

O tema central do livro é uma lenda que envolve uma Deusa, as fases da lua, poderes psíquicos, feitiçaria, rituais, sacerdotisas e poções mágicas. Temos a anciã portadora do conhecimento antigo (claro!), que treinou os netos, Rebeca e Caio, desde cedo para entenderem suas habilidades sobrenaturais, uma vez que eles estão predestinados a serem protagonistas nessa lenda. As informações são trazidas aos poucos, o leitor tem que ir descobrindo junto com os personagens do que se trata a lenda e os poderes que eles têm. Enquanto isso, eles enfrentam seus problemas pessoais.

"... Estela tinha uma missão: guiar seus netos no árduo destino de atender ao desejo da Deusa. A lenda estava despertando ..."

A trama conta com muitos personagens e a autora dá a mesma importância para todos. Conhecemos suas origens, suas relações familiares, seu anseios, seu dramas e tudo mais o que pode envolver uma vida adolescente. Temos os irmãos gêmeos Rebeca e Caio, que sofrem em casa com um pai ausente e infiel, o que resulta na depressão da mãe. Rebeca nutre uma paixão por Gustavo e é correspondida. Mas, temos Priscila, uma jovem petulante e ambiciosa, que decidiu basear toda sua vida em conquistar Gustavo antes de Rebeca. Para piorar, ela conta com o apoio de sua prima Marina, iniciada em uma irmandade de adoração a Deusa, que por sua vez é orientada por Perla, uma sacerdotisa experiente. Marcos é o mal humorado da galera e se apaixona por Priscila, mesmo não concordando com suas atitudes. Caio é dominado constantemente pelo rancor que sente pelo pai, motivado pela necessidade de proteger sua mãe. Ele namora a extrovertida Carol, mas o relacionamento já esfriou há um tempo, e a chegada de Lavínia pode colocar tudo a perder. Temos ainda Miguel, meu favorito, que é aliciado pelo padrasto e inserido em um mundo de jogatina desde cedo. Dou uma atenção especial a doce e sensível Thaís, que foi educada da maneira mais tradicional possível. Ela vê sua mãe intransigente adoecer e morrer, e esse é só a primeira das infelicidades que ela enfrenta no enredo. Essa personagem é muito especial, Lígia Dantas trabalhou sua personalidade muito bem. Ela passa pelo drama de ir descobrindo sua sexualidade, enquanto se sente culpada ao lembrar da criação rígida que sua mãe lhe impôs. Lê ?Gabriela?, de Jorge Amado, escondida da família, pois se envergonha da leitura ?quente?. Gostei muito da sua evolução na história, da maneira como as coisas foram acontecendo em sua vida e, principalmente, como ela reagiu a isso tudo.

"... Me perdoe, mãe, mas todos aqui estão cada vez mais sem vida. Isso é horrível, mas estou adoecendo com você. Eu sei que só quer o meu bem, mas dói ..."

Acho importante ressaltar que a autora teve excelência em ir amarrando tantas subtramas diferentes e complementando uma com a outra. Tantos personagens pode causar um certo cansaço, mas não é o caso de "Olhos da Deusa". Preciso parabenizar Lígia Dantas por isso, e por ter despertado minha ansiedade e curiosidade. Passei parte da leitura torcendo pelos romances, aguardando ansiosamente pelos primeiros beijos, e parte tentando desvendar os mistérios da Deusa.
Quem mais, além de Rebeca e Caio, está predestinado a essa lenda? Priscila vai conseguir impedir o romance entre Gustavo e Rebeca? Perla é uma sacerdotisa do bem ou do mal? O que os sonhos de Caio significam? Miguel vai conseguir se livrar do padrasto mau caráter e entender porque ele tem uma habilidade tão grande para o pôquer? Thaís conseguirá manter sua sanidade e alegria com tantas coisas negativas a rondando? Essas e muitas outras dúvidas rondam a cabeça do leitor durante toda a leitura, e o faz devorar o livro em busca de respostas.

Já falei demais da história, né?! Sei que vocês odeiam spoiler, então vou parar por aqui. Vamos às minhas impressões:

Durante boa parte da narrativa, me senti como quando acompanhava Malhação, da globo. Apesar da magia estar presente, ela é pouco explorada no começo do livro e a narrativa foca mais nos jovens e seus cotidianos. Os encontros dos personagens acontecem na escola ou em reuniões da galera. Revivi aquela sensação gostosa de ficar na expectativa de saber se a vilã vai consegui separar o casal principal, ou se vai se dar mal. Aquela vontade louca de ver o primeiro beijo entre os protagonistas. A raiva por tanta coisa ruim estar acontecendo com meus personagens favoritos. Enfim, tudo que uma bela história jovem pode trazer. Esse é o primeiro livro de Lígia Dantas destinado ao público jovem, e acho que ela tem grande potencial em conquistar esse público.

A escrita da autora é diferente, o que eu adoro! A narração é em terceira pessoa e tudo pode acontecer, literalmente. A cada parágrafo, uma surpresa. A narrativa alterna muito rapidamente seu foco. Estamos lendo como Rebeca está se sentindo. Na próxima frase, já sabemos como Caio está lidando com a situação. No parágrafo seguinte, já é outro dia e vemos Miguel jogando pôquer.
No começo, eu fiquei com a sensação de que isso deixaria a leitura um pouco confusa. Mas, acabei por gostar dessa dinâmica. A cada situação descrita, o leitor tem uma visão de tudo o que está acontecendo e de como cada personagem envolvido está se sentindo, o que a narração em primeira pessoa não traz, e muitas em terceira também não. A rapidez em alternar o foco deixa a leitura mais divertida. Antes que você possa se cansar de uma situação, já é jogado em outra. Como eu disse: cada parágrafo, uma surpresa!

As cenas dramáticas são muito bem escritas e, pra mim, é o destaque do livro. Você sente o que o personagem está sentindo, entende no que aquele sentimento está embasado. Conseguimos identificar uma evolução nos personagens, na maneira como eles lidam com seus sentimentos, e fica claro como cada situação presente no enredo contribuiu para essa mudança.

"... A morte pode ser em vida. Como a minha mãe, que morre um pouco mais a cada dia que sofre pelo meu pai ..."

Tenho certeza que muitos leitores vão se identificar com os dramas que os personagens enfrentam na história, com o que eles sentem em decorrência a isso, e como são capazes de superar essas barreiras e encontrar espaço para a alegria.
Acho muito importante a literatura que desperta essa identificação nos jovens, pois pode ajudar muitas pessoas que estejam passando por situações parecidas. Pode parecer um pouco exagerado, mas uma leitura que mostra como um personagem reagiu a um abuso emocional, por exemplo, pode mudar a trajetória de uma vida. Uma decisão errada, por vezes, acarreta em consequências graves, e não são todos que têm familiares atentos e dispostos a orientar para o melhor. Uma simples leitura pode ser essa orientação e fazer a diferença.

Eu espero grandes emoções na sequência de Olhos da Deusa! Como a ação esteve presente apenas no final desse primeiro volume, estou ansiosa por ver os personagens usando seus poderes para lutar contra o mal. E, claro, ver o desenrolar dos romances!

Agradeço à Lígia pela generosidade de me mandar seu livro e por toda conversa produtiva que tivemos durante minha leitura. Espero que possamos falar sobre muito mais. Desejo muito sucesso a essa talentosa escritora nacional.
Ligia.Dantas 01/03/2017minha estante
Obrigada Bianca!!!

Cecy 22/02/2017

Todos os elementos para uma boa história!
Rebeca é uma garota doce. Sua avó e também mentora sempre a preparou para o momento em que ela se tornaria uma grande pessoa. Digamos que a avó de Beca é uma bruxa, rs. Mas do bem. Ela é uma das servas da Deusa e desde sempre, treinou Rebeca para ser uma sacerdotisa. No tempo certo passou para sua neta um par de brincos, dizendo que aquelas pedras eram chamadas de Olhos da Deusa, que era passada de uma sacerdotisa para outra, e, como ela já tinha cumprido seu papel como guardiã das pedras, agora era a vez de sua neta. Beca tinha uma vida normal, com amigos normais e problemas normais, assim como todo adolescente normal tem. Ela possuía os melhores amigos do mundo, e confesso que senti uma certa invejinha daquela galera, hahah:

Priscila, a típica amiga da onça. Invejosa, mimada, daquelas que não suporta perder.
A melhor amiga de Beca, Thaís, um doce de garota, submissa, obediente e empática;
Miguel, misterioso, taciturno e divertido;
Igor, o melhor amigo de Rebeca, daquele que se quer sempre por perto;
Marcos, um cara gente boa pra caramba, divertido, carismático e bonitão;
Caio, além de irmão um grande amigo e confidente e fofo - fiquei apaixonada por ele;
Carol, a namoradinha tosca e fútil do Caio, melhor amiga de Priscila e tão sem noção quanto ela;
Lavínia, prima de Marcos, novata na área, deixa Caio meio bitolado e superprotege os primos;
E, finalizando com o bonitão Gustavo, - a perfeição, rs - irmão mais velho de Marcos, engraçado, fofo, mais velho que o grupo, mas, se dá super bem com a turma.

Beca e Caio estão passando por uma situação complicada em casa. Seu pai cada vez mais ausente faz com que sua mãe seja uma viúva de marido vivo, sabe. A depressão bateu forte e ela também tem se tornado um tanto quanto ausente, causando um grande buraco no coração de seus filhos. Rebeca ainda tenta se manter neutra, mas, Caio, cada vez mais culpa o pai pela saúde frágil da mãe. Carol, namoradinha tosca de Caio já não dá tanta atenção ao namorado, mas, quando descobre uma certa ameaça a esse relacionamento, resolve ser a namorada mais perfeita do mundo. Nesse jogo de sentimentos, Rebeca se vê nitidamente apaixonada pelo irmão mais velho de Marcos, Gustavo. E ele imediatamente corresponde a esse sentimento, a autora não revela de cara que eles estão apaixonados, mas, ela descreve com leveza os olhares, os gestos, aqueles famosos sinais que as pessoas apaixonadas lançam umas para as outras, coisa que não sei o que é há tempos, rs. O problema realmente começa quando Priscila nota esse clima, uma vez que Gustavo é sua mais nova obsessão. Vemos por aqui que Olhos da Deusa é um livro de romance, a maneira mais pura e singela de amar.

"Os dois sorriram, enlaçaram-se. Os primeiros passos foram embaraçados. Depois de alguns minutos, eles se acertaram com a música e abandonaram o constrangimento. Perderam-se do resto do mundo e encontraram no olhar um do outro. [...] Foi assim, uma ciranda de intermináveis trocas. Rebeca olhou para o céu e sorriu de volta para a lua crescente." págs. 47 e 48

Com a morte da mãe, Thaís, o pai e a irmã mais velha tentam seguir a vida. O pai da menina fica ausente trabalhando sempre, e nas poucas vezes que vem pra casa, mal conversa com as filhas. Thaís sempre foi uma boa moça, recatada e completamente dominada pela mãe. Não tomava suas próprias decisões, nem mesmo lia livros que sua mãe consideraria vergonha. Ao passar por mais uma situação de trauma, Thaís passa a se fechar cada vez mais. Se desespera com o que acontece ao seu redor, se afasta dos amigos, da família, toma umas decisões precipitadas e fica completamente perdida em sua dor. Miguel está mais envolvido no pôquer do que nunca, e influenciado por seu padrasto entra cada vez mais nesse buraco. Algumas coisas são reveladas e ele se vê em uma cama de gato que pode lhe custar um alto preço. Vemos por aqui que Olhos da Deusa é um livro de drama, pois cada ação gera uma reação.

Priscila está se adaptando a nova rotina. Sua prima Marina foi morar com a família dela, e é uma das aspirantes à sacerdotisa da Deusa. Ela leva Pri em uma reunião, e a menina passa por uma iniciação. Por seu caráter duvidoso, seu espírito de competitividade e por não aceitar perder nunca, Priscila se torna cada vez mais amarga e até mesmo cruel, causando problemas apenas para não ferir seu ego, além de uma inveja sem tamanho tomar conta de todo seu ser. Carol até tenta acompanhar o ritmo da amiga, e seu namorado é quem sofre as consequências sendo deixado de lado em um momento crítico. Vemos aqui que Olhos da Deusa é um livro de trapaças e vingança, onde não importa quem esteja, pisar no pescoço para conseguir o que se quer é um defeito do ser humano.

Marcos e Gustavo são irmãos, amigos e estão sempre preocupados com o bem estar um do outro. Lavínia, prima sonsa e mimada, protege os primos como uma mãe galinha, tomando decisões por eles e quebrando as pernas das meninas, rs. Caio e Beca se amam incondicionalmente e dariam a vida um pelo outro. O carinho com que tratam a mãe ao mesmo tempo que precisam ser duros com ela, mostra o quão estão sofrendo, e a avó, que nunca teve o amor genuíno de sua filha, se torna um porto seguro para todos. Simultaneamente, Miguel corria riscos para manter sua mãe bem. Vemos aqui que Olhos da Deusa é um livro que fala sobre família e a importância do perdão.

Voltando ao foco, quando Pri passa pela iniciação, ela conhece a mentora de Marina, a sacerdotisa Perla, que possui o outro par dos Olhos da Deusa, e Pri fica doida por esses brincos, como egoísta que era, achava que merecia aqueles brincos. Só quando as aulas retornam que ela nota que Rebeca possui brincos iguais, e como já conhecia um pouco sobre as artes mágicas, ela toma conhecimento de que Rebeca também é uma das escolhidas, e passa a fazer um inferninho na vida da amiga. E olha que era amiga, hein? Credo, me lembrei agora de quando era adolescente e tinha aquele grupinho infeliz que adorava implicar comigo. Pelo amor do guarda, isso nunca muda! Nem nos livros, hahahahah. A medida que o tempo vai passando, muitas coisas acontecem nas vidas desses jovens, coisas maravilhosas e coisas terríveis. Alguns deles descobrem que realmente nasceram com dons especiais que precisam ser usados da maneira correta. Alguns são treinados para serem melhores; outros treinados para possuírem aquilo o que desejam, não aquilo que necessitam; outros ainda, nunca souberam qual era o sentido da vida.
O desfecho do livro foi muito rápido, o que não é ruim, afinal, se a autora ficasse fazendo frufru, acabaria enchendo linguiça. O problema sou eu mesmo. Quando vi já tinha acontecido e tive que ler de novo porque deixei passar um detalhe básico que fez toda a diferença e a mula aqui não tinha entendido. Tão típico de mim, me desesperar com a cena do livro, pular uma linha inteira e depois parar no meio da leitura e exclamar sozinha: "Ué, não entendi!", hahahahah! Gente, vou parar, senão vou começar a dar spoiler sem querer, rs! Olha quanta coisa boa em um livro só? Amor fraterno, primeiro amor, amizade, paixão, mistério, drama familiar... A autora soube dosar diversas coisas em um só livro, não sei se conseguiria construir tantos personagens com tantos focos diferentes e conseguir amarrar todas as tramas sem me perder... Parabéns, Lígia!

site: http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2017/02/resenha-46-olhos-da-deusa-ligia-dantas.html
Ligia.Dantas 01/03/2017minha estante
Obrigada Cecy!!!