Antologia Poética

Antologia Poética Fernando Pessoa

Resenhas - Antologia Poética

GraAa18 12/01/2024

Um ou outro texto me pegou. Acho que criei expectativas demais. Foi meu primeiro livro de Fernando Pessoa. É isso.

ComTruise 30/04/2023

Pessoa Para Pessoas
Sempre bom navegar no mar melancólico-pessoano de seus heterônimos. Lê-se aqui um homem que sofreu como nós, ansioso, alcoólatra, deprimido, melancólico, neurótico, niilista, solitário. A seleção é impecável, com pequenos diamantes desconhecidos entre os versos mais conhecidos do(s) autor(es); a capa e as artes extras são uma graça; os ensaios de Berardinelli ao fim apresentam boas análises porém um pouco redundantes pra quem já é familiar ao autor (e louco o suficiente para ler uma antologia poética), ou para mim que digeri a obra de maneira nada ortodoxa: li os poemas ao longo de todo um ano e os ensaios ao longo de um só dia.

gimellomiranda 13/03/2021

Lindo! Estão reunidas nessa antologia poesias de Fernando Pessoa (ortônimo), Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Amei!

Icaro.Jatoba 01/12/2020

Ganhei esse livro em novembro do ano passado. Terminei em 2020 e foi essencial estar lendo poemas em um ano tão difícil. Foi também o meu primeiro contato com o gênero e daí já pulei para Mário de Andrade e Castro Alves.

Edna 30/07/2019

Mistério poético
Grandes mistérios habitam

O limiar do meu ser,
O limiar onde hesitam
Grandes pássaros que fitam
Meu transpor tardo de os ver

São aves cheias de abismo,
Como nos sonhos as há.
Hesito se sondo e cismo,
E à minha alma é cataclismo
O limiar onde está.

Então desperto do sonho
E sou alegre da luz,
Inda que em dia tristonho;
Porque o limiar é medonho
E todo passo é uma cruz.

Alberto Caeiro

?Segue o Teu Destino

Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

Ricardo Reis

Eu não sei resenhar poesias apenas senti-las o que é sempre um prazer ler, algumas já conhecidas de outras antologias outras pela primeira vez mas é simplesmente mágico ler e desvendar os mistérios que rondam a poética de Fernando Pessoa.

Uma seleção magnífica além dos ensaios, para ler e reler e sentir seja na tão falada ausência de que o Autor sempre enfatizou, um sentimento tão profundo capaz de introduzir o leitor em seus versos.

#Bagagemliteraria
#multiploseus
#poemas

Leila de Carvalho e Gonçalves 23/10/2017

Viagem Poética
Lançada em 2012, no Real Gabinete Português de Leitura, a antologia poética de Fernando Pessoa, organizada pela acadêmica Cleonice Berardinelli, é uma preciosidade.

Professora emérita da UFRJ e da PUC-RJ, ela selecionou da arca que contém o acervo literário do poeta, de propriedade do governo português, o que há de mais relevante na sua poesia ortônima e heterônima.

Na realidade, esse livro é o resultado de quase seis décadas dos estudos pioneiros de Cleonice e, após uma breve apresentação, os versos selecionados são apresentados na seguinte ordem:
- Poemas De Fernando Pessoa Por Ele Mesmo
- Poemas de Alberto Caeiro
- Odes de Ricardo Reis
- Poemas de Álvaro de Campos
- Mensagem

Em seguida, os oito ensaios de Berardinelli Provam ser o grande diferencial da antologia, quando comparada às demais. Eis a lista:
- "O Eu Profundo"
- "Os Vários Eus"
- "A Presença da Ausência em Fernando Pessoa"
- "Pessoa e Seus Fantasmas"
- "A Polissêmica Felicidade Pessoana"
- "O Discurso Inovador de Caeiro e Campos"
- "Mestre, Meu Mestre Querido!
- "Recuperando um Olhar Sobre Pessoa"

De indispensável leitura, através deles, a professora elucida e levanta questões, visto que os vinte anos da atividade literária do poeta lisboeta remetem a uma obra extensa e complexa que continua aberta para pesquisas e novas interpretações.

Aliás, como ela afirma: "a realização de uma antologia não é tarefa fácil, ainda mais se o poeta em questão é Fernando Pessoa, que não é um, mas vários. Minha opção, na medida do possível, foi escolher poemas que dialogassem entre si, a dar conta das várias posições em que se situa o poeta ao enfocar um único ponto. Buscou-se, além disso, selecionar composições de todos os momentos de uma produção na qual se reconhece que não houve evolução, mas viagem".

Para finalizar, seria indesculpável deixar de mencionar a qualidade dessa edição. Publicado pela Bazar do Tempo, ela apresenta encadernação brochura, capa com abas, papel na cor creme de boa gramatura além de confortável diagramação e irretocável revisão. Cinco estrelas!