Mentiras no divã

Mentiras no divã Irvin D. Yalom

Resenhas - Mentiras no Divã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriela Paulino 23/06/2021

Iniciei essa leitura com uma lentidão fora do comum. Demorei um pouco a me conectar com a história e a me envolver com os personagens, porque no início não entendemos muito bem onde é que aquilo vai dar. Mas ao longo da narrativa me surpreendi muito positivamente ao ver como as tramas entre os personagens se cruzaram, e fui ficando cada vez mais curiosa para saber o desfecho. Claro, alguns núcleos despertaram mais o interesse do que outros, mas o balanço do conjunto da obra com certeza é positivo. Minha única ressalva é em um ponto específico perto do desfecho: acredito que, para pessoas mais desatentas, talvez o autor tenha deixado passar a impressão de que o vício (no caso retratado no livro, em jogos e apostas) tem aspectos vantajosos, o que de forma alguma condiz com a realidade.

MSaverna 12/06/2021

Bom!
Bem, não gostei do começo e do meio do livro. Achei a abordagem de mal gosto. Mas, a condução final do livro é surpreendente! E a forma como as coisas vão se direcionando tornam a leitura envolvente e o final surpreendente!
Termino o livro satisfeita! Fiquei feliz de não ter desistido.

Simone de Cássia 16/04/2021

Vai dar não... owuuuu livrinho chato!! Tão chato que nem consigo explicar porque ele é chato!! Li algumas sinopses que diziam : "nossa, tão bom que não conseguia largar "... eu devo estar de cabeça pra baixo e na contra mão porque eu não consigo é pegar essa marmota de livro!! Uma outra sinopse diz que ele só fica bom depois da página 300... Oi????? No final??? Eu, hein?!! Capaz!! Abandonando...
Riva 16/04/2021minha estante
Kkkkkkkk - o livro é tão chato ao ponto de você nem conseguir explicar a razão de ele ser tão chato!!!! Só você e suas frases de efeito!!!!!

Drica 16/04/2021minha estante
Kkkk

Apolo 22/04/2021minha estante
Kkk vdd, Simone kk

Simone de Cássia 23/04/2021minha estante
Apolo, ainda bem que vc me entende... rs rs

Apolo 23/04/2021minha estante
Kkk

gabriel 27/03/2021

Que livro!

Achei este livro muito, muito bom. O final tem mais viradas do que um ginasta olímpico, mas todas funcionam muito bem. Arriscaria dizer que se trata de uma obra-prima. Livro surpreendente e gostoso de ler, no meio deu uma certa caidinha, mas o final decola que é uma beleza. Grudei a cara no livro e não larguei até não terminar as últimas páginas.

Os debates que ele levanta sobre a psicanálise, sempre em um tom de intriga e com um pouco de humor, são maravilhosos. O livro muda o foco de personagem o tempo todo, você acha que ele vai pra um lado, para aí depois ele surpreender e ir para outro. A narrativa é gostosa, intrincada, o modo como os personagens se relacionam é engenhoso. É um livro muito bem construído.

A ambientação, localizada na região norte da Califórnia, é maravilhosa e charmosa. A cidade de São Francisco é quase que um personagem à parte, sempre uma referência gostosa de se acompanhar. Gostei do tom de ironia que o livro adquire, com um toque de humor bem pronunciado. O domínio narrativo do autor é absurdo, ele manda muito bem.

A edição que eu peguei (da Ediouro) tem alguns problemas de digitação e uma tradução um pouco robótica, mas não é algo que chegue a atrapalhar muito. Este livro me surpreendeu, lá pelo meio estava vendo "a viola em cacos" (como dizia minha avó), pensando que peguei mais um trambolho, mas não, ele consegue resolver os problemas que colocou como um verdadeiro maestro. Recomendo muito esta obra, principalmente se o assunto psicologia/psicanálise é de seu interesse. Ótimo livro!

Rafael 22/02/2021

Quais as nuances da verdade que uma mentira contém?
Irvin Yalom é um autor inteligente e exuberante, com um domínio muito envolvente na forma de escrever e que nos proporciona um texto limpo e sensível. Sou suspeito para falar dele, pois sou fã e tenho quase todas as suas obras. Ainda assim, me atrevo a fazer um breve comentário sobre a obra.
Mais uma vez Yalom nos surpreende dissecando as técnicas da psicanálise e contestando-as, ao mesmo tempo, naquilo que é falho e deve ser criticado. Embora se trate de uma obra ficcional, algo me diz que as relações traçadas no decorrer do livro foram inspiradas em casos da vida real. O livro segue como um roteiro de filme e é difícil largá-lo a cada capítulo, afinal sempre queremos saber o que vai acontecer. Yalom é tão sensível que chega a aproximar os psiquiatras e seus analistas aos advogados, guardadas, por óbvio, as devidas proporções. Vale a pena a leitura dessa trama bem tecida que nos ensina sobre psicanálise, direito e, porque não, a própria condição humana. Construída sobre uma série de mentiras que guardam, subjacentes, outras tantas verdades, a trama se desenrola de uma maneira cativante, convidando o leitor a refletir sobre aspectos da sua própria existência, afinal, quanto de verdade há na mentira? Ou, se se preferir, quanto de mentira há em uma verdade? Recomendo a leitura, mesmo para os leigos.

Ingrid 11/10/2020

Cativante e inteligente!
Havia lido apenas um livro do Yalom - A cura de Schopenhauer - e tinha sido uma experiência bem enriquecedora, mas Mentiras no Divã traz uma leitura bem diferente a partir das terapias individuais e da supervisão dos terapeutas, além de dilemas importantes dos pacientes. Senti-me conectada com cada personagem e ansiosa pelo desenrolar de cada um.
Ainda que o livro seja uma história narrada, por muitos momentos traz uma proposta didática e cheia de ensinamentos. Podemos adentrar no mundo da terapia por vários ângulos diferentes e tirar proveito de todos. Eu não queria que acabasse! Adorei!
gabriel 27/03/2021minha estante
Realmente, este livro é top. No final não queria largar mais.

TMP 14/09/2020

"... pronto para a verdade"
Mais um romance que recomendo a leitura, de autoria do Dr Irvin D. Yalom, esse livro prendeu minha atenção pelo emaranhado de histórias que se cruzam, se alimentam uma da outra, se complementam, que se ajudam e até mesmo se afastam.
Uma leitura qye vale por mais de um ano de análise em um divã.
E você, está pronto para a verdade?

Renatinha 19/07/2020

Envolvente
O livro aborda diversas demandas: relacionamentos, postura profissional, ética, mas principalmente traz a reflexão de q não existem verdades absolutas, não existe um modelo completo que devemos seguir. Somos singulares e o que nos resta é buscar nossa essência, nos aprofundarmos no autoconhecimento, e enfrentar a vida da maneira q mais nos parece adequada. O final do livro me envolveu. Recomendo!!!

kargaute 22/06/2020

Baita leitura pra quem curte psicologia, pois explora as inúmeras dificuldades presentes no processo terapêutico.

Vinicius Silveira 28/08/2019

Mentiras no Divã
Que livro minha gente, muito bom, ainda mais sob uma das profissões que eu mais respeito e adimiro, a única coisa eu acrescentaria mais umas 30 paginas, após o final. Mas mesmo com este final eu amei e com certeza Irvin estará na minha estante mais que uma vez!!!!!

Joao.Vitor 30/07/2019

Resenha - Mentiras no Divã
Já faz um tempo que tenho lido coisas que fogem da minha zona de conforto habitual, e este livro, particularmente, foi um bom exemplo de como é bom fazer isso de vez em quando. O livro em questão é Mentiras no Divã, escrito por Irvin D. Yalom, e que nunca tinha passado no meu radar até me ser presenteado, o autor é um psiquiatra e este também é o tema que permeia todo livro e aparentemente boa parte de suas obras. A história segue vários personagens e seus pontos de vista de modo que todos sejam entrelaçados em pontos chaves da trama, o prólogo é especialmente notável por introduzir tão bem qual seria o tom de toda história ao nos inserir num processo terapêutico que deu muito errado, e a partir disso toda a história explora diversos aspectos fascinantes da psicoterapia. É intrigante a dinâmica retratada em todas as sessões e como todos esses detalhes afetam os personagens e se amarram tão bem no decorrer da história, ao final do livro os arcos criados são concluídos de maneira surpreendente, e acabam reverberando todos os temas abordados durante o livro.

Cris 10/11/2018

Surpresa
Eu esperava bem menos deste livro, foi uma boa surpresa

Lôh 15/02/2018

Yalom coloca em suas narrativas pontos importantes e interessantes do trabalho na terapia. Como: dificuldades pessoais, os percalços dentro do setting terapêutico...

Neste livro temos narrada a história do analista Ernest Lash. Na primeira parte do livro nos deparamos com Ernest investigando uma queixa contra um psicanalista, o senhor Seymour Trotter, que é acusado de se envolver amorosamente com sua paciente. Ainda no início de sua carreira, este caso muda sua visão sobre o trabalho terapêutico e a atuação em clínica.

Já na segunda parte, nos é apresentado um Ernest mais maduro e trabalhando dentro do consultório. O primeiro caso apresentado é de um paciente que tem uma esposa muito abusiva, e que durante anos de terapia, nosso analista trabalhou o desenvolvimento de seu paciente para se livrar das amarras que o prendiam, mas não foi a terapia que o fez querer sair da vida que tinha, mas uma amante. Isso deixa Ernest desolado e desgostoso, levando isso para a supervisão com o Dr. Marshal, um psicanalista renomado e muito ortodoxo, mas que tem um grande sonho de grandeza. Mas o caso não incomodou somente nosso analista, a esposa abusiva fica muito irritada, levando a trama de uma vingança contra o suposto causador de seu divórcio: o analista de seu marido. A partir daqui Yalom nos presenteia com uma trama muito bem elaborada, onde todos os personagens se conectam e se desenvolvem, nos levando a reflexões sobre: conduta moral, ética profissional, até onde a técnica pode ser útil, quando o tradicional deve dar lugar ao novo, qual a importância de lidar com a alma.

Um livro recomendado para pessoas que querem conhecer mais sobre personalidades, ou ter uma leitura mais reflexiva.

andy 02/02/2018

Leitura gostosa!
Várias estórias que vão se conectando no decorrer do livro com uma fluidez que estimula a continuação da leitura sem necessidade de um mistério exacerbado.
Retrata muito bem as angústias de terapeutas, a sutileza como os dilemas éticos surgem no trabalho com os pacientes e ainda promove a quebra do estereótipo do psicoterapeuta soberano.

neto 17/06/2017

FALAR ALIVIA DORES EMOCIONAIS!!!
Yalom através de seus personagens fictícios nos expõe alguns pontos importantes da terapia. Conduta nem sempre profissional entre terapeuta e paciente, retratando o caso do famigerado psicanalista Seymour Trotter que se envolve amorosamente com uma paciente e o investimento não muito ético do Dr Marshal. A complexidade das emoções humanas através da personagem Carol que apos o fim de seu casamento procura vingança a qualquer custo e por meio do fascinante analista Ernest Lash e de seu relacionamento com seus pacientes, vai sendo diluído no decorrer da historia algumas técnicas terapêuticas, como lidar com o mal estar psicológico, técnicas de associação livre, auto-analise e como não podia faltar muito debate sobre ideias de Freud, Jung e outros. Por se tratar de um livro que não é direcionado a um determinado publico, possui prosa simples e linguagem bem coloquial. Recomendadíssimo para quem procura conhecer um pouco sobre personalidades humanas ou simples entretenimento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5