Mentiras no divã

Resenhas - Mentiras no Divã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ingrid 11/10/2020

Cativante e inteligente!
Havia lido apenas um livro do Yalom - A cura de Schopenhauer - e tinha sido uma experiência bem enriquecedora, mas Mentiras no Divã traz uma leitura bem diferente a partir das terapias individuais e da supervisão dos terapeutas, além de dilemas importantes dos pacientes. Senti-me conectada com cada personagem e ansiosa pelo desenrolar de cada um.
Ainda que o livro seja uma história narrada, por muitos momentos traz uma proposta didática e cheia de ensinamentos. Podemos adentrar no mundo da terapia por vários ângulos diferentes e tirar proveito de todos. Eu não queria que acabasse! Adorei!
gabriel 27/03/2021minha estante
Realmente, este livro é top. No final não queria largar mais.

MSaverna 12/06/2021

Bom!
Bem, não gostei do começo e do meio do livro. Achei a abordagem de mal gosto. Mas, a condução final do livro é surpreendente! E a forma como as coisas vão se direcionando tornam a leitura envolvente e o final surpreendente!
Termino o livro satisfeita! Fiquei feliz de não ter desistido.

Karina 03/04/2009

Adorei o livro! O enredo é absolutamente envolvente, em nenhum momento considerei a leitura cansativa! É o segundo livro que leio desse autor, e realmente sou fã.

Bruninha 23/10/2010

O livro é envolvente, a história é ótima, vai te surpreendendo aos poucos e o final é muito bom.. e também, trata de um assunto que eu me interesso muito: psicanálise.

Porém, as unicas partes negativas é que alguns trechos acabam se tornando repetitivos e alguns capítulos são muito longos, o que acaba cansando um pouco.

Fora isso, recomendo, pois é muuito bom...

Mariane 28/06/2010

Pra falar a verdade, o livro só é bom depois da página 300.
Antes disso, da parte do Ernest e sua paciente, são quase só enrolações, que, na minha opinião, muitas delas foram desnecessárias. Depois da 300, que a história se encaminha para o fim, que toda a monótona descrição sobre o Marshal se esclarece, aí sim, fica boa! ;)
Quando estava lendo a 1º metade do livro, já pensava em quantas estrelas iria dar para esse livro, no início, daria umas 3 estrelas, no máximo, mas depois que terminei de ler, o livro me surpreendeu completamente, então, mudei de ideia e dei, de cara, 5 estrelas. Mas, apesar do fim ter sido bom, precisei de muita paciência para chegar até o fim dessa obra. Finalmente, eu recomendo... para pessoas que tem paciência. hehe!
gabriel 27/03/2021minha estante
Nossa, foi a mesma coisa comigo. No meio tava achando que seria umas três ou quatro estrelas no máximo, mas aí pro final ele melhora bastante. Até a "enrolação" pareceu justificada.

Matheus 01/10/2012

Um livro que teve seus altos e baixos e, devo admitir, fiquei incerto quanto a sua pontuação. De um lado, o livro apresenta de forma bem interessante a funcionalidade e o procedimento da terapia e realmente gostei das sessões e como elas se seguiam na narrativa. Além disso, o estilo do autor me cativou (desde outras leituras) na forma como a história engloba o imaginário do leitor, dessa forma, conseguia imaginar cada cena na minha cabeça. Os personagens são muito bem construídos e fiéis a sua personalidade. Contudo, a história se mostra lenta ao longo do texto, além disso, sentia as vezes que a narrativa começava a ficar forçada, tentando espremer situações que justificam a necessidade da psicoterapia. A leitura muitas vezes não flui e acaba se tornando enfadonha pelo seu vocabulário e suas construções formais. Por fim, é uma boa leitura, divertida e inteligente.

Marina 09/10/2012

psicologia + literatura = amor.
Você se envolve numa história divertida e interessante e aprende sobre psicoterapia, tudo ao mesmo tempo. Recomendo pra todo mundo!

Anna Paz 26/11/2009

Cada livro do Irvin Yalom é surpreendente e esse, não poderia ser diferente. Simplesmente... encantador.

Sally.Rosalin 11/08/2014

Indico!
Do mesmo autor de "Quando Nietzsche chorou". A intenção agora é dissecar a complexidade das emoções humanas por meio do relacionamento de três terapeutas e seus pacientes. O primeiro é Seymour, médico conceituado que é acusado de má conduta sexual com uma de suas clientes.

Podemos ler em um capítulo sobre o dilema entre uma análise que pode durar anos ou uma terapia rápida, pois a última acaba sendo sempre preferida para apenas aliviar os sintomas do paciente. Em outro capítulo lemos sobre transferência erótica na terapia; o autor no personagem de Ernest fala sobre a ortodoxia freudiana e o misticismo junguiano; a pedagogia do egoísmo, pensar em si mesmo acima de tudo.

Interessante o debate entre os personagens Ernest e Paul sobre pacientes que não são sinceros com seus terapeutas ou consultam dois ao mesmo tempo para avaliar se ambos chegam a mesma conclusão. Costuma-se chamar de pírricos (de vitória pírrica, utilizada para expressar uma vitória obtida a alto preço, com prejuízos irreparáveis).

Outro debate com os mesmos personagens, dois terapeutas que seguem linhagens diferenciadas. Debate e relatos sobre os grandes terapeutas e suas experiências sexuais com pacientes, com exceção de Freud. Tudo muito impactante, não o ato e sim o resultado. Após pesquisas, realmente é o que temos pra hoje. Nada que diminua a importância da terapia, mas apenas a ciência de que certos benefícios atuais foram resultados de experiências impróprias.

O autor consegue envolver os personagens e dissecá-los entre pacientes e médicos, demonstrando a função da terapia e seu desenvolvimento.

"Excepcional! Início, meio e fim! INDICO!

Joao.Vitor 30/07/2019

Resenha - Mentiras no Divã
Já faz um tempo que tenho lido coisas que fogem da minha zona de conforto habitual, e este livro, particularmente, foi um bom exemplo de como é bom fazer isso de vez em quando. O livro em questão é Mentiras no Divã, escrito por Irvin D. Yalom, e que nunca tinha passado no meu radar até me ser presenteado, o autor é um psiquiatra e este também é o tema que permeia todo livro e aparentemente boa parte de suas obras. A história segue vários personagens e seus pontos de vista de modo que todos sejam entrelaçados em pontos chaves da trama, o prólogo é especialmente notável por introduzir tão bem qual seria o tom de toda história ao nos inserir num processo terapêutico que deu muito errado, e a partir disso toda a história explora diversos aspectos fascinantes da psicoterapia. É intrigante a dinâmica retratada em todas as sessões e como todos esses detalhes afetam os personagens e se amarram tão bem no decorrer da história, ao final do livro os arcos criados são concluídos de maneira surpreendente, e acabam reverberando todos os temas abordados durante o livro.

Marcela.Correia 05/10/2021

Fantástico
Surpreendente a forma como o autor amarra as diferentes histórias com seus enredos e como a influência de nossos genitores podem influenciar em nossas existências.

Vinicius Silveira 28/08/2019

Mentiras no Divã
Que livro minha gente, muito bom, ainda mais sob uma das profissões que eu mais respeito e adimiro, a única coisa eu acrescentaria mais umas 30 paginas, após o final. Mas mesmo com este final eu amei e com certeza Irvin estará na minha estante mais que uma vez!!!!!

TMP 14/09/2020

"... pronto para a verdade"
Mais um romance que recomendo a leitura, de autoria do Dr Irvin D. Yalom, esse livro prendeu minha atenção pelo emaranhado de histórias que se cruzam, se alimentam uma da outra, se complementam, que se ajudam e até mesmo se afastam.
Uma leitura qye vale por mais de um ano de análise em um divã.
E você, está pronto para a verdade?

Renatinha 19/07/2020

Envolvente
O livro aborda diversas demandas: relacionamentos, postura profissional, ética, mas principalmente traz a reflexão de q não existem verdades absolutas, não existe um modelo completo que devemos seguir. Somos singulares e o que nos resta é buscar nossa essência, nos aprofundarmos no autoconhecimento, e enfrentar a vida da maneira q mais nos parece adequada. O final do livro me envolveu. Recomendo!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5