Mentiras no divã

Mentiras no divã Irvin D. Yalom

Resenhas - Mentiras no Divã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hyslei.Roman 14/04/2024

Irvin Yalom traz o mundo da psicanálise dentro da narrativa de uma maneira que, mesmo eu sendo leiga no assunto, pude compreender todos os insights. É impressionante como a narrativa vai se amarrando e as reviravoltas são excelentes! Um livro muito bem escrito, proveitoso para quem é da área da psicoterapia e também para alheios, muito envolvente e cheio de reflexões.

A construção dos personagens é de uma riqueza excepcional, cada um representando uma nuance humana e trazendo para a mesa debates que são muito proveitosos para o leitor. É possível sentir e sofrer junto com cada personagem e a cada desenrolar da história, de forma que, ao olhar para eles, através das suas verdade e mentiras no divã, também somos capazes de ver muito de nós mesmos refletidos nessas páginas. Transitamos entre o julgar e o compreender, entre a recusa e a identificação, entre o ser, o não ser e suas questões. Excelente livro! Recomendadíssimo!

Ana Carolina 12/04/2024

Trama envolvente
Mentiras no divã foi meu primeiro livro lido de Irvin Yalom. Gostei da trama e da relação dos personagens. Ilustra de forma clara a vulnerabilidade dos psiquiatras e psicanalistas. Todos nós temos conflitos, desejos, faltas e angústias! Erramos, somos seres humanos!

Ronilson5 20/02/2024

Bom livro, mas poderia ser melhor finalizado
Anotações que fiz quando li:

1. Estou sendo chato ou realmente aquele livro terminou no ar em algumas cosias, tá tirando a parte da revelação de Carol que claro que ia ficar no ar mesmo??
2. Acho que ele estendeu de mais as coisas no começo e depois terminou muito rápido, quero dizer te deu um monte de informação desnecessária e depois simplificou aquilo num capítulo de 3 pgs!!
3. Deu muita importância a coisas e personagens q no final não fizeram diferença!!
4. tá apesar das chatices é um ótimo livro, o cara mostra muito conhecimento, inteligência, e te faz pensar em muita coisa!!

Foi um livro que à época abriu meus olhos para muita coisa, inclusive sobre os psicólogos... eu fiz terapia muitos anos com uma "psicóloga" e nunca havia questionado os métodos dela, hj vejo que devia era ter feito uma denúncia ao conselho!! Eu era um adolescente quando fui nessa psicóloga e li o livro há 11 anos...

Kirla 07/01/2024

É basicamente um livro sobre terapeutas e como eles são tão zoado da cabeça como qualquer um de nós. Demorei pra terminar de ler pq é meio lento e demorado, não foi uma boa escolha pra ler na praia. Não é ruim, só lento mesmo

Campos40 22/12/2023

Impecável
Leitura maravilhosa, início envolvente, desenvolvimento e narrativas interessantes, um plot twist absurdo. Minha primeira leitura deste escritor, pretendo ler muito mais dele.

Kelly 16/11/2023

Um psiquiatra e um psicanalista
Seus pacientes sombrios e divergentes.

Gostei, demorou a engrenar, mas a reviravolta me surpreendeu demais.

le.soulluna 12/11/2023

Parecido com uma novela
Não me causou grandes emoções ou impacto, achei parecido com uma novela, traz algumas alegorias e reflexões para os terapeutas, mas é só... Não teve um grande valor literário pra mim, nem pela narrativa e nem pela história, razoável eu diria.
Loh* 12/11/2023minha estante
Eu li e tbm senti o mesmo ?

Marcelo 29/04/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Trata-se de uma ficção sobre a dinâmica de trabalho de psicanalistas e seus pacientes,

Ao longo do livro, Yalom explora os desafios enfrentados pelos psicanalistas ao tentar ajudar seus pacientes a lidar com suas emoções e superar seus problemas. Ele também discute as complexidades do relacionamento entre terapeuta e paciente, incluindo a dificuldade de manter limites profissionais e pessoais.

O livro é uma mistura de narrativa ficcional e ensaios sobre psicoterapia, oferecendo uma visão íntima do mundo dos terapeutas e seus pacientes. Yalom utiliza sua vasta experiência como terapeuta para ilustrar os desafios e recompensas da prática da psicoterapia.

Com uma trama muito bem construída, mostra os riscos de um psicanalista envolver sua vida pessoal com a de seus pacientes, o risco de não respeitar as técnicas psicanalíticas em nome de uma psicoterapia mais humana e individualizada.

No geral, "Mentiras no Divã" é uma obra interessante para todos os tipos de leitores, mas para mim foi bastante rica pois abordou diversas questões da clínica psicanalítica, a relação com pacientes, questões éticas, etc. que oferece uma perspectiva única sobre o processo de terapia e as complexidades da vida humana.

Luciano74 10/11/2022

Perspectivas
A história mostra as perspectivas de diferentes personagens em suas jornadas próprias de autoconhecimento e mudança. Muito interessante ver a humanidade aparecendo dentro e fora dos settings terapêuticos, com pacientes e terapeutas.

Sarah 16/07/2022

Devo ler esse livro?
O primeiro livro do Yalom que li chama-se: Quando Nietzsche chorou", eu ainda era adolescente e buscava algo que me transportasse para o "Mundo de Sofia", eu me apaixonei pela história. Então quando terminei essa leitura corri para a "Cura por Schopenhauer" que não foi tão bom assim... Comprei "Mentiras no Divã" em um sebo e ainda levei anos para ler, mas devo dizer q foi uma leitura agradável.

Conforme trecho destacado abaixo, o livro vai discutir muito a questão das vertentes psicológicas, então se vc tem curiosidade em piscologa talvez seja uma forma leve de aprender:

"É o modus operandi da ortodoxia. Eles asfixiam um jovem e perigoso cérebro que está florescendo no estrume da doutrina durante alguns anos até que ele passe a semear. Então, qndo a última partícula de criatividade tiver sido soprada e eliminada, eles diplomam o iniciado e confiam que ele, em sua imbecilidade, perpetue o santo livro." PG 163

O trecho acima também representa muito bem como eu me senti ao final da faculdade de arquitetura, era como se minha criatividade tivesse sido sugada.

O livro também é repleto de comentários polêmicos como:

"A psicanálise não é nenhum empreendimento provinciano judeu. Deve reconhecer e abraçar as verdades do Oriente e do Ocidente. Cada um de vocês tem muito a aprender e tenho sérias dúvidas tanto sobre o seu desejo quanto à sua capacidade de absorver novas ideias."

E também vai discutir muito amplamente as diversas relações entre terapeuta e paciente. Quais são os limites? Quanto ser honesto? O que devemos partilhar?

" Talvez os terapeutas não devessem compartilhar coisas que lhes fossem fortemente conflituosas. Melhor que o terapeuta trabalhasse antes nessas questões em terapia pessoal. Do contrário, o paciente ficaria sobrecarregado com a tarefa de trabalhar nos problemas do terapeuta." Pg 357

Por fim, o autor fecha a narrativa dando espaço para sua criatividade. O q vai acontecer com nossos personagens a partir de agora? É o mistério e fica para imaginação.

Carlos531 19/05/2022

Vale a pena.
O livro começa muito interesse e a trama com vários personagens se torna cada vez mais envolvente, no entanto, do meio para o final o autor na tentativa de prolongar a história deixa o texto monótono e fantasioso. De qualquer maneira vale a pena a leitura. Meu sexto e último livro do autor l.

Juliana 18/04/2022

Estava na minha estante esperando ser lido já fazia muitos anos, então finalmente coloquei na meta de leitura e sinceramente achei difícil de engatar, e a sensação que tive foi de andar em uma esteira rolante, pois eu não saia do lugar.
A ideia do autor em criar um enredo com personagens psicanalistas é muito interessante, mas ele demora a desenvolver os fatos, e algumas narrativas, principalmente sobre os jogos de pôquer me dava vontade de pular para as próximas páginas.
Finalizar a leitura agora e a sensação é: Uau, um bom final, mas ufa! Terminei.

Aninha 11/12/2021

Sinceridade no Divã
Não tentendo muito de teoria psicanalítica, mas é muito interessante a maneira como essa história coloca alguns dilemas éticos do analista com seus pacientes, principalmente a "entrega" de aspectos pessoais da vida do terapeuta para o analisado durante uma sessão e a atração (por vezes mútua) que ocorre entre psicanalista e paciente.
Pinceladas de teoria com ficção tramam essa história com 3 ou 4 personagens principais, sendo uma leitura bastante fácil e de bom entretenimento.

Marcela.Correia 05/10/2021

Fantástico
Surpreendente a forma como o autor amarra as diferentes histórias com seus enredos e como a influência de nossos genitores podem influenciar em nossas existências.

Rodrigo 25/06/2021

Esse livro me deixou sem sono.
Que leitura deliciosa. Uma trama muito bem elaborada, envolvente.
Gosto da forma que esse psiquiatra escreve é esse triller é fora do comum.
É o final deixa com aquela sensação ?e agora??
Leia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5