A noite escura e mais eu

A noite escura e mais eu Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Noite Escura e Mais Eu

1 | 2 | 3 | 4

Nicole 03/10/2023

Esse livro não me agradou tanto como os outros que li da Lygia. Confesso que um ou dois contos terminei sem entender muito bem o sentido, voltei para ler o final e mesmo assim, não peguei a coisa (kkk). Acontece.

Nessa obra temos nove contos, bem curtos, que falam sobre a morte, solidão, amor e velhice. Meus contos favoritos foram Rosa Verde e Anão de Jardim.
Vinícius Tyrone 05/10/2023minha estante
Minha escritora favorita. Amo demais tudo da Lygia

Michela Wakami 06/05/2023

Razoável
Esse livro contém 9 contos.

Dolly (ruim)
Você não acha que esfriou? (bom)
O crachá nos dentes (ruim)
Boa noite, Maria (bom)
O segredo (ruim)
Papoulas em feltro negro (ruim)
A rosa verde (ruim)
Uma branca sombra pálida (bom)
Anão de jardim (muito bom)

Essas são minhas avaliações.

Helder 27/04/2023

Bons contos, mas...
Fui lendo este livro aos poucos durante pouco mais de uma semana.
Normalmente um conto por dia.
E quando terminei, fiquei com a sensação de que foi bom, mas podia ter sido melhor e não sei explicar por que, pois agora antes de escrever esta resenha fui ler os resumos de leitura que fui fazendo à cada conto e vi que dos nove contos deste livro, eu só não gostei de um.
Todos os outros me trouxeram sensações. Boas, ruins, medo, alegria, incomodo, curiosidade. Mas me parece que faltam finais mais bombásticos que fiquem na minha cabeça, ou aquela sensação de que eu "queria ter escrito algo tão sensacional"
Mas talvez isso não seja Lygia Fagundes Telles.
Acho que seu objetivo não é ser sensacional ou explodir cabeças. Acho que ela quer mais é nos trazer pequenos incômodos contando histórias cotidianas, mas que saem do caminho reto.
Isso acontece logo no inicio em Dolly, primeiro conto do livro onde uma moça responde a um anúncio para dividir um apto e acaba encontrando um cenário de violência. Neste conto podemos dizer que Lygia mostra a “perda da inocência” desta menina. Outro conto que vai por este viés de “perda de inocência” é Segredo, onde uma menina precisa entrar em um local para pegar uma bola.
Já em alguns contos a autora traz textos ousados e de mais difícil leitura, pois usa diversas vozes e diversos tempos narrativos. Exemplos disso são o segundo conto chamado “Você não acha que esfriou” que traz uma narrativa complexa que requer atenção onde uma mulher vai pra cama com o melhor amigo do marido, mas nada acontece porque este amigo é apaixonado pelo marido dela e Boa Noite Maria onde a autora discute solidão e eutanásia. Ambos os textos cheios de vozes e em diferentes tempos que mostra o talento da autora em levar o leitor por diversos caminhos, mas pedem atenção do leitor.
Mas para mim os contos mais interessantes são Uma Branca Sombra Pálida onde uma mãe tenta entender a atitude de sua filha tentando se isentar de suas culpas e Anão de Jardim, onde temos um narrador inédito na literatura, até onde eu saiba.
Sendo assim, como literatura com certeza todos os contos valem a leitura, mas infelimente para mim faltaram estopins que fizessem com que os contos seguissem comigo após a leitura.

Perdida_nas_Estrelas 26/06/2023

Esplendoroso!
Eu não consigo parar de me perguntar como alguém pode não ter gostado de "Dolly"?!?! Pois era o único conto que eu já havia lido e a releitura foi da mesma maneira que a primeira: instigante e maravilhosa. As ambiguidades que a Lygia deixa em seus contos me consomem por completo, amo o modo de escrita dela.
Confesso que o conto "O crachá nos dentes" me confundiu em um nível que creio não ser capaz de compreender, quem sabe num futuro, em alguma releitura?!?
Mas os outros contos foram totalmente imersíveis, e além de "Dolly", os meus favoritos foram "Uma branca sombra pálida", "Anão de jardim", "Papoulas em feltro negro" e "O segredo" o que no fim dá mais d metade do livro (risos).
Sempre que estou lendo Lygia Fagundes Telles aproveito aquele deleite de arte, pois ela consegue tornar os mais simples hábitos cotidianos, ou os atos corriqueiros das pessoas, em uma leitura esplendorosa, que leva você àquele local e junto daquelas pessoas como um espectador (a) curioso e atento.
Sempre me sinto agraciada por poder ler os escritos dessa mulher magnífica. Muito obrigada, Lygia!
Nara_Thais 01/09/2023minha estante
Estou gostando muito das suas indicações. Eu já queria ler mais Lygia Fagundes e foi um ótimo incentivo. Grata!!

Perdida_nas_Estrelas 01/09/2023minha estante
Oi, Nara! Obrigada pelo comentário, amei

Luna 24/02/2023

Mais eu e mais eu
Nada melhor que contos da lygia pra cuidar do coração; ah essa mulher faz tanta falta no nosso país :(

Carol851 06/11/2011

Simples e Profundo
Um livro gostoso de ler, que desperta sensações, que é sensível. Eu definiria como um livro de histórias simples, mas cheias de profundidade e intensidade, exatamente como gosto, exatamento como sou!

carlineeeee 25/03/2024

Meus contos favoritossssssssssss:

dolly
o segredo
papoulas em feltro negro
uma branca sombra pálida

skuser02844 14/12/2023

Confesso que não sou uma leitora de contos, daí sempre demoro para engatar uma leitura desse tipo.
Lygia Fagundes Telles é minha autora preferida, nesse livro ela se concentrou em temas considerados tabus: adultério, prostituição, suicídio, assassinato, entre outros.
Os três últimos contos - A rosa verde, Uma Branca Sombra Pálida e Anão de Jardim - são primorosos e merecem destaque.
Lygia nunca me decepcionou, sua escrita era sensível e ao mesmo tempo dura, e seus contos seguem a mesma fórmula! Não deixem de apreciar essa obra prima!

pinkcastle 16/02/2023

Lygia Fagundes Telles te vejo como uma figura materna
Tinha esquecido completamente de postar minha resenha ???
Cara eu adorei, é uma seleção muito boa de contos so não gostei muito de dois..mas o resto me agradou muito. Os melhores:

Dolly
Boa noite, Maria
O segredo
Uma Branca Sombra Pálida
Anão de jardim

Eu amo o jeito narrativo da queen, os fluxos de consciência, essa temática recorrente dos desencontros da vida, Lygia é uma querida
Pedro 17/02/2023minha estante

Cat Lu 18/11/2023minha estante
Acabei de ler. Ela é perfeita, amei muito

Tai 30/12/2022

Uma das maiores autoras brasileiras
Eu sempre amei muito a literatura brasileira e não entendo como as pessoas pagam tanto pau pra gringo.

A Lygia mostra de forma belíssima como os autores do Brasil são riquíssimos e possuem características únicas.

Esse é mais um livro dela que te fez viajar por mundos totalmente improváveis com uma forma de pensar totalmente única.

Robson68 24/06/2023

Reflexivo?
Primeira vez que leio Lygia Fagundes Telles. Escolhi esse livro de contos que, embora não seja o tipo preferido de leitura, me faz encantar a cada conto novo. Noto que Lygia tem uma forma muito peculiar em seus contos, trazendo profundas reflexões sobre a sobre a vida, mas, nesses contos, em sua maioria, sobre a morte. A vontade de gritar tudo é enorme? uma ótima primeira experiência!

Lis 29/07/2021

Para registro pessoal
Os contos da Lygia merecem ser devoradas de uma vez, nesse terceiro contato com a escrita da autora reforço minha impressão de encanto com sua sensibilidade. As temáticas densas muitas vezes encobertas por uma narrativa sútil e outras vezes escancarada sem o pudor que só a profundidade releva.
Destaco os contos: ?Dolly?, ?Boa noite, Maria?, Uma branca sombra pálida?.
Margô 08/09/2021minha estante
Sou fã!!!!

Beatriz 21/12/2021

Melhor autora do mundo
Lygia merece todo o reconhecimento do mundo por sua obra. O seu modo de escrever e criar histórias torna tudo mais do que palavras, torna cada conto um mundo e um presente. Nessa coletânea, deduzimos pelo título que os contos são dilacerantes, fico surpresa como ela consegue retratar temas tão polêmicos com carinho e sensibilidade tão grandes, é como se eu pudesse sentir tudo que os personagens sentem e ao mesmo tempo querer abraçá-los.

eueduardalima 21/01/2023

Belo
Simples mas extremamente profundo, te faz sentir a história de cada um dos personagens. Boa noite Maria e o Crachá nos dentes foram os contos que mais me tocaram.

1 | 2 | 3 | 4