Stiletto

Stiletto Harold Robbins

Resenhas - Stiletto

Malanovicz 23/08/2020

Atração pela capa
Vi este livro pela primeira vez na coleção de Círculo do Livro da minha mãe, quando eu era criança. Em certo momento, eu já tinha lido toda a (pouca) literatura infantil que a casa oferecia. Então pensei em me aventurar pela coleção da mãe, que era até então 'proibida', coisa de adulto, e os livros eram 'grandes demais'. Mas, no meio de tantos outros best-sellers de centenas de páginas, este era o mais fininho, com lombada preta e o título em letras estilosas. Lembro que fiquei nas pontas dos pés para conseguir pegá-lo. Que emoção! Quando vi a sua capa, me encantei fantasiando uma história de mistério, de crimes, de detetive. Adoro histórias de detetive! Até me aventurei a escrever uns contos, "As Aventuras de Nick James". E hoje, revendo essa capa trinta anos depois (pois é), percebo que esse cara da capa É o Nick James da minha imaginação. Na época, não li a história, parei nas primeiras páginas, achei que tinha mesmo 'coisas de adulto'. Mas a imagem dessa capa talvez tenha ficado no meu inconsciente. Sempre imaginei o meu personagem Nick James como esse cara da capa, com os traços do rosto, o cabelo, e o detalhe da gola do casaco levantada! Foi um momento mágico perceber de onde veio a inspiração para a imagem do meu querido detetive.

Ah, mas sobre a história do livro "Stiletto"... Minha impressão é que apreciei alguns aspectos e detestei outros. A ambientação em torno da Itália, as histórias de mafiosos, os nomes dos personagens, achei isso maravilhoso! As referências aos Bórgias, uau, sutil e preciso. O suspense, que fica nos prendendo do início ao fim da história, uau. Harold Robbins é best-seller não por acaso, sempre tem um cliff-hanger no fim de cada capítulo. Li em uma tarde. Mas o que não gostei (e para mim é quase trágico): o cara da capa NÃO É o mocinho da história, embora seja o protagonista - me decepcionei ao perceber que a cara do meu Nick James na verdade é de um 'bad guy'. :-( Outro aspecto desagradável (talvez pela época da escrita): o tratamento dado às mulheres é desrespeitoso, machista, e até mesmo brutal em várias cenas. Mas a personagem Luke (ótimo apelido!), em sua reviravolta do fim da história, creio que talvez compense isso. :-) Acho que valeu a tarde de entretenimento.

IGuittis 01/04/2020

O livro parece um filme policial que passaria na sessão da tarde. A história é gostosinha, te mantem curioso, porém não é uma grande obra prima do suspense policial.
Leitura rápida, vale a pena caso você tenha esse livro em mãos.

Daniel Vieira 23/04/2011

Nunca mexa com um piloto de Corrida com um Estilete na mão!!!! rs*
Eu não conhecia o autor e sinceramente não conheço ninguem da minha geração que conheça. este livro estava numa caixa com coisas velhas do meu pai e eu peguei pra mim!rsrs
Não esperava muito deste livro, só li ele porque era o livro mais velho da casa, então resolvi ler pra ver no que ia dar!
Me surpreendeu! Uma trama emocionante, dinâmica, e que prende o leitor do inicio ao fim. recomendo para os leitores que assim como eu gostem do estilo Dan Brown e que queiram um livro curto e de boa qualidade para o fim de semana.

Paula 07/04/2009

Legal
Leitura rápida, para distrair e cumpre bem essa proposta. Lembro que fiquei impressionada com uma das mortes...