Euflauzino 02/11/2017Vendendo sonhos ruins
Stephen King é um garoto mal que a gente adora! Isso é o mais próximo que posso chegar de uma definição deste escritor incansável. Cá estamos nós, novamente, às voltas com mais um livro – O bazar dos sonhos ruins (Suma de Letras, 528 páginas), em que o mestre se compraz em negociar seus fantasmas, memórias e pesadelos sem constrangimento.
Definitivamente, não acho que King seja tão bom nos contos quanto é nos romances longos, enormes, bíblicos de tão grandes (espero que os leitores xiitas não fiquem bravos comigo). Inclusive seus contos, neste livro, são enormes também, inchados, mais próximos de uma novela, como se seus contos fossem romances com raquitismo, por isso acho que gostei mais deste em relação a outras coletâneas.
São vinte contos e antes de cada um há uma explicação de como, quando, onde ou por que o mesmo foi escrito. Enlouqueço com isso! Coisa de fã que quer saber de tudo. É um mergulho na mente do escritor.
“... O humor aqui é sombrio, mas, na minha opinião, esse é muitas vezes o melhor tipo. Porque, veja bem, quando se trata da morte, o que podemos fazer além de rir?”
Ele não trata o leitor como leso, mastigando tudo e somos gratos por isso. Prestem atenção no parágrafo abaixo:
“Ele andou na direção da área de carga e descarga e lá, mais uma vez, bingo! Havia um monte de guimbas de cigarro pisadas próximas à plataforma de concreto, e mais algumas garrafinhas marrons ao redor do rei: um potinho verde-escuro de xarope NyQuil...”
Não precisou dizer que os garotos estavam se drogando... a própria narrativa nos levou à conclusão. Ele não se apega na descrição minuciosa das personagens, a própria história, as ações de cada uma delas, se encarrega disso. Porém, quando o faz ele nunca é sutil, mas sempre é certeiro:
“Eles eram um belo par, ao menos a curto prazo: ela era ferro em brasa, saída da forja, e ele, no apartamento cheio de livros, era a água na qual ela esfriava.”
Sua escrita continua potente e há parágrafos tão bem escritos que fico retornando a ele inúmeras vezes:
“Quando o juiz sobe no caiaque sob o céu claro da manhã, um processo lento e desajeitado que demora quase cinco minutos, ele pensa que o corpo de um velho não passa de um saco no qual ele carrega dores e indignidades...”
E não é só isso. O horror está ali, nem sempre evidente, mas subentendido em aves de mau agouro, da mesma forma que nossos antepassados temiam uma coruja em cima do telhado ou corvos rondando as plantações:
“Beecher para, pega uma concha grande e joga na ave. Dessa vez, o urubu voa, e o som das asas é como um pano rasgando. Ele voa pelo trecho curto de água e pousa na doca. Ainda um mau presságio, pensa o Juiz. Ele se lembra de Jimmy Caslow da Patrulha Estadual da Flórida explicando que os urubus-de-cabeça-vermelha não só sabiam onde havia carniça, mas onde haveria carniça.”
É de arrepiar a espinha. Nunca mais verei um urubu como o via antigamente. Há outro tema recorrente na obra de King que é o “corredor da morte”. O que sentiriam os condenados prestes a se deparar com a câmara de gás ou a injeção letal ou ainda com a cadeira elétrica? Seriam eles nada mais que cadáveres esperando a morte?
... “Quando chegar a hora, ele vai falar bastante. Eles ficam com medo, sabe? Esquecem que queriam entrar na sala da injeção com a cabeça erguida e os ombros retos. Começam a entender que isto não é um filme, que vão morrer de verdade, e aí querem tentar todas as apelações que existem.”
São contos para todos os gostos e todos muito envolventes. Claro que nos apegamos a uns mais que a outros, mas não se enganem, o mestre sabe como nos conduzir.
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