Uma história do samba

Uma história do samba Lira Neto

Resenhas - Uma História do Samba

Eduardo.Mathias 21/02/2024

Começo do samba
Lira Neto escreve uma boa biografia englobando os precursores do samba
Sinto falta da galeria de imagem em concordância com o texto, acho uma escolha fraca colocar no final.
Além disso, acho que o livro rompe com a trajetória de seus protagonistas para o fim, fica a questão, para onde foram Pixinguinha, Donga e outros quando o samba em Mangueira e Estácio começou?

Mauro101 23/10/2023

Origens
A maioria dos jornais cariocas ignorou a notícia. Naquele 7 de fevereiro de 1932, as escolas de samba do Rio de Janeiro iriam competir pela primeira vez entre si, com todos os seus integrantes ? bateria, passistas, cantores e compositores -, em um grande desfile carnavalesco. Não seria um simples campeonato musical, nos moldes dos organizados anteriormente (...). Dessa vez, na tradicional chegada à Praça Onze, os grupos formados nos morros e subúrbios se submeteriam ao crivo de uma comissão julgadora. De acordo com o regulamento, o uso de fantasias, alegorias e adereços seria facultativo. Por consequência, as escolas de samba também não precisariam apresentar um enredo, ao contrário do que exigia a competição entre os ranchos na Avenida Rio Branco. Carros alegóricos, a exemplo das grandes sociedades? Nem pensar. Não havia dinheiro, nem se dava importância para isso. O que iria contar ponto mesmo era a capacidade de mostrar samba no pé ? e, também, no gogó. (?Uma História do Samba ? As Origens?. Lira Neto. 2017, p. 245).

Rachel 14/03/2023

Infelizmente terminei de ler este livro que possui um único defeito: ele acaba. Leitura extremamente essencial para entender o samba não apenas como manifestação artística, mas também social. Recomendo demais a leitura.

alex santos 02/04/2022

HISTORIA DO (BRASIL) SAMBA!
Lira Neto discorre sobre os primórdios desse gênero que embala os brasileiros, seja pela música, seja pela dança. Nascido contra toda regra e toda a ordem, o samba é marca de nossas vidas. Nascido dos pobres e indesejados, recém saídos da escravidão, controla nossos corpos e vontades ainda hoje, desde o primeiro acorde.

Vinicius.Marques 28/03/2021

Trilha sonora do livro
Para quem interessar, montei uma playlist com todas as músicas citadas no livro que consegui encontrar no Spotify.

Ler as origens do samba escutando composições de Ismael Silva, Cartola, Pixinguinha, Chico Alves, e tantos outros foi uma experiência e tanto!

Ansioso para o volume 2 da trilogia, que promete contar a história do Samba entre os anos de 1930 e 45.
Gabriella 09/11/2021minha estante
muito obrigada!

Felipe.Dantas 24/03/2021

Sem sombras de dúvidas, na minha opinião, Lira Neto é o melhor escritor brasileiro da atualidade. Essa obra é um espetáculo pra ser devorada ao som das célebres músicas dos tempos em que o samba nascia.
Lira Neto com sua maestria, consegue transportar seus leitores diretamente pros tempos que ele retrata. Para aqueles que já tiverem a oportunidade de ler a Trilogia do Getulio Vargas, sabem bem do eu estou falando. Através de descrições assertivas, porém não exaustivas, Lira Neto consegue ambientar a história muito bem a ponto de eu fechar os olhos e conseguir imaginar os bondes do Centro do Rio de Janeiro passando ao meu lado ou estar no bar na mesa ao lado quando o Sinhô espertamente surripiou um novo Samba.
Para aqueles que são apaixonados pelo Brasil, o Livro chega a arrepiar nos últimos capítulos quando somos confrontados com o surgimento das escolas de samba que vemos hoje desfilando na Marques de Sapucaí. É uma emoção enorme entender todo o peso da tradição que as escola de samba carregam todos anos ao desfilar.
Apesar de ser um livro sobre música, Lira Neto não deixa de inserir com precisão milimétrica todas as informações necessárias sobre o contexto político e sociológico do Rio de Janeiro para total compreensão dos leitores sobre quais influências externas impactavam os sambistas daquela época.
Minha única humilde ressalva recai sobre as letras dos sambas pouco exploradas. Entendo que o Lira Neto poderia ter gasto algumas páginas do livro analisando as letras dos principais sambas em paralelo com o contexto histórico. Isso deixa um prato cheio para os professores de história que vierem a ler esse livro.
Notas mentais: Da mesma forma que na trilogia, preparem seus lápis e cadernos, pois o livro é uma verdadeira aula. Centenas de nomes e fatos históricos deixam a cabeça do leitor confusa no final. Tudo fica mais fácil se você conseguir fazer algumas anotações ao longo do livro. Eu, por outro lado, preferi ouvir as músicas indicadas o que eu recomendam que façam ao final de cada capítulo, pois ao meu ver cada capítulo demarca um momento histórico específico com sua respectiva trilha sonora que não será retomada.

Alexandra.Tavares 13/03/2021

Massa!
Primeiramente morro de orgulho de ler um livro tão maravilhoso e tão bem escrito por um cearense! Segundamente acho imprescindível ter o mínimo de conhecimento sobre o gênero musical que representa nosso país mundo a fora, mesmo que você não aprecie tanto. Sou apaixonada por samba e pra mim foi um deleite essa leitura. Recomendo demais

Alê | @alexandrejjr 17/06/2020

O ritmo, a ginga e a história

Lira Neto dispensa apresentações. Ele, ao lado de Ruy Castro, é um dos maiores biógrafos contemporâneos do Brasil. Portanto, quando esse cearense resolve se dedicar a um projeto, podemos abrir um sorriso no rosto.

"Uma história do samba - as origens" é apenas o primeiro tomo de mais uma ambiciosa trilogia que tem um simples objetivo: "biografar o samba", como o próprio autor afirmou em algumas entrevistas. E após virar a última página do livro eu tive certeza que ele vai conseguir, com o mesmo brilhantismo da trilogia sobre Getúlio Vargas, entregar aos leitores outra experiência singular.

Percebam: o diferencial aqui não está no tema, muito explorado por diversos especialistas. A novidade está no tratamento apaixonado que Lira Neto dá ao texto. Por isso, o autor utiliza-se da extensa bibliografia ao alcance de todos sobre o assunto para nos apresentar a cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX até o início da década de 30 dos século XX. Durante esse recorte, o leitor é transportado para um Brasil cheio de malandros da periferia, talentos natos como Pixinguinha e Noel Rosa, pequenas curiosidades sobre as intrigas da praticamente extinta indústria fonográfica nacional e um país de, adivinhem, políticas confusas e equivocadas.

É uma ótima pedida para quem deseja conhecer um gênero tão característico do nosso povo através dos bambas que deixaram um ritmo que define majestosamente uma parte da nossa identidade como brasileiros.
Manuella_3 17/06/2020minha estante
É meu conterrâneo, Alê.
Bela resenha!

Alê | @alexandrejjr 17/06/2020minha estante
Sério? Que legal! Acho ele uma das grandes cabeças pensantes do país, gostava bastante das colunas do Lira na Folha de São Paulo. Ah, e obrigado pelo simpático elogio. ?

Manuella_3 18/06/2020minha estante

Vorney 28/12/2021minha estante
Pena que ficou só no primeiro volume da trilogia prometida , nesse tempo escreveu outro livro mas não continuou essas informações e histórias sobre um tema prazeroso de ler

Alê | @alexandrejjr 06/01/2022minha estante
Vorney, mas creio que ele volte para o projeto já em 2022, pelo menos para entregar o segundo volume (ele disse que pretende acabar a trilogia, até por questões contratuais, né). E sim, a escrita do Lira torna tudo mais prazeroso.

Rodriguinho @literario.rojo 04/06/2020

Bum bum Paticumbum Prugurudum
Um lindo ''abre alas'' relacionado aos primórdios das origens do samba no Rio de Janeiro, no final do século XIX, até década de 1930 no qual este primeiro volume nos apresentará. O que me desperta interesse também no livro é o processo de transformação no Brasil e especificamente da cidade do Rio de Janeiro. Agora aguardar a sequencia desta obra

Lel352 25/05/2020

Que livro sensacional para quem deseja conhecer as origens do Samba.
Contando fatos de grandes nomes da música e também da história do Brasil.
Uma bela leitura para quem gosta de fatos históricos e principalmente do nosso amando Samba.

Anderson 15/04/2020

Uma viagem através da história, descobrindo os personagend embriões do samba brasileiro, atiçando a curiosidade em descobrir as músicas criadas por cada um.

GIPA_RJ 08/03/2018

Imperdível
Leitura essencial , que me emocionou muito.
Entrar em contato com a essência da "brasilidade" e raízes é algo muito marcante.
Já espero as partes 2 e 3 ansiosamente.

Cheiro de Livro 29/11/2017

Uma História do Samba, as origens
Samba é desses temas que me encantam e dos quais sempre tento ler mais sobre. Quando vi, no inicio do ano, que seria lançada uma série de livros sobre a história do samba que eles seriam escritos pelo Lira Neto corri para comprar o primeiro. Tempo curto para conseguir ler com a atenção que queria me fizeram esperar até agora para degustar cada página.

Samba é, inegavelmente, um símbolo nacional. Desses que construíram nossa identidade como país e o imaginário do que é ser carioca. Escrever uma espécie de biografia do Samba é desses projetos audaciosos e que precisava de alguém com o talento de Lira Neto para executar. Tornei-me fã dele lendo os três volumes da biografia de Getúlio Vargas e sendo abduzida pela sua escrita fluida e sua detalhada pesquisa.

Esse primeiro volume do que será uma trilogia versa sobre o período entre o final do século XIX e meados da década de 1930. É o período em que o samba chega da Bahia na Pequena África e começa a ser absorvido e transformado, primeiro no centro do Rio e depois nos morros da cidade, onde, efetivamente, foi modificado e ganhou as características do que chamamos de samba hoje. Entender melhor a importância fundamental das Tias foi um presente, saber porque Tia Ciata é citada até hoje em qualquer texto sobre a história do samba foi um dos ganhos que tive lendo.

O livro foca nos personagens importantes que formaram o gênero. Começa com Hilário, Donga, Pixinguinha e Sinhô e termina quando uma nova geração com Cartola, Noel Rosa, Ismael Silva e Lamartine Babo começam a despontar como ícones do samba. É uma pesquisa minuciosa que vai nos guiando não apenas pela transformação da música mas também as mudanças urbanísticas do Rio de Janeiro que, de certa forma, contribuíram para a penetração do samba nos subúrbios e nos morros cariocas.

É uma viagem maravilhosa pelo nascedouro do samba. Ler sobre encontros que produziram tantas musicas inesquecíveis e ver como cada um contribuiu para não apenas a evolução do gênero mas também o inicio da cooptação pela indústria cultural. É uma leitura viciante e que, de tantas em tantas paginas, me vi cantarolando os sambas que eram citados, uma delicia. Agora é aguardar pelo lançamento do segundo volume.

site: http://cheirodelivro.com/uma-historia-do-samba-as-origens/

José 16/09/2017

História do samba e do Brasil
Muito bom livro. Não apenas pela história do samba, mas pela história do Brasil, no começo do século passado. Ser pobre naquele contexto era uma condição ainda mais trágica que atualmente. O nascimento do samba, das favelas, da música genuinamente brasileira: tudo vale a pena nessa obra. A vida dos pioneiros artistas é inacreditável. Pra completar, a Cia das Letras colocou uma playlist no Spotify (que já tinha outra ótima da Veja) sobre o centenário do samba.