O Sol Também é Uma Estrela

O Sol Também é Uma Estrela Nicola Yoon

Resenhas - O Sol Também é Uma Estrela

Fabi129 01/05/2017

LIVRO QUE VOCÊ ABRAÇA QUANDO TERMINA
''Mas apaixonar-se não se compara à formação do Universo. Nem de longe.''

O Sol é uma estrela é um livro que desde que lançou, eu queria muito lê-lo.
Quem não sabe, a autora tem outro livro publicado, chamado Tudo e todas as coisas, um amorzinho aliás. ;)
Por eu ter amado o outro livro da Nicola Yoon, desconfiava que também amaria este. E foi dito e feito pessoal! S2
Este livro tem um quê de especial em relação a outros livros que já li. O Universo, também participa dos capítulos deste livro. Estranho? No começo achei, mas os capítulos em que O Universo narra acontecimentos, se tornam parte fundamental na história.
Natasha é jamaicana e acredita somente na ciência, em fatos reais. Ela está para ser deportada dos Estados Unidos, devido estar no país de forma ilegal. Sonhar se apaixonar por um garoto em um único dia, jamais esteve em seus planos.
Daniel tem o sonho de ser um poeta, escreve poemas, um romântico incurável. Ele é pressionado pelos pais para estudar, ser um médico, mesmo ele não querendo isso. Quando ele vê Natasha pela primeira vez, segue ela, imaginando que ela possa ser algum sinal em sua vida.
A família de cada personagem é conflitante. A da Natasha, o problema é seu pai. Ele não dá muito a mínima para a família, só pensa no seu sucesso profissional. Natasha está tentando de alguma forma conseguir um jeito de ficar no país devido o seu pai ter sido o culpado de descobrirem que eles estão ilegalmente nos EUA.
Enquanto a de Daniel é preconceituosa, seu irmão não vai muito com a cara dele.
O sol também é uma estrela, trata de muitos temas atuais. Imigração, Preconceito, Suicídio....
Daniel propõe a Natasha de fazer ela se apaixonar por ele em apenas um dia. Ela não acredita que ele conseguirá fazer ela amar ele. Aos poucos, os dois vão se conhecendo melhor e Natasha começa a enxergar Daniel por dentro.
O problema é a deportação dela. Daniel não sabe que sua amada está para ir embora neste mesmo dia. Natasha segue com todas as suas forças, tentando de um jeito permanecer no país. Agora mais ainda, quando ela acredita ter conhecido o amor.
Uma leitura super gostosa de ler, com capítulos bem curtos. Casal jovem que possuem carga dramática, sempre me chamam atenção. Ah e no final, você terá uma belíssima surpresa. Terminei este livro, com vontade de abraçar ele. Tão lindinho.... *.* S2
Existem infinitos Universos, em um deles, eu não teria lido O sol também é uma estrela, nem teria feito esta resenha. Mas neste Universo eu li e amei ele, e você está aqui lendo a resenha.
Eu adorei essa coisa do Universo hahaha. Achei super interessante. E garanto que você irá achar.
Recomendo sem sombra de dúvidas o livro. Quero reler ele daqui uns tempos. Nicola Yoon aguardo novos lançamentos seus. Sua escrita me cativa desde a primeira página *.*
Deem uma chance a este livro, garanto que irá se apaixonar por ele. =)
Vários trechos eu adorei em O sol também é uma estrela, segue alguns abaixo ;)

''Para fazer uma coisa simples como uma torta de maçã, você precisa criar o mundo inteiro.''

''É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo. Simplesmente acontecem.''

''As pessoas passam a vida inteira procurando o amor. Mas como a gente vai confiar numa coisa que pode acabar tão subitamente quanto começa?''

''[...]o amor tem uma meia-vida infinitesimalmente pequena que decai até o nada. E quando acaba é como se nunca tivesse existido.''

''Quando nossos olhos se encontram, sinto uma espécie de déjà vu, mas, em vez de parecer que estou repetindo alguma coisa do passado, parece que experimento algo que vai acontecer no futuro. ''

''Sei que não existe isso de 'feitos um para o outro,' no entanto fico imaginado se talvez não esteja errada.''

''Somos capazes de grandes vidas. De uma grande história. Por que aceitar menos? Por que escolher a coisa prática, a coisa corriqueira? Nós nascemos para sonhar e fazer as coisas com as quais sonhamos.''

''[...]as estrelas são mais do que simplesmente poéticas.
Se for preciso, você pode se orientar por elas.''
Mi 01/05/2017minha estante
E eu acho super lindinha sua resenha ;) *.* :)
Ficou taaaao fofinha. :) :) :)

Fabi129 01/05/2017minha estante
entao neh....eu disse que a sua resenha seria mais elaborada kkkkkkkkkkk
foquei mais foi no romance, e claro nas frases =)
Obgd Mi :)

Q isso... kkk
Eu realmente amei a resenha ( Principalmente as frases ;) , já até salvei aqui kkk )

Fabi129 01/05/2017minha estante
kkkk livros q tem frases lindas, sempre viram meus favoritos
temos que indicar ele a Stefani lkkkkkkk

Mi 01/05/2017minha estante
Ela vai ter que ler, nós duas estamos falando super bem do livro ( favoritamos e tudo ).

Fabi129 01/05/2017minha estante
nao tem como ela n gostar kkkkkkkk

Stefani 07/05/2017minha estante
Ah meninas agora vou ter q ler ne kkkk, vcs 2 elogiando tanto ai não tem como nao entrar pra minha listinha =D
Obrigada pela dica meninas, vou adicionar aqui, só vou demorar pra ler pq to participando de um desafio literario, ai tenho uns livros pra ler, mas assim q eu terminar vou ler esse livro sim. Obrigada por lembrarem de mim =D . bjos.

Mi 07/05/2017minha estante
Ae :) :) :) :) :)

Fabi129 08/05/2017minha estante
ebaaaa!
Leia sim Stefani ele é lindinho e fofo S2
sempre estamos lembrando d vc, nos leitores adoramos indicar livros vc sabe kkkkkk

Stefani 08/05/2017minha estante
Kkkk sim indicar livros é maravilhoso!
Obrigada pelo carinho amigas queridas! =D

Fabi129 09/05/2017minha estante
=) =)

Mi 01/05/2017

"Quando nossos olhos se encontram, sinto uma espécie de déjà vu, mas, em vez de parecer que estou repetindo alguma coisa do passado, parece que experimento algo que vai acontecer no futuro."
"Por que estou pensando em romance com um cara que nunca mais vou ver? Meu futuro vai ser decidido em cinco
minutos."

A vida de Natasha começa a ruir, quando a notícia de deportação chega em sua porta: Em 12 horas, ela - seus pais e seu irmão mais novo - terão que largar toda a sua vida em Nova York, e voltar pra Jamaica.
Imigrantes ilegais, não há muito o que se fazer. Esperança? Fé ? Natasha não é uma pessoa que acredita no invisível, ela é racional ao extremo, pés no chão. Só acredita no que pode ser comprovado cientificamente, nos fatos. Milagres ? Bem...ela não acha que existam, todavia gostaria que um deles, do tipo que a deixasse no EUA acontecesse.

"Hoje é minha última chance de tentar convencer alguém - ou o destino - a me ajudar a descobrir um modo de ficar nos Estados Unidos.
Só para esclarecer: não acredito no destino. Mas estou desesperada."

A última chance dela se manter com a sua família no EUA, é convencendo o Serviço de Imigração e Cidadania.

Daniel, é um garoto que passou boa parte da sua vida vivendo à sombra do irmão mais velho, Charlie.
Charlie, é o cara que extrapolou o limite da perfeição; ele é bom em todas as coisas: Matemática, Química, História ( etc. ), Esportes, além de ter aparência do príncipe dos sonhos de qualquer garota.
Então quando o cara perfeito é suspenso de uma das melhores faculdades (Harvard ), parece que a vida de Daniel vai ganhar novos rumos.
Não é questão de inveja, torcer pelo fracasso do irmão, é que simplesmente Charlie nunca foi um bom irmão, sempre foi um completo idiota - cretino, que adora práticar bullying.

Com o fracasso do irmão, todas as expectativas caíram nos ombros de Daniel. Um amante por poesia, se vê agora obrigado a largar sua grande paixão, para se dedicar 100% aos estudos, e a sua futura - e indesejada - carreira de médico.

"Eu daria tudo para desejar de verdade a vida que meus pais querem para mim. As coisas seriam mais
fáceis se a carreira de medicina me empolgasse. "

O encontro desses dois jovens acontece de forma inesperada.
O primeiro a ter consciência do outro é Daniel. Antes de por os seus olhos em Natasha, ele estava num Trem, onde ouvirá o condutor contar sobre a grande importância de Deus em sua vida.

"Senhoras e Senhores. Este trem está fora de Serviços. Façam um Favor a si mesmos. Saiam daqui. Vocês vão encontrar Deus se procurarem por ele."

Depois dessa mensagem, Daniel continuou seguindo o seu caminho ao barbeiro ( e mantendo seu olhar atento, a qualquer sinal divino), até o momento em que os seus olhos recaem na garota com fones de ouvido.
E ao observa-la , ele acredita que ela seja o sinal, e começa a segui-la.

Natasha toma ciência da presença de Daniel, quando sem ao menos perceber dirige a palavra a ele.
Mesmo o primeiro contato entre os dois terem durado só alguns minutos, foi momento suficiente para um interesse mútuo ter sido desenvolvimento, porém Natasha logo sai da presença do garoto asiático de terno - e - gravata - vermelha, ela sabe que não tem tempo pra nenhuma paixonite, só que bem...Daniel está determinado em conhece-la.

" O amor não é uma religião. Ele existe, quer você acredite ou não."

Uma garota da ciência que não acredita no amor.
O garoto com a alma de poeta, que fará de tudo para provar a existência, e a enormidade do amor.
E uma deportação à vista.
O que será que o destino reserva para esses dois ?

" Será que ele precisa mesmo que eu fale que todos os segundos importam?
Que nosso Universo surgiu no intervalo de uma respiração ? "

Fugindo um pouco da história, falando sobre imigrantes ( Podem pular essa parte, para as considerações finais) :

" Para a maioria dos imigrantes, mudar para um país novo é um ato de fé."

Achei fenomenal a história ter como um dos protagonistas um imigrante.
O livro veio em um momento perfeito , no qual o assunto está muito presente.
A Natasha como imigrante ilegal, terá que voltar ao país de origem, no entanto para minha pessoa, não acho isso. ..digamos totalmente certo.
Claro, é uma questão de pontos de vista e cada um tem o seu e pensa como bem entende, mas enfim estou deixando claro a minha posição.
Eu sei que quando se é imigrante ilegal, é algo mais complicado ( por causa da falta de documentação ), porém o que custa fazer uma verificação da pessoa ( dá uma de FBI sabe? kk e pesquisar sobre a vida deles no país em questão)
e se caso a pessoa não estiver fazendo nada grave, não deixa-la simplesmente seguir com a sua vida, pois ela não está fazendo nada de mal
Aos que são meio temerosos,
entendo completamente que muitos imigrantes ilegais, foram causadores de atos nada agradáveis, todavia acredito que não se deva generalizar uma classe. Exemplo: O Estado Islâmico é o causador de diversas mortes e ações terrorista, porem não quer dizer que nenhum: Sírio, Iraniano ( imigrantes do oriente médio ) , mereça uma chance de recomeçar.
Talvez eu possa estar inquivocada em muita das minhas observações, mas o que eu posso fazer, se eu acredito muito em que Jonh Locke diz: Que todo ser humano deve ter o direito a vida, a liberdade e a propriedade (moradia ).
Não há muitas alternativas para eles, se caso o país natal deles não lhe oferecem o que deveria ser de direito, não há outra saída , à não ser irem em busca de um lugar que lhe ofereça isso.

Há também a outra questão, o desemprego que pode vir com essa grande demanda de imigrantes.
Não vou mentir, falando que não vai - ou não poderá - ocorrer. É uma situação complicada, mas o que se pode fazer ? irão deixar várias pessoas, famílias largadas a própria sorte? Eles não iriam largar sua terra natal, se arriscarem num país desconhecido ( até enfrentar uma nova língua), por vontade própria.
Para as pessoas, e governantes que torcem o nariz pros imigrantes, só falo: Se põem no lugar deles, vê se vocês não fariam de tudo, para criar os seus em um lugar filhos
(Sorry pelo testão kkkkk )

Considerações Finais:

Uma das coisas que eu mais gosto nos livros da Nicola Yoon, é que ela procura sempre inovar, colocar personagens que foge do grande padrão ( loiros, esbeltos, dos olhos claros ).Não to falando de racismo e tal, só acho muito válido, quando um autor(a), faz inclusão de personagens com descendência e nacionalidades diferentes da maioria dos livros.

" O que me importa é você, e tenho certeza de que o amor basta para superar toda essa baboseira. E é baboseira. Toda essa preocupação. A fala sobre choque de culturas, preservar a cultura e o que vai acontecer com os filhos. Tudo cem por cento pura baboseira e não ligo a mínima."

É mais uma questão de representatividade, sabe? Eu não me sinto inferior, por ser morena-negra , porém é importante ler algo com algum protagonista negro forte.
Há uma certa escassez de autores que fogem do tradicional, principalmente na literatura infantil, a qual acredito que deveria ter ainda mais, pois nessa fase, há sempre aquelas crianças que já sofreram bullying por causa da cor da pele. Pra essa criança vê um personagem parecido com ela, sendo bem sucedido, feliz na vida, é uma algo revigorante, animador para ela.
Por isso que gosto muito dos livros dessa autora, da Jennifer Niven e Amy Harmon, pois elas sempre procuram incluir negros, deficientes, índios, gordinhos nos seus livros.
Enfim, escrevem livros sobre pessoas que raríssimas vezes são protagonistas.

"Ele acha que meu cabelo cheira a chuva de primavera. Estou tentando mesmo permanecer impassível e não me deixar afetar. Lembro que não gosto de linguagem poética. Não gosto de poesia. Não gosto de pessoas que gostam de poesia. Mas também não estou morta por dentro."

E por fim, eu não poderia terminar a resenha sem citar a Irene (Uma guarda que a Natasha teve contato )
Ela é uma mulher bem solitária, que vê no trabalho não só uma fonte de renda, porém um " Porto seguro " , esperança. O momento em que está prestando serviço, é a melhor parte
do seu dia, pois ela está tendo contato com outro ser humano, o momento que ela não estar imersa no seu mar de solidão.
Poucos dão importância para ela, uns sequer lhe dão um "Bom dia" , mal sabe eles que só um olhar , um olhar, faz uma grande diferença no dia dela.

E o que isso nos ensina? ( dando uma de professora kkk )
Que cara.. não custa nada ser gentil, né? As vezes o seu próximo pode tá na pior, mas só um "Oi" ; " Obrigado ", pode ser um momento de calmaria, na tempestade que se encontra a sua vida
Que apenas um sorriso seu, pode ter o mesmo efeito do que um abraço.

Ahh..Tem tanta coisa que eu gostaria de citar sobre esse livro ( sério kkkk ), mas a resenha ja está beeeem grandinha kkk
Enfim, super indico esse livro para vocês.

"Corações não se partem
Só param de funcionar
Como um velho relógio de outro tempo, sem peças para o concerto "

Bjss e até a próxima ;) ;) ;)

"De tudo que o dia de hoje poderia ter se tornado, eu não poderia prever isto. Mas agora tenho certeza de que cada acontecimento teve como proposito me trazer para ela, para nós, para este momento - e para este momento nos levar para o resto da nossa vida."
Ricardo 01/05/2017minha estante
Nossa eu sou louco pra ler esse livro S2

Mi 01/05/2017minha estante
Em um dia você lê ele, a história vai alterando de pontos de vista.
Tem páginas, que tem uns 3 parágrafos por exemplo.
Uma leitura super rápida e gostosa de se ler

Ricardo 01/05/2017minha estante
Que bom! *.*

Fabi129 01/05/2017minha estante
E não disse que ia ficar elaborada? haha
Vc soube expressar muitíssimo bem, sobre as questões de imigração e até da situação da Irene...
Um livro que aborda assim tantos assuntos atuais e importantes, deve mt ser lido
Sua resenha ficou elaborada como eu já disse, passou a mensagem do que o livro traz e mais importante ainda, vc deu sua opinião em relação ao que grande parte do livro gira: Imigração.
Parabéns!

Ownt Obrigada :) :) :)
O que um livro bom não faz ?
Como vc disse. .esse livro aborda tanta coisa, tantos assunto,em poucas páginas. Achei um livro tao inteligente.
E a Irene, foi uma personagem que nem teve muito destaque, mas as poucas vezes que apareceu, me despertou um interesse sobre a sua pessoa

#PorMaisLivrosDaNicola

=) Apóio essa causa tb #PorMaisLivrosDaNicola
Estou órfã agora sem novos livros dela hahaha

Somos 2 :( :( :(

:( :'(

Stefani 07/05/2017minha estante
Resenha ótima Mi, apontou ate a questão humana da Imigração, concordo com teu ponto de vista, gostei, parabens amiga =D

Mi 07/05/2017minha estante
Ownt.
Obrigada ; ) :) :) :)

Andréa Araújo 19/11/2018

Envolvente e emocionante
Eu já esperava gostar desse livro, então seria uma terrível surpresa não amar. Como a maioria das minhas escolhas atuais de leitura, esse livro foi uma super indicação de uma amiga que leu e adorou. Então, ja tinha mesmo essa quase certeza de que iria gostar, mas só não sabia que seria tanto assim. Não imaginei que torceria tanto, que desejaria como todas as minhas forças um final clichê, aqueles de novela mesmo, com casamentos e filhos no final, não imaginei que ficaria tão desesperada por um final feliz. Eu ri e chorei. E foi maravilhoso.

O sol também é uma estrela, é um livro lindo e simples. Adorei o significado do título, adoro achar significados nas coisas.

Por isso acho que sou um pouco como o Daniel, que acredita no destino e que tudo tem um porque, um motivo e uma razão para acontecer, e realmente, Natasha tem razão quando diz que as pessoas se convencem disso porque assim é mais fácil de encarar a vida, quando os acontecimentos não dependem só de você, mas também da força do destino.

Os personagens são maravilhosos, todos com características únicas que os tornam reais, com acontecimentos do cotidiano que faz tudo ser mais crível e passível de acontecer realmente. Se é destino ou uma série incomum de coincidências, nunca saberemos.

É maravilhoso perceber como apenas um dia, 24 horas, consegue fazer uma diferença enorme na vida das pessoas, que o que fazemos importa, seja numa escala maior ou menor em quem passa pelo nosso caminho.

O amor realmente muda todas as coisas o tempo todo e é para isso que ele existe. E que o destinados um ao outro não precisa ser para sempre , mas eu vou seguir acreditando que se tratando dessa história, foi sim. E se for preciso vários multiversos para que isso seja verdade, então que assim seja.
Lauraa Machado 21/11/2018minha estante
Essa é minha resenha favorita sua! Olha esse final! Haha fico tão feliz de saber que você gostou, sério! E eu sou tão mais Natasha do que Daniel! Haha

Andréa Araújo 22/11/2018minha estante
Eu amei tanto esse livro! Sonhei com ele varias vezes e foi exatamento o tipo de livro que me fez ficar pensando nele depois. E eu nem esperava que fosse assim.

Lauraa Machado 22/11/2018minha estante
Eu também não espera que ele fosse me marcar quando comprei. Achei que seria só um livro bobinho e divertido! Melhor tipo de surpresa, né?

Ana 12/12/2018minha estante
Comprei hoje esse livro, quero ler o quanto antes

Andréa Araújo 17/12/2018minha estante
Espero que você ame!!

Lauraa Machado 18/12/2018minha estante
Também espero!

Gabi Padua 21/01/2021

Romance leve
Uma leitura leve e cativante, me prendi na história desde o começo, achei muito linda a forma como a autora lidou com a história e os personagens.
Campos 21/01/2021minha estante
Eu gostei do filme

dani 21/01/2021minha estante
Só assisti o filme. Estou curiosa para ler ?

Gabi Padua 22/01/2021minha estante
Gente tem filme??? Como assim?? Kkkkkkk já quero ver, obrigado ?

dani 22/01/2021minha estante
Também me surpreendi quando descobri que tinha livro kkk

Paolla.Giovanna 18/11/2022minha estante
Oi, nas próximas resenhas você poderia colocar um aviso de spoiler, por favor? Nunca li esse livro e fui ler sua resenha, que apareceu no feed, pra ver se me interessava pela leitura, mas você contou o final...

Elza 19/11/2022minha estante
Oi, desculpa, esqueci de colocar o aviso, vou tomar mais cuidado com isso nas próximas resenhas.

Elza 19/11/2022minha estante
Pronto, coloquei o aviso pra não ocorrer de novo.

Paolla.Giovanna 19/11/2022minha estante
Obrigada :)

Fer Grego 25/08/2021

bem sem sal
Não consegui me conectar com nenhum dos personagens e nem com a história, só li por que caiu a luz no meu bairro e era o que tinha pra fazer. O final péssimo.
Mands 25/08/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk eu tô rindo demais do motivo ????

Fer Grego 25/08/2021minha estante
amg a decepção que foi pegar o kindle pra ler e só ter esse livro baixado

Mands 25/08/2021minha estante
Ai, amg, eu gostei tanto desse livro aí kkkkkkkk gosto é gosto ?

Fer Grego 25/08/2021minha estante
da Nicola eu gostei mto de Tudo e Todas as Coisas, esse não rolou

Sil 18/04/2017

RECOMENDO SIM!
Olá amigos,
Recentemente li um dos livros mais fofos ever, que foi capaz de destruir e remontar meu coração despedaçado.

Estou falando de o sol também é uma estrela. Nele nós temos Natasha, uma garota prática, direta, que acredita na ciência, e que não é nada sentimental. Temos Daniel, romântico, sonhador, que acredita em destino e coincidências. E nós temos o universo, acompanhando tudo e seguindo seu curso conforme as decisões de cada indivíduo que nele vive. Nossa história é narrada pelo ponto de vista desses três personagens.

Natasha está vivendo seu ultimo dia nos EUA, pois na manhã seguinte ela e sua família serão deportados para a Jamaica, seu país de origem. Daniel tem um encontro importante hoje, fará uma entrevista para ser aceito em Yale, no curso de medicina.

Por várias coincidências que nós vamos ficando á par conforme a narrativa, Daniel repara e se aproxima de Natasha. Natasha, sabendo do seu futuro certo, não quer papo por não ter tempo á perder. Mas existem coisas que precisam acontecer do contrário o mundo sai do eixo. E acaba acontecendo: eles se apaixonam. E com isso, precisam lidar com o que está prestes á acontecer: a separação.

A história é focada no instalove de Daniel e Natasha. Eu particularmente não gosto de livros assim, mas como eu já sabia que isso acontecia no livro, me preparei psicologicamente e com isso a coisa toda fluiu perfeitamente. Então se você também não gosta de paixão relâmpago, mas ficou interessado no livro, tenha em mente que existe o instalove, mas que ele definitivamente não é clichê. A autora abordou o tema de uma forma diferente e bem humorada. O livro acontece em um dia, e com isso ficamos sabendo de todas as coisas que precisaram acontecer, para que Daniel e Natasha se apaixonassem.

Escrito pela jamaicana Nicola Yoon, o sol tamém é um estrela, é bem direto e rápido, existem parágrafos curtíssimos, a autora não é de ficar enchendo linguiça. E o resultado foi que eu simplesmente amei esse livro.
Uma das coisas que eu nunca havia pensado á respeito, é que para fazer uma torta de maçã, todo o universo precisou ser criado.

Os personagens são fofos, carismáticos e muito bem desenvolvidos. A autora abordou temas como preconceito racial, preconceito estético, egoísmo, indecisão e suicídio.
A capa do livro é emborrachada e a arte é de deixar o queixo no chão. Ganhou um lugar especial na minha estante.
Fui completa e definitivamente conquistada.

Abraços

PS: a autora acredita em amor á primeira vista.

site: www.revelandosentimentos.com.br
May vieira 18/04/2017minha estante
Quero mt lê lo

Sil 18/04/2017minha estante
Espero que você goste tanto quanto eu gostei :D

May vieira 18/04/2017minha estante
se for tão bom como "Tudo e todas as coisas" vou amar.

Sil 18/04/2017minha estante
Esse eu não li, mas ouvi falar que "o sol também é um estrela" é melhor. Se for verdade, me conta. Beijos

bruunaboch 01/03/2021

Esse livro me salvou
Eu não sabia que precisava tanto ler esse livro até terminar de ler. É difícil processar que a história inteira se passa em um dia, mas que baita dia. Amei as reflexões que o livro traz e fiquei muito emocionada em vários momentos. O único pequeno detalhe que eu queria que fosse diferente era que o final não fosse aberto, agora eu vou ficar pensando sobre isso o resto do dia KKKKKKKKKK
Cris 04/03/2021minha estante
amg vc já olhou o filme?

bruunaboch 04/03/2021minha estante
não olhei ainda amiga

Cris 04/03/2021minha estante
eu olhei pq eu n tava conseguindo ler o livro, e a adaptação é tão ???

bruunaboch 04/03/2021minha estante
ai agora eu vou querer ver, o livro é muito amorzinho

Jana 27/02/2017

Eu vim aqui pra enaltecer!
Eu vim aqui pra enaltecer!
Várias coisas me fizeram amar O Sol Também é uma Estrela e eu vou lista-las pra vocês.

Quero começar dizendo que eu já tinha 90% de certeza que eu acabaria amando essa história. Só não tinha 100¨% por que nada nessa vida é garantido. Mas a capa maravilhosa, a sinopse e, o mais importante de tudo, o fato de ser um livro escrito pela Nicola Yoon me deram segurança e me fizeram comprar o e-book assim que eu pude.

Vi o livro em listas de mais vendidos dos EUA e em várias listas de melhores livros de 2016. Em algumas dessas listagens de livros que marcaram o ano, OSTÉUE (em inglês, The Sun Is Also A Star) aparecia como o único livro YA. Pensei comigo mesma que esse livro deveria ser maravilhoso. E é.

Tudo se passa em um único dia em Nova Iorque em que Natasha e Daniel se conhecem devido a uma corrente de eventos orquestrados pelo destino, as estrelas, o universo, Deus, ou qualquer outra força que você possa acreditar.

Natasha tem 17 anos e está vivendo o pior dia da vida dela. Ela só tem algumas horas até que sua família seja deportada para Jamaica e é fazendo uma última tentativa para reverter essa situação e continuar nos EUA que ela conhece Daniel, um garoto Americano-Coreano que está indo fazer uma entrevista para entrar em Yale e cursar medicina, como seus pais ultra tradicionais querem.

Natasha é racional, tem alma e intelecto de cientista. Ela acredita em fatos e dados. Planilhas, porcentagens. Provas. Nada de superstições, destino, poder do universo ou outros elementos que poderiam explicar como ela e Daniel acabam se encontrando e tendo uma ligação tão forte tão rápido. Ele, pelo contrário, é um sonhador. Daniel quer ser um poeta. Ele acredita no poder da poesia, do amor e dos sonhos. Ele é bem fofo, na verdade.

Preciso assumir que eu mesma sou um pouco cética pra certas coisas então no começo foi um pouco difícil aceitar alguma das coincidências e corrente de fatos que juntam Natasha e Daniel. Mas a verdade é que não importa. Acreditando ou não em destino, a história vinga. Ela te faz acreditar, pelo menos por algumas horas, que sim é possível que os planetas se alinhem e todas as forças místicas que existem trabalhem juntas pra fazer duas pessoas viverem o que está escrito pra eles.

E mesmo que você torça o nariz pra coincidências o livro é muito mais que isso. Tem um motivo para OSTÉUE estar sendo tão aclamando pela crítica estrangeira. Ele fala de assuntos importantíssimos de uma forma jovial.

Lista de motivos para amar O Sol Também É Uma Estrela:

1) Imigração. Com a eleição de Donald Trump (que eu gosto de chamar de Filho da Besta), esse assunto está no top 3 de assuntos mais falados no mundo, principalmente nos EUA. Como já ficou claro, essa é a ponte principal do livro. Natasha é uma imigrante ilegal, Daniel nasceu na Terra do Tio Sam, mas seus pais são imigrantes. Deixar seu país natal e ir pra outro em busca de oportunidades e sonhos é um ato de coragem, mas as leis anti-imigração que existem por aí nos fazem esquecer disso.

2) Mix de cultura. Cultura Jamaicana, cultura coreana e cultura negra são tratadas demais durante todo o livro e isso é legal. É muito legal. É maravilhoso. Tem explicação sobre tudo e uma humanização de aspectos dessas culturas que eu achei maravilhoso. Nicola fez quase um papel socioeducativo de uma maneira leve e que entretém ao invés de aborrecer.

3) Romance Inter-racial. Não vou dizer que é a parte mais importante do livro por que tudo nele é sensacional, mas isso é de uma relevância enorme. Nicola não só colocou uma garota negra e um garoto asiático como par romântico, ela ainda trabalhou o preconceito que (pasmem) ainda existe e vem tanto de estranhos que ficam chocados quando veem duas pessoas diferentes juntas, quanto da própria família das personagens.

4) Protagonistas não caucasianos. E agora que eu estou escrevendo isso, percebo que 90% dos personagens da história são todos de etnias não caucasianas. Não quero ser repetitiva mas – atenção – REPRESENTATIVIDADE IMPORTA. O livro é sobre uma garota negra e um garoto de descendência coreana que se encontram e se gostam. Quantos livros assim existem por aí? Quantos livros que romantizam etnias diferentes existem por aí? Eu estou aqui pra enaltecer livros representativos sim!

5) O amor! A juventude! A leveza! A realidade! A história é cheia desses aspectos políticos e sociais incríveis que listei, mas continua sendo um romance adolescente. Continua sendo uma história linda e gostosa de ler que no final te faz lacrimejar e pensar “todo mundo precisa ler isso”.

Então, tendo dito tudo isso, se eu puder dar um conselho pra vocês seria o seguinte: leiam esse livro. Paz.
Lids 05/03/2017minha estante
Concordo com tudo que você disse! Esse livro é cheio de amor, representatividade e temas importantes *-*-*

NALVA 14/03/2017minha estante
Discutir a representatividade é saudável , o que não pode é ficar fazendo militância sobre essa tal representatividade , os autores têm que ter liberdade para criar seus personagens na maneira que quiserem.

Lids 22/03/2017minha estante
Se o autor tem que ter liberdade para criar seus personagens, eles tem que ter liberdade para fazer militância do que eles quiserem também ;)

gabiomg 12/09/2021

Acho que gostei mas não sei
Li esse livro muito rápido, em questão de 3h30min, a leitura é muito fluída e a autora escreve super bem, porém a história é bem mais ou menos, não tem grandes revoluções e parece que foi feita ?as pressas?.
ana :) 12/09/2021minha estante
Foi realmente rápido, mas o que se esperar de uma história contada em um dia de emoções?

gabiomg 12/09/2021minha estante
não sei como explicar, mas o romance me pareceu muito artificial por ser tão rápido dessa maneira, mas a escrita dela é muito boa de ler, tanto que adorei outro livro dela que li

ana :) 12/09/2021minha estante
Aaaah sim, a escrita dela é bem fluída mesmo! Sobre o romance, concordo contigo, só relevo um pouco pelo cenário mesmo shdbajdb

leooc 29/11/2017

Inverossímil
Yoon constrói uma narrativa rasa e com personagens previsíveis, abusando do clichê YA. Seus capítulos são intercalados entre Daniel, Natasha e alguns outros personagens que permeiam a história (o que causa uma lentidão na leitura e interrompe a história dos dois personagens de forma negativa sem agregar muito em quase todas a vezes). O final foi abrupto e poderia ter sido explorado muito mais no epílogo. Infelizmente um livro blockbuster apenas figurando entre os mais vendidos sem nenhum atrativo positivo. Tão logo deve cair no esquecimento.

site: www.upidupi.wordpress.com
italolpj 30/11/2017minha estante
Nossa... Achava que era tão bom, por sempre vê-lo tão bem 'defendido'.

leooc 30/11/2017minha estante
Eu também achava que seria!

Alexandre Laranja 11/12/2017minha estante
Tive a mesma sensação que você! Criei uma expectativa enorme no livro e me descepcionei. A impressão que tive é que a autoria queria terminar de escrever logo e fez o final nas coxas.

Letticia 14/05/2021

Positivos
- Premissa legal
- narrativas paralelas incríveis
- capítulos curtos maravilhosos.
- gostei da situação de causa e efeito.

Negativos
- personagens principais são os adolescentes mais chatos da VIDA, sinceramente é uma intensidade chata de quem acredita e quem não acredita destino e na ciência. Chatisse da porra, AF.
- muito intenso me fez querer viver na intensidade, é uma coisa meio ruim
- me fez querer namorar, também é ruim
Letticia 14/05/2021minha estante
Pelo menos tem gente bonita então eu perdôo

Bruno236 14/05/2021minha estante
"me fez querer namorar, também é ruim" KAKAKAKKAKAKA EU TODO

kelly 17/05/2021minha estante
me faz querer namora kkkk essa foi boa...

Dhiruck 22/05/2019

CLICHÊ BASICÃO, QUEM NÃO GOSTA?
NATASHA só acredita em ciencia, é jamaicana e mora ilegalmente nos EUA e por isso vai ser deportada às 22h.
DANIEL acredita no destino, é de família coreana e mora legalmente nos EUA.
Eles se encontram por acaso (ou será obra do destino?) e vivem um romance apenas em uma tarde.

E aí, qual o final desse clichê romântico???

Um livro muito gostoso de ler. Li em um dia, a narrativa é ótima de mais, cada capítulo é de uma perspectiva de personagens diferentes, isso ajuda muito a você se aprofundar na história, entre varias partes do livro tem curiosidades bem legais sobre "ciência, amor, cabelo, olhos, etc).
A história é daquelas que você quer saber qual será o final.

?PS. Já tem filme, lançaram esse mês.
Gustavo Igor 30/05/2019minha estante
Ahhhh! Este livro é encantador dms! Impossível não curtir!

Dhiruck 04/06/2019minha estante
EU JA TÔ QUERENDO RELER ELE

Elyene 10/12/2019minha estante
NÃO SABIA QUE TINHA FILME! Vou ver!

Gabi 12/07/2019

Não rolou.
Tinha muita expectativa com esse livro apesar de não saber ao certo do que a história tratava.
A premissa é legal mas eu não consegui simpatizar com nenhum personagem, tem capítulos desconexos, o final foi super corrido e, sei lá, não gostei.
Ele trás uma mensagem importante sim. Nossas escolhas podem mudar nossos destinos. Um "simples" atraso pode mudar nossa história, mas isso vemos em praticamente todos os livros, escolha x destino.
Não me emocionei, não me surpreendeu e só não o abandonei pq já li tantas resenhas positivas que imaginei que em algum momento melhoraria.
Gosto é gosto... paciência.
Mel Blume 12/07/2019minha estante
isso quase aconteceu comigo, só não dei nota negativamente pq achei o final lindo hauhaua

Carol 13/07/2019minha estante
Concordo fiquei super descontente com o final também.

Elyene 10/12/2019minha estante
Também assumo que não achei ele tudo isto como estava sendo divulgado, mas suponho que tenha a ver com as experiências literárias. Eu já gostei das pausas para saber mas das outras personagens e curiosidades. E apesar de gostar das temáticas abordadas, achei tudo bem rasinho, logo, suponho que para leitores iniciantes deve funcionar melhor.

Caroline 15/12/2020

Maravilhoso!
O livro demonstra como pequenas coisas podem alterar toda uma sequência de acontecimentos, a maneira como podemos influenciar na vida de outras pessoas sem saber e, principalmente, mostra que não estamos no controle de tudo. O final é lindinho e sanou uma dúvida que me acompanhou por todo o livro. E ainda tem uma temática amor adolescente que as vezes faz bem relembrar toda a inocência da época que todos vivemos. Amei ?
Débora 15/12/2020minha estante
Querooooo!!! Já vai pra meta de 2021!?

Caroline 15/12/2020minha estante
Depois me conta se gostou

Débora 15/12/2020minha estante
Depois da sua resenha tenho certeza que vou gostar, Carol!