O Sol Também é Uma Estrela

O Sol Também é Uma Estrela Nicola Yoon

Resenhas - O Sol Também é Uma Estrela

ceciliaa 17/05/2020

Okay, eu chorei
O início não me prendeu logo de cara, foi uma leitura arrastada entretanto quando parei para realmente ler esse livro eu me senti absorta na qualidade da escrita da Nicola Yoon, meu Deus que fascinante a forma que ela explora os pontos de vista e a linearidade da narrativa, nos fazendo questionar nossas noções pessoais sobre destino e acaso. É um livro de romance que realmente nos transporta ao pensamento, a divagação e a reflexão.. Recomendei esse livro para quase todo mundo que eu conheço e até chorei um pouco rsrs
Simplesmente fenomenal
Giulia29 15/04/2021minha estante
Bom sabe que não fui só eu! Comecei a ler, tô na página 20mais ou menos , e tô meio perdida... haahahaha vou insistir pra chegar logo na parte q me prende!

tetemonteiro 25/12/2023minha estante
estou lendo e estou gostando bastante ?

azzy 13/01/2024minha estante
Esse livro é incrível! ?

Queria Estar Lendo 10/02/2021

Resenha: O sol também é uma estrela
O Sol também é uma estrela é o segundo livro de Nicola Yoon, publicado no Brasil pela editora Arqueiro. Uma história sobre amor, ciência, coicidências, destino e tudo aquilo que acontece para que sejamos as pessoas que somos.

Em O Sol também é uma estrela conhecemos Natasha, uma jovem imigrante jamaicana que está prestes a ser deportada com sua família de volta para o país de onde nem se lembra direito. Diferentemente do resto da família, que parece resignada e até feliz de deixar os EUA, Natasha não está pronta para abandonar seu lar e em vez de ficar fazendo as malas para ir embora no voo das 22hrs, sai cedo de casa em busca de algum milagre que possa salvá-los.

Mesmo acreditando na ciência e cética quanto a milagres, Natasha não consegue simplesmente desistir. E é sua ida até o prédio do Serviço de Imigração e Cidadania que coloca em movimento todas as coincidências (ou destino) para que ela conheça Daniel.

Primeira geração de coreanos nos EUA, Daniel se sente preso a vida que os pais criaram para ele: ir para Yale, virar médico, casar-se com uma boa garota coreana, ter filhos. Mesmo que tudo que ele mais queira seja viver uma aventura e escrever poesia. Até que um sinal divino (ou coincidência?) faz com que ele se depare com Natasha.

"- Mas por que não existem mais poemas sobre o sol? O sol também é uma estrela, e é a mais importante para nós."

E é a partir de um encontro inusitado que surge a proposta: Daniel quer provar que o amor não é só uma palavra, mas sim algo real, e que ele e Natasha podem, cientificamente, se apaixonar. Sendo assim, eles passam o resto dia dia respondendo as perguntas um do outro e descobrindo todas as coisas que precisaram dar certo para que eles pudessem ficar juntos.

O único problema é que, com a deportação iminente de Natasha, um dia pode ser tudo que eles terão, pra sempre.

O Sol também é uma estrela foi um dos melhores livros que li em algum tempo. Nicola Yoon trabalha muito bem a ideia de coincidências e destino. Ela faz isso separando a história em pontos de vista que vão além de Natasha e Daniel, dando espaço para personagens que parecem ter um papel tão pequeno - mas que ainda assim causam um impacto tão grande na história.

Além disso, a ideia de trabalhar diversos pontos de vista não só transmite o clima do livro sobre destino/coincidências, como também adiciona camadas de profundidade aos personagens e história.

Mesmo sendo um livro curto, O Sol também é uma estrela tem personagens complexos, que vão além do certo e errado. Personagens que soam reais, que discutem amo, ciência, racismo, sonhos e ambições, e que são construídos a partir desses fatos.

Natasha é uma garota cética, mas bastante passional. Sua ideia de praticidade encobre uma alma sonhadora que foi transformada a partir da interpretação que fez dos sonhos dos próprios pais. Da compreensão que fez observando as pessoas mais importantes de sua vida. E isso só não soa real como é muito real.

Já Daniel é o garoto abertamente passional, romântico, dividido entre o mundo que os pais querem para ele e o mundo que quer pra si mesmo. Dividido entre viver sua própria vida ou o ideal da família. Entre se perceber como individuo e ao mesmo tempo parte de uma instituição com a qual se sente em dívida. Ele também é moldado a partir das experiências e dores de seus pais, tentando entende o que e como fazer as coisas.

"Somos capazes de grandes vidas. De uma grande história. Por que aceitar menos?"

Juntos os dois são simplesmente apaixonantes. A química entre os personagens aconteceu muito facilmente, com diálogos bem humorados e muitas verdades ditas. É praticamente impossível não se apaixonar, não se sentir comovida e conquista por ambos.

Além disso, as voltas da história, que criam um verdadeiro mapa de causa e efeito, nos deixa preso as páginas, sem querer largar. Simplesmente porque precisamos contiuar, precisamos chegar ao fim. Precisamos saber se eles vão ficar juntos, se Daniel vai para Yale, se tudo que precisava dar certo para que eles ficassem juntos realmente estava acontecendo.

Fora isso, a escrita da Nicola Yoon é muito certeira. Leve, descontraída, acertando no tom e nas informações que nos passa. Nunca entregando de mais e nem de menos e realmente fazendo com que a gente se pergunte se é destino ou coincidência, se existe algo mais forte unindo os dois. Peguei um amor tão grande por essa história que as vezes é até difícil formar um pensamento coerente sem ser o de LEIAM ESSE LIVRO.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/02/resenha-o-sol-tambem-e-uma-estrela.html

luiza luiza 30/12/2022

Verdadeiro
Eu realmente não pensei que fosse ser um cinco estrelas, mas esse livro me tocou e muito, li no momento certo. Nos últimos cinco por cento eu jurava que alguma coisa milagrosa ia acontecer, mas não, tudo seguiu seu curso, e o livro não seria cinco estrelas para mim se não tivesse acabado da exata forma, com aquela personagem insignificante do início narrando as últimas páginas, e mostrando pra gente que um ato genuíno da Natasha que não faria diferença nenhuma na vida de ninguém acabou salvando a vida dela. Como disse antes, li no momento certo esse livro incrível.

Dry 25/11/2020

"Deus é a conexão com a melhor parte de nós."
Bom.. sem dúvidas muito bom, sabe aquele livro que tem tudo pra ser clichê, mas simplesmente não é? .. então esse é exatamente isso.
Foram abordados temas muito importantes nesse livro, como a imigração, o preconceito racial e social, grupos étnicos que de certa forma são conservadores em seus relacionamentos, não permitido uma relação fora do seu padrão de etnia e até mesmo suicídio.
A forma como os acasos são traçados, pra tudo lá na frente fazer sentido foi muito bem planejada, não sei se foi pelo fato dos pais da autora serem imigrantes, mas ela fez tudo magicamente realista na história. E mesmo com todas as dificuldades conseguiu transmitir uma química realmente muito forte entre Daniel e Natasha, sem contar os diálogos filosóficos.
O final foi puro nervosismo.. porque o apego pela conexão deles que a gente desenvolve realmente é grande.. então dá aquela fissura pra ver tudo dar certo...
Mas espero que vcs leiam pra saber se o final foi feliz ou não ...

Mari 15/01/2022

fiquei bastante confusa com os personagens aleatórios que apareciam e depois sumiam, a história dos dois é linda, achei o final um pouco decepcionante.
Skyy0 15/01/2022minha estante
moça eu tô indignada com a irene, falaram que ela ia se matar e não falaram mais sobre ela que que tá acontecendo

LAdia 17/01/2023

Gostei,mas não é um livro que releria dnv não?.
A escrita é boa,mas não me prendeu muito.. mas é bom!

amErica 05/11/2021

Matéria escura é amor
Mano, O sol também é uma estrela é muito mais do que apenas um livro de romance clichê, é sobre arrependimentos, perdão e aceitação. No começo eu confesso que fiquei bastante confusa com a forma que os capítulos são divididos, mas quando se acostuma com o jeito que a autora brinca com as narrações, é maravilhoso porque a gente consegue perceber o quanto cada personagem estão perfeitamente conectados.
A Natasha do filme dá de dez a zero na do livro? Sim, mas ainda dá pra te cativar.

Duda 06/09/2021

Amei
Amei o modo como a gente se conecta com os personagens realmente você consegue sentir o que eles estão passando.
Com certeza essa história romântica é a mais fofa e ao mesmo tempo triste. Já ouvi falar muito sobre almas gêmeas que se encontram mas não são feitas para ficarem juntas... E foi muito bom presenciar isso nesse livro, mesmo que tenha partido o meu coração.
Achei os personagens bem desenvolvidos, o jeito que o universo estava no meio fazendo com que se encontrassem foi muito perfeito e amei o modo como a paixão deles é retratada.

Evellyn 17/10/2020

O Sol Também É Uma Estrela
Meu Deus, Esse livro me surpreendeu bastante!
Amo como essa história é diferente de tudo que eu já li, principalmente a narrativa. A gente não só sabe os pensamentos e sentimentos dos personagens principais, mas também das pessoas que cruzam seus caminhos e de alguma forma deixam sua marca.
Indico muitoo
Cli 19/10/2020minha estante
Adoro esse tipo de narração. Acho que na primeira pessoa apesar de dar uma ideia intimista, como se o personagem estivesse falando com você, a gente perde bastante porque o "eu" não é onisciente e a gente vê apenas uma perspectiva.

Vih 17/05/2021

Esse livro me deu um quentinho no coração. Achei ele bem clichê mas a gente ama né. O Daniel e um fofo. Mas o que mais me chamou a atenção foi os capítulos que falava sobre família. Os capítulos são bem curtos,mas te prende muito. O final é bem bom também.
? A vida nem sempre acontece como a gente planeja ?

Stephanny.Manini 30/09/2020

Sem Palavras
Raramente um livro me deixa sem palavras, mas esse me envolveu de um jeito inexplicável,
como um livro pode nos fazer acreditar em destino? Não acreditava ate ler esse livro, e a escrita de Nicola Yoon é super fluida e gostosa de ler ótimo para ajudar a sair de uma ressaca literária.

Thiago Araujo 15/04/2021

Suavidade...
Bom pra relaxar e mudar um pouco o clima das leituras cotidianas. Essa é minha definição de O Sol Também é uma Estrela.

Leve e rápido, o livro te leva pelo encontro de Natasha e Daniel, seja por destino ou coincidência, ambos vivem um dia muito marcante em suas vidas.

O destaque fica para o relacionamento deles com as outras pessoas em sua volta, não necessariamente entre eles. Aí é que as pessoas se identificam.

Questões raciais e sociais são bem marcadas também, coisas que influenciam constantemente nossos relacionamentos.

Valeu a leitura para variar um pouco de gênero. Mas não surpreende para nada novo. Entrega o que se espera de um romance.

Edi 24/04/2021

Um livro divertido
O livro aborda pontos de vista sobre diversas coisas como por exemplo, racismo, como é ser imigrante, ceticismo e fé no amor, viver em pró do que é prático ou viver em busca dos sonhos, aborda também como cada escolha nos transforma no que somos no presente.

Existem vários capítulos voltados para explicações científicas de algumas coisas que são interessantes já que mal sabemos como essas coisas realmente funcionam.

Mas no geral o livro é quase todo voltado para um único dia, porém esse dia e suficiente para fazer com que Natasha e Daniel reflitam sobre diversos pontos importantes não só sobre sua vida como o que passa no cotidiano de outras pessoas.

O final é reflexivo e com uma pitadinha de "final feliz".

Um ótimo livro. ??

Karen | @encontradanoslivros 27/12/2020

Entregou tudo e mais
Esse livro é uma história emocionante dos dois personagens principais: Natasha, uma garota racional, que acredita apenas na ciência e nos fatos. Destino, sorte, amor? Nada disso para ela realmente existe; e Daniel, um garoto com amor à poesia e definitivamente crente no destino. A vida dos dois se cruzam, porém: Natasha está sendo deportada dos Estados Unidos de volta para a Jamaica em menos de 24 horas. Seria o destino realmente algo real?

"O sol também é uma estrela" é encantador. Não quero dizer que se limita a romance, porque claramente é mais que isso, é sobre raízes, sobre racismo, sobre preconceito, sobre o sistema de imigração dos EUA e suas injustiças, sobre família (seja ela boa ou ruim), sobre sonhos, sobre decisões. É impressionante QUANTAS coisas foram colocadas nesse livro, sem parecer forçado ou corrido.

Nicola Yoon escreve o livro de uma forma bem interativa, apresenta durante a história pontos de vistas que você não sabia que precisava até os ler, apresenta conceitos, como por exemplos as origens dos penteados afros ou o motivo por qual família coreanas se estabeleceram em lojas de cosméticos. Ela faz o livro ser fenomenal, verdadeiro e profundo.

Mesmo sendo um romance de 1 dia (sempre odiei, acho irreal o conceito de se apaixonar em 1 dia), ela o faz ser real e consistente. É incrível. Me fez pensar sobre muitas coisas durante. O final então? Um soco no meu estômago. MUITO bom.

Resenha também no IG no instagram @encontradanoslivros