O Sol Também é Uma Estrela

O Sol Também é Uma Estrela Nicola Yoon

Resenhas - O Sol Também é Uma Estrela

laizinha 08/01/2021

no início nao me prendeu muito, mas depois fiquei viciada. até agora tô doida como a autora fez você pensar tanto sobre o destino, e me sentindo muito uaaaaau com o tanto de informação que esse livro trouxe até sobre química

Karen | @encontradanoslivros 27/12/2020

Entregou tudo e mais
Esse livro é uma história emocionante dos dois personagens principais: Natasha, uma garota racional, que acredita apenas na ciência e nos fatos. Destino, sorte, amor? Nada disso para ela realmente existe; e Daniel, um garoto com amor à poesia e definitivamente crente no destino. A vida dos dois se cruzam, porém: Natasha está sendo deportada dos Estados Unidos de volta para a Jamaica em menos de 24 horas. Seria o destino realmente algo real?

"O sol também é uma estrela" é encantador. Não quero dizer que se limita a romance, porque claramente é mais que isso, é sobre raízes, sobre racismo, sobre preconceito, sobre o sistema de imigração dos EUA e suas injustiças, sobre família (seja ela boa ou ruim), sobre sonhos, sobre decisões. É impressionante QUANTAS coisas foram colocadas nesse livro, sem parecer forçado ou corrido.

Nicola Yoon escreve o livro de uma forma bem interativa, apresenta durante a história pontos de vistas que você não sabia que precisava até os ler, apresenta conceitos, como por exemplos as origens dos penteados afros ou o motivo por qual família coreanas se estabeleceram em lojas de cosméticos. Ela faz o livro ser fenomenal, verdadeiro e profundo.

Mesmo sendo um romance de 1 dia (sempre odiei, acho irreal o conceito de se apaixonar em 1 dia), ela o faz ser real e consistente. É incrível. Me fez pensar sobre muitas coisas durante. O final então? Um soco no meu estômago. MUITO bom.

Resenha também no IG no instagram @encontradanoslivros

Monique 15/12/2020

Não consigo dar menos estrelas porque por muito tempo esse foi meu livro favorito e meu apego emocional é grande demais. Eu adoro os capítulos entre a história, a explicação de outros personagens e de situações, e o livro, tirando o fato dos personagens terem se apaixonado em UM dia, é bem bonitinho e totalmente meu estilo. Porém, agora que li de novo, percebi o quão bobinha a história é e quão chato são os personagens com esse lance de se apaixonar/não se apaixonar. Mas adoro o final e adoro livro e, tirando minha opinião sobre a escrita e partes da história, ainda é um dos que mais gosto.

Patriciacella 03/04/2021

Perfeito
Adorei a história, a narrativa, os personagens, tudo ! Super recomendo. Bem levinho e gostoso de ler !

NiltoJR 08/04/2021

Está tudo Irie
Não tenho palavras para descrever essa leitura, foi um livro que peguei por acaso e desde as primeiras páginas me apeguei, fazendo que terminasse ele em pouco tempo. Recomendo para todos que gostam de romance e suspense de amor! Nicola Yoon é uma grande escritora que traz nesse livro uma grande e linda história, espero que Natasha e Daniel deram certos um com o outro depois de se reencontrarem.

Alyson.JesuAno 28/05/2021

O sol é a estrela...
Doce, científico, real.
Livro bem escrito, fluido. É separado pelas falas dos personagens sobre o mesmo assunto ou situação. O amor é o tema central e por ele somos guiados num dia das vidas de Natasha e Daniel... O que esse dia trará para as vidas deles, descubra lendo O sol também é uma estrela. Recomendo.

fev 13/01/2021

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Eu estava achando o começo desse livro uma coisa bem chatinha. De repente os protagonistas se encontram e começam interagir e BOOOMMM: que casal da porra. Que história maravilhosa.

Nicola Yoon narra o dia em que Natasha, uma adolescente negra e jamaicana tenta impedir que sua família seja deportada, e Daniel, um adolescente sul-coreano e está indo para uma entrevista para concorrer a uma vaga na faculdade, se conhecem e se apaixonam.

Olha, eu estou tão maravilhado com esse livro que, com certeza, não conseguiria fazer uma resenha bem feita. Estou aqui só divulgando e enaltecendo.

Natasha e Daniel são personagens de características e personalidades marcantes. São fofos. Apesar de se passar em apenas em um dia você acaba se conectando com os personagens. Como a situação é complicada em grande parte da história você se pega torcendo pela relação dos dois.

Fora que Yoon traz capítulos ótimos sobre a cultura africana no Estados Unidos. A minha vontade é de distribuir esse capítulo para todo mundo ler. Nem precisa ler o livro inteiro (precisa sim), leia só esses capítulos aqui. Ela fala também sobre os coreanos também. Nem preciso falar que no quesito representatividade ela também acerta.

É uma história de amor gostosa de ler e que te pega de jeito.

Esse livro é daria um filme maravilhoso. Sabe aquela comédia romântica que a gente ama quando passa na sessão da tarde e sempre dá um jeito de assistir? Então, O Sol Também é Uma Estrela é esse filme que a gente quer assistir sempre.

Super recomendo a leitura. Tenho certeza que você vai se apaixonar.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Raira Abrante 13/01/2021minha estante
Esse livro é perfeito ??

fev 13/01/2021minha estante
Demais ?

lucca 28/09/2023

"Corações não se partem. Só param de funcionar."
Que dia é esse que tem mil horas? É legalzinho, mas sinto que o epílogo foi meio paia.

Citações:

Para fazer uma coisa simples como uma torta de maçã, você precisa criar o mundo inteiro.

Só para esclarecer: não acredito no destino. Mas estou desesperada.

Nomes são coisas poderosas. Servem como marcadores de identidade e uma espécie de mapa, localizando a pessoa no tempo e na geografia.

As palavras não deveriam ter permissão de mudar de significado. Quem decide que o significado mudou, e quando?

É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo. Simplesmente acontecem.

Se a neve cai numa cidade e não há ninguém para sentir, mesmo assim faz frio?

Se a pessoa que deveria amar você eternamente para de amá-lo repente, em que acreditar?

Talvez Ele (ou Ela... Ah, até parece. Deus é, definitivamente, um cara. De que outro modo explicar as guerras, as doenças e as ereções matinais?)

As pessoas passam a vida inteira procurando o amor. Mas como a gente vai confiar numa coisa que pode acabar tão subitamente quanto começa?

Mas ele não é nenhum planeta, é só a última luz desbotada de uma estrela morta.
E não sou um satélite. Sou lixo espacial, me distanciando dele o máximo que posso.

Meu tipo são garotas. Todas. Por que iria limitar as opções de namoro?

? Porque não vou me apaixonar por você.
? Como você sabe?
? Não acredito no amor.
? O amor não é uma religião. Ele existe, quer você acredite ou não.

? E você se sente bem acreditando que a vida não tem sentido?
? Que opção eu tenho? A vida é assim.

? E se eu dissesse que poderia fazer com que você se apaixonasse por mim cientificamente?

Desse modo nós vivemos vidas múltiplas.

Rapaz tenta usar ciência para ganhar garota.

De qualquer modo, meus olhos são como quartzo (do tipo esfumado) e as garotas (pelo menos uma) curtem isso.

? Os cientistas não devem fazer experimentos em si mesmos.
? Nem mesmo para o bem maior? Para aprimorar o conhecimento da humanidade sobre si própria?

? Você pode ser cética quanto quiser, mas muitas vidas podem ser salvas com poesia.

? Não. De mim só viria benevolência. Eu decidiria o que é bom para todo mundo e faria isso.
? E se o que é bom para uma pessoa não for bom para outra?

? Então você vai morrer como um herói incompetente?
? Vou morrer tentando.

Quando dizem que o coração quer o que quer, estão falando do coração poético ? o coração das canções de amor e dos solilóquios, o que pode se partir como se fosse vidro recém-feito.

Por isso sabe: o amor não passa de substâncias químicas e coincidência.
Então por que Daniel parece algo mais?

E o amor não é amor se não for retribuído, certo?

Às vezes a verdade pode doer mais do que a gente espera.

Crescer é se afastar.

Ninguém quer se machucar quando cai de amor. Só quero cair como todo mundo cai.

Quem somos nós, senão produtos dos nossos pais e da história deles?

? É DIFÍCIL AMAR ALGUÉM que não ama a gente ? digo a ele.

? Não disse.
? Na minha cabeça, eu disse.
? Eu estou na sua cabeça?

? As estrelas são importantes ? afirmo, rindo.
? Claro, mas por que não existem mais poemas sobre o sol? O sol também é uma estrela, e é a mais importante para nós. Só isso deveria valer um ou dois poemas.

? Não há nada de errado em ter sonhos. Posso ser um sonhador idiota, mas pelo menos eu tenho sonhos.
? E isso é uma virtude? Vocês, sonhadores, acham que o Universo existe para vocês e para sua paixão.

A vida não passa de uma série de decisões, indecisões e coincidências idiotas às quais decidimos dar significado.

Dizemos a nós próprios que existem motivos para as coisas que acontecem. Mas, na verdade, só estamos contando histórias para nós mesmos. Inventando. Elas não significam nada.

Será que devo dizer que acho que os sonhos nunca morrem, nem quando estão mortos?

Não sabem que a pobreza é uma faca afiada cortando a gente.

Às vezes o mundo da gente balança com tanta força que é difícil imaginar que quem está ao redor não perceba também.

Achamos que queremos ter todo o tempo do mundo com a pessoa que amamos, mas talvez a gente só precise do contrário. Só de uma quantidade de tempo finita, para acharmos que o outro ainda é interessante. Talvez não precisemos do segundo e do terceiro atos. Talvez o amor seja melhor no primeiro.

Acho que o clichê é verdadeiro. As pessoas apaixonadas querem que todo mundo esteja apaixonado.

? Eu achava que os poetas não brigavam.
? Está brincando? Nós somos os piores. ? Ele sorri para mim, mas se encolhe de dor.

? Mas que inferno! Vocês, poetas, são perigosos.

O sol nasce todo dia e cede espaço para a lua toda noite.

? Não acha engraçado que nossas lembranças prediletas tenham a ver com as pessoas de quem nós menos gostamos agora? ? pergunto.

E, se a confiança é um dos fundamentos do amor, talvez o costume de olhar nos olhos seja um modo de construí-la ou reforçá-la. Ou talvez seja mais simples do que isso.

O problema de elevar a esperança às alturas é: a queda é muito longa.

Corações não se partem.
É só outra coisa que os poetas dizem.
Os corações não são feitos
De vidro
Nem de osso
Nem de qualquer material que possa
Rachar
Não
Se desfazem.
Corações não se partem.
Só param de funcionar.
Como um velho relógio de outro tempo, sem peças para o conserto.

E se formos apenas um desvio na história de outra pessoa?

Kate Dias 29/03/2023minha estante
Eu amei esse livro!! Que bom que gostou

Dri 29/03/2023minha estante
Sim, muito bom. Cada frase linda e reflexiva.

Dany 12/09/2021

Denso, poético e lindo!
Eu comecei a leitura do livro, conhecendo a história por causa do filme, mas sem conhecer a escrita de Nicola. E foi aí que me vi totalmente surpreendida.

Nicola enriquece o romance com tantos fatos, que me fez achar a leitura um tanto quanto densa. É preciso assimilar os fatos sobre o universo, sobre o amor, sobre o cabelo... Mas é incrível como você percebe que não são fatos jogados aleatoriamente. Eles compõem e embasam as personalidades que lemos de cada personagem.

Me emocionei ao ler sobre o amor de Daniel e Natasha, e como alguns acontecimentos nos levam a caminhos antes inimagináveis.

E a presença de Irene no final... ? Achei lindo, sem dúvidas!

Quintos 11/07/2020

Levando-se em conta que o livro gira em torno de um dia, não consegui ver esse romance de outra forma que não fosse um instalove. E eu não tenho paciência para esse tipo de coisa.
Se não fosse isso, meu Deus, que livro bom!!

Karine.Moreira 24/06/2020

Livro que tende ao clichê do romance, mas que surpreende com o desfecho. Mostra como nossas atitudes estão entrelaçadas e como isso se reflete no outro.
Bem bonitinho

lasthours 11/04/2020

Uma estória de decaimento
Qualquer coisa que envolva conceito de espaço-tempo, me agrada, ela usar a ciência pra dizer que estar apaixonada e usar cocaína é a mesma coisa, foi tudo pra mim. O jeito que o final desse livro acontece, eu só quis chorar.

duh 24/07/2021

Essa foi uma das leituras mais rápidas que eu fiz e, além de ter sido uma leitura rápida, a história também é bem rapidinha, se passa em um dia da vida dos personagens.
Tudo acontece de maneira rápida entre Natasha (que é uma imigrante jamaicana que vive nos EUA desde os 8 anos) e Daniel (que é filho de coreanos).

Esse é um livro juvenil mas que aborda temas como preconceito racial, diferenças culturais, imigração e conflitos familiares. Ele cativa pela escrita, pelo romance, e pelas várias mensagens escritas em poucas páginas.

O sol também é uma estrela foi um dos poucos livros que me tirou de uma ressaca literária bravíssima, enfim....