Dois a Dois

Dois a Dois Nicholas Sparks

Resenhas - //\\\\

Thiana 22/01/2018

Resenha publicada no blog Garotas de Papel
Todo mundo já está cansado de saber que o Nicholas Sparks segue uma boa formula para desenvolver suas histórias. Mas desde No Seu Olha, o enredo trazido pelo autor tem mostrado algumas diferenças e não foi diferente com Dois a Dois.

Nesse livro vamos acompanhar a história do publicitário Russell Green. Casado e pai de uma menina de seis anos, Russ chegou em uma fase da vida em que quer realizar um sonho, parar de trabalhar para os outros e abrir sua própria agencia publicitária. Mas esse desejo não é apoiado por sua esposa Vivian. Vaidosa e vivendo em um estilo de vida muito acima das possibilidades financeiras do casal, ela vê na saída de Russ do emprego um ato egoísta e que irá penalizar financeiramente a família.

Com isso ela decide voltar ao mercado de trabalho e deixa sob os cuidados do marido a criação da filha London. Claro que se a Vivian lesse isso, falaria que é um completo absurdo essa colocação, mas de fato é isso que acontece. Com uma grande carga horária de trabalho fora as atividades que faz antes do expediente, quem passa a maior parte do tempo com London é Russell.

Entre as diversas atividades diárias da filha, ele vai tentando ajustar tudo para dar o ponta pé inicial em sua agência, mas quando finalmente consegue é a clientela quem não aparece, frustrando um pouco seu sonho.

Dois a Dois é um livro basicamente sobre a relação pai e filha, aqui Sparks aborda com excelência os altos de baixos de um homem ao se defrontar com atividades que antes eram incumbidas a mulher. Não que ele fosse do tipo machista, mas devido ao estilo de vida levado pela esposa, era ele quem se desdobrava para manter a conta bancária abastecida e isso comprometia as horas que tinha disponíveis para acompanhar a rotina da filha.

A relação familiar, de Russell com seus pais e a irmã, também é muito trabalhada. São eles quem muitas vezes dão suporte ao protagonista pra enfrentar as diversas dificuldades que Russ terá que enfrentar.

Mas sem dúvidas esse é o único livro do Nicholas que li e senti um mortal ódio por um personagem. Vivian é completamente um nojo de pessoa. A todo momento, vestindo uma papel de vitima e manipulando Russell para que ele ache que realmente os problemas que surgem entre o casal é culpa dele. Não sentia nenhum prazer na leitura em que Vivian estava em cena. E em alguns até o Russell me dava nos nervos, sendo um homem cego pra as atitudes da mulher, sempre querendo agradá-la e quando o quando ele se dá conta do quanto é manipulado por ele, já está no fundo do poço.

Mas assim como em No Seu Olhar, Sparks traz um plot twist que me fez pensar que mais uma vez ele mudou de ideia sobre o andamento da história lá pelas tantas. Foi algo realmente doloroso de se ler, porém foi mais uma forma de o autor falar sobre a importância da família e de termos seus apoio seja nos sorrisos ou nas lagrimas.

Algum tempo depois descobrir que Nicholas fez uma parceria com o canto JD Eicher, que gravou 4 musicas compostas exclusivamente para a trilha sonora do livro, inclusive uma das canções faz parte de uma das cenas mais linda da história. Vale muito a pena ler algumas partes acompanhadas de algumas músicas.

Dois a Dois chegou perto de ser um livro favorito, mas por ter em alguns momentos ter sido uma narrativa maçante e também por motivos de Vivian bruxa, acabou não entrando pra o clube de livros do coração.

site: https://garotasdepapel.blogspot.com.br/2018/01/resenha-dois-dois-nicholas-sparks.html
Mara 07/03/2019minha estante
Também odiei a Vivian... livro maravilhoso mas diferente dos anteriores do Nicholas.

Dilla.Martins 02/08/2021

Ninguém deveria andar só
Russ vê sua vida virar de cabeça para baixo em um ano bem conturbado com perdas e mudanças, Nicholas nos faz terminar essa história com os olhos marejados desejando que tudo acabe bem e realmente no final tudo da certo da sua maneira.

Ana Caturelli 27/03/2021

melhor livro de sparks
Um livro emocionante, além da história de pai e filha, a relação de amor com a irmã e o recomeço amoroso, são enredos para um livro que ficará na memória.

Andressa921 17/12/2021

Uma história não muito envolvente
Em dois a dois conhecemos um pouco sobre a relação de Russell com sua esposa e filha de 6 anos de idade. Antes a vida de Russell e sua família era um mar de rosas até que em um curto período de tempo tudo acaba saindo dos trilhos, ele perde o emprego, a confiança de sua esposa, e a paz que existia em seu lar deixa de se ter.

Ao ficar desempregado sua esposa acaba começando a trabalhar fora do lar e assim Russell começa a cuidar de sua filha. É bonito ver como ao passar mais tempo com a filha ele começa a perceber as coisas que vinha perdendo ao passar tanto tempo no trabalho.

Porém essa foi uma das histórias do autor que menos me cativou, não consegui criar alguma afeição pelo casal principal, a única personagem que de fato passei a gostar de acompanhar foi da irmã de Russell, Marge que possui uma história linda e triste ao mesmo tempo.

Vitoria Caroline 23/09/2020

Aquele famoso livro clichezinho do Nicholas Sparks, confesso que antes de iniciar não dei muita credibilidade por mais essa obra não, no entanto a construção do personagem e a sensação de proximidade foi tão grande que me surpreendi, o livro retrata a história no âmbito de amor familiar dentro de um lar, retrata coisas que são comuns no dia a dia das pessoas, como relacionamento, como aquele pai se torna um super pai de fato, então, no começo parece que é a história de alguém egocêntrico que pensa apenas em si é fornecer as coisas para o lar, mas nunca no bem estar e devido alguns eventos acaba mudando totalmente a perspectiva de vida e enfrentando novos desafios paternais... querendo ou não eu iria gostar bastante,já que este livro trata alguns assuntos que são importantes para mim, desde a questão familiar até o que temos no final (como não quero dar spoiler, não irei contar), mas enfim, acabei chorando em diversos momentos e acho que no fim sou uma manteiga derretida mesmo... mesmo assim eu senti como se estivesse muito próxima da história do personagem, como se eu pudesse ou estivesse fazendo escolhas por ele e ou sentindo o mesmo que ele..
Bianca 23/09/2020minha estante
Aaaaaa ??

Mah 31/07/2017

Só passei raiva
Gente não gostei desse livro do NS. Primeiro eu nunca senti tanta raiva por uma personagem como eu senti pela Vivian. Mano, que mulher folgada, egocêntrica, ridícula e vaca. Russ? Me irritou muito porque não tinha peito pra nada só foi ceder um pouco nas 200 páginas finais e olha que o livro tem 500. Esperava bem mais desse livro. Ainda bem que paguei barato!
Fê Santana 07/08/2017minha estante
Menina!! Faço das suas as minhas palavras. Adoro os livros do Sparks mas esse me matou de ódio! Não consegui ler até o final! Só folheei pra saber pq acontecia e larguei.

Fê Santana 07/08/2017minha estante
Tô boba com tanta avalição 5 aqui kkkkk. Pior livro dele com certeza!

Mah 07/08/2017minha estante
Confesso que fiquei um pouco apreensiva de avaliar ruim pq só tinha avaliação 4 e 5. Ainda bem que eu não sou a única que não gostou, fico aliviada kkkkkkk

Renata - @luardelivros 28/07/2018minha estante
Ainda não cheguei na metade do livro e já me sinto exatamente como você. Nunca tinha lido nada do Nicholas porque não faz meu estilo de leitura, quando finalmente dou uma chance, passo raiva com os protagonistas sem noção. Socorro! hahaha

Neidoca 19/11/2018minha estante
Eu estou lendo e estou com a mesma sensação que vc kkk

Mara 07/03/2019minha estante
Também odiei a Vivian e, pra falar a verdade, achei o Russ muito fraco, aceitava tudo as exigências e injustiças da Vivian... sempre! A relação pai e filha é maravilhosa mas deixou um pouco a desejar sim...

Andressa 17/04/2021

aPAIxonante!
Que história linda! Ótimo pra quem gosta de romance bem meloso como eu gosto! Livro que faz a gente se apegar, faz rir, chorar, ter muita raiva e se apaixonar. Amei como ele se transformou em um pai maravilhoso, amei como a história acabou. Em como tudo de um jeito ou de outro no fim, na medida do possível, ficou tudo bem! Lamento apenas a gigantesca perda que ele teve...
Linda demais a cena que descreve a explicação da capa, eu me emocionei ao ler.
Enfim, livro maravilhoso, lindo, meloso, fim bem fechado como eu adoro!

PS: Esperando esse virar filme também! ????

Daiani.Cris 05/04/2021

Inacreditável!!!!
Quem, assim como eu, começou a ler e parou pois não aguentava a Vivian, fique mais um pouco, leia até o final, ela não vai ficar mais legal (pq ela simplesmente não é legal), mas a história vale muito a pena!
Eu não quero dar spoiler, mas a London é uma fofa, o Russel é um bobo, a Vivian é uma ignorante, chata e nojenta, a Marge e a Liz são incríveis, os pais do Russel são fofos e a Emily e o Bodhy são fofos também.
A ideia dessa resenha é só dizer que não desistam do livro, ele é inacreditável, assim como todos os outros do Tio Nick.

Amanda.Mendes 17/12/2021

Incrível
Nossa Deus sabe como eu tentei não odiar Vivian pelo fato de autor e narrador serem homens, já que a Vivian tem alguns estereótipos. Mas que mulher INSUPORTÁVEL. No início eu também não gostava da London, a achava muito mimada, uma Vivian mirim, mas no decorrer do livro me apaixonei por ela e amei o crescimento que ela e o pai tiveram.

Achava Russ meio besta até entender o pq dele ser como era, ainda o achava besta, mas com a ajuda de Marge, Emily e London ele conseguiu se tornar a melhor versão de si.

Esse livro foi diferente de tudo que li do autor e olha que li quase tudo, me surpreendeu positivamente. Aqui o romance romântico ainda estava presente, mas a estrela foi o amor intrafamiliar: entre irmãos e pais e filhos. E amei a forma que Nicholas trabalhou isso, achei os diálogos bem profundos e trabalhados e na minha opinião houve um equilíbrio bom entre quantidade de diálogos e devaneios do narrador personagem, algo que senti falta nos últimos 2 livros que li dele. Talvez a quantidade de páginas (512) explique o pq ele conseguiu abordar tão bem todos os personagens e seus relacionamentos.

Eu não tinha lido algo de Nicholas em que problemas conjugais fosse um dos temas centrais e não algo do backstage, me perguntei o quanto do divórcio dele teve a ver com isso. Tive curiosidade e fui observar as datas: dois a dois foi publicado no ano posterior ao seu divórcio, então talvez tenha influenciado na narrativa. Me perguntei algumas vezes o quanto era ficção ou não, mas isso não importa, o que importa é que independente do pq ele escreveu esse livro, o fez com maestria.

Já li acho que uns 15 livros dele ou quase isso, então já sei o seu padrão, mas eu não esperava pelo qur estava por vir, me envolvi tanto com o relacionamento de Russ e London que esqueci de me atentar às pistas. Primeiro teve o susto com London, chorei confesso e pensei "não é possível, ainda faltam + de 100 páginas". Me tranquilizei, mas nada me preparou para o final. Esse livro me lembrou o pq eu amo os livros do Nicholas (quase todos), é a sua forma de mexer com meu coração. Eu chorei tanto que desidratei, o fim teve muitos gatilhos para mim, quase desidratei, mas sobrevivi. Chorei como não chorava há tempos e assim que reconheço que consegui me envolver com a história. Alguns livros dele e muitos de outros autores têm momentos tristes, mas que raramente me fazem chorar, mas Sparks consegue me despedaçar quase todas as vezes.

Enfim, amei pq mesmo com alguns clichês da escrita do autor, achei o livro um pouco fora da curva e deu muito certo. Peguei na livraria achando que eu não ia gostar tanto, mas sabia que tinha que ler pq amo Sparks e minhas expectativas não podiam ter sido tão superadas e eu não teria como não favoritar.
Karine 28/12/2021minha estante
Concordo plenamente, eu não ia ler a sua resenha porque achei muito grande rs, mas quando passei os olhos e vi que tu leu 15 livros de Nicholas (ual! Arrasou, parabéns) tive que ler a resenha toda. Verdade, mesmo conhecendo Sparks a gente ainda se impressiona e eu tinha preconceito pelo histórico dele, mas vi Dois a Dois lá na biblioteca o único que ainda não tinha lido e pensei, "Ah! Vamos dar uma outra chance". Eu tentei dar chances a Vivian também mas ela é muito difícil, simplesmente não colabora e fiquei preocupada em London se tornar como ela. Eu achei um enredo diferente que me surpreendeu positivamente do inicio ao fim. Também amei!

Vanessa Daflon 22/12/2021

Um turbilhão de emoções
Os livros de Nicholas são maravilhosos e ponto. Mas dois a dois tem uma temática mais voltada aos amores incondicionais, aos vínculos que formamos com nossos cônjuges, amigos, parentes e familiares mais próximos.
É um livro tocante, que me fez pensar em como o nosso dia a dia pode ser mais permeado por amor
do que medos e inseguranças.

Patrícia 26/07/2020

DOIS A DOIS
O livro e maravilhoso, a história e toda narrada pelo protagonista Russ, que fala como passou pelo um ano muito difícil, é para rir, chorar, e se refletir muito.

Andreza60 03/09/2020

Nossa eu demorei muito pra pegar o gás, viu? Kkkkkkk mas é bom! Não tanto quanto eu esperava, ainda mais sendo meu primeiro do Nicholas... Mas valeu!
Vivian, que ranço!
Russ e London, vocês querem o mundo? Eu dou.
Marge, meu coração é todo seu também!

Cris 05/09/2020

Clichê e previsível
O livro é bem escrito, os personagens são muito reais, com dúvidas e dilemas como todos nós. Porém há muito drama e enrolação, achei que na hora mais importante, tudo se resolve de forma abrupta e simplista. O grande personagem da história fica em segundo plano o tempo todo.