A Árvore dos Anjos

A Árvore dos Anjos Lucinda Riley

Resenhas - /////

Juliana Rodrigues 03/05/2020

"É mais ou menos como correr uma maratona, não é? Só ao atingir a linha de chegada é que a gente tem tempo para desabar."

Confesso que comecei esse livro da maneira mais despretensiosa possível, apenas porque estava na dúvida sobre o que começar a ler no momento, e tive uma grande surpresa. É meu primeiro livro da Lucinda Riley, e com certeza não será o último. Os personagens são bem construídos e a história prende você do início ao fim. Alguns acontecimentos me fizeram refletir sobre como algumas decisões - mesmo àquelas que parecem simples - podem alterar o rumo da nossa vida.

"O amor podia alterar o destino e controlar vidas ..."

É uma história surpreendente!

Rafaela Tulino 19/07/2020

Comecei esse livro de maneira despretensiosa, mais por achar que seria uma leitura mais leve e era o que eu estava precisando para dar um empurrãozinho visto que minha atual (agora antiga rs) leitura estava uma chatice só.
E qual foi a minha surpresa ao me deparar com um enredo muito bem construído e uma história repleta de emoções, reviravoltas e tudo o mais que foi completamente IMPOSSÍVEL deixar esse livro de lado.
Esse foi meu livro de estreia da Lucinda, mas após ver a maneira sensível e tocante que ela redigiu a vida/história das 3 principais personagens, já me encantei com seu jeito de escrita e quero todos os seus livros na estante pra ontem rs!!!
Leitura SUPER recomendada!
Andriele 19/07/2020minha estante
Fiquei curiosa pela leitura!! Também me encantei com a Lucinda logo no primeiro livro dela que li: "A Casa das Orquídeas", simplesmente maravilhoso! Fica a recomendação :)

Rafaela Tulino 19/07/2020minha estante
Poxa que legal!! Já adicionei na lista de "Quero Ler" rsrs!!! Obrigadaaa!!

Ana Claudia 08/01/2022

Greta é uma senhora de 58 anos viveu em um verdadeiro loop por quase 30 anos. Foi da alegria ao seu maior pesadelo e arrependimento.

A história começa em 1985 com Greta retornando ao Solar de Marchmont e sem memória após um grave acidente que a deixou em coma. Esse acidente a deixou com um vazio completo sem saber absolutamente nada do seu passado e seu presente é tão solitário e triste vivendo isolada em sua casa em Mayfair, em Londres.

Após mais de trinta anos desde que saiu de Marchmont, Greta sai para dar um passeio na prioridade e encontra o túmulo de seu filho é isso vai reavivar sua memória

Greta trabalhava como dançarina em uma boate e sonha em ser atriz quando conheceu David Martmond. Logo ele se apaixonou por ela, mas ela já estava apaixonada por outro homem que jurou amá-la e casar com ela. Greta engravida dele e, para o seu chefe na boate não descobrir, e sem saber para onde ir, David oferece sua residência no País de Gales para passar sua gravidez. Greta para o Solar Marchmont e é bem recebido por LJ, mãe de David.

Nos primeiros dias vivendo lá, após um pequeno incidente, Greta conhece Owen, tio de David, comediante em início de carreira. Owen é um homem muito mais velho e solitário e acaba se interessando por Greta e pela gravidez dela, não demora muito eles se casam. Owen assume a paternidade dos filhos de Greta, os gêmeos Jhonny e Cheska ?

Com a ajuda de David ela vai relembrando tudo o que aconteceu nesses 30 anos em
que ela ficou isolada do mundo: a gravidez precoce, o casamento, a perda do filho a luta para criar Cheska sozinha em Londres, o sucesso da filha como atriz, a gravidez da filha e o ápice da história
? A história tem duas linhas temporais: 1985 e 1945 e contada entre o passado e o presente, a autora narra os últimos quarenta anos que ficaram apagados na memória de Greta. Uma trama bem complexa e bem estruturada. ?

26/01/2021

Lucinda sendo Lucinda
Eu amo a Lucinda do fundo do meu coração. Sou completamente apaixonada pela escrita dela. Até hoje, todos os livros que eu já li possuem flashbacks riquíssimos em detalhes e alguma menção sobre a guerra e em Árvore dos Anjos não poderia ser diferente.

Comecei a leitura pensando que a narrativa era uma romance com alguma história familiar por trás. Mas a Lucinda trouxe um drama complexo e forte que me deixou extremamente emocionada.

Com personagens muito bem construídos ela nos mostra que nossas escolhas trazem consequências, mas que não somos perfeitos e pais e filhos também falham. As vezes erramos com aqueles que amamos ou nunca falamos o suficiente sobre o amor até ser tarde demais.

Essa escritora é assim mesmo. Ela nos surpreende em casa paragrafo. Meu único ponto negativo é que achei que alguns fatos não receberam devida atenção tanto quanto outros, mas não quero dar spoiler. Ainda assim vale a pena a leitura porque a Lucinda nunca decepciona. Serei eternamente fã dessa mulher e de todos os seus livros.

Leticia Dourado 20/06/2023

Lucinda mais uma vez nos leva a uma viagem pelo tempo, enquanto desvendamos a vida, segredos, paixões e decepções dos personagens. Apesar de ter visto algumas resenhas mencionando o inicio lento do livro, não tive essa sensaçao e logo nos primeiros capitulos já me vi envolvida pela história da Greta, David e LJ. Recomendo

Monithex 23/02/2020

Conta com vários personagens vivendo épocas diferentes, momentos diferentes de sua própria história e não enxergam o que outro está passando. Podemos ver claramente como a falta de diálogo afeta relacionamentos. Eles enxergam seus sentimentos e escondem seus traumas, medos, amores..

Marciane Maria 18/05/2020

Uma forte carga emocional!
Uau! Estou tão surpresa que fica até dificil falar sobre esse livro.

Quando peguei pra ler, acreditava ser mais um romance "bonitinho" associado a uma história familiar aconchegante, afinal, queria uma leitura leve!

Mas qual não foi minha surpresa quando fui surpreendida por uma história cheia de reviravoltas, emoções contraditórias e personagens com sérios problemas para lidar!

Sim, ela fala de amor, não aquele amor romanceado, mas daquele amor de verdade mesmo! Que é forte, que nos leva a luta, não nos deixa desistir, que dá a vida para salvar a outra pessoa. David foi o personagem que mais me mostrou isso!

Também mostra como a vida das mulheres históricamente sempre foi difícil, cheia de batalhas e preconceitos a serem superados para se ter uma vida digna!

Nem sempre acertamos nas nossas escolhas, nem sempre vemos o que precisamos ver, nem sempre somos perfeitos em nossos atos... Nem sempre seremos boas mães, nem sempre seremos boas filhas... Mas a vida é isso mesmo! Uma luta por nós e por aqueles que a amamos.

"Se há uma coisa que a vida me ensinou, é que não se deve desperdiçar um só dia. E, o mais importante, se você ama alguém, pelo amor de Deus, trate de dizer o que sente. [...] O amor podia alterar o destino e controlar vidas. Como tinha controlado a dele."

Thila 07/05/2017

“After all, if she couldn’t remember the start of it all, how could she possibly deal with the end?”
Resenha publicada no blog Nunca Desnorteados

MELHOR LEITURA DO ANO! Eu fechei esse livro sem palavras e sem saber lidar muito bem com a minha reação. Eu quase fiquei sem ar, chorei, gritei, gargalhei, morri de medo em algumas partes e quase taquei o livro na parede de tanta raiva, mas… EU AMEI ESSE LIVRO, PRODUÇÃO! Ele quase atingiu o topo da minha lista de favoritos de livros da autora – ‘Hidden Beauty’ é ainda o meu número um – e, sabe o que é o mais sensacional de tudo? É que esse livro é uma republicação do livro de 1996 intitulado como ‘Not Quite An Angel’ e vou poder reler essa maravilha com uma nova visão pois a Lucinda já revelou que um personagem que está vivo em ‘The Angel Tree’, está morto em ‘Not Quite an Angel’ e que a história foi bastante modificada. Como aguentar a curiosidade?

Deixando o surto de lado… Tudo começa na véspera de Natal com David levando Greta de volta para Marchmont, uma enorme mansão que tinha acabado de ser restaurada devido ao terrível incêndio que sofreu. Faziam anos que ele tentava convence-la de deixar sua casa em Mayfair, entretanto, depois de escutar tantos nãos, Greta finalmente aceita. Ninguém sabia se isso seria uma boa ideia pois, afinal de contas, Greta sofreu um horrível acidente 24 anos atrás – o que causou sua amnésia – e Marchmont, era o lugar onde tudo começou. Seria ela capaz de lidar com o seu passado?

Mesmo com um certo receio, David tinha esperança que o lugar estimulasse algo no subconsciente de Greta. Ela já tinha tentado diversos tratamentos e nada parecia fazer efeito. Os médicos sempre acreditaram que sua memória voltaria lentamente com o tempo, entretanto, depois de todos esses anos, os médicos passaram a acreditar que Greta, na verdade, não queria lembrar do seu passado.

É nesse momento que você deve estar se perguntando: O que será que aconteceu para Greta não querer lembrar de seu passado? Será que foi tão traumático? Que acidente foi esse? Por que Marchmont sofreu um incêndio? Estariam, esses acontecimentos, todos ligados?…

“E quando ela olhou para a casa e, em seguida, para os seus pés submersos na neve, uma memória repentina surgiu: eu já estive aqui antes”

Decida a fazer uma caminhada sozinha no terreno na casa, para descontrair a tensão que estava na casa, Greta se depara com a sepultura de uma criança que morreu aos 3 anos em frente à um enorme carvalho e, com o tremendo choque, ela finalmente começou a se lembrar. É nesse momento que o leitor é levado para o passado, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nessa época, Greta tinha uma grande ambição: se tornar uma atriz de renome. Porém, sua única saída, era trabalhar no ‘Windmill Theatre’ de Londress e esperar ansiosamente que, algum dia, escutaria uma batida em sua porta do camarim e um grande diretor/produtor iria oferecer uma vaga para algum filme. Acontecia com outras garotas, mas nunca com ela.

Sua vida muda de curso quando conhece Max, um soldado americano que a pede em casamento. Ela sempre escondeu sua real profissão dele porque Max, era um cara tradicionalista e jamais aceitaria se casar com alguém do show business. Determinada a fazer de tudo para convencer Max de que ela era garota do seus sonhos, Greta decide que mentir valeria a pena. Ele seria o seu passaporte para uma nova vida.

Apenas uma noite antes de partirem para os Estados Unidos, Max, após muita insistência dos demais soldados, decidem fazer uma despedida. E onde eles decidem fazer tal despedida? No Windmill, é claro. Após ver sua futura esposa, praticamente nua no palco, Max parte para os Estados Unidos sem se despedir de Greta. Mal sabia ele que ela estava grávida.

Totalmente desnorteada e sem saber o que fazer, David, o comediante que também trabalhava no teatro, oferece o seu chalé em Monmouthshire para Greta, assim, ela poderia esconder a gravidez de todos e começar a vida de novo dizendo que o pai da criança havia morrido na Guerra. O que David não podia imaginar era que Greta iria se casar com o seu Tio, Owen, em Monmouthshire e que, além de perder a mulher que amava, isso acarretaria diversas atrocidades.

Após sofrer, o que eu posso descrever como ‘uma brutalidade’ – para não dar spoilers – Greta e sua filha, Cheska , voltam para Londres e, para a sua enorme surpresa, oferecerem para Cheska um papel em um filme. É claro que Greta aceita a oferta. Era o seu sonho se tornar uma atriz e, como não conseguiu, estava disposta a fazer o que fosse possível para que sua filha se tornasse. Assim, Cheska vira uma estrela do cinema britânico com apenas 4 anos de idade, porém, o que parecia ser um conto de fadas, na verdade, se transformou em um grande pesadelo. Mal sabiam todos, que Cheska, não era aquele anjo que aparentava ser.

A partir desse momento o livro ganha uma intensidade surreal. É literalmente impossível deixá-lo de lado e eu, como uma grande fã da Golden Age de Hollywood, quase explodi de alegria ao ver citações como Marilyn Monroe, Greta Garbo, Grace Kelly, Shirley Temple, entre outros. Ver essa INCRÍVEL história inserida em uma época que eu tanto amo é de ficar sem palavras.

Como em todos os livros da Lucinda, é presente as viagens entre capítulos no presente e passado, porém, esse livro tem um estilo diferente dos demais, o que me deixou extremamente surpresa! Eu jamais imaginei que, algum dia, Lucinda iria escrever capítulos com um intenso e fantástico suspense. Fiquei apavorada em algumas cenas.

“O amor é uma coisa muito estranha, Cheska. Ele pode mudar sua vida, fazer você fazer coisas que, à luz do dia, você saberia que estavam erradas”
Repetindo: MELHOR LEITURA DO ANO!

Leiam e se surpreendam!

site: www.nuncadesnorteados.com
Marcela 10/05/2017minha estante
Começando a ler agora . Entusiasmadíssima .

Mara 15/05/2017minha estante
Com uma resenha dessas estou querendo desesperadamente ler este livro...rsrs

JC 17/05/2017minha estante
Fiquei curioso vou procurar e ler

Vilma Cunha 26/05/2017minha estante
Ontem terminei de ler esse livro, muito diferente de todos os que eu já li da Lucinda Riley, cheguei a odiar a personagem principal " Cheska" ...Parece até um livro de suspense...Rs...Muito bom!

Marcela 30/05/2017minha estante
Lucinda Riley é emoção garantida . Um livro muito bem escrito ,emocionante. Lindíssimo !!

Fran @paginasdafran 18/06/2017minha estante
Finalizei agora a leitura. É meu primeiro contato com Lucinda e se todos os livros são maravilhosos assim, com certeza preciso ler mais! Fiquei curiosa com a primeira versão do livro, mais curiosa ainda com o personagem que havia morrido na versão anterior, poderia me contar quem era? xD

Fabricy 27/06/2017minha estante
Adorei sua resenha!!!! Louca pra ler esse!!!

Ieda.Marques 20/09/2017minha estante
Terminei o livro hoje e amei. O duro é que o livro é tão bom que você não quer que acabe!!! Aliás, a Lucinda Riley é maravilhosa.

Angelica75 21/03/2018minha estante
começando a ler hoje ;)

Nadia.Peroto 30/12/2022

A árvore dos anjos
É uma história instigante q fala sobre transtornos mentais e suas consequências e sobre famílias atípicas e suas motivações.
Simplesmente o conteúdo desse livro prende o leitor do início ao fim da obra. Levando em consideração q essa história foi reescrita pela Lucinda apartir de outra obra tb redigida por ela nos faz pensar em como essa autora tinha uma mente incrível e em como ela contribuiu p a literatura atual.

Manú @livros_da_manu 19/06/2022

Emocionante demais!
Greta foge para Londres e ganha a vida como dançarina numa época em que a mulher não tinha escolhas. Depois de achar que tinha encontrado o grande amor de sua vida, se vê grávida e abandonada.

David está tentando conquistar seu espaço no teatro. Colega de Greta, nutre uma paixão por ela e não pensa duas vezes quando a vê perdida, decide oferecer seu chalé para que ela possa ter o filho longe dos holofotes da sociedade Londrina.
Sozinha e contando com a bondade de LJ, mãe de David, Greta conhece Owen e acaba aceitando a proposta dele de casamento e estabilidade, principalmente depois de saber que teria gêmeos e de Owen ficar feliz com a possibilidade de ter um filho, mesmo ilegítimo.
Os gêmeos nascem e a relação de Greta e Owen fica só no companheirismo, mas desanda quando o filho Jhonny, então com três anos, falece. Ela então precisa fugir novamente, agora com Cheska.
É claro que as dificuldades acabam levando ela para outra furada e quem a salva mais uma vez? David, é claro, agora estabilizado em sua carreira e decidido a casar com ela.
Mas nem tudo são flores, e as reviravoltas da vida acabam fechando o coração e os olhos de Greta e ela se dedica à filha e a sua chance de estrelar um filme...

Bem, endurecida pelos traumas vividos e tendo a chance de subir de vida através da carreira da filha, Greta não percebe os problemas que a filha enfrenta... As consequências porém, afetarão suas vidas terrivelmente...

Drama, reviravoltas, paixão, amizade, família.... Um livro que surpreende e emociona ao mesmo tempo que surpreende o leitor!

William14 15/10/2022

Esse livro vai derreter a neve que tem em seu coração..
Início lento, parado..
Aí depois tudo muda o sentido da coisa ?

Eu recomendo a leitura, só deixo em alerta...
Essa leitura vai bater seus sentimentos no liquidificador, mas não irá terminar antes de colocá-los nos seus devidos lugares ...

Ana 16/08/2020

Definitivamente o meu livro preferido da Lucinda Riley dentre todos os que eu já li! Adoro o estilo dos livros da autora e a abordagem desse me conquistou desde a primeira página até a última! A todos que recomendo, também ouço só elogios! Livro muito bom!

Liviamp_2 11/03/2021

Com certeza essa foi uma leitura muito diferente doque eu estou habituada a fazer. Gostei bastante da forma como a autora aborda as três gerações das personagens. Uma história real e cheio de emoções.

Kakaya 27/08/2021

Maravilhoso
Como todos os livros dessa autora, maravilhoso e surpreendente.
Quendo iniciei a leitura achei que já sabia como seria a história depois de ler outros títulos da Lucinda Riley, e mais uma vez fiquei encantada e emocionada com a capacidade que ela tinha de criar personagens incríveis!

Marisa.Olegario 05/06/2021

Segunda releitura
Uma reviravolta de emoções! É o meu livro preferido desde a primeira vez que li, porque combina romance, personagens que ficam no coração, humor, histórias tristes, esperança, resiliência, um toque de terror, e é claro a reconstituição histórica, que é marca registrada dessa escritora maravilhosa!
Sempre que eu leio, fico pensando em como tudo poderia ter sido diferente, em como eu queria estar dentro da história para ajudar os personagens (como leitor, a gente tem uma visão de tudo, sabe mais que os personagens)... Poxa, vida, o David é tão querido ? quem dera todos os homens fossem assim.
Mas, Lucinda não decepciona: o amor vence!
Recomendo muito esse livro!!