A Casa do Lago

A Casa do Lago Kate Morton

Resenhas - \\\

Rosinha.Correia 06/09/2020

Eu achei o livro bem tedioso do início ao meio, procrastinei a leitura e assim se passou quase um mês. Até que do meio para o final tudo foi se encaixando de fato.
O livro é repleto de personagens, o legal é ter atenção em cada um deles e em cada passo da história. São muitas histórias e todas entrelaçadas de alguma forma, sinceramente, é incrível. Eu não esperava pelo final, mas deduzi uma parte crucial.

Dé... 14/07/2017

Encantador
Não tenho nenhum pingo de vergonha em confessar que escolhi ler esse livro apenas pela capa, e ela é tão linda que nem cheguei a ler a sinopse para não estragar a surpresa, claro que o nome do livro é o mesmo de um filme que amo, então com esse monte de "sugestões" me agarrei a ele e me surpreendi completamente...

É o primeiro livro que leio da autora e fiquei encantada com a forma que ela escreve, seu estilo de narrativa é mais complexo que a maioria dos autores, pois além de contar a história em vários anos diferentes, indo e voltando no tempo, ainda conta sob o ponto de vista de vários personagens da história, cada um narra partes muito importantes da história e todas juntas formam um enorme quebra cabeça onde a gente vai junto com a investigadora Sadie Sparrow juntando as pecinhas para formar o quadro geral... então esse estilo pode não agradar a todos, eu mesma tenho sérios problemas em me envolver com os personagens quando a história é bem fracionada, mas a autora é genial... criou personagens tão humanos, cheios de defeitos, que é impossível a gente não se identificar com pelo menos um deles...

A história toda envolve o desaparecimento de um bebê em 1933, filho de um nobre inglês, de uma família bastante rica e respeitada, esse é o começo do desmoronamento da família...

Em 2003, uma jovem investigadora da polícia está afastada do cargo por ter se envolvido demais no último caso em que estava trabalhando, e por isso vai passar férias forçadas com o avó na Cornualha, lá descobre a casa dos Edevane e se interessa pelo caso do desaparecimento do bebê Theo...

A partir de então, temos a história narrada por todos os personagens da família... desde quando Eleonor (a mãe) conheceu seu marido e grande amor Antony, seus primeiros dias de casados, o nascimento dos filhos... a infância das crianças na casa da família, um lugar lindo e com uma certa magia, até a noite do fatídico desaparecimento...

Muitos personagens se culpam pelo que aconteceu, imaginando que sabem o porquê do desaparecimento do menino, um daqueles segredos de família muito bem guardados e que ninguém ousa falar a respeito...

Uma coisa que chamou muito minha atenção é que a história acontece ao longo de duas grande guerras mundiais e por não termos vivido isso tão de perto na história do nosso país, sempre me fico emocionada e tocada por essas histórias de como a guerra mudou a vida das pessoas...

Os personagens desse livro também são mais maduros, eu diria que são até anti-heróis se os compararmos a diversos personagens de outros livros, pois todos tem muitas falhas, ninguém é totalmente bom ou totalmente mau, mas são muito humanos, gente como a gente que erra tentando acertar, que tira conclusões precipitadas, que foge das situações por culpa ou medo... por serem tão humanos creio que uma pessoa mais nova pode não gostar muito da história, pois ainda podem idealizar demais... mas eu os amei a todos, com exceção de Constance que é uma megera do princípio ao fim... e ainda está sendo muito difícil começar outro livro e me desapegar dos personagens...

O final é delicioso, um grande final feliz, que deixa todos os personagens bem, felizes e unidos... adorei demais...

site: http://www.leituranossa.com.br/2017/07/a-casa-do-lago-kate-morton.html
Denise 15/07/2017minha estante
Amei o livro. Ótima resenha.

cristianepf 16/07/2017minha estante
Leia todos. Essa autora é ótima. O Jardim Secreto de Eliza é meu favorito, mas todos são igualmente ótimos.

Regina 01/09/2017minha estante
Se este foi o primeiro livro dessa autora que você leu, precisa ler O Jardim Secreto de Elize. Maravilhoso!

Kelly 17/11/2020

Decepcionante...
O livro tem uma narrativa bem lenta com muitos detalhes, ao meu ver desnecessários, uma história arrastada com um final bem óbvio.

Noemia 17/10/2022

Encantador
O que posso dizer sobre a história de Alice Edevane e Sadie Sparrow?
Duas pessoas que vivem vidas completamente diferentes. Sadie é uma policial que é o obrigada a tirar uma licença e acaba indo para o chalé do avô para as férias forçadas, em um determinado momento,descobre uma casa abandonada cuja a história da família que nela viveu e que teve um desaparecimento trágico chamam a sua atenção. Alice, escritora de histórias policiais, tem uma vida tão perfeita quanto seus livros...
Até o momento que a vida das duas se encontra .
A história é cheia de retornos ao passado e quando pensamos que a solução do mistério do bebê desaparecido vai ser desvendada, surge uma nova pista que leva a caminhos totalmente diferentes.
Impossível parar de ler a história até seu desfecho surpreendente.

Célia Soares 31/12/2023

Muito suspense.
O livro se constrói em cima do misterioso desaparecimento de um bebê, o filho caçula da família Edevane. A Casa do Lago é um livro que te envolve a ponto de aguçar a nossa curiosidade, o que te faz devorar as páginas em busca do desfecho. Tudo é muito minucioso. Passado e presente vão se alternando para construir uma trama com os mínimos detalhes, o que não te decepciona porque temos aqui um final surpreendente!

OGarotoDoAnuncio 27/08/2021

Que livro incrível
Olha, já tinha abandonado esse livro algumas vezes mas esse mês decidi que tinha que ler, e aqui estou eu pra dizer que amei esse livro, só não dei cinco estrelas pois a narrativa do livro é meio lenta e isso dificultou a leitura.

A história em si é ótima, quando os pontos começam a se ligar você vai surtando e uma coisa que eu tenho que aplaudir a autora por ter conseguido é por ter criado uma investigação que só é resolvida 70 anos depois, pois se pararmos pra pensar é muito tempo, até lá muitas testemunhas morreram e fica difícil saber onde recorrer, mas a autora conseguiu sem precisar ficar dando explicação vinda do além que ninguém sabe como a pessoa descobriu só sabe que foi derrepente, tudo nessa história tem lógica, o ruim é que muitos personagens que a pessoa podia ter se apegado não tem mais como pois morreram aí dá até uma tristeza ?
Mas se você tá com esse livro encalhado na estante leia que você vai gostar, mesmo que esteja meio lento

lilica 07/01/2023

achei fraco senti que a autora tentou botar um E viveram felizes para sempre no final que saiu muito forçado e tbm algumas das reacoes da personagem principal me pareciam muito irreais sobre as coisas que ela descobria me decepcionei pq me prometeram um puta plot que faz vc repensar a vida inteira e me entregaram um negocio previsivel praticamente ja solucionado na metade do livro

Carla 05/07/2017

"Nunca faça uma promessa se não estiver pronto para cumpri-la."
Alice Edevane é uma jovem de 16 anos aspirante a escritora e nesse ano ela teve uma ideia brilhante para o seu romance de estreia e conta com a ajuda da sua paixão secreta para montar o desfecho dessa história. O ano é 1933 e a família Edevane está preparada para mais uma de suas festas de solstício. Mas essa noite não teve um final feliz, algo muito ruim aconteceu.

"Alice nunca foi mais feliz, nunca foi tão ela mesma, como quando estava ali: sentada à beira do córrego, os dedos dos pés flutuando na corrente lenta; deitada na cama antes do amanhecer, ouvindo a ocupada família de andorinhas que construíra seu ninho acima de sua janela; dando voltas ao redor do lago, o caderno sempre debaixo do braço."

No ano de 2003, setenta anos depois, a detetive Sadie Sparrow parece ter se envolvido em algum problema no último caso que estava trabalhando e se vê obrigada a tirar uma licença e se hospedar com seu avô, na Cornualha. Quando sai para fazer a sua corrida matinal com seus cães, ela encontra uma casa abandonada. Com seus instinto de detetive ela resolve investigar. E é aí que os caminhos de Sadie se encontram com os da família Edevane e a misteriosa história do solstício de 1933.

"Era difícil dizer o que lhe dava tanta, certeza, mas, quando se virou para sair, atravessou o buraco na sebe e começou ou a seguir os cães para casa, ela soube, com aquele frio na barriga - que, como detetive da polícia, era bom que tivesse desenvolvido -, que algo terrível acontecera naquela casa."

"Sadie não se importava com pressentimentos - não havia necessidade de um sexto sentido quando os outros cinco eram usados corretamente."

Essa história é contada em terceira pessoa e os capítulos são intercalados por espaços diferentes de tempo, ou seja, presente e passado. Sendo mesclado pelos personagens envolvidos na trama. Os capítulos que representam o passado são flshbacks de momentos que são importantes na construção do mistério. E é muito importante lembrar do título do capítulo porque é onde ficamos sabendo em que ano aquele fato aconteceu, se não nos perdemos no tempo.

Esse não é aquele livro de mistério/romance policial o qual a autora coloca muitos personagens na intenção de nos confundir, a quantidade de personagem é super suficiente. Cada personagem ali presente representa um pedaço do quebra cabeças a ser montado.

"O mundo era um lugar de equilíbrio e justiça natural; sempre havia um preço a pagar e já era tarde demais para fechar a porta."

Eu nunca tinha lido nada da Kate Morton, na verdade nem sabia que tinham outras publicações dela aqui no Brasil, mas a escrita dela é realmente tudo isso que eu ouvi falar por aí. É uma escrita envolvente e de fácil entendimento. Terminei o livro com vontade de ler outra coisa dela para provar mais um pouquinho da sua escrita. Uma coisa que me incomodou um pouco foram os capítulos longos, nossa! eu me incomodo bastante de ler livros com capítulos longos, dá a impressão de que você tá lendo infinitamente e não acaba. O que me levou também a demorar bastante nessa leitura, foi o fato de que tive que ler no kobo e como eu não tenho kobo (tenho kindle) tive que voltar as origens hahhahaha e ler no app do kobo no celular. Nossa, muito ruim! Não sei como eu conseguia antes hahahaha.

O mistério é bem construido, achei bem madura a construção dele. Não foi do tipo muito apelativo, o qual a gente nota o autor nos manipular. Confesso que o final não me deixou chocada, nem surpresa, nem nada do tipo, na verdade em algum momento da história até desconfiei bastante desse final. pesar disso, não ficquei com o sentimento de frustração não, porque foi realmente uma trama muito bem desenvolvida e muito boa de acompanhar e até gostei bastante da resolução.

"Nem sempre escolhemos onde, como e quem, e o amor nos dá coragem para resistir àquilo que nunca julgamos possível."

Para ser bem sincera nesse tipo de livro não gosto de falar muito sobre a trama porque eu acho que qualquer coisinha eu posso entregar algo bacana, até por exemplo o temperamento de algum personagem pode me levar a roubar alguma experiencia de quem tem interesse em ler.

Com certeza é um romance policial que eu indico MUITO. Apesar de não ler muito histórias desse gênero eu gosto bastante.

"A vida parecia uma estrada reta à frente, esperando que a percorresse se você fez a coisa certa e a faria de novo, a única coisa que resta a fazer é seguir em frente."

site: www.sharingbooks.com.br

Marcela @ler_sim_ler_sempre 07/08/2017

@ler_sim_ler_sempre

▪️Alice Edevane, hoje é uma escritora de suspense, nos seus 86 anos de idade. Mas aos 16, sua família foi protagonista de um mistério que até hoje não foi resolvido.
Seu irmão caçula, Theo, de 11 meses sumiu misteriosamente em uma noite de festa. E ela tem seus motivos para que continue assim. .
▪️Sadie Sparrow, uma detetive que teve que tirar "férias" devido a um caso atual que estava em suas mãos. Decide ir para Cornualha, onde seu avô está vivendo. E lá ela se depara com Loeanneth - "A Casa do Lago" . E descobre que aquela casa foi palco do desaparecimento do pequeno Theo. E se sente atraída a saber mais desse caso de 70 anos atrás. .
▪️Com uma narrativa que vai do passado ao presente. Sob vários pontos de vista, inclusive do próprio Theo, ainda bebê. Em uma junção das histórias da família Edevane e de Sadie também. .
▪️Não é um livro para se ler rápido e desvendar o mistério de um dia para o outro. É um livro pra quem aprecia um bom conflito familiar. Pois há segredos que foram arrastados para debaixo do tapete durante anos e que para vir à tona não há como ser simplório. Já que se envolve sentimentos de anos : de perdão, lealdade e mágoas. .
▪️Eu que sou uma fã de Sidney Sheldon, enlouquecida por Harlan Coben e adoro o estilo de Lucinda Riley, me vi fascinada com a escrita de Kate Morton. Uma estória bem feita, com tudo amarradinho. Onde ela se preocupou em colocar os fatos históricos da época e inserir na vida dos personagens de uma forma coesa. Sem pontas soltas. .
▪️Eu não consegui devorá-lo de uma vez, não por ser cansativo, mas pela história em si que carrega vários detalhes. E que ao dar uma pausa, seja para um banho ou um rápido lanche. Me vi questionando o enredo. Querendo colocar as últimas informações em ordem e tentar chegar a um consenso do desfecho. .
▪️Mas o que mais gostei foi o modo como ela abordou o papel da mulher-mãe na família e na sociedade há 70 anos atrás e nos tempos atuais. E mesmo sendo uma estória muito explicativa, me vi naquele cenário e cúmplice aos sentimentos dessas mulheres.

Enfim, um livro pra quem gosta de mergulhar de cabeça em uma estória bem contada, com um desfecho completamente diferente do que a autora nos guia com suas pistas durante a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BXd3DlaFykn

Gabriel Barros (Adoramos Ler) 06/08/2017

Detalhamento abusivo.
📖 A família Edevane está preparada para a grande festa de solstício, em 1933. Alice, protagonista da obra, irmã de Theo e uma escritora promitente, criou um final para seu primeiro livro.
Mas, o que era para ser uma festa de sucesso, acaba sendo uma noite catastrófica e os leva a deixar a mansão para sempre.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
📖 Após setenta anos, a detetive Sadie Sparrow vai para a casa de seu avô na Cornualha. Em um certo dia, juntamente com seus fiéis cães, ela encontra uma casa abandonada e, consequentemente, descobre a história que se passou por lá. Decidida a desvendar o mistério, Sadie consegue informações preciosas que vai ajudá-la a desvendar o enigma.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
🕵 Esse livro tinha tudo para me agradar: personagens cativantes, história bem elaborada e mistério. Mas não foi exatamente isso que aconteceu!
O abuso de detalhes transformou o que era para ser uma leitura maravilhosa em cansativa. Tudo que se passa na obra é muito detalhado, o que me fez tirar o foco enquanto lia.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
🕵 No decorrer do livro, tive vários pensamentos sobre o que poderia acontecer no final. Mas fui surpreendido pelo que nem se passava pela minha mente. Várias reviravoltas acontecem, o que é capaz de deixar o leitor preso, mas nada é perfeito.
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
🕵 Quem gosta de novelas, vai amar. É uma história que envolve segredos, suspense, família, traição, drama e um foco narrativo específico. Infelizmente, pra mim não foi uma das melhores leituras.

Mariana_ 14/08/2017

GOSTEI, ME PRENDEU
O COMEÇO FOI MEIO CONFUSO E EU NÃO ME APEGAVA AOS PERSONAGENS, DEPOIS DE UM TEMPO EU MEIO QUE ADIVINHEI UMA COISA E OUTRA, MAS O FINAL FOI UMA SURPRESA ( EU CONFESSO, ESPIEI ANTES HAHAHAHA) NUNCA QUE EU IA IMAGINAR AQUILO E OLHA QUE EU SOU BOA PARA ADIVINHAR ESSAS COISAS, SÓ ACHO QUE O FINAL PODERIA SER MELHOR EXPLORADO... ENFIM... O LIVRO ME LEMBROU A ESCRITA DA LUCINDA RILEY QUE EU ADORO ( O RECURSO DE CONTAR PASSADO E PRESENTE NOS LIVROS)... LEIAM....

Nath Correia @bibliotecadanath 10/08/2017

A casa do lago l Kate Morton l Editora Arqueiro l 457 páginas l 5 de 5
O ano de 1933 marcou a vida dos Edevane para sempre...no dia da festa do solstício, a família sofre uma perda devastadora que os levará a abandonar a casa do lago. O filho caçula desaparece sem deixar rastros, uma investigação é posta em andamento porém o mistério de seu desaparecimento nunca foi solucionado.

Em 2003, a detetive Sadie após se envolver em um caso problemático, se vê obrigada a tirar "férias" na casa de seu avô. Ao se deparar com uma casa abandonada e com os mistérios que a envolvem, Sadie decide retomar a investigação e descobrir o que realmente aconteceu naquele fatídico dia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A casa do lago é um livro do tipo ame ou deixe. Com uma narrativa extremamente detalhista e minuciosa, a autora conduzirá o leitor pelas memórias da família Edevane e por todos os mistérios, amores, intrigas e segredos que a envolvem. Sob o ponto de vista de diversos personagens e alternando entre passado e presente, o leitor tentará desvendar o desaparecimento do menino Theo e se verá inserido na investigação empreendida pela detetive Sadie.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os personagens da trama são muito bem construídos e desenvolvidos, com motivações e segredos que os fazem caminhar na linha tênue do certo e do errado, do bem e do mal. O enredo é preenchido por diversas revelações e reviravoltas, fazendo com que o leitor crie inúmeras teorias que logo se mostrarão equivocadas. O final do livro realmente surpreendeu e me deixou bastante satisfeita e com vontade de ler outros livros da autora. Finalizo recomendando a leitura para quem gosta de suspense com um toque de romance e que deseja ser arrebatado pela Casa do lago e sua história.

Livroseliteratura 27/09/2017

Resenha do blog Livros & Literatura
Uma edição maravilhosa, de fazer qualquer leitor cobrir o livro de beijos e abraços; uma sinopse que seduz até quem não sofre do mal da curiosidade; um final aclamado por todos e... Um livro com um ritmo lento e repleto de pormenores. 😔

Não desanimei ao ver comentários discorrendo sobre as minúcias do enredo. Tentei, tentei, tentei e tentei!

Porém, as tentativas não lograram êxito: não consegui levar a leitura adiante.

Sou extremamente curiosa, amo investigação e mistério, mas simplesmente não consigo me entregar a livros lentos e detalhistas demais, infelizmente.

A obra, no entanto, promete agradar aqueles leitores mais pacientes, menos alvoroçados que eu e que degustam cada pormenor de um suspense (e já cumpriu essa promessa diversas vezes).

Se você não é impaciente e agitada como eu, as blogueiras amigas do coração garantem que é uma leitura que vale a pena!

site: www.instagram.com/livroseliteratura

ntayar 09/01/2021

Bonita história, drama que prende a atenção
A CASA DO LAGO
(The Lake House)
Kate Morton
Esse livro é o exemplo que serve para confirmar a tão famosa frase: não se deixe enganar pela capa do livro.
Coloquei as diferentes capas que encontrei, inclusive a da edição brasileira que, na minha opinião, nada tem que possa dar uma ideia do conteúdo da trama.
Outro livro que li da autora e do qual gostei muito foi A Prisioneira da Tempo (2018). Aqui também há uma história que gira em torno de uma antiga casa onde um crime foi cometido.
A Casa do Lago (2015) tem uma boa trama com personagens cativantes e texto que nos conquista com seus mistérios e dramas pessoais.
A detetive Sadie trabalha na polícia de Londres e após envolver-se numa confusão enquanto investigava o desaparecimento de uma jovem mãe, decide visitar o avô que mora na Cornualha. Na verdade, essa decisão foi uma imposição do seu superior para que o escândalo não respingasse nele.
Durante uma caminhada, ela chega a uma trilha que leva a uma casa isolada à beira de um lago. A construção antiga estava abandonada mas dava para se ter uma ideia de como deveria ser imponente e linda há alguns anos.
Ao comentar com o avô sobre a casa, ficou sabendo que os antigos proprietários viveram uma tragédia setenta anos atrás. Um bebê desapareceu e seu corpo nunca foi encontrado.
É claro que o instinto de detetive de Sadie não poderia deixar de se interessar pelo assunto. Ela começa a procurar na biblioteca local tudo sobre o caso, conversa com antigos moradores da cidade e acaba se envolvendo no mistério do desaparecimento do bebê Theo.
?ela soube, com aquele frio na barriga ? que, como detetive da polícia, era bom que tivesse desenvolvido ? que algo terrível acontecera naquela casa. ?
Em 1933, ali morava a família Edevane: um casal, três meninas e um bebê. Também vivia com eles a avó materna e frequentemente hospedavam um antigo amigo do pai da família, o Sr. Llewellyn.
Durante a festa do solstício, quando a propriedade estava cheia de gente, além dos empregados e da babá das crianças, um bebê some do berço. A babá dormia ao lado e não percebeu nada. Depois de anos de investigação o caso foi arquivado. Não foi encontrado o corpo, nenhum resgate foi solicitado.
Esse acontecimento afetou todos os envolvidos. Depois de algum tempo, a família foi embora. Durante alguns anos, a mãe do bebê ainda ia até a casa, passava alguns dias e depois retornava para Londres, triste e sem esperança.
Gostei muito da história, um drama muito bom, principalmente pelo paralelo do que aconteceu com a família Edevane e o que acontecia com Sadie: ela também tinha alguns traumas do passado.
Também gostei do fato de o leitor se sentir meio detetive, achando que desvendou o mistério e logo percebendo que estava errado.
Fiquei fã de Kate Morton e ainda pretendo ler outro livro dela: O Jardim Esquecido.

Julinho 16/02/2021

Melhor livro da Kate Morton
Geralmente os livros da escritora australiana (radicada no Reino Unido) Kate Morton apresentam personagens muito vívidos - parecem ao leitor serem pessoas reais, de carne, ossos, veias e sangue - e enredos meticulosamente bem construídos (apesar de um furo ou outro), mas infelizmente a autora costuma me decepcionar nos finais (acho um pouco exagerados e/ou incoerentes). No entanto em "a casa do lago, novamente abordando a segunda grande guerra, a autora consegue apresentar um final satisfatório para mim (ainda que para alguns seja um final otimista demais) um final que bebe nos romances vitorianos, como bem disse Claire Scorzi podemos ver um pouco de influência Dickensiana nessa história.