Notívago

Notívago Maurício Coelho

Resenhas - Notívago

Biblioteca de Sofia 05/02/2017

O Que Pensar sobre Notívago?
O que falar sobre Notívago do autor parceiro Maurício Coelho? Uma obra simplesmente exímio, como jamais li igual.
Notívago, de acordo com o prefácio significa ser de hábitos noturnos, muitas vezes associado ao mal e quando o leitor põe os seus olhos sobre os textos da obra nota o quanto ela faz jus ao título.

Maurício Coelho, lhe fará sentir medo, tensão, ficar vários minutos imersos em suspense culto e cercado de tramas extremamente interessantes, fará o dia engolir seu relógio e as horas voarão despercebidas, não há como parar de ler. Todas os casos mirabolantes tratados nestas páginas passam-se no Brasil, os personagens estão em localizações diferentes e não são interligados, o livro retrata tanto situações atuais como o preço inflacionado da gasolina como no conto Estrada, quanto um cenário antigo como em Rei Tântalo.
Prepare-se para ler sobre lobisomens, serial killers, espectros, sereias, vampiros, criaturas fantásticas e fruto de lendas populares de uma forma original e inusitada. Usando referências de nomes mundialmente conhecidos quando trata-se de terror como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, Maurício tece um terror psicológico na vida dos personagens de um modo sem igual, deixou-me sem palavras.

site: bibliotecadesofia.wixsite.com/bibliotecadesofia

Thainá - @osonharliterario 17/02/2017

A antologia é composta por 23 ótimos contos. Histórias que mesclam suspense e criaturas sobrenaturais, recheadas de citações à autores clássicos como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft e Lewis Carroll, e ainda referências à outras obras da literatura e do folclore brasileiro, tudo isso ganhou meu coração. Os contos intercalam entre narrações de 1º e 3º pessoa e dão foco à lugares do Brasil, deixando as histórias ainda mais com um "gostinho brasileiro". Outro ponto interessante de se observar é a menção ao Inferno, de Dante, em alguns contos, algo que faz total sentido aos elementos dessas determinadas histórias e que ajudam a complementar ainda mais o clima de obscuridade.

A escrita do Maurício flui muito bem e torna a leitura bastante agradável. Em sua escrita percebe-se a influência de grandes autores do gênero terror, dando assim um ar de familiaridade. Os contos são curtos e rápidos de serem lidos, terminei o livro em dois dias e consegui absorver totalmente todas as histórias, gostando mais de algumas do que de outras, o que é normal em uma antologia.

Algo que mais me surpreendeu e me agradou foi a conexão dos contos com o folclore brasileiro, algo que nunca tinha visto antes. Acho de suma importância autores nacionais que dedicam-se em escrever histórias que se passam em território brasileiro e com elementos característicos daqui. Embora eu não tenha nada contra os que fazem o contrário, penso que, assim como os leitores devem valorizar a literatura nacional, os escritores devem priorizar a região e a cultura de onde vivem. E pela primeira vez tive contato com um texto que mesclasse isso, o que me deixou imensamente feliz.

Por mais que em alguns momentos o autor utilize de palavras consideradas difíceis, isto não atrapalha na experiência de leitura, apenas agrega. Tive uma ótima experiência de leitura, gostei muito dos contos selecionados para essa antologia e espero em breve conferir outros trabalhos do Maurício.

Uma obra feita especialmente para os fãs de mistério, sobrenatural e Edgar Allan Poe. Se você gosta desses três temas, esta antologia é mais do que indicada para ti. Além da descoberta de um novo autor nacional, ainda de quebra você irá conhecer contos que irão mudar a sua visão sobre o terror nacional.

Meus contos preferidos foram: Mancha, Chupa-cabra, Escravos, Ao Anoitecer e Rei Tântalo. E falo um pouco sobre cada um deles lá na resenha do blog.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/2017/02/resenha-notivago-mauricio-coelho.html

Lids 13/03/2017

[Resenha] Notívago - Maurício Coelho
Mais uma antologia regionalista e bem mitológica do Maurício Coelho!

Depois de Fogo Fátuo, Maurício Coelho entrega mais uma obra cheia de misticismo regional da amazônia. Notívago parece uma “continuação” da antologia anterior, na medida de que é fácil de se perceber leves referências aos contos do primeiro livro. Essas referências são leves e apenas como uma menção de que se trata do mesmo universo, já introduzido.

A grande sacada de Notívago é deixar o leitor intrigado para adivinhar qual tema ou criatura mitológica o conto irá abordar em seguida. Diferente de Fogo Fátuo, Notívago foca inteiramente no folclore e misticismo, utilizando principalmente o suspense e o mistério para contar suas histórias.

O livro contém 23 contos, e são bem pequenos e rápidos de ler. A escrita do Maurício Coelho tem alguns regionalismos de vez em quando nos diálogos, mas de um modo geral é uma escrita sem muitas palavras complicadas e até com parágrafos bem curtos.

Acho que o ponto principal do livro é mesmo deixar o leitor explorar e descobrir cada conto, portanto, não sinto que posso dar muito detalhes de cada história. Eu particularmente posso dizer que meus preferidos foram: Mancha, A Pegada Vermelha e Escravos.

Esses três contos que eu gostei mais são bem misteriosos e um pouco assustadores. Não sei se classificaria como terror ou horror, mas definitivamente deixa você um pouco atordoado. Especialmente, o conto Escravos, que eu achei maravilhoso *-*-*

Ao todo, o livro é rápido de ler, com uma escrita fácil e envolvente. A maioria dos contos são bem curtos e dá para você ler rapidinho antes de dormir, ou não, se você for muito sensível e ficar com medo fácil rs. O ponto forte é com certeza o mistério e o suspense de tentar identificar qual é a criatura mística do conto e se você a conhece.

Recomendo para quem gostou de Fogo Fátuo (Maurício Coelho), Sete Minutos Depois da Meia Noite (Patrick Ness) e Hunter (Kate Williams).

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2017/03/13/resenha-notivago-mauricio-coelho/

Gabi Kalk 25/12/2017

Noctívago
A obra Notívago é uma coleção de contos sobre seres sobrenaturais, desde almas penadas a vampiros, algumas dessas historias possuem relação com o folclore brasileiro. E em certos contos, os incidentes sobrenaturais servem como "lições" contra sentimentos mundanos, como a ambição e a curiosidade.

A leitura é de fácil entendimento, é rapida, assim conseguindo ler em poucas horas, é um livro em que você vê se perguntando durante toda leitura 'E se?'.