Leitura Do Texto, Leitura Do Mundo

Leitura Do Texto, Leitura Do Mundo Domício Proença Filho

Resenhas - Leitura Do Texto, Leitura Do Mundo

Poesia na Alma 14/05/2017

“Viver é compartilhar discursos.”
Dividido em dez capítulo, muito embora uma proposta ambiciosa para 265 páginas, o autor discursa com êxito do que poderíamos somar ao pensamento introdutório sobre Comunicação, Linguagem, Cultura, Texto, Discurso, Literatura, Estilo, Interpretação Textual, etc.

Tal êxito, portanto, acaba por não limitar a obra a determinado público alvo. Ela pode perfeitamente ser utilizada no espaço acadêmico, bem como uma família, com criança ou jovem em escola, tentando compreender, por exemplo, a relação da escola com a leitura, espaço cibernético e o mundo. Ou, talvez, servir de embasamento para um estudante de ensino médio que deseja romper com as informações roteirizadas impostas pelo currículo escolar.

saiba mais aqui - http://www.poesianaalma.com.br/

LOHS 24/05/2017

Como muitos de vocês sabem, eu estudo Letras para viver. Essa foi uma escolha lógica considerando o que eu mais amo fazer: ler. A pergunta fundamental que guiou basicamente todas as escolhas que fiz até este ponto da minha vida: o que você quer fazer pelo resto dos seus dias? Bom, eu simplesmente respondi "ler" e aqui estamos. Por conta do meu curso, tenho bastante contato com autores teóricos e críticos literários, afinal, dessa graduação você pode voar longe e ganhar seu espaço como uma acadêmica.

"Viver é compartilhar discursos."

Hoje, falaremos sobre Domicio Proença Filho, professor, escritor e pesquisador. Ocupa a 28º cadeira da Academia Brasileira de Letras há mais de dez anos. E trabalha discutindo conexão entre texto e conhecimento. Quando vi esse livro na News, soube que precisava lê-lo. Minhas suspeitas se tornaram reais quando passei pelos primeiros capítulos e vi neles boa parte do conteúdo dos meus dois primeiros anos da graduação.

Este livro trata sobre a importância da leitura, a relação que existe entre leitor, obra e escritor, a questão da autoria como testemunho de uma época e dá dicas de como podemos melhorar nossas técnicas de leitura. Porque, acreditem, existem maneiras e maneiras de ler. Temos dez capítulos e eu gostaria de falar um pouco dos cinco primeiros, os quais possuem muito do que vi em minha graduação e deixar aquele gostinho de quero mais para os capítulos restantes.

"Conhecimento, comunicação e linguagem"

O primeiro capítulo trata das razões pelas quais o ser humano deseja saber das coisas. Por que questionamos? Por que sempre querermos mais informações? Uma das razões é nossa curiosidade por descobrir a realidade. Esta, no entanto, pode ser entendida/ interpretada de muitas formas. Tudo dependerá da crença interior daquele que olha para a realidade. Domicio, então, nos oferece cinco formas pelas quais podemos focar a realidade.

O modo como a realidade ocidental vê o mundo baseia-se nessas cinco modalidades. Ele foca a leitura mítica: de que forma interpretamos as narrativas fantasiosas? O que isso diz sobre os textos? O que isso diz sobre nós, seus leitores?

"As relações entre o mundo e a interpretação do mundo na cultura ocidental são marcadas por modalidades distintas e descontínuas. Variam as visões de mundo e o predomínio desta ou daquela ideologia, varia a orientação da arte. Emergem novas modelizações e novos paradigmas.", p. 26

Ou seja, nós aprendemos desde cedo qual o tipo de leitura que devemos fazer do texto, dessa forma, do mundo.

"Conhecimento, cultura e comunicação"

Domicio começa aqui a tentar esclarecer o significado da palavra 'cultura', o que não é fácil, já que ela possui mais de 250 aplicações. Nesse capítulo, somos apresentados a diferentes definições e aplicações. A conclusão, no entanto, é a mesma, não importa como a definamos: "Não existe sociedade sem cultura; não há cultura sem sociedade.", p. 29
Nós conseguimos entender o que o outro está dizendo porque compartilhamos o mesmo repertório cultural. O século XXI exige outros tipos de conhecimentos, o cibernético, por exemplo; o que transforma o conceito de cultura do qual falávamos.

"Linguagem, língua e signo"

Aqui foi onde encontrei mais tópicos que me lembraram matérias do curso. Discutir o que significa linguagem, língua e signo divide muitos teóricos. Domicio traz considerações de diversos teóricos e as discute com seus leitores. Linguagem é algo maior e mais abstrato, como uma forma comum de expressão entendida por todos, pode ser feita por meio de textos escritos, textos visuais, sons, gestos, expressões. Língua, por sua vez, é mais próximo de nós, afinal a usamos diariamente. Por conta disso, ela é mutável, ou seja, por mais que exista a Forma Padrão, a língua portuguesa, por exemplo, segue o curso daqueles que a falam. Signo, de forma resumida, são palavras que utilizamos em nossa comunicação corrente.

Fato, interessante notar, que já foi motivo para uma revolução em nossa literatura. Os escritores antes do Modernismo registravam suas histórias seguindo a norma padrão da época (por isso muitos exemplos de dicionários são literários); com o Modernismo, uma das primeiras coisas que mudaram foi a aproximação com o público, com o povo. Passa a existir um registro daquela língua, da forma como ela era utilizada pelo povo. Sem o povo, não existe língua; se ninguém a fala, ela morre, deixa de existir.

"O processo linguístico da comunicação"

Outro capítulo cheio de matérias pelas quais todos já passamos, seja no Ensino Média, seja no Superior: elementos e meios pelos quais podemos nos fazer entender, pelos quais podemos transmitir a nossa mensagem: funções da linguagem!, ou seja, o poder de brincarmos com aquilo que queremos dizer. No entanto, existem condições sob as quais essa brincadeira precisa funcionar para que possamos nos entender.

"Para que se efetive a comunicação entre as pessoas é necessário, portanto, o atendimento a determinadas condições: que se estabeleça o contato entre emissor e receptor; que o receptor seja capaz de entender o que lhe está sendo comunicado ou que conheça o contexto extraverbal a que a mensagem se refere; que emissor e receptor dominem o código que está sendo usado na transmissão da mensagem; que a mensagem seja transmitida com clareza.", p. 60

Tudo dependerá do descrito acima. Emissor e receptor devem possuir o mesmo nível de conhecimento para que possam se entender.

Vamos brincar.

"Enunciado, discurso e texto"

"As pessoas só podem comunicar aos outros aquilo que conhecem.
Quanto mais ampliamos nossos saberes, mais nos familiarizamos com as múltiplas interpretações da realidade da vida e maior é o nosso potencial de comunicação.", p. 67

Ou seja!, até agora nos foi ofertada a chance de pesquisarmos e aprofundarmos nossos conhecimentos sobre o processo e as funções comunicativas. Isso garantiria nossa eficiência ao escolhermos palavras, formas e tempos de dizer aquilo que sabemos. Qual a diferença entre uma frase, uma oração e um período? Qual a diferença entre enunciado e frase? Até que ponto nossa língua portuguesa permite que nós a dobremos e inventemos novos significados?

Os capítulos subsequentes (Língua, discurso e estilo", "Literatura, linguagem e língua", "Literatura, leitura e interpretação textual", "Caminhos da leitura" e "Leitura de textos") começarão a tratar de assuntos mais focados na literatura, na arte da escrita e numa melhor maneira para nós lermos o mundo. Compreender textos clássicos e do dia a dia faz parte de nossa função como seres humanos. A arte está aí para tornar tangível algo dentro de nós mesmos. E sermos capaz de interpretarmos tais detalhes é gratificante. O ser humano deseja algo a mais, algo maior que sua própria vida. Por isso temos literatura, música, pitura, espetáculos.

Esse livro, como um manual técnico, como um feixe de luz que ilumina uma das mais belas artes é, com certeza, um manual àqueles interessados em descobrir um pouquinho mais a respeito das partes técnicas e maravilhosamente teóricas da nossa língua. Mais especificamente, do ato de ler. Livro recomendadíssimo!

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/04/leitura-do-texto-leitura-do-mundo.html

ViagensdePapel 19/07/2017

Leitura do texto, leitura do mundo de Domício Proença Filho chegou às minhas mãos mais pela temática envolvida do que necessariamente por qualquer outra coisa. Para quem não sabe, o autor é romancista, poeta, ensaísta, professor universitário e mais algumas coisas que a orelha do livro traz. Além disso, diga-se de passagem que o livro tem uma capa um pouco feia, o que não chama a atenção (pelo menos a minha) em nenhum momento. Mesmo assim, quando li a proposta, achei interessante e pensei que poderia ser uma leitura um pouco diferente das que eu estava acostumado a ler.

O livro trata da importância da leitura na vida das pessoas. Sua elaboração parte de duas constatações: a necessidade de uma visão integrada dos inúmeros conceitos relacionados com a escrita, a leitura, a literatura, o conhecimento e o repertório cultural; a utilidade da adoção de uma orientação na prática da leitura. Em decorrência, nele são explicitadas conceituações, e sugeridos roteiros agilizadores de leitura de textos literários e não literários. Como motivação para uma perspectiva mais abrangente.

A princípio, quando iniciei a leitura, imaginei que encontraria ensaios que abordassem temáticas e problemáticas referentes ao mundo da literatura. Encontrei exatamente o inverso. Não que eu tenha me decepcionado com o livro, apenas esperava algo diferente. No entanto, a surpresa foi para melhor. Nesse sentido, vou tentar trazer as impressões que tive com o que li.

Leitura do texto, leitura do mundo funciona muito bem como um manual de iniciação aos estudos do mundo da literatura. A quem já tem um conhecimento ou já tem certo domínio de tais questões, como foi o meu caso, muito do que encontrei não causou surpresa. Apenas reafirmou aquilo que já tinha visto em aulas da faculdade. Porém, como disse, é uma boa opção para aquela pessoa que tem interesse em começar. O autor abre a discussão partindo do mais amplo, abordando conceitos como conhecimento, interpretação e cultura, até afunilar em questões mais próximas da literatura.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/04/29/resenha-leitura-do-texto-leitura-do-mundo-de-domicio-proenca-filho/

Biblioteca Álvaro Guerra 19/03/2018

O livro aprofunda as seguintes questões :
- A importância da leitura;
- A estreita relação entre ler e saber das coisas;
- A vinculação enter leitura, cultura, comunicação, ideologia, linguagens, língua, literatura e cidadania;
- Leitura, cultura, consumo e cibercultura;
- O ato de ler: um roteiro.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788569474128