Para educar crianças feministas

Para educar crianças feministas Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

Marceli.Machado 18/05/2022

Uma visão romântica do feminismo
Quem lê os livros de Chimamanda possivelmente tem o desejo de afirmar-se feminista. Afinal, essa nigeriana que tornou-se um dos grandes nomes do feminismo na atualidade apresenta-nos um feminismo limpo, lindo e utópico;
Até eu seria feminista se o feminismo fosse tão encantador como soa através das palavras dela.
Acontece que o feminismo não é só isso! Existe um lado obscuro do feminismo que não encontrei em nenhum dos livros dela que li; e sei que não encontrarei se ler sua obra toda.
Enfim, se vc quer educar crianças feministas, sugiro entender o feminismo além das palavras de Chimamanda.

Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Para Educar Crianças Feministas é mais um livro baseado nos relatos de Chimamanda e, dessa vez, ele surgiu de uma carta para uma amiga que tinha acabado de ser mãe.
A amiga pediu um conselho de como criar uma criança feminista, tentando desde o inicio tirar um pouco do peso do patriarcado na criação da sua filha.
A partir disso, Chimamanda elenca 15 tarefas a serem aplicadas ao longo do crescimento da criança. Embora tenha sido escrito, especificamente, para uma menina, essas tarefas podem ser facilmente adaptadas na criação de um menino.
Difícil escolher mas acho que esse é o meu preferido dela dentre os de não ficção.

Lurdes 17/05/2022

É um livro curtinho, em forma de carta, endereçada a uma amiga nigeriana que acabou de ganhar uma menina e que se aconselha com Chimamanda.

Mesmo não tendo a intenção de ser um manual, mas um apanhado de atitudes que a autora foi achando importantes e que busca utilizar na educação da própria filha, sua carta é um guia e um lembrete de ações muito simples, que visam reforçar o empoderamento feminino.

São 15 "conselhos", que incluem o exemplo dado pela própria mãe, como um ser autônomo e independente, a liberdade de escolha dos brinquedos, sem restrição de gênero, o posicionamento firme em defesa da valorização das mulheres, não só no mercado de trabalho, mas dentro de sua própria casa/familia.

Como sempre, Chimamanda é cirúrgica. Apesar de muitos dos conselhos usarem exemplos da cultura nigeriana, onde as mulheres são ainda mais reprimidas, todos podem se aplicar a qualquer situação e sempre é bom lembrá-los.

"Nossa premissa feminista é: eu tenho valor. Eu tenho igualmente valor. Não ?se?. Não ?enquanto?. Eu tenho igualmente valor. E ponto final.

"A linguagem é o repositório de nossos preconceitos, de nossas crenças, de nossos pressupostos. Mas, para lhe ensinar isso, você terá de questionar sua própria linguagem. Uma amiga minha diz que nunca chamará a filha de ?Princesa?. Quando as pessoas dizem isso, a intenção é boa, mas ?princesa? vem carregado de pressupostos sobre sua fragilidade, sobre o príncipe que virá salvá-la."

Na última semana ela esteve no Brasil para participar do LER (Salão Carioca do Livro). No sábado, dia 14/05, conversou com a escritora @djamilaribeiro sobre como contar histórias empoderadoras, em um encontro disputadíssimo.

Você já leu alguma obra de Chimamanda?
Recomendo!

Luciana 11/05/2022

Leiam, deixem os mais novos leiam
Ótimo livro. Sucinto para começar entender algo sobre feminismo. Livro para começar as abordagens, com adolescentes e quem ainda não entende

Bia 21/04/2022

Importante
Leitura rápida e fácil.

Apesar de ser um tema que poderia ser mais denso, a Chimamanda consegue abordar de forma super tranquila e esclarecedora.

Se você procura algo super profundo já aviso que esse livro não tem essa pegada, porém ele faz você refletir e ficar com vontade de mergulhar em águas mais profundas sobre o assunto.

Super válida a leitura ?

Andressa Brandão 20/04/2022

Uma leitura rápida e fácil que nos lembra sobre que pontos devemos estar atentos para alcançar a igualdade de gênero.

Jamayra Greyce 14/04/2022

III
"Se não empregarmos a camisa de força do gênero nas crianças pequenas, daremos a elas espaço para alcançar todo o seu potencial."

Foi bem legal ler as palavras de Chimamanda Ngozi Adichie nesse manifesto, principalmente pq vivi minha infância nos anos 2000, quando o mundo era a dualidade "rosa e azul" em seu estado mais bruto. Tanto que, infelizmente, é difícil pra mim até imaginar de onde partiria uma educação igualitária, já que tudo que conheci durante minhas primeiras formações foi essencialmente pautado pela desigualdade de gênero.

Outro elemento muitíssimo interessante nas obras da autora, presente também nesse livro, são as questões socioculturais nigerianas questionadas por ela. Se não fosse por suas histórias, duvido que um dia eu ficasse sabendo qualquer coisa sobre a Nigéria!!!!!

LeozinhoF 14/04/2022

Uma carta sugestiva
Este livro, assim como o da mesma autora "sejamos todos feministas" mostra como não só o simples fato de repudiar está ideia de separar a sociedade em gêneros, fraco, forte, etc , mas sim ensinar como nas coisas cotidianas, devem ser aprendidas a lidar, assim como criar uma criança feminista.

Bruna Tiene 07/04/2022

Livro necessário para qualquer mulher que tenha ou pretende ter filhos!!!

Chimamanda tem a capacidade de nos mostrar lições valiosíssimas de uma forma simples e rápida!!!!

isapottah 02/04/2022

Sejamos todos feministas.
Extremamente importante e necessário. Tive um aprendizado enorme, que vou levar pra sempre na vida, com esse pequeno livro de palavras tão sábias e sensatas. Que mais pessoas leiam esse livro, para que possam ensinar não somente aos seus filhos, mas também para todos que puderem, como o feminismo é necessário para todas as pessoas.

Lin 31/03/2022

Leve e engrandecedor
Algumas pessoas se privam de ler coisas sobre o feminismo ou por achar que é mais do mesmo ou por terem uma visão distorcida do que de fato é o feminismo... Esse livro é uma boa indicação para quem não entende o que é a essência do feminismo.. sem palavras difíceis ou situações abstratas. Livro excelente! Dá para ler em um único dia, mas recomendo uma leitura mais demorada, refletindo cada coisa. Foi bem escrito e organizado. Trata-se de uma carta em que a autora responde a uma pergunta feita por uma amiga sobre como educar a filha recém nascida. Não dá para falar muito, pois o livro é pequeno e escrever muito, talzez traga spoliers, mas achei engrandecedor, sendo uma leitura tanto para homens quanto mulheres. Fala da vida do dia a dia e de como rotular as pessoas pelo gênero tem sido e foi prejudicial para mulher que na atualidade busca respeito e igualdade na busca de uma vivência melhor na sociedade, família e casamento. Muito bom, leitura que vale a pena. Adorei tanto que vou ler outros livros da autora.

Bella 30/03/2022

Um livro muito interessante que aborda praticamente todos os aspectos quando falamos de feminismo, explicando como evitar deixar que a sociedade e coisas que nós criamos (como a moral) nos reprima e nos julgue por ter mesmas atitudes de homens
Um livro essencial para entender mais como o preconceito enraizado na cultura se mostra no dia a dia e como podemos contornar isso as vezes mudando alguns dos nossos próprios pensamentos

Pab 28/03/2022

Leitura muito importante
Daqueles livros que voltarei a ler quando for pai.
Pensando aqui no quanto crianças podem ter vidas mais felizes e livres, se não tiverem impostas ideias misóginas em suas vidas.
Me fez lembrar da minha infância, onde constantemente eu escutava que não podia fazer algo por ser "coisa de menininha" (no caso, lembro dessa frase ser usada quando eu tinha vontade de chorar) ou algo do tipo. Acho que crianças livres, que podem se expressar de maneira livre sem a barreira do gênero, podem vir a se tornarem adultos livres e mais felizes. E isso nos traz uma sociedade mais saudável e segura. Todo mundo ganha.