Fera

Fera Brie Spangler

Resenhas - ////

Carol Guimarães 16/04/2024

Dylan é um garoto que se desenvolveu muito rápido e cresceu mais do que as crianças e adolescentes a sua volta, por isso recebeu o apelido de Fera. Apesar de intimidador e ser considerado feio, é tímido, meio nerd e muito carinhoso com a mãe. E seu apelido é uma forma de bullying.

Jamie é uma garota transgênero, que está tentando levar a vida com todas as confusões que há na mente dos adolescentes, e tentando achar seu lugar no mundo com a visão através das suas fotografias.

Os dois quebrados se encontram.

Inicialmente a autora fez com que eles se encontrassem num grupo de terapia o que achei bem bacana, mas logo eles deixam de frequentar a terapia e a medida que a gente vai lendo o livro vai percebendo o quanto a autora precisava continuar abordando esse assunto e incentivando os dois a continuarem com o tratamento, real eles precisam.

A medida que Dylan vai tendo conflitos dentro dele mesmo, o relacionamento com a mãe e o único amigo JP, vai decaindo.

Aliás, com um amigo como JP quem precisa de inimigo?

A mãe também precisava se tratar, nunca superou a morte do marido.

Algumas vezes quis entrar no livro, sacudir os personagens e voltar pra terminar de ler.

Winter_shifter 14/04/2024

No começo achei que ia amar, no meio abandonei. Continuei lendo e não foi uns dos melhores livros que eu li. Simplesmente não gostei, não sei se eu coloquei muita expectativa, mas é isso.

Sox 03/04/2024

Passei metade do livro com vergonha alheia, acho que estou desacostumada demais com mães receptivas carregando livros contendo "categorias lgbt". A proposta do livro me prendeu, e me deixou cada vez mais curiosa, oque fez com que aumentasse a vontade de terminar o livro.
Muita coisa entre os personagens tende a ser confusa e mal resolvida, mas de algum jeito remete o mundo real, nada dá 100% certo, esse livro é a prova disso.

Anna1863 02/04/2024

Eu demorei muito tempo para ler esse livro, confesso que não gostei muito, parece que foi escrito por uma criança de 13 anos, é irritante e bem chatinha, mas com muito esforço consegui terminar de ler

J4sbookz 10/03/2024

Dylan e Jamie
Eu amei esse livro, amei muito, esse com toda certeza se tornou um dos meus favoritos.
Entendo que muitos ficariam com raiva do Dylan por conta das ações e pensamentos dele(até eu fiquei em alguns momentos kkkkk) mas ele é apenas um garoto de quinze anos gigantesco e que acabou se apaixonando por uma garota trans, isso deu um nó na cabeça dele e ele não sabia como reagir a isso, eu entendo ele, amei quando ele finalmente percebeu que não tinha problema algum em ele amar a Jamie na frente de todo mundo, que não tinha o porque de ter medo em segurar a mão dela, em beijar e abraçar ela em publico, eles eram apenas uma garota e um garoto que se gostavam, eu amei ver isso, amei ele entendendo que isso não foi o fim do mundo e que ele se libertou das garras que ele mesmo criou em relação ao pai, eu amei tudo nesse livro. Simplesmente perfeito em todos os aspectos.

madumussi 30/01/2024

Demorei um pouquinho pra terminar pq confesso que me deu preguiça, o livro é mt bom e passa uma mensagem importantíssima para diversos assuntos, mas senti muitas vezes ele sendo transfóbico sem se quer mudar, porém, ele é bom pra passar o tempo, achei o final dele meio meia boca, acho que poderiam ter aprofundado mais e elaborado mais esse final ai?mas eu gostei ate

Rai 28/12/2023

Eu achei que foi uma leitura leve, fofa e com questionamentos interessantes principalmente sobre a visão que as pessoas normalmente têm sobre coisas como gênero e sexualidade. Jamie é fofa demais e o Dylan é meio frustrante e comete besteiras, mas é um personagem jovem aprendendo coisas novas, descobrindo mais sobre si mesmo e sobre o mundo.

Rayane 09/12/2023

É um romance adolescente surpreendente.
Oque me chamou a atenção foi que é um romance diferente tem a história de dois adolescentes que se apaixonam só que ele descobre que ela é trans e tem vários questionamentos. Amei o livro.

zainswft 30/10/2023

Fera
No início da história senti muita compaixão pelo Dylan, por tudo que ele passava e pela forma que ele se via, mas ao decorrer do livro ele foi se mostrando muito egoísta. Achei o desenvolvimento dele forçado, um dia ele tá tratando ela igual lixo por descobrir que ela é trans e no outro ele aceita de boa? E a forma que ele ignorou ela completamente por estar esperando um sinal do pai me incomodou profundamente.

Junto do Dylan, todos os outros personagens, exceto a Jamie, são extremamente babacas. Não queria esse final, ela merecia coisa melhor.

Carolina2070 15/10/2023

É isso
Achei meio frustrante, alguns momentos pensei que melhorava e não melhora, prometeu e não entregou.
Teve momentos que achei muito enrolando sobre alguns assuntos e super corridos em outros.
Não dá uma boa resolução sobre a história, achei muito lenga lenga na maior parte.
Fiquei surpresa com a quantidade de transfobia presente, sabia que teria um pouco, na sinopse a gente meio que sabe que vai ter situações complicadas envolvendo o tema, mas acontece em momentos que não fazem sentido com a narrativa, acho que foi usado só pra preencher a história de uma forma negativa, meio que trazer um peso na narrativa. Não sei e realmente detestei o exagero sem propósito lógico (não sei se ficou claro, transfobia e péssimo em qualquer situação e a quantidade e de forma infundada me deixou com raiva).
Ficava a todo momento tendo que me lembrar que eles só tem 15 anos, que é um livro pro público juvenil, só que tem umas partes tão ruins, aceito a desculpa da juventude, mas só dos adolescentes e bem pouco.
Não gostei da maioria dos personagens, tem umas coisas que davam vontade de tacar o livro longe (mas eu leio no Kindle/celular).
Amei a Jamie, gostaria que tivesse um ponto de vista dela, realmente queria ter visto mais dela, e o pouco que eu vi já dá pra saber que ela vai ser uma mulher incrível levando em conta que ela é só uma adolescente.
Dylan teve momentos que me compadeci sobre a forma como se sente, e se enxerga, mas não acho que é desculpa pra agir como um valentão idiota egoísta, ele tem um potencial de mudança muito bom, mas a autora não colaborou com esse crescimento pessoal, já que de altura ela exagerou.
Pais do Dylan, que raiva da mãe controladora e manipuladora, cada momento que ela aparecia eu sabia que não ia dar bom, e teve uma coisa que na primeira vez que aconteceu eu já saquei como ela seria no decorrer da história. A dependência emocional que eles têm pelo pai do Dylan já falecido acho meio grave, uma coisa a ser tratada na terapia.
Acho que pessoas manipuladoras e a palavra chave do livro.
Queria muito ter gostado mais da história.

"às vezes os amigos vão embora. Eles nunca vão perceber certas coisas sobre eles, ainda que você saiba que são verdade. E sabe qual a melhor parte? ? Qual? ? Eles também acham coisas horríveis a seu respeito, e é por isso que vocês não devem mais ser amigos ? ela diz. ? Você pode analisar um milhão de detalhes, cada conversa, cada mensagem, mas no fim das contas, merdas acontecem. E se você não gosta da merda que acontece quando está ao lado deles, é hora de cair fora".

IsabelleVee 05/10/2023

O começo de um novo mundo
Esse livro foi um dos mais marcantes que já li, ela abre um questionamento tão grande de oque é aceito pela sociedade e quantas coisas adolescentes que apenas se gostam precisam enfrentar para estarem juntos. Se você procura um livro que não romantize os personagens principais mas tratem ele como seres humanos com defeitos e qualidades essa é a leitura certa. Eu não tenho palavras para descrever o quão esse livro é perfeito eu vivo relendo e vivo me apaixonando novamente. Por favor leiam.
O próprio protagonista tem seus preconceitos no começo com o fato dela ser trans e é incrível ver o desenvolvimento disso. ?

?As pessoas olham para nós enquanto
caminhamos. Estou, tipo, é isso aí. Esse sou eu, essa é ela?
?Esse somos nós?

Jessica Torres 29/06/2023

Resenha
Sinceramente, achei que o livro iria ser mais cativante, acho que o fato de o Dylan estar sempre ligado a morte do pai e a mãe dele ser controladora foi um dos motivos de o livro ter deixado a desejar. Achei a proposta legal, mas esperava mais. Entretanto, a caminhada dos personagens em relação a aceitação foi bastante interessante.