A Melodia Feroz

A Melodia Feroz V. E. Schwab

Resenhas - ///

Jess 20/03/2021

É difícil dar uma nota baixa em um livro de uma das minhas autoras favoritas.

A sinopse do livro me encantou e eu estava há meses querendo ler esse livro, então finalmente criei coragem nos últimos dias. Pode ser que eu estivesse com expectativas muito altas, mas eu estou um pouco decepcionada.

Achei o universo do livro pouco explorado, sem muita explicação sobre como tudo aconteceu, pois é em um jogo rápido de perguntas e respostas em uma sala de aula que tudo é explicado, ou melhor, atirado em nosso rosto sem um desenvolvimento. É um universo muito interessante e rico, mas que a autora não se aprofundou muito.

Os personagens. Eu realmente gosto dos personagens, da história deles e sobre como eles lutam contra os seus monstros internos, mas senti falta de mais emoção e, por mais que isso seja bem irônico, humanidade. As suas ações não me convencem e em determinados momentos é tudo muito vazio.

Ao ler, não sabia o que pensar sobre o livro, se gostava ou não. Ele não é ruim, mas também não chega nem perto de ser um dos meus favoritos ou das minhas melhores leituras do ano ou até mesmo dos melhores livros da autora.

É um livro esquecível.

aidenesla 02/10/2021

meu deus meu deus muito bom!!! jesus amado não imaginei que ia gostar tanto. foi meu primeiro livro da autora e posso dizer que com certeza ultrapassou minhas expectativas.

a escrita é boa demais e foi super fluída, me prendeu facilmente, também achei a construção e desenvolvimento da história muito bons.

amei demais o universo e os personagens, kate e august vcs me conquistaram!! tô ansiosa pra ler o outro livro.
milena 02/10/2021minha estante
a escrita da autora é incrível, nao vejo a hora de começar essa duologia dela

aidenesla 02/10/2021minha estante
nss gostei muito tbm, quero ler mais livros dela !

Juju 19/07/2023

Uma fantasia muito boa!
Começando por: que livro foi esse, me tirou de uma ressaca que estava a muito tempo e eu não pensei que iria me impressionar tanto, mas foi completamente ao contrário!!
É o primeiro livro que li da autora então não sei muito seu estilo, mas a escrita desse livro me cativou bastante, a leitura foi bem fluída e os capítulos variam entre pequenos e médios, o que facilita muita na minha opinião!!!

Já sabemos logo na sinopse que há uma cidade onde todos os tipos de violências geram monstros reais, uma cidade onde é divida entre norte e sul (bem e mal), onde os líderes de cada território são inimigos, com cada um busca sua causa e uma coisa que gostaria é que a autora tivesse explorado um pouco mais sobre isso, o fenômeno que falam, as guerras ou como chegaram na trégua, mas tirando isso o universo foi bem construído, ela explica os monstros e suas dinâmicas!!

Sobre os personagens, eu gosto do "somos filhos de inimigos, deveríamos ser também", mas não é bem o que acontece. August é muito complexo e foi muito bem aprofundado, todos seus pensamentos sobre não querer ser o que é, sobre qual o seu verdadeiro propósito no mundo e seu potencial de fazer o bem (ou não), o personagem é muito bem elaborado e a gente se apega a ele. Já Kate cumpre o que promete, tem grande potencial e quer viver no limite, poderia ter sido um pouco mais elaborada e ser talvez uma "caçadora de monstros" mas acho que isso vai ficar para o próximo livro e vou adorar ler!!

Os personagens tem uma relação boa mas não tem romance, a confiança vem com o tempo e mesmo eu querendo muito, eu acho que autora não vai fazer deles um casal!!

Eu recomendo, o livro na minha opinião foi muito bom e bem escrito e to louca para ler o próximo e descobrir o que vai acontecer depois daquele final!!

Karina 05/02/2020

Resenha | A Melodia Feroz - Monstros da Violência - Victoria Schuwab - Livro 1

Essa é a primeira vez que leio um livro da escritora Victoria Schuwab. Eu admito que sou o tipo de leitora que compra livros pela capa, a beleza da edição é algo que me atrai, mas no caso de " A Melodia Feroz" foi o título e o nome da duologia “Monstros da Violência” que fizeram eu ficar intrigada e pensando como a autora conseguiria relacionar música com a violência.

Neste livro há uma cidade chamada Veracidade, onde os atos de violência acabaram gerando monstros de verdade. Esses monstros são: os corsais, os malchais e os sunais.
• Os corsais são sombras carnívoras que surgem de crimes que não envolvem morte.
• Os malchais surgem de assassinatos, possuem uma aparência monstruosa, olhos vermelhos, ossos negros e se alimentam de sangue.
• E os sunais, monstros raros que surgem apenas em grandes massacres. Eles parecem humanos, mas com sua melodia se alimentam das almas de pessoas que cometeram crimes.

Veracidade é dividida entre dois lados, o Norte liderado pelo impiedoso Callum Harker (pai de Kate Harker) e o lado Sul liderado por Henry Flynn (pai de August).
Todos os fatos relatados acima não são Spoilers, são apenas a sinopse do livro. Sua introdução é extensa possibilitando ao leitor compreender e se aprofundar em todos os elementos deste universo. A narrativa é dívida entre Kate e August que mostram duas personalidades opostas, mas com interesses em comum.

Kate perdeu a mãe muito cedo e a ausência de seu pai, a deixa desconfortável. Ela sente que precisa chamar a atenção de Callum para que ele a ame, sendo tão cruel quanto ele, tendo atitudes tempestuosas e impulsiva. Por outro lado, August que é um dos três sunais existes, não tem muito contato com mundo exterior, sendo superprotegido por seu pai Henry que a primeiro momento não quer que sua identidade seja revelada. Porém, quando Kate retorna a Veracidade e decide estudar na Academia Colton, Henry e Leo (que também é um sunai, irmão de August e comandante da FTF, força tarefa que defende o lado sul ) acreditam que ter alguém infiltrado do lado inimigo pode ser satisfatório para que se estabeleça o controle dos dois lados e pede para que August se passe por humano, como um aluno da academia.

Admito que quando vi que a narrativa alternava entre Kate e August, pensei que haveria um romance entre eles aconteceria. Mas a escritora prioriza o fato de a violência ter se tornado um grande problema para sociedade, criando uma conexão com o mundo real. Henry tenta manter o seu lado de forma pacifica, enquanto Callum usa de artifícios como o pagamento por proteção contra monstros, dando colares aos humanos. Porém nenhum dos dois lados está tendo progresso em sua liderança e suas regras estão prestes a quebrarem.

Kate e August ficam presos neste conflito pelo poder, sendo vítimas das ações maléficas de monstros e pessoas que nunca esperavam. A medida que essa aproximação deles evolui, a revolução entre homens e monstros cresce, mostrando a Kate e August que suas vidas nunca mais serão as mesmas. #RecomendoaLeitura
Vivi 10/02/2020minha estante
Cara vc acredita q eu desejei esses livros pelo mesmo motivo...e pelo q vc falou aí eu vou enlouquecer lendo pq eu amo fantasia...Eu estou lendo, mais estou bem no início do começo hihihi....

Karina 10/02/2020minha estante
Quando chegar no final me conta o que achou ;) Eu gostei muito.

Vivi 13/02/2020minha estante
Sim, pode deixar....Eu estou lendo agora um da Naná, Além do Olhar, termino hj e retomo a leitura A Melodia Feroz.

Vivi 17/02/2020minha estante
Oi, eu finalizei o livro e confesso q foi surpreendente. Apesar q eu já desconfiava do traidor. Quando August conversou com Ilsa no quarto da mesma, onde ele sentou no chão e Ilsa disse q sentia tudo se rachando eu desconfie do traidor....com o ocorrido na escola com os malc

Vivi 17/02/2020minha estante
...malchais....o final foi ainda melhor, com o caos fazendo assim nascer outro monstro.... bem eu estou ansiosa para ler o 2 pois minha mente tenta desvendar como a autora vai fazer p corta as pontas soltas e a porta totalmente aberta q ficou no final. Eu tbm acredito q August não é o mesmo e está mais forte q ele mesmo sabe, depois do q aconteceu com ele e o irmão no final.. estou super animada ???

Karina 21/02/2020minha estante
Também estou curiosa para a continuação. Quero muito saber como Kate seguirá sem seu pai. Também acho que August não é mais o mesmo e que está mais forte. Vamos ver o que acontece!

Carolline 09/01/2021minha estante
Amei esse livro. Acabei de ler. Agora tô indo pro segundo.

jptr 30/03/2024

O começo do livro demorou a me prender, vc chega de paraquedas no meio de tanta informação e acaba não entendendo mt bem.
gostei mt da kate e do august, são personagens mt interessantes. to ansiosa p ler o segundo e ver mais desse mundo incrível

soph 26/07/2021

AMEI MUITO
a leitura muito fluida, amei os personagens e o universo em si, estou ansiosa para ler o 2 livro!! ah e a capa tb é linda
paola 26/07/2021minha estante
vou ler amiga, gatilhoo

soph 26/07/2021minha estante
leia!!

Cami 19/09/2021

Em uma cidade dividida pelo poder, onde monstros espreitam na escuridão, os filhos dos líderes vão precisar se ajudar quando sobreviver for mais importante do que lutar.
O garoto é um monstro e consegue matar com uma única melodia, mas tudo o que quer é ser humano.
A garota é cruel e quer provar para o pai que ela merece seu amor, mas no fim só quer voltar para casa.

Que livro bom pra c*cete.
A escrita da Victoria é maravilhosa, gente leria a lista de compras dela se pudesse.
Mas assim até a página 50 a leitura tava um pouquinho arrastada e eu não tava entendendo muito o universo, mas em um certo momento a leitura e a história fluiem de uma maneira que eu não conseguia parar de ler.
O único defeito aqui pra mim é que o universo foi pouco explicado e pouco trabalhado, mas em compensação todo o resto é perfeito.
Os dois personagens principais são tão incríveis, os dois são muito bem trabalhados, me apeguei muito ao August e a Kate.
Virei uma galinha saboreando as migalhas desse romance que teve direito a uma bela faca no pescoço.
Achei o desenrolar da história surreal de tão bom, o plot foi 5397/10, o final foi ótimo.
Que livro espetacular.

Tamirez | @resenhandosonhos 17/05/2017

A Melodia Feroz
Depois de duas outras tentativas, finalmente com a terceira Victoria Schwab engatou um livro no meu hall de queridinhos. Minhas experiências prévias com A Guardiã de Histórias e Um Tom Mais Escuro de Magia não tinham sido tão positivas, mas A Melodia Feroz cumpriu muito bem o seu papel com um background diferenciado, uma premissa instigante e personagens que cativam e conduzem bem o leitor do início ao fim.

Sem dúvida o grande destaque aqui é para a construção do universo que a autora propôs. O mundo sucumbiu à violência e ela passou a cobrar o seu preço. A cada novo ato um monstro surge como resultado, e com ele um resquício do instinto que o criou. Com isso as coisas saem do controle, pois monstros e humanos entram em confronto e a humanidade passa a ser ameaçada pelas criaturas. O que a princípio poderia gerar confusão, que eram os tipos de monstros a serem apresentados e uma extensa explicação foi facilmente solucionado com as três espécies apresentadas.

“Bem ou mal eram palavras frágeis. Os monstros não ligavam para intenções ou ideais.”

Os Corsais vivem no submundo e se alimentam de carne e ossos, os Malchais andam pelas ruas atrás de sangue e o terceiro e mais raro dos tipos, os Sunais, se alimentam da alma daqueles que sua melodia toda. Sim, música. Outro elemento inserido aqui de forma muito positiva. Essa forma de arte é algo tão doce quando comparada a sua ligação dentro da história. Os monstros nascem da violência e até mesmo os Sunais que são criados em um tipo diferente, acabam por derivar dela, mas são ligados a algo tão importante como a música.

Essa ligação ou a forma como cada uma das raças reage é diferente de monstro para monstro, mas eles possuem suas características determinantes dentro de cada nicho, estabelecendo regras claras e não criando confusão.

Outra coisa que é interessante é que mesmo com o cenário inicial de escola, com Kate e August, a trama não se prende a isso, apenas introduzindo algo mais grandioso que está por vir. Se tivéssemos permanecido muito tempo na vibe “high school” tenho certeza que um pedaço da magia teria se perdido. Vale ressaltar também algo que pra mim é muito importante: a relação dos dois narradores não é de romance. Pelo menos não nesse primeiro livro. O vínculo que é criado primeiro surge das diferenças, dos lados opostos e depois parte de que ambos querem a mesma coisa, paz. Só isso também tira um grande peso da história, pois os dramas juvenis diminuem drasticamente com isso fora de cena.

“Não haviam regras, não havia limites; os culpados e os inocentes, os monstros e os humanos… todos pereciam.”

Apesar dos protagonistas jovens a pauta do livro é bem mais adulta, há uma rebelião se levantando e uma guerra prestes a estourar. Nenhum dos líderes sejam do lado bom – Sul, com Flynn – ou mal – Norte, com Harker, está dando conta de manter seus monstros sob controle. Aqueles que os cercam tem opiniões diferentes sobre conduzir isso e é muito interessante ver que enquanto olhamos para um ponto central há várias outras coisas se desenrolando.

Kate pode não ser a personagem mais fácil de se gostar em um primeiro momento. Ela quer chamar a atenção pois quer que o pai a note e voltar para a cidade dela é seu principal objetivo. Estando lá ela ainda precisa moldar o seu lugar e mesmo o pai não sendo flor que se cheire a garota não herdou isso ou o estômago frio de Callum Harker. Por mais que seja durona, aquilo que ela faz lhe custa um preço. Na outra ponta temos August, um personagem que parece ingênuo e inocente em um primeiro olhar mais que cresce consideravelmente a partir do momento em que pode sair do casulo onde é mantido. Ele é sem dúvidas o meu favorito nesse livro.

As únicas duas coisas que me impediram de dar cinco estrelas pra essa história foi, em primeiro lugar, a forma como ela termina em relação aos dois protagonistas, pois se assemelha muito com a mesma fórmula já usada em Um Tom Mais Escuro de Magia, dadas as devidas proporções já que os mundos e a história é diferente. E em segundo é a já clichê metáfora do cigarro. Isso já foi tão usado e batido desde seu mais conhecido uso recentemente em A culpa é das estrelas e tantos outros que vieram depois que já é um estraga prazer ver isso inserido nas histórias. É um detalhe mínimo que não chega a atrapalhar o andamento da história, mas assim como não faz diferença estando ali, porque a necessidade então?

“Não fomos feitos para querer. Isso não está em nossas mãos.”

A narrativa em terceira pessoa da autora aqui, assim como também encontrei nos outros livros é leve e muito fácil de ler. O mundo e as regras que ela cria em sua história são facilmente apresentadas ao leitor sem confusão e de forma leve, fazendo com que estejamos contextualizados em sua trama facilmente. Apesar das quase 400 páginas o livro foi muito rápido de ser lido e essa capa está muito bonita. Por essa história ser uma duologia já ficamos ansioso com o desfecho que já se encerra no próximo livro e estou muito empolgada para conferir.

A Melodia Feroz apresenta um mundo diferente e original, com pitadas na medida certa de ação e mistério. A violência e a música, uma combinação a princípio estranha, se encaixa perfeitamente e nos proporciona um livro instigante e surpreendente. A duologia Monstros e violência certamente tem tudo pra entrar na lista dos favoritos.

site: http://resenhandosonhos.com/melodia-feroz-victoria-schwab/

Giselly.Rios 15/09/2021

Legalzinho
Achei uma leitura um pouco arrastada, longe de ser ruim, mas muito longe de ser considerada boa também.
Acredito que demora muito pra situar o leitor no universo da história, e quando faz isso, é de forma mega superficial, fiquei muito perdida e queria muito entender melhor como tudo se deu início, os protagonistas são legais, mas nada marcante.
O plot achei bem previsível, todo o desenrolar da história em si, na verdade.
No geral achei um livro bem ok, bom pra passar o tempo mas definitivamente não estaria no topo da minha lista de indicações.

Gabi1509 17/03/2021

Queria dizer que a VE Schwab não me decepciona!!! Eu fico impressionada com a capacidade dela de criar mundos super complexos e desenvolver histórias maravilhosas como essa.

Esse foi meu primeiro favoritado do ano e favoritei com gosto!! August e Ilsa contem comigo para tudo nessa vida

aylapsb 26/01/2023

mais uma vez, v.e schwab
? A Melodia Feroz (2016)

essa mulher só acerta, ela é uma das minhas autoras favoritas por algum motivo, se ela escrever eu leio, se ela falar eu escuto, ve schwab você é a maior e sabe disso

mas falando sobre o livro, eu gostei pra caramba dele, toda vez que eu pegava para ler eu simplesmente não conseguia soltar mais!!

eu gostei para bastante da ambientação, do enredo e dos personagens (principalmente da família flinn), a escrita nem se compara, ela é extremamente satisfatória e te prende muito

não sei se sou suspeita para falar porque, como deu para perceber, eu gosto pra caramba dos livros dessa autora, por mais que eu não ache que esse foi um dos melhores livros que eu já li dela, com certeza vale a pena demais!!

mal posso esperar para continuar essa trilogia e reencontrar august e kate :)
euindy 27/01/2023minha estante
sério, eu amo essa mulher
V.E Schwab é perfeita, difícil ter um livro ruim

aylapsb 06/02/2023minha estante
meu deus sim, ve schwab entra na minha casa e pegue todo meu dinheiro ??

Emilly 22/12/2022

Meu primeiro livro da autora, e realmente amei a forma como ela escreve, me prendeu em um nível, e ainda fiz um monte de marcação, surtei muito, e amei muito os personagens. A construção desses personagens como um quer ser humano e o outro monstro, o plot é simplesmente magnífico. Nossa, recomendo demaiss

Cida Zientarski 30/07/2022

Enfrente seus monstros
Esse livro me surpreendeu completamente, acabei gostando muito dele. A escrita é deliciosa, você lê com facilidade sem nenhum problema para entender o que está acontecendo, mesmo se tratando de um universo cheio de monstros e uma visão muito original da própria autora sobre quem são esses monstros e todas as suas subdivisões. Os personagens são basicamente os dois protagonistas e o vilão, nesse ponto realmente não é algo muito inovador, eu admito, porém é muito gostoso acompanhar o amadurecimento desses protagonistas e eu senti que o livro não perde tempo enchendo linguiça, ele vai direto ao ponto. A trama evolui de forma interessante, você quer ler para saber o que vai acontecer, então o livro te prende. Não tanto no começo e esse é o único defeito para mim, o fato de que o início do livro foi um tanto quanto cansativo, mas depois que você entende e a história começa você simplesmente é levado com prazer pela trama. Eu indico para a maioria das pessoas, é agradável e trouxe uma visão muito própria dos monstros que a Victoria propôs.

+14 anos

Quotes:
"Por que tem tantas sombras no mundo, Kate? Não deveria ter a mesma quantidade de luz?"

"Parecia muito simples: fique ao lado de Flynn e viva com medo ou fique ao lado de Harker e pague por sua segurança."

"Somos os atos mais sombrios transformados em luz."

"– Por que quer tanto ser humano? Nós somos frágeis. Somos mortais.
– Vocês vivem. Não passam todos os dias sem saber por que existem sem se sentirem reais, por que parecem humanos mas não são. Não fazem de tudo para serem boas pessoas para a vida vir e jogar na sua cara que nem pessoas vocês são."

"Muitos humanos são monstruosos, e muitos monstros sabem se fazer de humanos."

Manoela185 11/05/2022

Aos esquisitos, aos loucos e aos monstruosos
O mundo é muito interessante. Monstros que se originam de crimes e violência. Eu fui completamente no escuro ler esse livro então não sabia nada sobre e me cativou bastante.

Amo a escrita da Schwab e aqui não foi diferente, as cenas são fáceis de imaginar e o enredo te prende. Sim, as vezes ficava bem arrastada a leitura, principalmente no começo, mas com o tempo as coisas vão começando a ficar interessantes, os plots e etc.

Sobre os personagens, August foi meu preferido e eu queria entender mais sobre ele, sobre como ele é formado, de onde ele veio, esse tipo de coisa.
Achei o jeitinho dele muito fofo, e é engraçado a forma como a humana consegue agir mais como monstro do que ele.

Eu entendi a Kate desde o começo apesar de ter me irritado bastante com ela. Os daddy issues da garota são gritantes.
Ela basicamente vive em uma ilusão de que tem que ser forte e resiliente pro pai começar a respeitar e amar ela como uma igual, o que é bem frustrante tanto pra ela quanto pro leitor, pois Harker simplesmente não liga.
Ela é inteligente e teimosa, tem um humor quebrado ótimo e apesar de se mostrar forte o tempo todo, ela é quebrada igual todos os outros, teve uma infância difícil e só queria ser reconhecida.

Adorei os povs de ambos os lados e foi legal perceber como os protagonistas pensavam igual, embora tenham crescido em lados opostos da cidade, com governantes completamente diferentes e ideais também completamente diferentes.

Eu não sei dizer exatamente o que me incomodou, mas parece que algo está faltando. Talvez sobre os sunais e os outros monstros. Por exemplo o passado da Ilsa e Leo, são coisas que seriam muito interessantes de ter abordado e não foram.

Enfim, gostei bastante e curiosa pra saber como as coisas vão se desenrolar no próximo.

E eu tô ficando doida de pensar que nunca vou conseguir ouvir o August tocando violino.

Queria Estar Lendo 19/06/2017

Resenha: A Melodia Feroz
A Melodia Feroz, recebido em parceria, é uma das apostas da Editora Seguinte e certamente vale cada segundo de leitura. Com uma narrativa fluída e brilhantes entendimentos sobre a crueldade humana e as consequências da violência, Victoria Schwab entrou para minha lista de autoras favoritas com esse livro fantástico.

August e Kate vivem em um mundo marcado pela guerra. Uma cidade dividida em dois setores; um deles controlado pelo pai de Kate, um comandante cruel que tem poder sobre os monstros que habitam aquela área, e o outro lado comandado pelo pai adotivo de August, um líder que equilibra a paz frágil com a ameaça de um novo confronto. A diferença entre os dois jovens protagonistas é uma só: Kate é filha de um controlador de monstros e August é um monstro. O mais raro deles. Porque esse mundo pós-guerra é palco de um cenário sobrenatural. A violência criou monstruosidades, e essas criaturas são um risco para os humanos que vivem ali.

"A cada noite, a morte rastejava Fenda adentro. Havia monstros demais e bons homens de menos."

Quando August recebe a missão de espionar Kate do outro lado da fronteira, na parte da cidade que o pai dela controla, as coisas começam a desandar. Primeiro porque Kate é um espírito rebelde, e segundo porque August é um monstro em meio a humanos. Com a eminência de um novo conflito pairando sobre suas cabeças, o livro se desenvolve através da ideia de que as diversas formas de violência são a provisão da própria guerra.

"Quando alguém aperta um gatilho, dispara uma bomba, faz um ônibus cheio de turistas cair da ponte, o resultado não são apenas escombros e cadáveres. Existe outra coisa. Algo mau. Uma consequência. Uma repercussão. Uma reação a todo o ódio, dor e morte."

O que eu achei mais genial nessa obra foi esse conceito de violência. A autora conseguiu desenvolver o sobrenatural dentro da sua trama de maneira bastante crível; você acredita que a violência poderia criar monstros, porque é isso que ela faz. Ela mata, destrói, traz caos. A violência é uma coisa instável e voraz, insaciável. Ela está ali nas sombras dos homicidas, perseguindo terroristas; a violência é a sombra de um monstro que se disfarça de humano. Quando acontece, a sombra se desprende da pessoa e se torna a forma física do crime cometido. Existem os corsais - que surgem de atos violentos não letais, e perseguem pessoas na escuridão e nos becos escuros. São disformes, feitos de ébano e crueldade. Depois deles, os malchais, que nascem dos homicídios. São monstros mais humanos, mas seus olhos vermelhos e sua sede de sangue insaciável os tornam mortíferos. E, por fim, os sunais. Esses surgem dos crimes mais hediondos.

"- Esta é uma cidade de monstros."

August é um sunai, e o fato de um garoto com tantos medos e fragilidades ser um dos monstros mais temidos dessa sociedade mostra muito a balança delicada que compõe o mundo criado pela Victoria Schwab. O que faz de você um monstro? A violência que você aplica ou a violência que te cria? O que diferencia August do pai de Kate? August é um monstro em todas as definições da palavra, mas o pai de Kate é quem comete as atrocidades. A força dessa obra reside na sutileza do desenvolvimento da história; no modo como a autora introduz a violência em suas diversas formas para mostrar os horrores que ela pode trazer ao mundo.

"Era um golpe cruel do universo que ele só se sentisse humano depois de cometer algo monstruoso."

E o August foi um protagonista tão, tão carismático. Sua convivência com os "irmãos", outros dois sunais adotados pelo líder, é ótima. Ilsa é o coração e o arrependimento. Leo é a coragem e o terror. August é o equilíbrio. Ele teme o que eles são, mas precisa aprender a aceitar e entender. Suas histórias são fortes; de onde eles surgiram, como surgiram, o que significa seu poder, tudo isso é explicado no momento certo pra dar a sensação de choque e reconhecimento. E em quesito personalidade, de novo, pontuo que August é precioso demais para o mundo; ele é gentil e conciso, querido até o último fio de cabelo. O título do livro remete à sua condição de monstro. O significado da Melodia Feroz é impecável.

"A música era como uma lâmina cortando a escuridão."

Kate foi outra uma personagem fantástica. Enquanto August é a razão e o cuidado, Kate é uma rebelde intrépida, ansiosa para se provar para o pai - o líder de monstros -, para mostrar que está pronta para viver o que a guerra deixou para trás. Sob isso, encontramos seus temores e receios, o que a perda da mãe significou para a menina e como isso ajudou a construir sua personalidade irrefreável. Ela e August formam uma ótima dupla, e os caminhos que os colocam lado a lado são pautados por decisões arriscadas. Outro ponto positivo do livro? O romance não existe. Ele é uma possibilidade, sim, mas não nesse livro. Nessa obra é tudo sobre se aproximar e confiar um no outro. É o nascimento de uma amizade forte e inesperada, marcada por desavenças e por diferenças óbvias dentro das suas jornadas de vida. Ao mesmo tempo em que Kate e August se diferem, eles também são idênticos. Dois jovens assustados que precisam aprender a sobreviver - a viver.

"- Por que tem tantas sombras no mundo, Kate? Não deveria ter a mesma quantidade de luz?"

A questão da guerra e o envolvimento dos sobreviventes nela: tudo é maravilhoso. No núcleo da Kate, temos uma visão mais sombria e quase humanizada, eu diria, dos malchais. Não que eles sejam bons ou compreensíveis, mas eles são formas sombrias e cruéis. São monstros ansiosos pela violência. Um malchai em questão, Sloan - servo do pai de Kate, servidão essa conquistada através do medo - tem um arco fantástico na história.

"Corsais, corsais, dentes e garras, sombras e ossos abrirão as bocarras.
Malchais, malchais, cadavéricos e sagazes bebem seu sangue com mordidas vorazes.
Sunais, sunais, olhos de carvão, com uma melodia sua alma sugarão.
Monstros grandes e pequenos, cadê? Eles virão para comer você."

Edição, diagramação e capa incríveis. A editora Seguinte fez mais um trabalho fantástico com esse livro. Eu estou roendo as unhas pelo próximo volume e espero que eles tragam para cá em breve, porque o fim desse é de tremer as estruturas.

A violência cria monstros. Através da guerra, da tortura, do assassinato. Através do caos ou mesmo da ordem. A violência fala através da Melodia Feroz e instaura seu reinado de terror com as sombras que nascem com ela.