A Melodia Feroz

A Melodia Feroz V. E. Schwab

Resenhas - ///

Manoela173 11/05/2022

Aos esquisitos, aos loucos e aos monstruosos
O mundo é muito interessante. Monstros que se originam de crimes e violência. Eu fui completamente no escuro ler esse livro então não sabia nada sobre e me cativou bastante.

Amo a escrita da Schwab e aqui não foi diferente, as cenas são fáceis de imaginar e o enredo te prende. Sim, as vezes ficava bem arrastada a leitura, principalmente no começo, mas com o tempo as coisas vão começando a ficar interessantes, os plots e etc.

Sobre os personagens, August foi meu preferido e eu queria entender mais sobre ele, sobre como ele é formado, de onde ele veio, esse tipo de coisa.
Achei o jeitinho dele muito fofo, e é engraçado a forma como a humana consegue agir mais como monstro do que ele.

Eu entendi a Kate desde o começo apesar de ter me irritado bastante com ela. Os daddy issues da garota são gritantes.
Ela basicamente vive em uma ilusão de que tem que ser forte e resiliente pro pai começar a respeitar e amar ela como uma igual, o que é bem frustrante tanto pra ela quanto pro leitor, pois Harker simplesmente não liga.
Ela é inteligente e teimosa, tem um humor quebrado ótimo e apesar de se mostrar forte o tempo todo, ela é quebrada igual todos os outros, teve uma infância difícil e só queria ser reconhecida.

Adorei os povs de ambos os lados e foi legal perceber como os protagonistas pensavam igual, embora tenham crescido em lados opostos da cidade, com governantes completamente diferentes e ideais também completamente diferentes.

Eu não sei dizer exatamente o que me incomodou, mas parece que algo está faltando. Talvez sobre os sunais e os outros monstros. Por exemplo o passado da Ilsa e Leo, são coisas que seriam muito interessantes de ter abordado e não foram.

Enfim, gostei bastante e curiosa pra saber como as coisas vão se desenrolar no próximo.

E eu tô ficando doida de pensar que nunca vou conseguir ouvir o August tocando violino.

Milena.Campos 30/08/2021

Incrível
Que livro incrível, me apaixonei completamente pelos personagens e não vejo a hora de ler a continuação.

Fanny.Auster 08/12/2021

A melodia feroz ???
?O nome disso é vida, August. Você queria se sentir vivo, certo? Não importa se é monstro ou humano. Viver dói?.

Esse livro me ganhou em uma das primeiras páginas, na qual tinha a minha frase literária favorita: ?Plenty of humans were monstrous, and plenty of monsters knew how to play at being human?. Victor Vale conseguiu sintetizar a história do livro. Na verdade, Victoria Schwab conseguiu unir dois universos completamente diferentes, através de uma simples frase. Essa mulher é genial, simplesmente genial!

Me irritei muito com a Kate no livro, mas olha, ela é o ?moreno sarcástico de passado sombrio? da história. E eu não posso julgá-la, apenas passar aquele leve pano para a impulsividade dela (que me irritou muito, mas eu a acho muito forte). Quanto ao August: ele é um anjinho. Energia bem golden retriever. Espero muito que esse (futuro) casal dê certo em ?O dueto sombrio?.

A escrita: maravilhosa, como sempre. Afinal, estamos falando da VE Schwab.

Crítica: não consegui me conectar com os personagens em geral, apenas com o August mesmo.

É isso aí! É um bom livro :)

Paraíso dos Livros 16/03/2020

Resenha | A Melodia Feroz - Monstros da Violência - Victoria Schuwab - Livro 1

Essa é a primeira vez que leio um livro da escritora Victoria Schuwab. Eu admito que sou o tipo de leitora que compra livros pela capa, a beleza da edição é algo que me atrai, mas no caso de " A Melodia Feroz" foi o título e o nome da duologia “Monstros da Violência” que fizeram eu ficar intrigada e pensando como a autora conseguiria relacionar música com a violência.

Neste livro há uma cidade chamada Veracidade, onde os atos de violência acabaram gerando monstros de verdade. Esses monstros são: os corsais, os malchais e os sunais.
• Os corsais são sombras carnívoras que surgem de crimes que não envolvem morte.
• Os malchais surgem de assassinatos, possuem uma aparência monstruosa, olhos vermelhos, ossos negros e se alimentam de sangue.
• E os sunais, monstros raros que surgem apenas em grandes massacres. Eles parecem humanos, mas com sua melodia se alimentam das almas de pessoas que cometeram crimes.

Veracidade é dividida entre dois lados, o Norte liderado pelo impiedoso Callum Harker (pai de Kate Harker) e o lado Sul liderado por Henry Flynn (pai de August).
Todos os fatos relatados acima não são Spoilers, são apenas a sinopse do livro. Sua introdução é extensa possibilitando ao leitor compreender e se aprofundar em todos os elementos deste universo. A narrativa é dívida entre Kate e August que mostram duas personalidades opostas, mas com interesses em comum.

Kate perdeu a mãe muito cedo e a ausência de seu pai, a deixa desconfortável. Ela sente que precisa chamar a atenção de Callum para que ele a ame, sendo tão cruel quanto ele, tendo atitudes tempestuosas e impulsiva. Por outro lado, August que é um dos três sunais existes, não tem muito contato com mundo exterior, sendo superprotegido por seu pai Henry que a primeiro momento não quer que sua identidade seja revelada. Porém, quando Kate retorna a Veracidade e decide estudar na Academia Colton, Henry e Leo (que também é um sunai, irmão de August e comandante da FTF, força tarefa que defende o lado sul ) acreditam que ter alguém infiltrado do lado inimigo pode ser satisfatório para que se estabeleça o controle dos dois lados e pede para que August se passe por humano, como um aluno da academia.

Admito que quando vi que a narrativa alternava entre Kate e August, pensei que haveria um romance entre eles aconteceria. Mas a escritora prioriza o fato de a violência ter se tornado um grande problema para sociedade, criando uma conexão com o mundo real. Henry tenta manter o seu lado de forma pacifica, enquanto Callum usa de artifícios como o pagamento por proteção contra monstros, dando colares aos humanos. Porém nenhum dos dois lados está tendo progresso em sua liderança e suas regras estão prestes a quebrarem.

Kate e August ficam presos neste conflito pelo poder, sendo vítimas das ações maléficas de monstros e pessoas que nunca esperavam. A medida que essa aproximação deles evolui, a revolução entre homens e monstros cresce, mostrando a Kate e August que suas vidas nunca mais serão as mesmas. #RecomendoaLeitura

Gabi 30/03/2021

finalmente meu primeiro contato com a escrita da victoria schwab, e eu adorei! ansiosa pra ler a continuação desse e os outros livros dela

Lyvia17 02/06/2023

Por incrível que parece, reconfortante
August é um fofo do começo ao fim, ao passo que Kate tem seus altos e baixos, ela é do tipo ame ao odeie e ambos tem um leve toque de family issues.
É o tipo de leitura que você não vê o plot se desenrolando e te deixa com a pulga atrás da orelha e quando você menos perceber a história já se desenrolou e já tá no fim do livro. As referências musicais e o contraste entre a Kate e o August é o que dá um charme a eles dois, mesmo que não tenha um romance, a interação e a evolução da relação deles dois é tão natural e fofa que me apeguei a eles.
Confesso que tinha algumas suspeitas para cima de Sloan desde o momento que ele apareceu, mas nunca imaginei que as coisas aconteceriam como aconteceram e quando a Kate fez aquilo, quase surtei, não consegui acreditar que aquilo rolou. E o jeito que a autora trata sobre violência e ansiedade, eu achei muito criativo e inovador, te faz refletir de verdade, até os nomes das cidades tem algo relacionado.

Bruna 21/12/2020

Violência traz violência
Meu deus que livro foi esse?
Foi apaixonante, foi triste, foi ameaçador.
Não foi seguro.
Foi um monstro.
Virei cadelinha do August.
Virei cadelinha da Kate.
Doida pra ler o segundo.
Vamo que vamo, 2021.

viciousemilia 06/05/2021

Os monstros caçam à noite, então devemos fazer o mesmo.
Foi o primeiro livro que li da V.E. Schwab e graças a deus que não me decepcionei por que eu realmente me apaixonei na escrita dela.
Demorou algum tempo para que a leitura me prendesse visto que eu passei bastante tempo ainda sem perceber o que estava acontecendo.
É um livro bastante confuso, mas as respostas para todas as nossas perguntas são respondidas ao decorrer do livro então, não fiquei totalmente alheia sobre os acontecimentos.
Apaixonei-me pelo August desde a sua primeira cena e senti tanto as cenas dele que eu realmente acredito que ele se tornou em um dos meus comfort characters. Amei bastante a Kate também ainda que, só a partir de um determinado momento é que a considerei como favorita.
Achei que, talvez alguns acontecimentos do livro aconteceram muito rápido mas não prejudicou de nenhuma maneira a leitura.
Estou ansiosa para ler o livro seguinte ainda que com medo do que possa estar a vir aí. Mil teorias sobre o final.

Bruna 12/10/2022

Violência gera Violência
Os Monstros existem, eles surgem de atos violentos e atacam pessoas, eles são aterrorizantes. Veracidade sabe disso muito bem. Controlando o lado norte da cidade está Callum Harker, que governa vendendo proteção para as pessoas e deixando os monstros caçarem quem não paga, Kate, sua filha só quer voltar a cidade e provar ao seu pai que merece estar aí. Já no lado sul está Henry Flynn que caça os monstros junto com um exército e seus três sunais, monstros que sugam a alma de pecadores com a música, e que ele trata como filhos, exceto que August, o mais novo, não quer ser um monstro e sim encontrar a paz. Com a trégua entre Norte e Sul por um fio, August é mandado para o mesmo colégio de Kate, para ficar de olho nela para o caso de a trégua ser rompida, só que nada é o que parece, e todos escondem segredos.

Esse é o meu primeiro contato com a escrita da Victoria, e posso dizer que gostei bastante.
Ela conseguiu criar um mundo espetacular, onde monstros são reais, e, o pior ainda, são criados por nós quando praticamos algum ato violento. E, com tanta violência acontece no mundo é óbvio que a quantidade de monstros seria exorbitante.
É o reflexo da podridão na nossa sociedade tomando forma, é tudo tão real, que é quase impossível largar o livro.

Os personagens são bem detalhados, uns querendo ser bons, outros ruins, mas todos com várias camadas, provando que na maioria das vezes ninguém é o que aparenta ser.
Os sentimentos de todos são crus, brutais, já que vivem em uma sociedade exposta ao medo em tempo integral.
É dificil não refletir sobre nós mesmos e nossas atitudes no decorrer dessa leitura.

Estou ansiosa para o próximo livro que vai nos apresentar o desfecho dessa história tão sombria e impactante.

Dani 22/07/2021

Meia bomba
A história é boa, mas falta alguma coisa, os personagens são ótimos, isso que salva a história, os vilões não são tuuudo isso que poderia ter sido, e o plot, bem, pra mim não existiu, era bem óbvio tudo o tempo todo, talvez seja isso que tenha faltado.
Não criei muita expectativa sobre esse livro por isso não me decepcionei, os personagens merecem 5 estrelas, sério, amei eles...

Joyce 20/05/2022

Estou em dúvida qual nota esse livro merece, gostei dele no geral e 2/3 dele foi muito bom, mas o início...

Pra ser sincera eu até desisti da leitura num certo ponto, mas a história me intrigou, então voltei a ler.

Bem, eu esperava muito mais do livro, mas ele não é tão ruim quanto julguei nos pfimeiros capítulos também.

MahElisabete 08/06/2021

Sinônimo de perfeição
Acredito que não existam palavras que consigam descrever totalmente esse livro, mas eu vou tentar.

Nesse livro temos dois protagonistas, Kate e August. Kate é uma garota rebelde e que, num primeiro momento, só pensa em provar ao seu pai seu valor como sua filha e merecedora do sobrenome. Por outro lado, August é um monstro, sim, um monstro. Ele foi encaminhado de ?ficar de olho? na Kate durante a escola.

OBS.: Nesse mundo nós temos os humanos e mais três tipos de monstros, Malchais, Corsais e Sunais (cada um possui uma peculiaridade).

No entanto, ao longo do enredo alguns Malchais atacam Kate, tentando incriminar o August, já que existe uma trégua entre seu pai e o pai da Kate, que já estava por um fio.
E a história começa aí, um mistério atrás do outro: revelações, músicas, brigas, fugas, mortes, mistérios.

O que eu mais amei nessa obra prima foi como a autora introduziu os monstros, principalmente os da ?espécie? do August. Ao mesmo tempo que mostrava o quão eram temidos e fortes ela colocava problemas humanos neles.

Cada detalhe, cada narrativa e cada parágrafo foram pensados perfeitamente, pois a leitura flui muito bem.

DICA PARA QUEM FOR LER: coloque um violino solo no YouTube nas cenas em que o August toca, principalmente nas de ação, FICA PERFEITO!

darkblackbeak 20/01/2021

eu não sei como fazer isso, mas vamos lá.

eu amei esse livro, a escrita dele é leve e te prende de uma maneira inexplicável, fora o enredo que também é muito bom e os personagens são tão bem criados que você fica com sede de saber mais sobre eles, o porquê deles serem e agirem desse jeito. não tenho nenhum ponto negativo pra apontar nele pq eu amei do começo ao fim, amei a história, o mundo que a autora criou, os personagens, as reviravoltas, tudo. mal posso esperar pra começar o próximo.

Leo Oliveira 15/05/2017

Eu gostaria de gritar para o mundo: esse livro é incrível!

"A Melodia Feroz" foi a minha primeira experiência com a Victoria Schwab e eu não poderia estar mais feliz por ter dado uma chance a essa história. O livro é muito bem construído, os personagens são incríveis e, caramba, o August se tornou um dos meus protagonistas favoritos da vida. O livro é narrado em terceira pessoa e acompanha o ponto de vista de Kate e August (dois jovens extremamente opostos). A narrativa de Schwab é envolvente, doce e delicada. É maravilhoso ver como ela construiu o seu universo e planejou todos os acontecimentos. Na minha humilde opinião "A Melodia Feroz" é um livro extremamente original, tudo nessa história (desde os monstros à música) é algo realmente novo para mim. A história me empolgou, as reviravoltas me deixaram completamente desnorteado e eu não vejo a hora de ler o próximo volume. A música ecoa pelas páginas e ninguém é o que realmente parece ser.