Ninguém Nasce Herói

Ninguém Nasce Herói Eric Novello

Resenhas - //////

maltheuso 26/08/2022

O livro demorou a engatar pra mim. É difícil criar vínculo com algum personagem da história, foi difícil pra mim gostar de algum. No fim, tem personagem que ficou sem história, correu muito pro fim da história e não precisava. Eu diria que foi uma leitura "ok", não me impactou, não mexeu comigo, não leria de novo.

Arthur Pacheco 01/02/2020

Existem obras atemporais, obras que ultrapassam o seu mundo até. E claro, existem aquelas feitas para nós, as pessoas do presente, as que vivem, as que compartilham o agora.

Ninguém Nasce Herói e uma obra fantástica, sem precedentes, necessária e única.

Acompanhando a história de os heróis de todo dia, nos, pessoas comuns, sem poderes e muito menos sem influência. O que fazemos hoje, muda o nosso futuro. Quando eu percebi a real mensagem da obra fui invadido com uma felicidade extrema, ela é explícita logo no começo, assim que você percebe que Chuvisco sou eu, você é todo brasileiro que procura e luta pelos direitos. Aquele que tem medo, como todo mundo. Aquele que não confia e que tem seus próprios problemas. O verdadeiro herói.

Recomendadíssimo! Necessário!

mari 28/12/2020

Ninguém nasce herói
Um dos poucos livros nacional que já li.( pretendo ler mais)
De escrita fácil e envolvente.
O livro aborda vários temas, entre eles a política, religião, preconceitos e as questões de juventude.
O final poderia ser mais desenvolvido, porém vale é muito a leitura.
Obs: vários referências da cultura geek ?

Leonardo Bezerra 30/03/2020

O livro tem uma história interessante e poderia ter sido brilhante, mas sua execução o tornou um livro fraco. Em alguns momentos me confundia com os personagens, apesar de ter gostado da dinâmica deles e confesso que cheguei a ficar confuso em alguns momentos das catarses. Foi uma ideia mal executada principalmente por não ter explicado direito algumas coisas como o Santa Muerte e alguns momentos do livro achei forçado e corrido.

Carous 20/09/2020

*Gatilhos: racismo, LGBTfobia, violência policial, violência*

"Seinfield" foi uma sitcom americana dos anos 1990 rotulada como uma comédia sobre o nada.

Foi a mesma sensação que tive com "Ninguém nasce herói". Aquela sinopse gigantesca que ocupa completamente as orelhas do livro (mal deixando espaço pra bio do autor), nos leva a crer que a história é uma distopia com muita ação sobre jovens que se levantam contra o governo autoritário de onde vivem, igual "Fúria Vermelha" ou "Jogos Vorazes".

Foram 9 temporadas acompanhando a rotina trivial de Jerry e seus amigos em "Seinfield". E foram 373 páginas fazendo o mesmo Chuvisco e seus amigos. Só que sem o humor e os absurdos da atração.

Confesso que gostei mais do seriado do que do livro. Cheguei a deixá-lo de castigo como uma alternativa para não abandoná-lo.

Minha nota não é reflexo da falta de ambientação política ou da sinopse meio enganosa (vi alguns leitores decepcionados com os dois, mas eu poderia viver com isso). Francamente eu fiquei aliviada porque era um gatilho que eu não precisava sentir. Muito perto da nossa realidade, sendo que Eric Novello escreveu isso na época do governo Temer.

Dei 2,5 e depois alterei para 3 porque até a página 203 a história estava chata, enfadonha. Como prometido em algumas resenhas, melhora a partir do capítulo 20, mas até chegar nesse ponto, o estrago foi feito.

Mas culpo a Seguinte pela decepção que outros leitores tiveram com o conteúdo. As editoras *precisam* melhorar a propaganda do seu produto. Já não é a primeira vez que a Seguinte vende um livro de jeito e ele é de outro.

Chuvisco é um personagem indiferente pra mim. Seus amigos também não chamaram a minha atenção, embora fossem 1% mais interessantes que o protagonista (e não tinham as tais catarses criativas, o que já era um ponto a favor).

Não tenho muito o que dizer sobre o texto do Eric. Parecia mais impessoal do que o conto que li dele, mas não é ruim.
Mas a história demorou a engrenar e até conseguir parecia que ele estava enchendo linguiça e dando voltas sem chegar a lugar algum.

E as catarses criativas do Chuvisco...
No início elas me confundiram, mas depois me irritaram um tiquinho.
Não entendi por que o autor floreou o diagnóstico de Chuvisco: ele é, provavelmente, esquizofrênico. Está em surto e às vezes alucina. Pronto, eu solucionei pra você. Toda aquela papagaiada de borboleta e armadura... queria cortada na versão final.

Apesar das críticas negativas, apesar de ter levado mais tempo para concluir do que previsto, apesar da nota, é uma leitura que vale a pena e agradável para quem não se apegar ao que informa a sinopse.
Thais 17/11/2020minha estante
Que bom saber que melhora depois do capítulo 20! Mas sinceramente nem sei se tenho paciência para esperar até lá hahaha esse livro é muito chato

fev 12/06/2021

Uma história para refletir
Ninguém nasce herói é um livro sobre reflexões. Sobre questões internas, amizades e o lugar que se vive. Esse livro mexeu comigo. A principal questão é justamente pela história se passar em realidade que se assemelha demais ao que anda acontecendo no Brasil inteiro. É uma realidade difícil de acreditar, de engolir. São situações que nos deixam sem esperanças e impotentes. Há coisas demais para questionar, discutir, agir, lutar e mudar. Pesado. Contemplativo.

Ana 29/08/2020

Não foi o que eu esperava
Acabei criando muita expectativa para esse livro por conta de sua premissa, mas infelizmente acabei me decepcionando. Cheguei a abandonar o livro 2 vezes durante a leitura por estar ficando entediada. A escrita do Eric é boa e envolvente, mas a história em si foca mais em relações entre os personagens do que no que está acontecendo, o que acabou me entediando porque não cheguei a me apegar aos personagens.

Luizinhu 15/09/2020

#resenhadoluiz | @books.andcoffee_
O livro contém gatilhos ligado a atual política em que vivemos. 🔞

"Santa Muerte vive e está com vocês"

Ascensão de ditadores, religião como regra de vida, perseguição as minorias, milícias urbanas, um presidente fundamentalista religioso, a favor dos bons costumes e da moral, um "Cidadão de Bem". Não, não estou falando do nosso governo atual.

Esse é o enredo que permeia toda essa distopia criada pelo Eric Novello (@novelloeric), que junta mitos da cultura mexicana, politica, juventude e amizade.

A história nos apresenta "Chuvisco", o personagem principal, que precisa viver em meio ao caos político que o Brasil se tornou depois que fundamenlistas chegaram ao poder e trouxeram terror aos grupos que antes já eram desprezados.

No meio disso tudo, ele também precisa lidar com um problema que o afeta desde a adolescência. Criatividade, imaginação e realidade se mesclam durante a sua vida e vemos como isso pode desencadear diversas situações.

Cercado de amigos que o completam, Chuvisco ganha força para poder lutar contra tudo que vem acontecendo diante deles. E usa a chamada "Catarse Criativa" para enfrentar a realidade que assombra a vida das pessoas mais íntimas que ele conhece.

Eric conseguiu nos mostrar tudo de bom que Chuvisco poderia oferecer, em meio a todos os seus dramas da juventude, como manter uma apartamento, trabalhar e até ter uma vida amorosa, nos ensinou que devemos batalhar por nossos ideais e aquilo que é certo.

Não vivemos muito longe dessa realidade, e isso foi o que mais me deixou enterrado nesse livro.

"A verdade é que ninguém nasce herói..."

site: https://www.instagram.com/p/CCrUZ7EDm90/

brendafpacheco 02/02/2021

Vale a tentativa!
Essa foi minha primeira vez lendo Novello. Fui apresentada ao livro num grupo de leitura nesse mês de janeiro.

A proposta apresentada pelo autor nesse livro é maravilhosa! Tantas coisas condizem com a realidade atual que às vezes precisei respirar um pouco e por os pés no chão de novo.

A leitura flui, a linguagem é super acessível. Ainda assim, em alguns momentos, fiquei um pouco perdida na história por confundir algumas personagens e certas cenas serem um tanto... confusas(?).

É um livro que vale a pena tentar. Pode ser que você goste. Eu gostei, ainda que pudesse ser melhor.

aline.liw 19/04/2020

Ninguém Nasce Herói
Comecei a ler sem pretensão nenhuma, acabei de sair da minha primeira ressaca literária e queria algo leve!!!
Para minha surpresa tinha em minhas mãos um livro tão atual que precisei voltar para conferir o ano em que foi publicado. Seria Éric Novello um vidente!?
A história de Chuvisco e seus amigos. Jovens que só queriam beber, dançar, amar e distribuir livros, porém o Brasil agora é um país onde, a única coisa que se tem liberdade para fazer é respirar... ou nem isso!
Somos governados pelo Escolhido, um fanático religioso defensor da moral e dos bons costumes (é sério gente, qualquer semelhança é mera coincidência... assim espero) que tem seu próprio exército, um grupo de encapuçados que passou a agir ?em nome da justiça divina, cidadãos de bem cansados da violência no país?. Tudo para transformar o Brasil em um lugar melhor para se viver.
Um livro com muita aventura, amor e protesto. Diz o que quer, porém sem militância, muito menos desrespeito, levando em conta toda crítica social e temática envolvida.

?Numa sociedade sã, a loucura é a única liberdade!
?A verdade é que ninguém nasce herói. Mas isso não impede de salvar o mundo de vez em quando!

Sofia 22/04/2020

Maravilhoso!
Em Ninguém Nasce Herói, conhecemos Chuvisco, um garoto que além de lutar com suas catarses criativas, luta contra um governo autoritário que tirou a maior parte de seus direitos.
Um livro necessário para todos, por mostrar de forma simples como não valorizamos algo até que tenhamos perdido.
Recomendo muitooooo!

Matheus Monteiro 29/05/2020

Diferente e importante
O afeto é o que nos mantém inteiro no meio da destruição. Essa pode ser a base de "Ninguém Nasce Herói" uma investigação literária sobre movimentos ditatoriais (infelizmente um fato que tende a se repetir no Brasil) mas imaginando uma nova forma de domínio de poder em outros tempos. Mesclando as percepções de uma pessoa não normativa em termos mentais, o livro é interessante por nunca glamourizar a situação extrema e violenta que delinea (não espere uma dinâmica acelerada de atos de heroísmo, a realidade é mais difícil e complexa que isso). Em meio a todo o horror, o afeto é o que nos salva de alguma forma. Um livro assustador também ao refletir faces de um Brasil cada vez mais fundamentalista. Uma obra contemporânea de valor único
Leitura e . 29/05/2020minha estante
Oii.. boa noite, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro no Domingo!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto

Neallen 26/08/2020

Ninguém nasce herói
Nesse livro, o Brasil está num futuro onde é governado por um fundamentalista religioso que, através de seus apoiadores, persegue minorias sociais. É uma distopia e realmente assusta por ser tão próxima de tudo que passamos nos dias atuais...
👍🏾: apesar do clima pesado que essa proposta traz, Eric consegue dar uma certa leveza a tudo isso focando na amizade entre os personagens, que é parte importante pra que atravessem essa ditadura.
👎🏾: achei que o final parece ter sido escrito às pressas e, por isso, com soluções fracas demais. além disso, a construção do personagem principal é um tanto confusa, o que me fez demorar a pegar o ritmo e entender os objetivos do autor.
A leitura foi um misto de altos e baixos, uma confusão só... decepcionante pois esperava mais do Eric Novello.

Maisa @porqueleio 26/04/2021

Uma distopia nacional, com pinceladas de realidade!
Estamos no Brasil, quando um político ultranacionalista chegou ao poder, apoiado por milícias e com um discurso de campanha elevando a fé acima de todos... como se não fosse suficiente, um político claramente racista, misógino, homofóbico! Péra lá, estamos falando de ficção. Foi assim que ‘O Escolhido’ chegou ao poder.

Para contrabalancear, temos um grupo de amigos incríveis: Chuvisco já inicia a estória com os amigos Cael e Amanda distribuindo livros em praça pública, sempre a postos para fugir caso algum policial decida que distribuir livros seja subversivo. Uma noite, voltando de uma reunião, Chuvisco vê um garoto sendo espancado pela Guarda Branca, uma milícia que age sob os auspícios d’O Eleito. Acontece que ele tem uma condição peculiar: ele sofre ‘catarses criativas’, uma condição psiquiátrica durante a qual ele enxerga distorções na sua realidade, e que estão atreladas ao seu estado emocional. Talvez por se ver – nesses momentos, como um super-herói, e ajudado pela adrenalina, ele consegue derrubar os milicianos e salvar Júnior. E assim ele se torna alvo desse grupo, e acaba se envolvendo com um grupo de resistência que usa a Santa Muerte como símbolo.

Eu gosto muito de ler distopias, acho que elas trazem uma reflexão importante sobre os caminhos que tomamos. Quando esse livro chegou às minhas mãos fiquei empolgada, e me assustei o quanto o autor conseguiu refletir nosso momento político - veja, esse livro foi publicado em 2017!

É uma estória difícil de digerir, porque traz tantos pontos comuns com nossa realidade, e se torna doloroso. Entretanto, a esperança – dos oprimidos e dos que têm empatia, que apesar do medo, não admitem o silêncio, é que transborda por aqui. É cômodo aceitar as imposições de um governo por conta do medo, mas esse medo não pode ser paralisante, porque em algum momento ele chega para todos nós. No final, me acalentou o fato de saber que ninguém larga a mão de ninguém.

Resenha completa em: http://www.coisasdemineira.com/ninguem-nasce-heroi-erico-novello-resenha/

site: https://www.instagram.com/p/COBR_lTjOIR/

Pedro 04/02/2022

Brasil, um país distópico
No governo, religião e conservadorismo são instrumentos de manipulação da população para que ela direcione seu ódio para grupos específicos e vulneráveis. Enquanto isso, os responsáveis pelos verdadeiros males do Brasil passam impunes, protegidos pela cegueira da intolerância.

O país em que vivemos agora é uma distopia e vê-lo sendo representado tão bem por um livro de 2017 é uma das evidências disso. Enquanto, em seu ano de escrita, Novello imaginava um Brasil pessimista, hoje é como se lêssemos um relato atual.

Isso é uma faca de dois cumes. A história ganha força e é difícil não pensar que cada um dos personagens poderia ser um dos nossos amigos (ou nós mesmos). Mas essa sensação pode acabar tornando seu enredo "palpável" demais, desconfortável para quem esperava apenas um escape.

Ainda sobre a identificação, ressalto como os personagens me pareceram familiares. Nos livros que costumo ler, normalmente há crianças e adolescentes ou adultos mais velhos e com a vida formada, por assim dizer. Mas os de "Ninguém Nasce Herói" parecem cair naquele limbo em que são adultos, mas ainda estão tentando se encontrar e entender o próprio papel no mundo. Foi ótimo ler essa "representatividade".

Um recurso que adorei foram as catarses criativas de Chuvisco. Com uma condição psicológica peculiar, o rapaz tende a ter dificuldades para controlar a imaginação, principalmente em momentos de estresse. Isso não só ajudava a dar um toque fantástico a uma realidade tão crua, como também tornou a leitura mais dinâmica.

Mas algo que é importante ter em mente antes da leitura é que essa não é uma história explosiva sobre revoluções e heróis corajosos e fortes. É uma história sobre pessoas comuns insatisfeitas com a realidade em que vivem e tentando proteger seus companheiros e ter momentos de esperança. O foco é no cotidiano e em pequenos atos de heroísmo, não em guerras intensas e corajosas. É por esse motivo que eu compreendo a decisão do autor por trás da forma que o livro terminou, ainda que ache que tenha sido o ponto mais fraco da leitura. Era possível continuar com a proposta mais realista e cotidiana sem ter apressado tanto o capítulo final, que resume uma série de acontecimentos interessantes que adoraria ter lido em detalhes.